antena wireless caseira (Biquad)

4dok

Power Member
boas pessoal.
desde à varios meses que tenho tentado construir uma antena wireless, já fiz o projecto e defini os materiais que iria utilizar. contudo deparei-me com um problema a antena era para o portátil, e sendo de cabo coaxial, não tinha onde ligar. então dicidi ligar o cabo directamente a uma pen wireless, contudo não sei onde ligar o cabo coxial à pen.

aceito sugestões desde como ligar a antena ao portátil a como ligar à pen.

edit:

a caixa:
http://img257.imageshack.us/my.php?image=hpim0434cw6.jpg
e as entranhas da bicha:
http://img261.imageshack.us/my.php?image=hpim0438wv1.jpg
http://img257.imageshack.us/my.php?image=hpim0439bs6.jpg

se for preciso mais fotos avisem.
 
Última edição:
Encontrei este link
Vê se dá pra tirares umas dicas

Penso que está mt bom. qd chegarem as ferias acho que me vou aventurar a fazer uma coisa parecida

EDIT:
Que aconteceu ao outro tópico? apagaram?
 
Última edição:
recomendo a venderes essa pen e comprares uma com saida RPSMA..

tipo como a Edimax 7318USG ( LINK ) ou então vais a este LINK

mas se keres aventurar e arriscar a despachar a PEN, vai AQUI
k tens modificações a pen´s do teu modelo, mas não sei se tem da tua revisão.

tens k ter algum treino de soldadura.
 
Os portateis têm saida para o cabo coaxial (pelo menos ja vi em varios, o meu por exemplo)
A placa wireless não é onboard, mas sim minipci e geralmente de facil acesso pois é um slot de expansão. os portateis q ja vêm preparados para wifi têm geralmente um cabo coaxial ligado á placa wireless mini PCI que liga á antena que na maior parte das vezes se situa atraz do monitor.
Deve ser mais facil conseguir passar o fio para o exterior do portatil do q andar a soldar na pcb da pen. Claro q se deres cabo da pen não é tão chato como dar cabo do portatil :S
 
pois, o portátil ainda tá na garantia e ainda por cima foi bué caro. nããã...
vou ver se consigo com a pen.
 
e já tens cabo para isso? tens k usar um de ponta fina, como o RG316.

Soldas o condutor do cabo no vermelho, a malha no azul...e dessoldas o laranja...se não funcionar cortas a o circuito à antena microstrip (amarelo..)

tem k ser com um ferro de soldar de ponta fina...pk pds danificar o PCB.

Aconselho vivamente a comprares uma pen já com saida de antena.
 
mt bom:-D
se for para usar numa parabolica, uma cantenna tb dá bons resultados.
pois, mas eu queria uma coisa com portabilidade.
quando for com a antena era só tirá-la da parabólica. não sei, depois vejo isso...

só mais uma coisa, dá para fazer uma parabólica com uma rede, acho eu. algém sabe que materiais usar???
 
uma frigideira ou então uma escumadeira são "parabolicas", podes fazer uma parabolica com rede, mas vai-te dar mt mais trabalho e provavelmente nunca vai funcionar tão bem como uma parabolica ou então uma frigideira.

Não te esqueças k as parabolicas são mt dificeis de apontar em longas distancias.
 
recolha de materiais

boas pessoal.
quando cheguei a casa encontrei este cabo:
1002716qd4.jpg



era daqueles antigos "telemoveis" de mala. tem para ai 2m.
o condutor é multifilar e acho que é todo de prata.

acham que dá para a antena? não terá muita perda???
 
O cabo tem k ser de 50ohm´s senão não vai funcionar para 2.4ghz. Bons cabos pa 2.4ghz são: LMR-200 / LMR-400; RG-213 ; H1000 ; CDF-200 /CDF 400 ; RG316; etc...

Apesar de RG-58 ser de 50ohm´s (compras em qualquer loja de eletronica) são horriveis para a frequencia de 2.4ghz.

Os cabos coaxiais de TV/satélite são de 75ohm´s, não funcionam de certeza.

Acerca do cabo k encontras-te, tens k procurar a referencia do cabo e verificar se é de 50/75ohm´s e a perda por metro conforme a frequencia (ex: 1dB/metro a 2.4ghz)..isso significa por cada metro de cabo tiras 1dB da antena, se antena tiver 11dBi..ficas com 10dBi.
 
eu vou amanhã a viseu ver o que encontro por lá...

quanto é que custa um cabo desses?
 
Última edição:
RG-58, em qualquer loja de electronica.. mas não aconselho.

Cabos mesmo para 2.4ghz... tens na redespt , galileu, loja inforvez , na *****, etc..

sim.. são mt mt caros! convem ter já cravado um conector para o teu aparelho (rpsma, ou *****-tnc, etc..depende.)

Eu uso cabos em que uma ponta tem o conector pa ligar ao aparelho (no meu caso RPSMA) e no outro tem N-Macho, pa dps puder por em todas as antenas k tem N-Fémea... sempre k faço uma antena não tenho necessidade de tar a mexer no cabo (soldar/cortar), só mesmo na ficha N-fémea. Assim evito a tar danificar o cabo.
 
Última edição:
Back
Topo