1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Antena Não Funca??

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Lord_Snake, 20 de Maio de 2007. (Respostas: 21; Visualizações: 2822)

1. Lord_Snake

Lord_Snake Power Member

Boas..

Tenho um Linksys WAG 54 GS-EU e quis aumentar o sinal.

Como a antena não tem conector, tive que abrir o router e soldar um pigtail com conector para a antena. Assim, liguei a minha nova antena (Horizon XP Midi 9dbi - características aqui)

e estava a pensar que os vizinhos iam apanhar net à borla e imaginem... O sinal ficou precisamente o mesmo...

Continuo a ter o mesmo alcance que tinha com a antena original...

Alguém sabe porque é que isto acontece??? :'(

EDIT: Pigtail - D-Link cabo LMR400

Última edição: 27 de Maio de 2007
  2. casser

casser Power Member

-soldaste a terra do cabo coaxial?

-viste nas opções do router, se tens k escolher entre 2as antenas (geralmente a externa ou a interna), o router pode tar a funcionar com a antena interna (incorporada no pcb)..e como geralmente tb é de 2dBi, tens os mesmos resultados.

-tás a usar a omni dentro de casa? tenho uma de 11dBi k no interior funciona pior do k a 2dBi original.

3. Lord_Snake

Lord_Snake Power Member

- A terra da antena eu soldei em cima do amplificador de sinal do router só para que o cabo não ande dum lado para o outro... Não soldei mesmo à terra...

- Nunca vi nas opções do router poder alternar entre externa/interna... As propriedades que vi foram estas: [​IMG]
    Se quizeres posso enviar-te os Prints dos outros separadores... Se ele tem essa opção, agradecia que me dissesses como é que a altero...

- Sim, tou a usar a omni dentro de casa... O problema é que se dentro de casa já não tenho quase sinal nenhum, então na rua não apanho nada...

O que achas que devo fazer?? Será que devo usar outro canal de Wireless (outra frequência).. Não acredito que seja só pela terra não estar soldada.. Se puderes agradecia que me dissesses como alterar essa opção da antena interna/externa, pois eu não encontrei. Acho que não existe mesmo, pois a antena nunca deveria ser alterada...

Cumps e Obrigado....

Última edição: 20 de Maio de 2007
  4. gatohumano

gatohumano I'm cool cuz I Fold

O comprimento do cabo deve ser o mais curto possivel,as ligações tb devem ser o mais curtas possivel(entre o cabo e a placa e tb entre o cabo e antena),os pontos de contacto devem de ser os mesmos dos originais.

5. Lord_Snake

Lord_Snake Power Member

O cabo tem 1,5m mas acho que não deve ser disso... Também não pode ser mais curto, pois a anena é enorme... O que acho estranho é o alcance ser exactamente o mesmo...

6. casser

casser Power Member

para mim o problema está no modo como soldaste isso:
    -não tou a ver como soldaste isso..em cima do amplificador do sinal? assim tás mandando o ruido da antena directamente ao sinal...ou até mesmo provocando "mini" curto-circutos, tenta explicar isso melhor..

-seguiste algumas instrucções pa soldar o cabo da antena?

-há router´s k tem essa opção outros não, procura em "advanced wireless settings" opções k tenham "TX antenna /RX antenna", "right antenna"/"left antenna" provavelmente até não tem.

-o problema não é da antena, pk de repente não tinhas um grande melhoria de sinal, mas no minimo devia funcionar bem.

um cabo nem k tivesse 0,5dB d eperda por metro, em 1,5m...só ia ter 1,5dB de perda, ficando com 7,5dBi de antena.

-qual é o cabo k tás usando?

Última edição: 20 de Maio de 2007
  7. Lord_Snake

Lord_Snake Power Member

- Tipo, o amplificador uma espécie de é uma caixa metálica soldada na placa do router... eu descasquei um pouco do cabo e soldei o fio interno na saída para a antena. Depois torci aquela malha protectora e dei um pingo de solda por cima do amplificador, só para que o cabo fique mais seguro (para não mecher lá dentro e partir a soldadura da saída do sinal...).

- Em "advanced wireless settings" tá o seguinte:
    Não vejo nenhuma dessas opções..

- Mas funciona bem.. Não tem é nenhuma melhoria de sinal... E duma antena de 2 dBi para uma de 9... deveria haver :'(

- O cabo é um E* 24763 ULA 186 (no * não tenho a certeza se é I ou T)... Mas é tipo aqueles cabos de TV - deve ter uns 5 milimetros de espessura...

8. casser

casser Power Member

em principio a soldadura deve tar bem feita, pk tb já fiz conectores de antena soldando assim.

-nas opções não tem nada, por isso não deve ter antena interna.

esse cabo é de 50ohm´s? ou 75ohm´s? cabos de antena para satélite ou TV não servem, tem k ser cabos especificos pa 2.4ghz com 50ohm´s...tens o link do cabo/ ou onde o compraste?

9. RattleBite

RattleBite Power Member

Radio Frequencia e uma coisa complexa pois não so e colocar uma antena maior que tudo fica em ordem Tem que ser avaliado a potencia emitida pelo amplificador, se a onda da antena não for compativel a onda do amplificador não vai aumentar e sim piorar o sinal.

So mais uma explicação e : o fio central e o que recebe o sinal e o malha e o que emite o sinal. Caso tu tenhas um multimetro meça e volts a intenciade do sinal emitido na saida da antena.

Primeiro com antena velha e depois com a nova e veja se a garga ohmica e a mesma das duas pois tem antenas que trabalham em semi curto e outras livre.

se a carga ohmica da antena velha for menor que o da nova pronto o problema esta ai.

Tudo isso influi no sistema

Mas ainda acho que o sistema esta desestabilizado, por isso esta com o mesmo sinal com uma antena maior.

Espero ter te ajudo

10. Lord_Snake

Lord_Snake Power Member

O cabo já vinha com a antena e quase de certeza que é de 2,4GHz..

E pelo que tinha ouvido dizer, a malha era só para protecção... Tens a certeza que emite sinal??

Quanto à carga ohmica não sei... Só terei acesso a um multímetro amanhã, quando a oficina ao lado da minha casa abrir...

E será que não dá para alterar uma definição qualquer e isso ficar establilizado???

11. casser

casser Power Member

a malha não transporta sinal. E se o cabo veio com a antena, é pk é o cabo correcto.

eu fazia um teste na rua, a +-300 (com uma 9dBi dá perfeitamente para isso) e via como tava o sinal..uso o netstumbler ou o wirelessmon para placas clientes.

se tiveres sinal é pk tudo tá bem, apenas a antena funciona mal no interior...se não tens sinal é pk tens kualker coisa mal soldada..

12. RattleBite

RattleBite Power Member

Acho que o colega Não tem tal conhecimento sobre sinal de radio frequencia, detalhes como propagação entre outros fatores, achas que o malha em uma antena e apena para ficar bonito ou proteger algo, de uma pesquisada sobre radio frequencia. principalmente em frequencias altas com 2,4 Ghz ou procura algun conhecido com radio amador que ele podera lhe informar varios detalhes ate que o cabo utilizado tem que ser calculado para dar uma metragem certa para dar baixa estacionaria.

Com o multimetro em mão teste a carga ohmica e depois post aqui pois da para casar a garca omica atravez de capacitor e resistores, com um pouco de paciencia dasse jeito na coisa.

13. casser

casser Power Member

estranho.. das mtas antenas k faço em 2.4ghz quando não meto a malha, soldo só o condutor interno a antena não funciona a 100% mas se consigo trabalhar é pk tou a enviar e receber sinal (TX e RX).. pensava k a malha era a terra de forma a diminuir o ruido de sinal.

se keres testar em condições uma antena de polarização Horizontal/Vertical tens k testar no exterior, pk esse tipo de antenas não são NLOS. Antenas NLOS são multi-polarizadas...

Mas se tu o dizes.

Última edição: 21 de Maio de 2007
  14. Lord_Snake

Lord_Snake Power Member

Pessoal, vou ver essas cenas hoje...

Desculpem, mas não tenho podido fazê-lo... Tenho ficado na universidade até tarde, e sempre que chego a casa a oficina já estava fechada... E como não tenho multimetro...

Depois digo qualquer coisa...

15. Lord_Snake

Lord_Snake Power Member

O tipo da oficina diz que com um multímetro não posso calcular a caga ohmica... Ele diz que isso é algo que se calcula, e não dá para medir...

Ele disse que o multímetro só pode medir resistências e não impedâncias...

Que só dá para por aquilo no lugar se eu arranjar algum amplificador de sinal...

É verdade??

16. casser

casser Power Member

devias fazer o teste a 300metros no aberto com linha de vista, para confirmar se o pigtail e a antena está a funcionar.. se a antena não funcionar, tira umas fotos às soldaduras k fizeste e posta aí.

http://www.zero13wireless.net , k tens lá dezenas e dezenas de aparelhos modificados com saida para antena, mas para acederes à área de modificações precisas de pagar 2€..

17. Lord_Snake

Lord_Snake Power Member

O problema é que se eu coloco a antena fora, onde é que vou ligar o router?? Tenho que ter uma ficha eléctrica e o pior, tenho que ter uma ficha de telefone...

18. RattleBite

RattleBite Power Member

Ta o tioooo disse que não da para medir tudo bem (e mal vontade) solta a antena no do router e pega a antena velha e com o multimetro na escala de 1x messa cada antena desligada e posta aqui e ai verernos o que se pode fazer.

19. Lord_Snake

Lord_Snake Power Member

Amanhã vou ver isso tudo ppl... Mas já agora, o que é que eu vou medir??? Onde é que coloco as pontas de prova do multímetro??

Thanks

Última edição: 27 de Maio de 2007
  20. Lord_Snake

Lord_Snake Power Member

Boas..

Pessoal, foi assim que ficou o router:

Pormenor da soldadura:

Rectificação da Soldadura:

A soldadura foi rectificada, pois a malha estava ligada à massa do router (estava soldada na caixa do amplificador de sinal). Agora está ligada na terra da antena. Neste momento está precisamente igual à antena de origem.

O problema é que o sinal é sempre o mesmo... Será que o amplificador de sinal é muito fraco para aproveitar a antena na totalidade??

Última edição: 28 de Maio de 2007

Partilhar esta Página