OS X/macOS Antivirus e aplicações de proteção?

Tank

Power Member
Boa tarde,

Vou formatar o meu MacBook, antes de o fazer tendo andado a experimentar algumas aplicações e surgiu-me esta questão: que antivirus e outras aplicações de proteção utilizam?

Sei que muita gente nem sequer utiliza, mas venho do Windows e faz-me confusão não ter um antivirus instalado, sobretudo porque às vezes utilizo links de streaming e podem ter pop-ups manhosos.

Em termos de antivirus o que me convenceu mais foi o Avast por ter proteção em tempo real de forma grátis. Sei que o Malwarebytes até é a aplicação mais recomendada e também tem proteção em tempo real, mas só na versão paga, sendo que a licença anual não é barata.

Em termos de outras aplicações, acho que vou ficar só com o Wipr como adblocker no Safari (também experimentei o Ghostery Lite mas não consegui confiar por querer aceder a tudo, incluindo fazer alterações e poder ver passwords; além do safari 14.0 agora fazer o mesmo em termos de impedir rastreadores, creio eu) e duas aplicações da Objective-see (do Patrick Wardle, ex NSA e NASA): Oversight (notifcação se a webcam e microfone forem utilizados) e Lulu (open-source macOS firewall that aims to block unknown outgoing connections, unless explicitly approved by the user).

Há algo mais que realmente valha a pena e que não tenha muito impacto na performance do portátil?
 
Eu literalmente não uso nada e já lá vão 12 anos. Só me preocupo em ligar, usar e desligar.....há quem passe meses ou anos sem desligar.
Quanto muito meti no browser tipo adblock.
 
Anti-virus é desnecessário em qualquer sistema. Em Mac OS, em particular, se a aquisição das aplicações se limitar aos canais oficiais das mesmas, não vejo como é que uma aplicação se instala sem o consentimento prévio do admin.

De resto também uso o LuLu e o Oversight. No browser limito-me ao DuckDuckGo!.
 
Anti-virus é desnecessário em qualquer sistema. Em Mac OS, em particular, se a aquisição das aplicações se limitar aos canais oficiais das mesmas, não vejo como é que uma aplicação se instala sem o consentimento prévio do admin.

De resto também uso o LuLu e o Oversight. No browser limito-me ao DuckDuckGo!.

Obrigado pela resposta. No caso do anti-virus, o que acontece quando o Avast alerta quando aos tais pop-ups manhosos?

Nada mais do que isso? Nenhum adblocker?
 
Nada mais do que isso? Nenhum adblocker?
O DuckDuckGo acaba por bloquear a grande maioria das acções intrusas, mas se não for suficiente e tiveres mesmo necessidade de consultar essas páginas, podes sempre fazê-lo por intermédio de uma VM (podes usar o VirtualBox com uma distribuição de linux levezinha ou um Windows que tenhas à mão). Se houver algum problema, fica restrito à VM que podes apagar a teu belo prazer.

Depois, é não descurar os backups regulares do Time Machine. De resto...
 
Back
Topo