Anti-virus: O negócio da china

Tive hoje uma discussão bem acesa com alguns amigos sobre anti-virus e anti-spyware. Eu sou daqueles que acreditam na teoria da conspiração que advoga que a maioria dos virus que praí andam são criados a pedido das software houses que fazem anti-virus. É uma teoria de conspiração e vale o que vale, eu sei.

Sinceramente se um virus for bem feito não há qualquer anti-virus que o pape, pq para fazer um virus eficiente basta atacar a parte mais sensivel do sistema: i.e. o humano que mexe no pc. Por outro lado é uma questão estatística e que explica pq 99,9% dos virus existem para plataformas windows, cujos utilizadores são tipicamente menos experientes e onde o mercado de software anti-virus vale milhoes de euros.

O anti-merdaware (chamemos-lhe assim), cuja função é remover ou neutralizar merdaware (addware, spyware, etc, etc) julgo que tem pretenções a seguir a tendência do negócio dos anti-virus. Daí a sua proliferação generosa nos ultimos anos. Já pa não se falar no anti-merdaware que é na realidade merdaware camuflado!

Eu utilizo Win XP e posso dizer que nunca instalei um único anti-virus ou anti-merdaware. Nunca tive qualquer problema com virus (so se forem virus muito bonzinhos ou mto discretos), nunca me roubaram bandwidth (que eu tenho de manter bem vigiada, graças aos não-tão-generosos ISPs que existem neste país) e muito menos me apareceu por aqui qualquer merdaware (costumo ter bastante cuidado com os processos a correr, dado que o meu pc já é velhinho).

Também devo dizer que o meu pc é dos mais promíscuos :P uso e abuso de programas p2p e faço bastantes downloads de freeware, uso IRC, etc... não é um daqueles pcs que vivem isolados do mundo.

Qual é o segredo? É simples:
  1. Não uso anti-virus nem anti-merdaware (dada a minha "crença" idiota (ou não) de que são estes gajos q fazem os virus e o merdaware)
  2. Uso um browser inteligente: Firefox razoavelmente up-to-date. Alternativamente dizem q o Opera é o melhor que existe à face do planeta, mas eu ainda assim prefiro a raposita

Além disso uso a cabeça, não abro links suspeitos (e mesmo que abra, n corro scripts manhosos ou aceito instalar maravilhas estupidas) e evito usar cracks de fontes improprias (e mais sobre isto não digo :P), mas se tiver que ser benzo-me primeiro lol

O que ganho com isto:
  1. Não contribuo pa mafia dos anti-virus e anti-merdaware (outra vez a teoria da conspiração)
  2. Não gasto dinheiro à parva
  3. Não encho a memoria e o processador com os programas anti-virus e anti-merdaware: que diga-se de passagem não são nada meigos a papar recursos do sistema
  4. Sinto-me mais inteligente q o resto do pessoal (isto é claro uma ilusao, mas prefiro esta ilusao àquela de pensar q por ter um anti-virus cromo e um anti-merdaware à maneira já tou seguro)

De resto, há ainda aquela situação caricata de um gajo que diz 'epah não tenho virus nem merdaware nenhum.. o meu pc ta limpinho' mas 'fogo tá bue lenta esta cena' e vamos a ver, tem um norton (ou coisa assim) com n sei qtos processos a papar n sei qtos de RAM e uma batelada de anti-merdawares com iconzitos a pintar a taskbar... Eu digo-lhe ya tas limpinho tas, tens é um virus gigantesco que não só te lixa a performance do sistema, como te faz pagar para isso (o norton ou familia) e ainda tens os sobrinhos dele, o anti-merdaware a lixarem-te a mákina.

Ainda alguém tá com vontade de usar anti-virus ou anti-merdaware?

EDIT: Não referi as firewalls pq assumo que é um requisito de qualquer plataforma (moderna) de ligação a uma rede. Nem se trata só de segurança, acho que até devia fazer parte da aplicação de qualquer protocolo de comunicação, seja ele qual for... Lá pq os users são promíscuos não ker dizer que o bixo deva andar com as feridas ao ar... se é q me faço entender...
 
Última edição:
Teoria da conspiração ou não, também acredito que a maior parte dos vírus que vemos por aí são criados pelas próprias empresas de anti-virus.
É a velha máxima para se ver quem cometeu o "crime", tenta-se descobrir quem lucrou com ele.
 
Bem n sei o que dizer,mas é possivel
No entanto tambem temos pessoas "normais" a criar virus. N e preciso lembrar o famoso virus do amor,pois n?
 
Também não uso antivirus já à bastante tempo, é dispensável. Em termos de segurança uso apenas a firewall do router e a do Windows, e o Firefox com o Adblock e o Noscript. Tenho cuidado com o que entra no PC, com o que saco, etc, e até agora nenhum problema!
 
Bem n sei o que dizer,mas é possivel
No entanto tambem temos pessoas "normais" a criar virus. N e preciso lembrar o famoso virus do amor,pois n?

Sim, claro que temos. E eu não digo q sejam todos feitos pelas empresas de anti-virus... apenas praí a maioria (sei lá, é uma teoria de conspiração... nem eu proprio a levo mto a sério).

O que é facto é que não considero de todo necessário utilizar anti-virus ou anti-merdaware. O meu bom senso tem feito mais, por um melhor preço, sem xatices e com mto melhor performance. Isso não ker dizer que seja uma segurança perfeita (Segurança perfeita em computadores ligados em rede é puro mito!) mas tenho me dado mto bem assim.

Axo é q há mto patinho por aí....
 
Pessoal entao quer dizer q o internet explorer 7 c tds os updates nao estou seguro ? é q falam tanto no firefox, eu ja o tive, mas certas paginas n abria completamente !
O explorer 7 é assim tao mau ?
 
Pessoal entao quer dizer q o internet explorer 7 c tds os updates nao estou seguro ? é q falam tanto no firefox, eu ja o tive, mas certas paginas n abria completamente !
O explorer 7 é assim tao mau ?

O IE 7 é mau, IE 6 é ainda pior. Experimenta o firefox ou o Opera se queres estar mais seguro.
 
Quanto a antivirus uso o aol e spyware o spybot continua a n por isso de lado... Apesar que por este topico nao é um uso q seja totalmente necessario.
No firefox basta sacar o normal ? n preciso d configurar nada nem de sacar updates nenhuns ? é sacar e ja esta ?
 
Quanto a antivirus uso o aol e spyware o spybot continua a n por isso de lado... Apesar que por este topico nao é um uso q seja totalmente necessario.
No firefox basta sacar o normal ? n preciso d configurar nada nem de sacar updates nenhuns ? é sacar e ja esta ?

Sim, depois se quiseres deves fazer download de algumas extensões para o Firefox do site que coloquei aí em cima. Aconselho-te aquelas que já foram aí referidas em cima: Adblock Plus e No Script.

Quanto a AV e anti spywre parece-me que estás bem servido, só te aconselho a desligar o restauro do sistema.
 
eu acho que isto não se pode generalizar... Se não usas AV, fixe para ti !

Eu cá uso no Windows Vista (No XP não uso, pois também quase não o uso :P) o Kaspersky e faço um Scan, vá lá uma vez por mês, quando n é de 2 em 2 meses.. E está sempre limpinho..

Imagina que tu entras num site desconhecido e tem virus..:rolleyes: Vais me dizer que o teu bom senso vai ter com os virus e diz: "Olha desculpe não entre aqui sff que eu não uso AV" e o viru responde: " Não seja por isso senhor bom senso eu fico aqui á porta.." :D

As vezes estou á procura de APPL po meu TLM entro num site mais coisa.. e o KAV bloqueia logo a ligação.. Giro não é ? Agora vai pedir isso ao teu Bom senso..

Mas estou de acordo também que não se deve gastar um único centimo com AV´s sendo que mts empresas fabricam virus para seu lucro e mal dos outros... Agora de pagar a usar vai uma grande distancia..

cumps
 
O site nao esta a dar qd carrego na parte de addons da erro. Esses serao os mais importantes addons ?
Como desactivo o restauro do sistema ?
Ja agora uso um portatil, aol, firefox, spybot, q outros programas me podes aconselhar q sejam mm uteis para o pc ? Obg
 
As vezes estou á procura de APPL po meu TLM entro num site mais coisa.. e o KAV bloqueia logo a ligação.. Giro não é ? Agora vai pedir isso ao teu Bom senso..

Epah, n sei o que é uma APPL e um TLM, já agora decifravas aí o codigo para a gente...

É verdade que KAV te bloqueia logo a ligação, mas se não blokeasse o que é q acontecia? Explica lá... Em que medida é que isso comprometia a tua segurança? Confessa, tu não fazes ideia como o KAV te proteje (e será que te proteje)?

Só demonstras é q em vez de usares o teu bom senso, relegas a responsabilidade toda para o anti-virus que como cortou a ligação (sabe-se lá pq razões misticas...) o fez para te proteger... Se o teu browser estiver bem seguro (por isso disse que devias usar FF ou Opera bem preparados pa guerra) e não te puseres a aceitar pa correr scripts e abrires programas à parva, tás safo.


Pessoal menos iluminado que tu acha que por gastar uns valentes euros num anti-virus com nome, tem ali um anjo da guarda supremo em quem pode confiar a própria vida... Now that is STUPID!

Simplesmente isto é como o sexo, se usares preservativo e bom senso, não tens de ir pagar à bruxa, mandar fazer rezas, e já agora se evitares as prostitutas também ajuda.

Tenho dito.

EDIT: Não se pode dizer ***** nos posts, q giro...
 
Última edição:
O site nao esta a dar qd carrego na parte de addons da erro. Esses serao os mais importantes addons ?
Como desactivo o restauro do sistema ?
Ja agora uso um portatil, aol, firefox, spybot, q outros programas me podes aconselhar q sejam mm uteis para o pc ? Obg

Por aqui o site está a funcionar bem, tenta com o link directo. Sim, quanto à segurança estas são as extensões mais importantes.

Não sei bem como desactivas o restauro do sistema porque não tou no XP, mas é algo com Painel de Controlo > Desempenho e manutenção > Propriedades do sistema e depois é por aí.

Quanto a outras ferramentas úteis acho que só te falta mesmo usar o CCleaner para limpar porcarias que ficam espalhadas pelo computador.
 
Ja esta... mas ja agora pq se aconselha a desactivar o restauro do sistema ? tb existe programas para desfragmentar disco, limpar etc etc... isso n é mt importante ? Eu uso o ccleaner é mt bom. Mas existe uma parte que quando faço corrigir erros pergunta deseja gravar mudanças no registo ? se colocar sim cria me uma pasta automaticamente, se clicar nao continua na mm. Qual é a mais habitual ? se for o sim esta constantemente a criar files e mais files...
 
Ja esta... mas ja agora pq se aconselha a desactivar o restauro do sistema ? tb existe programas para desfragmentar disco, limpar etc etc... isso n é mt importante ? Eu uso o ccleaner é mt bom. Mas existe uma parte que quando faço corrigir erros pergunta deseja gravar mudanças no registo ? se colocar sim cria me uma pasta automaticamente, se clicar nao continua na mm. Qual é a mais habitual ? se for o sim esta constantemente a criar files e mais files...

Guarda só durante 1 ou 2 dias, depois podes apagar. Isso só serve para se danificares o registo poderes reverter as alterações.

Se quiseres também podes usar o Auslogics Disk Defrag para desfragmentares o disco.

Normalmente aconselha-se a desactivar o restauro do sistema porque este pode "guardar" os virus/spywares e se o tiveres activo mesmo se usares um anti-virus, os virus estão sempre a "restaurar-se".
 
Back
Topo