Antenas Wireless - Precisa-se ajuda

BlindMan

Power Member
Tenho um d-link dos sapos e gosto bastante do router mas parece que na posição onde está, perde um pouco a força...

Queria então saber maneiras de aumentar a força com que ele envia o sinal...

Supostamente, a compra de uma antena de maior ganho, ficarei feliz?

Que tipos de antenas, preços e sitios de compra aconselham?

PS-já agora, alguém sabe de qual o ganho das antenas de origem do D-link G604T?
 
Última edição:
o ganho das antenas de origem salvo erro é de 2Dbi

Aki podes encontrar material para wireless a preços porreiros

Independentemente do tipo de antena k adoptes, e tendo um d-link, tens de escolher uma com uma ficha *****-SMA (k liga ao d-link) ou entao o respectivo adaptador. Mas kanto menos ligacoes tiveres entre a antena e o router melhor/menos perdas tens.

Quanto à antena, agr teras de ver o k precisas. se keres k ela propague em todas as direccoes opta por um omnidirecional, se tas interessado em criar um link fixo com algum ponto especifico entao um direcional (tipo planar/painel) é preferivel.

N precisas ter necessariamente uma antea de ganho astronomico. N sei a situacao em causa, e tb n sou a pessoa mais entendida no assunto daki do forum, mas no meu caso uma omni de 8Dbi Exterior fez milagres. E esta colocada num dos cantos da casa, o k faz com k o outro canto kase n tenha sinal, mas como n vou para lá...
No entanto fora de casa tenho link com o portatil ( sem antena extra nenhuma) a uns 400m. ate poderei ter mais, mas n testei.

tb podes ver um outro forum k fala de wireless. podes ler por la muita coisa :)
 
o G604T tem uma antena de 2dB. eu tenho um igual e a antena não me cobre a casa toda sequer..

estou à espera de uma DLINK ANTENA DWL-50AT 5dBi (12.90€ @ *****) para o meu, é logo *****-SMA e a melhor parte é ser barata.

#edit#

em relação à radiação.. humm.. tenho o router mm à frente da cara. :x
 
Última edição:
grandenaboverde disse:
estou à espera de uma DLINK ANTENA DWL-50AT 5dBi (12.90€ @ *****) para o meu, é logo *****-SMA e a melhor parte é ser barata

comprei essa antena na *****.pt e não me resolveu problema nenhum, o sinal é 1 pouco mais potente mas continuo a não ter sinal nas divisões todas (e a casa é apenas r/c!).

Tenho de comprar uma de 20dbi ou assim para conseguir levar o sinal a toda a casa :wow:
 
underworld disse:
comprei essa antena na *****.pt e não me resolveu problema nenhum, o sinal é 1 pouco mais potente mas continuo a não ter sinal nas divisões todas (e a casa é apenas r/c!).

Tenho de comprar uma de 20dbi ou assim para conseguir levar o sinal a toda a casa :wow:


A de 5dBi tb n me serviu de nada.

Isso de comprar uma de 20dBi n me parece realista.
1º pk uma antena desse tipo é grande! se for direcional, tipo parabolica é um monstro para se ter dentro de casa. e se for omni tb é grande e fica um tubo enorme dentro de casa.
2º pk quanto maior for o ganho tb a maneira como a antena iradia (é isto?) é diferente, e pode acontecer k n estejas a tirar o proveito necessario da antena no ponto k keres.
3º normalmente uma boa antena de 9dBi serve perfeitamente para o k se pretende aki. é mais cara mas tb é mai efeciente.

A minha de 8dBi veio da polonia e comprei pelo ebay. n chegou a 50€. tenho alguma perda pelo cabo (tenho 6m de cabo, sendo 3m de um cabo de baixas perdas com fichas tipo N a fazer de extensao e outro cabo, da Dlink, com 3m e k faz a passagem do tipo N para *****-sma, este com mais perdas). mas no geral o resultado foi positivo!
A antena tinha uns 35cm.
 
20dBi queima-me o cérebro, literalmente.
Os signal bosters são ilegais na união europeia, apesar de se venderem.
Recordo-me de á uns meses a PT ter andado com antenas pela rua (tipo Shimomura) a apanhar sinais com força a mais e a passar multas :)

Conspiracy disse:
A de 5dBi tb n me serviu de nada.

Isso de comprar uma de 20dBi n me parece realista.
1º pk uma antena desse tipo é grande! se for direcional, tipo parabolica é um monstro para se ter dentro de casa. e se for omni tb é grande e fica um tubo enorme dentro de casa.
2º pk quanto maior for o ganho tb a maneira como a antena iradia (é isto?) é diferente, e pode acontecer k n estejas a tirar o proveito necessario da antena no ponto k keres.
3º normalmente uma boa antena de 9dBi serve perfeitamente para o k se pretende aki. é mais cara mas tb é mai efeciente.

A minha de 8dBi veio da polonia e comprei pelo ebay. n chegou a 50€. tenho alguma perda pelo cabo (tenho 6m de cabo, sendo 3m de um cabo de baixas perdas com fichas tipo N a fazer de extensao e outro cabo, da Dlink, com 3m e k faz a passagem do tipo N para *****-sma, este com mais perdas). mas no geral o resultado foi positivo!
A antena tinha uns 35cm.
 
nUllz3r0 disse:
20dBi queima-me o cérebro, literalmente.
Os signal bosters são ilegais na união europeia, apesar de se venderem.
Recordo-me de á uns meses a PT ter andado com antenas pela rua (tipo Shimomura) a apanhar sinais com força a mais e a passar multas :)
1º axo k tas enganado, a frequencia a k os aparelhos wifi funcionam n são prejudiciais para o ser humano. N é a mesma coisa k os telemoveis. (corrijam-me se tiver errado)
2º tu podes ter uma antena dessas, n podes é usar aparelhos com capacidade para emitirem uma potencia superior à permitida por lei (n me perguntes mais k n sei). VEjo pessoal k compra placas pcmia (como a senao de 200mw vindas dos USA, por exemplo, mas k cá n devem ser usadas. axo k estamos limitados a uma potencia de 100mw. Mas é melhor informarem-se bem, pk tb n tenho certezas. Agora para a antena k se pretende usar aki, na casa dos 10dBi nã há problema nenhum

EDIT: afinal o limite de 100mW é aplicado ao conjunto aparelho+antena. assim é provavel k a antena de 20dbi venha a ser problematica nesse aspecto. mas como ja referi, n ha razao para se usar tal antena!
EDIT2: :) os 20dBi corresponde a 100mW, logo se montares uma rede assim pode dar barraca :P mas para teste é na boa!;)
 
Última edição:
eu tenho um router igual ao teu e comprei duas antenas DWL-50AT, uma para o router e outra para a o adaptador wifi e ficou com melhor sinal. conselho: não comprem a antena de 9dbi *****-SMA de linha branca que vendem na redesPT porque eu caí nesse erro e afinal aquilo é um matacão e tem sinal pior do que a antena de origem da d-link! parece impossivel mas é verdade. isto visto com os meus proprios olhos :wow: mas é uma excelente loja. eu mandei-lhes a antena de volta e devolveram-me o dinheiro. gente boa e honesta :007: também vi na ***** acho eu uma antena omnidireccional que dá pra por no tecto, tipo aqueles candeeiros de casa de banho que são espalmados (não sei nome técnico disso mas parecem um prato virado ao contrário colado ao tecto - acho que é um aplique). pareceu-me engraçada, é de 3,5 dbi e é da d-link! 3 factores a ter em conta. deixo aqui alguns links

http://www.*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=25376

http://www.*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=57103

http://www.*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=25378
 
paperless disse:
lol realmente.. uma empresa a passar multas é um bocado estranho.. e duvido que sequer a anacom possa fazer isso assim sem mais nem menos.

Claro que pode. Eles são os reguladores de padrões e normas para as telecomunicações em Portugal.
 
nUllz3r0 disse:
Claro que pode. Eles são os reguladores de padrões e normas para as telecomunicações em Portugal.

As autorizações para colocação de antenas são pedidas a Anacom e as autarquias. Penso que seja a Anacom a fiscalizar/"multar" o que sai fora do espectro definido!
 
Muitas vezes os "erros" que acontecem para não se ter rede wireless na casa toda, provém da incorrecta disposição da antena.

Não se esqueçam que para casas com mais de um piso, as antenas omni pouco podem fazer porque o sinal é irradiado horizontalmente a 360º (a não ser que virem as antenas).

Se querem o sinal em zonas especificas, comprem antenas direccionais.

No meu caso tenho rede wireless na casa toda com sinal a cerca de 70~90% no ponto mais afastado.
A AP está no sotão, no vão das escadas com uma antena de 6dbi colocada na parede e apontar para baixo. A outra antena continua a ser a omni original de 2dbi para ter wifi ao nível do sotão.

A casa tem 3 pisos mais garagem...(sotão, 1º andar, R/c e garagem) e tenho rede em TODA a casa com 6dbi.
Para vos dar um exemplo, eu estou dentro do meu carro, dentro da garagem a aceder à net com a PSP (WPA-PSK)

O AP é SMC e a antena tb SMC 6Db
1118336406atsmchmant-6.jpg


Tomem tb atenção que estas antenas fazem um leque de até 80 graus...por isso tudo o que estiver fora dos 80graus não irá ter rede (Por isso é que está no sotão pq à medida que o sinal se distancia o leque é maior em relação à fonte.).

espero que tenha ajudado.
 
Se bem que o tópico está numa dicussão interessante, consegui resolver o problema de outra forma...

No receptor, instalei novos drivers e lá foi ao sitio!

Alguém já fez experiências e descobriu como tem mais sinal, se é com o router em baixo e os receptores em cima ou vice-versa??
 
freeware para Analise wireless

Ola!

A comunidade academica Tecnociencia liberou um software para calculo de enlace em redes wireless.

o programinha calcula a sensibilidade e velocidade da rede através da formula de enlace, tambem aponta as perdas ocasionadas por conexoes e metragem de cabo, etc...

o link de download deste é:
http://cfw.tecnociencia.com.br

tambem esta disponivel no baxiaqui no link:
http://baixaki.ig.com.br/pesquisa.asp?nome=cfw&tipo=1

abraço.
 
Última edição:
Back
Topo