1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Antialiasing no Vista

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por José Alberto, 18 de Dezembro de 2007. (Respostas: 22; Visualizações: 1282)

1. José Alberto

José Alberto Power Member

Boas!

A questão é para os utilizadores de NVIDIA e ATI: conseguem ter AA nos vossos jogos pelo software das placas ou activando a opção nos próprios jogos? Eu, com o sistema da minha assinatura (e em jogos como Flight Simulator ou Trackmania Nations) só consigo AA se activar a opção nos settings dos jogos.

É problema da ATI, do Vista, também da NVIDIA ou só meu?

PS: acho que o tópico está no local correcto mas a moderação pode mudar para o sub-fórum de jogos se assim entender.

2. Cunha Esteves

Cunha Esteves What is folding?

não até a bem pouco tempo tinha ligado (sem querer) o AA 4x no control catalyst center e não estava a perceber porque é que o crysis tinha uns fps tão baixos e no cod andava sempre á volta de 60, só depois é que reparei e desliguei a opção, por isso como podes ver comigo funciona

3. José Alberto

Umas imagens. Até posso ser eu que tenha isto mal configurado (desde 1999 sempre fui NVIDIA e só agora mudei para ATI):

Settings no Catalyst:

Configuração do Trackmania Nations:

Settings no DiRT:

...e como podem ver nos menús aquilo não tem AA nenhum.

Sim, se activar a opção AA nos jogos tenho isto:

Mas o que é melhor, AA activado no Catalyst ou nos jogos? e em termos de desempenho?

4. Cunha Esteves

Penso que nos jogos é sempre melhor pois tens sempre um maior controle, mas isso é estranho pois a mim o AA funciona tenta ver se não há uma versão mais recente do catalyst control center e novas drivers

Última edição: 19 de Dezembro de 2007
  5. José Alberto

Tenho os drivers mais recentes, os 7.11!

Mas, sabes, antes de instalar o SP do Vista formatei o sistema e meti o XP por umas horas para sentir o tal desempenho que muitos falam (nunca tinha instalado o XP neste PC). Lá os drivers (os mesmos 7.11 mas versão XP de 32bits) controlavam o AA dos jogos.

E o filtro anisotrópico? e as outras "cenas" todas??

Preocupante!

6. Cunha Esteves

no meu funciona tudo ás mil maravilhas tenta reinstalar o ccc é que pelas imagens parece diferente do meu

só por curiosidade a performance do xp estava melhor que a do vista após instalado o sp1??

7. José Alberto

Assim?

Bem... eu podia ter continuado no XP, mas estou a usar Vista :D

Última edição: 19 de Dezembro de 2007
  8. Cunha Esteves

é essa mesmo

9. José Alberto

Um é o menú desde o logo da ATI que está ao lado do relógio, o outro é o Catalyst Control Center, mas no fim é a mesma coisa.

10. Romani48

Romani48 Power Member

a mim o unico problema continua a ser em jogos antigos nao conseguir tirar o vsync de forma alguma..

11. José Alberto

Será por ter criado, logo no inicio da instalação do SO, uma conta de Super Administrador que, como sabem, deixa o UAC ligado a médias?

Quando tiver um tempito vou criar uma conta sem privilégios a ver.

12. José Alberto

Activando a conta de Convidado deixo de ter acesso ao Catalyst, assim que não pude testar nada decentemente.

Muito estranho vocês terem AA pela placa e eu únicamente se activar a opção nos settings do jogo :sad:

13. José Alberto

http://forums.gametrailers.com/showthread.php?t=173033

O mesmo que disse num outro fórum: como é que eu sei (ou como escolho que) um jogo está a correr em Dx9 ou Dx10? só se o jogo tiver a opção!

14. Cunha Esteves

bem que eu conheça só o crysis e o gears of war é que têm opção dx10 (não sei se o bioshock tem)

15. Romani48

Romani48 Power Member

o DX10 usa uma forma diferente de AA.. por isso é que as gráficas DX10.1 têm AA por hardware..

16. José Alberto

AA por hardware... mas há maneira, no Vista, de escolher o DirectX que o jogo deve utilizar?

O Vista tem Dx10 e a grande maioria dos jogos são Dx9.

17. Cunha Esteves

se os jogos são em dx9 o jogo é executado em dx9, penso que no gears of war escolhes o dx10 no menu das opções e no crysis carregas com a tecla direita em vez da esquerda quando seleccionas o jogo e metes play dx9 ou play dx 10 (defaul)t

18. José Alberto

Pois, mas esses jogos tem a opção (tal como, agora, o Flight Simulator X também tem). Ou seja, para a grande maioria dos jogos Dx9 é normal, no Vista, que a opção de Antialiasing seja activada nos seus próprios settings e não nos Catalyst/Forcewares (é assim que se chama nos NVIDIAs?).

Dito por outras palavras, o meu "problema" é normal.

19. Romani48

Romani48 Power Member

eu não me lembro de alguma vez ter posto o AA nos jogos.. faço directamente no Painel da nvidia

20. José Alberto

E não usas o nHancer?

Há jogos onde existe o problema e outros onde, pelos vistos, não acontece.

Partilhar esta Página