Antena + Placa de Rede, opinião e Aconselhamento.

lifetech

Membro
Boas pessoal, precisava de ajuda quanto a uma situação.
Vivo numa zona alta e tenho grande visibilidade sobre um vale inteiro. Acontece que nesse vale há centenas de rede, muitas redes bloqueadas mas também muitas redes publicas (Escolas, Centros comerciais e Junta de Freguesia).
O meu objectivo seria conseguirme conectar a estas redes com uma força de sinal estável.
Entre a minha casa e os routers que quero aceder a distancia em linha recta é cerca de 2km (tenho visibilidade directa e sem obstaculos).
Em testes com dois tipos diferentes de placa de rede ambas (2º o fabricante) de 1000 mw (chip: ralink 3070 e Realtek RTL 8187L) e com uma pequena antena omni de 8 dbi consegui detectar dezenas de redes, todas com sinal +- estável (diga-se 2 paus de rede).
O problema é que em muitas situações, detecto a rede mas não consigo conectar-me, mesmo com 1 ou 2 paus de rede, não conecta.
Gostaria então de obter a vossa opinião relativamente a algum materia que poderá melhorar a recepção de rede.

1-O que acham de obter uma placa nova, vi uma num leilão aqui dum site pt, supostamente uma realtek Rtl 8187L mas de 2000 mw.

2-Relativamente a antena, como sei onde estão as redes será mais benefico utilizar uma cantena ou uma yagi, relativamente ás cantenas, parece-me que são um pouco caras, relativamente ás yagis, os preços que vi são satisfatórios, agora falta saber se estas yagi são de valor ou são apenas antenas da treta, vejam:

2.1- yagi de 24 dbi, cabo de 150 cm, reparem no pormenor da argola que a antena tem em volta do ferro central
www.amazon.com/2-4GHz-25dbi-Yagi-Wi...1?s=aps&ie=UTF8&qid=1336887579&sr=1-1-catcorr

2.2-yagi de 20 dbi, cabo de 20 cm, esta não tem argola, tem ali algo em plástico que não percebo o que é.
www.amazon.com/2-4GHz-20dbi-Yagi-Wi...1?s=electronics&ie=UTF8&qid=1336887899&sr=1-1

3- Gostaria tambem de saber se é viavel ligar cerca de 3 metros de cabo entre a antena e a placa wifi. Ouvi dizer que quanto mais cabo colocar-mos entre a antena e a placa wifi, mais perdas de rede temos. Alguem me tire esta dúvida e me aconselhe da quantidade de cabo que posso utilizar.

Se alguem tiver uma ideia diferente quanto ao material a utilizar, força, todas as opiniões são de valor.


Alguem me ajude,
Obrigado
 
pessoal ninguem ajuda?
isto está muito morto :)

Eu vou tentar:

Tu falas de 1000mW ou 2000mW. Para que? Se os valores são reais, faço um calculo facil, 1000mw + perda de cabo e fichas (dependente do cabo 0,5db/metro + 1db cada ficha) + antena de 20db = 30db - (assumo 5 metros) 4,5db + 20db = 45,5db ERP. Estas a emitir a volta de 300 vezes mais que legal (valor maximal de ERP = 100mW ou 20db). Não sei como esta em Portugal, mas deve chegar para uma boa coima até prisão pq. vais interferir a maior parte de ligaçoes no vale inteiro.

Tambem não faz muito sentido emitir tanta potencia e a contraparte no outro lado so tem maximal 100mW sem antenna especial na tua direcção.

A tua placa wifi esta a "ouvir" os beacons com SSID, mas não há nada a ver com o uso da banda (que faz a ligação). Com certeza no outro lado há uns clientes mais pertos que parecem muito mais forte como a tua placa mais longe. Tambem os outros clientes não estão a "ouvir" a tua placa (hidden station problem) e estão a ultrapassar-te.
Outra coisa é a config do ACK timing do ponto acesso, acho que nenhum profissional vai permitir uma alcance de 2000 metros numa zona cheia de wifis para evitar problemas.
 
Back
Topo