Antialiasing no Vista

José Alberto

Power Member
Boas!

A questão é para os utilizadores de NVIDIA e ATI: conseguem ter AA nos vossos jogos pelo software das placas ou activando a opção nos próprios jogos? Eu, com o sistema da minha assinatura (e em jogos como Flight Simulator ou Trackmania Nations) só consigo AA se activar a opção nos settings dos jogos.

É problema da ATI, do Vista, também da NVIDIA ou só meu?

PS: acho que o tópico está no local correcto mas a moderação pode mudar para o sub-fórum de jogos se assim entender.
 
Boas!

A questão é para os utilizadores de NVIDIA e ATI: conseguem ter AA nos vossos jogos pelo software das placas ou activando a opção nos próprios jogos? Eu, com o sistema da minha assinatura (e em jogos como Flight Simulator ou Trackmania Nations) só consigo AA se activar a opção nos settings dos jogos.

É problema da ATI, do Vista, também da NVIDIA ou só meu?

PS: acho que o tópico está no local correcto mas a moderação pode mudar para o sub-fórum de jogos se assim entender.

não até a bem pouco tempo tinha ligado (sem querer) o AA 4x no control catalyst center e não estava a perceber porque é que o crysis tinha uns fps tão baixos e no cod andava sempre á volta de 60, só depois é que reparei e desliguei a opção, por isso como podes ver comigo funciona
 
Umas imagens. Até posso ser eu que tenha isto mal configurado (desde 1999 sempre fui NVIDIA e só agora mudei para ATI):

Settings no Catalyst:
settCatalyst.jpg


Configuração do Trackmania Nations:
settTMN.jpg


TMN.jpg


Settings no DiRT:
DiRT.jpg


...e como podem ver nos menús aquilo não tem AA nenhum.

Sim, se activar a opção AA nos jogos tenho isto:
8-1.jpg


Mas o que é melhor, AA activado no Catalyst ou nos jogos? e em termos de desempenho?
 
Umas imagens. Até posso ser eu que tenha isto mal configurado (desde 1999 sempre fui NVIDIA e só agora mudei para ATI):









Settings no DiRT:


...e como podem ver nos menús aquilo não tem AA nenhum.

Sim, se activar a opção AA nos jogos tenho isto:


Mas o que é melhor, AA activado no Catalyst ou nos jogos? e em termos de desempenho?


Penso que nos jogos é sempre melhor pois tens sempre um maior controle, mas isso é estranho pois a mim o AA funciona tenta ver se não há uma versão mais recente do catalyst control center e novas drivers
 
Última edição:
Tenho os drivers mais recentes, os 7.11!

Mas, sabes, antes de instalar o SP do Vista formatei o sistema e meti o XP por umas horas para sentir o tal desempenho que muitos falam (nunca tinha instalado o XP neste PC). Lá os drivers (os mesmos 7.11 mas versão XP de 32bits) controlavam o AA dos jogos.

E o filtro anisotrópico? e as outras "cenas" todas??

Preocupante!
 
Tenho os drivers mais recentes, os 7.11!

Mas, sabes, antes de instalar o SP do Vista formatei o sistema e meti o XP por umas horas para sentir o tal desempenho que muitos falam (nunca tinha instalado o XP neste PC). Lá os drivers (os mesmos 7.11 mas versão XP de 32bits) controlavam o AA dos jogos.

E o filtro anisotrópico? e as outras "cenas" todas??

Preocupante!
no meu funciona tudo ás mil maravilhas tenta reinstalar o ccc é que pelas imagens parece diferente do meu

só por curiosidade a performance do xp estava melhor que a do vista após instalado o sp1??
 
Será por ter criado, logo no inicio da instalação do SO, uma conta de Super Administrador que, como sabem, deixa o UAC ligado a médias?

Quando tiver um tempito vou criar uma conta sem privilégios a ver.
 
Activando a conta de Convidado deixo de ter acesso ao Catalyst, assim que não pude testar nada decentemente.

Muito estranho vocês terem AA pela placa e eu únicamente se activar a opção nos settings do jogo :sad:
 
AA por hardware... mas há maneira, no Vista, de escolher o DirectX que o jogo deve utilizar?

O Vista tem Dx10 e a grande maioria dos jogos são Dx9.

se os jogos são em dx9 o jogo é executado em dx9, penso que no gears of war escolhes o dx10 no menu das opções e no crysis carregas com a tecla direita em vez da esquerda quando seleccionas o jogo e metes play dx9 ou play dx 10 (defaul)t
 
Pois, mas esses jogos tem a opção (tal como, agora, o Flight Simulator X também tem). Ou seja, para a grande maioria dos jogos Dx9 é normal, no Vista, que a opção de Antialiasing seja activada nos seus próprios settings e não nos Catalyst/Forcewares (é assim que se chama nos NVIDIAs?).

Dito por outras palavras, o meu "problema" é normal.
 
Back
Topo