Antena para Nanostation 2 (ligação de 9 Km's)

j_oliveira_21

Power Member
Bom dia,

Atualmente tenho Adsl da sapo mas com uma velocidade miserável. Tinha 4 Megas e por andarem a roubar mensalmente cabos da PT junto à central, em vez de resolverem o assunto colocando fibra nesse troço, colocaram um cabo de cobre do século passado. Por isso, quem fica duplamente penalizado sou eu porque além de ficar às vezes uma semana sem internet por causa dos roubos, ainda me cortaram a velocidade da internet para metade. Fartei-me de reclamar, mas nada, disseram apenas que não têm obrigação de fornecer uma determinada velocidade, ou seja, durante anos podem fornecer-me 4 Megas e de um dia para o outro podem fornecer-me 1 Mega!!! Enfim, nada de estranho...simplesmente a PT no seu melhor...

Infelizmente não há concorrência no local e as alternativas comerciais (3 G's e 4 G's) estão limitadas a 15 Gb de tráfego mensal, o que não serve para o meu caso.

Passando à minha dúvida, visto que tenho de tentar procurar uma solução, tenho uma rede gratuita fornecida pelo município a cerca de 9 Km em linha reta da minha casa, com praticamente uma linha de vista quase perfeita. Essa rede gratuita está muito bem apetrechada, visto que tem vários AP's Rocket M2 Ubiquiti AirMax para fornecer internet gratuita no local. Com uma nanostation 2 consigo ligar-me ao AP mas o sinal não é muito forte.
Estive a pesquisar e verifiquei que existem antenas a que posso ligar à nanostation, por exemplo a (Ubiquiti AirGrid M2 HP Airmax 20dBi 2.4Ghz POE) que vi no site RedesPT. Alguém tem esta antena? Será que me podem dar um feedback?

Pessoalmente, a minha experiência em redes e com a Ubiquiti é muito limitada. No entanto, é possível estabelecer uma ligação deste tipo (9 Km's), neste caso para partilhar internet, entre um AP Rocket M2 Ubiquiti AirMax e uma Ubiquiti Nanostation 2 (em modo Station), certo?

Que antena aconselham para ligar à minha Nanostation 2?


Desde já, muito obrigado.
 
Última edição:
Boas

Tens a certeza que a nanostation dá para ligar uma antena externa?
Se não der só te deves safar com uma Airgrid ou mesmo um Rocket com uma antena parabólica.
 
Boas

Tens a certeza que a nanostation dá para ligar uma antena externa?
Se não der só te deves safar com uma Airgrid ou mesmo um Rocket com uma antena parabólica.

Boa noite Kasmafan

Sim, a nanostation tem uma entrada para antena externa (*****-SMA Connector).

Depois de ver melhor a Airgrid, apercebi-me que a ligação é como a nanostation, ou seja, há uma saída RJ45 da antena para ligar ao alimentador e que, por sua vez, tem outra saída RJ45 para ligar à LAN. Sendo, assim parece-me que a Airgrid funciona de modo independente (por ex. como cliente), ou seja, para receber o sinal basta ligar apenas a Airgrid, certo? Sabes se ela tem algum firmware interno que permita administrá-la, tal como a nanostation?

Seja como for, se com a Nanostation 2 (com 10 dBi) consigo ligar-me, apesar do sinal fraco, com a Ubiquiti AirGrid M2 Airmax 20dBi (dobro do ganho em relação à NS2) 2.4Ghz, teoricamente devo conseguir um sinal razoável para ter internet...o que achas?
 
Última edição:
Back
Topo