1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

AntiVirus - Qual o melhor?

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por fotoluca, 11 de Outubro de 2006. (Respostas: 30; Visualizações: 3532)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. fotoluca

fotoluca Power Member

Olá a todos! :)

Estou à espera que chegue o meu MacBook...andei a pesquisar anti virus da norton e encontro 3 versões: Norton AntiVirus Mac 10, Norton Internet Security 3.0 e Norton Personal Firewall 3.0.

Gostava de saber a vossa opinião, qual é o mais indicado? Ou será que existe outro ainda melhor?

Obrigado!

2. Fcirne

Fcirne Power Member

Anti-virus? o ke é isso?

O Mac os X têm um sistema imunitário bastante eficaz...:-D :-D

Não é 100% imune mas anda muito perto....!

3. SoulGirl

SoulGirl Power Member

Já q se toca no assunto, digam-me com toda a franqueza:

Não é MESMO preciso por anti-virus? É q n desfazendo dos nossos meninos, andam pra aí uns virus mt mauzinhos e nada como ter um defensor q vá atrás deles com um PAU! :-D

4. iStarTAC

iStarTAC Power Member

Nada é impossível! No entanto é muito mais dificil fazer um virus que cause estragos no Mac OS X por causa de ser baseado no Unix. E mesmo que façam o tal vírus, é muito dificil ele "procriar" porque a percentagem de Mac OS X no mundo é muito baixa.
    Eu uso Linux a anos e nunca apanhei um virus nele, e no Mac OS X é capaz de ser a mesma coisa.
    O uso de anti-virus ou não é opção de cada um (ou quando são obrigados pela empresa).

5. johncool

johncool Power Member

Bem... pelo menos posso falar por mim: 4 anos a usar macs, e não tive necessidade de usar antivirus ;)

6. SoulGirl

SoulGirl Power Member

Devem ser influências de usar pc's desde sempre. Confesso q me faz alguma confusão n ter anti-virus. Mas se os mais entendidos dizem q n faz mal...eu confio ;)

7. lidador

lidador Power Member

A última vez que usei um antivírus foi aí por 1998 e a última vez que apanhei um vírus foi em 1994, ou assim, era um vírus simpático e quase inofensivo, ainda me lembro do nome dele, chamava-se nVir-B, e "atacou" o meu Mac Sistema 7.

No fórum da Apple ouvi (li) várias vezes os "expert" a desaconselhar o uso do Norton no Mac OS X (eu cheguei a usar no OS 9, mas ele nunca detectou vírus nenhum). No entanto é muito provável que os problemas de compatibilidade do Norton com o OS X estejam há muito ultrapassados.

No mesmo fórum li textos de algumas pessoas que aconselhavam o uso do ClamXav <http://www.markallan.co.uk/clamXav/index.php> que é um antivírus gratuito para OS X. Eu pessoalmente nunca o usei, mas se me sentisse ameaçado era capaz de tentar usar.

Última edição: 12 de Outubro de 2006
  8. Ricardo.RPL

Ricardo.RPL Power Member

@ fotoluca e SoulGirl: o próprio sistema operativo Macintosh está protegido com aquilo a que se pode chamar um "anti-vírus" built-in: o facto de ser contruído em Unix ajuda muito a dificuldade de criação de vírus eficazes, o não haver tantos programas (se é que há algum) para os contruir ou para outras acções de hacking, e até o simples facto de não ser rentável a criação de um vírus que só pode afectar, no máximo dos máximos, 6% de todos os computadores do mundo (se não me engano, 6% dos computadores são Mac).
    Claro que o Mac OS não é perfeito em termos de segurança, apesar de andar lá muito perto, mas nada o é, incluindo os anti-vírus que podes sacar, e o que não falta por aí são updates de segurança do Tiger, em que são descritas todas as novas falhas que a Apple descobriu e emendou.

Anyway, tentem ver isto desta forma: os Macs são os computadores ideais para os utilizadores intensivos da Internet: sem crashes, tecnicamente superior, com muito melhor aspecto e sem correr o risco (ou, pelo menos, com um risco muito, muito menor) de levar com um vírus em cima, ou de até de repente começar a ser controlado por outra pessoa. Dawm trojan!

9. RuiSetsFire

RuiSetsFire Power Member

Última edição: 12 de Outubro de 2006
  10. ajax

ajax Banido

Ui, isso deu pano para mangas e ainda hoje há muita desinformação.

Quanto a anti-vírus eu uso o Sophos.

11. Ricardo.RPL

Ricardo.RPL Power Member

Sim: encontrou um exploit no Mac, e abriu programas nos dois computadores para aceder ao MacBook. Agora, é ver se não acontece a mesma coisa nos PCs todos artilhados de anti-vírus, anti-trojans, firewalls, etc., e se não é bem pior e mais frequente e, já agora, sem "pedir emprestado" o computador a atacar.

12. ajax

ajax Banido

Encontrou um exploit nuns drivers wifi de um fabricante externo. Não foi demonstrado que o mesmo é possível com Airports e drivers da Apple. Cuidado com a desinformação. Não quero dizer com isto que não houve um buraco de segurança nos drivers da Apple mas nunca veio a público nem se sabe se existia.

13. metabolic

metabolic Power Member

Já agora, respondendo directamente à tua pergunta, informo-te que o Norton Internet Security é um conjunto de programas q inclui o AntiVirus e Firewall. O Norton Personal Firewall não é um antivirus mas sim uma firewall. Ou seja, desses 3 o mais indicado como antivirus é o AntiVirus Mac 10, para protecção total é o Internet Security 3 e o Firewall não se aplica no contexto de antivirus.
    De qualquer maneira sou mais um q n utiliza antivirus em mac..

Cumps

14. SoulGirl

SoulGirl Power Member

Então mas resumindo, se realmente aquela falha for real, não estamos todos em risco?
    E não há nenhuma forma de nos protegermos?
    Digo isto pq cada vez mais hoje em dia se usam ligações wireless e a ser verdade, então é um grave risco que corremos ao utilizá-las.

15. ajax

ajax Banido

Aquela falha existiu mesmo mas só foi demonstrada com uma placa wifi de outro fabricante e com drivers de terceiros. O fabricante é responsável pela segurança do software que instala.

O Macbook tem wifi incluído, Airport e os seus drivers, e nunca foi demonstrado a existência de qualquer buraco de segurança neste hardware. Isto não quer dizer que não existiu uma falha de segurança mas o importante é que parece já ter sido corrigido com o último update ao Airport (semanas atrás).

Na altura este caso foi bastante falado pois tinha sido anunciado que iriam fazer uma demonstração de um exploit semelhante em placas Airport mas foi cancelado à ultima da hora. A Apple foi rápida a lançar um update e especula-se que a Apple "negociou" o silêncio. Mas atenção, este exploit também existe em laptops não Apple. A arquitectura Centrino, parte do wifi, tem/tinha "bicho".

16. SoulGirl

SoulGirl Power Member

Esperemos então q n se alastre mais.
    Obrigada pela info ajax :)

17. gajo nú

gajo nú Power Member

Não uso disso. :)

18. WackyMac

WackyMac Power Member

Eu confesso que uso antivirus...lol...não é pork tenha medo pelo meu os...mas sim de distribuir virus a Windows users. Uso o Virus Barrier X4...tá sempre caladinho...nem se dá por ele e não atrapalha...é isso que se quer...

http://www.intego.com/virusbarrier/

Tem tido boas reviews...pena a licença ser cara...

19. fotoluca

fotoluca Power Member

Antes de mais, quero agradecer a todos pela resposta! :)

Eu fiz esta pergunta porque trabalhei em mac quando estive a estagiar em espanha e não vi antivirus nenhum instalado nos mac's da empresa. Já sabia que praticamente não era necessário...mas como li umas coisas por alto recentemente, fizeram-me pensar se agora já era recomendado.

Até chegar o meu mac ainda vou pensar mais sobre isto e com as vossas dicas vai ser mais fácil. Obrigado mais uma vez!

20. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

é obvio que o Mac OS X não é 100% seguro, mas acho que está mais seguro um utilizador de Mac sem anti-vírus do que um utilizador de pc's com anti-vírus.

meter um anti-vírus num Mac é só desperdiçar recursos....

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página