Antivírus

ALICES

Membro
Bom dia
Preciso de adquiri um antivírus "bom" para instalar no PC-Gaming do meu filho.
O pc é novo e vai ter o Windows 10.
Alguma sugestão?
Obrigada
 
o antivírus defender que já vem no windows 10 é gratuito e serve perfeitamente para o dia a dia, não é preciso mais nenhum antivírus...
 
Bom dia
Preciso de adquiri um antivírus "bom" para instalar no PC-Gaming do meu filho.
O pc é novo e vai ter o Windows 10.
Alguma sugestão?
Obrigada

Tens aqui um trial de 90 dias, aproveita que o Antivirus é Premium e geralmente oferecem 30 dias, mas como estamos na era da COVID aumentaram para 90 dias
https://www.eset.com/pt/localization/trial90/
Se poderes comprar eu recomendaria um pago que um grátis, pela simples razão que um pago tu não és o produto, no grátis és o produto.

Consegues uma chave dessas a um bom preço no Ebay ou comprando pelo site oficial ;)

De pagos tens vários Kaspersky, BitDefender, ESET, Emsisoft e GDATA consegues encontrar todos eles no Ebay a preços decentes.

o antivírus defender que já vem no windows 10 é gratuito e serve perfeitamente para o dia a dia, não é preciso mais nenhum antivírus...
Vou discordar contigo, por uma simples razão. O user mencionou "filho" porque razão recomendas o Windows Defender? Achas mesmo que protege? É um antivirus que faz de conta.

Um ransomware entra facilmente, o Windows Defender raramente detecta PUPs, tudo o que seja malware novo ou com técnicas mais avançadas para fazer bypass, o Windows Defender nem cheira de longe.
É uma proteção básica, e sendo um filho. E por desconhecendo o conhecimento do mesmo, é melhor que use um Antivirus a sério do que o Windows Defender.

IMO ;)
 
Tens aqui um trial de 90 dias, aproveita que o Antivirus é Premium e geralmente oferecem 30 dias, mas como estamos na era da COVID aumentaram para 90 dias
https://www.eset.com/pt/localization/trial90/
Se poderes comprar eu recomendaria um pago que um grátis, pela simples razão que um pago tu não és o produto, no grátis és o produto.

Consegues uma chave dessas a um bom preço no Ebay ou comprando pelo site oficial ;)

De pagos tens vários Kaspersky, BitDefender, ESET, Emsisoft e GDATA consegues encontrar todos eles no Ebay a preços decentes.


Vou discordar contigo, por uma simples razão. O user mencionou "filho" porque razão recomendas o Windows Defender? Achas mesmo que protege? É um antivirus que faz de conta.

Um ransomware entra facilmente, o Windows Defender raramente detecta PUPs, tudo o que seja malware novo ou com técnicas mais avançadas para fazer bypass, o Windows Defender nem cheira de longe.
É uma proteção básica, e sendo um filho. E por desconhecendo o conhecimento do mesmo, é melhor que use um Antivirus a sério do que o Windows Defender.

IMO ;)

Alguma prova ou factos científicos que possas partilhar sobre a performance do Defender?
Trabalho no produto mas estou aqui na "forma" pessoal, e teria todo o prazer em perceber melhor as falhas que apontas.

Nota, PUA Blocking era algo que até agora não estava disponível para consumidores. Estará na build 20H1, tal como podes ver aqui: https://www.tenforums.com/tutorials...ion-windows-10-a-post1866306.html#post1866306.

Adicionalmente, e infelizmente, o que acontece muitas vezes é que muitas das funcionalidades de Cloud Protection do Defender, acabam por ser desativadas ou "crippled" pelas ferramentas de bloqueio de telemetria que circulam por aí. Ou seja, não é bem uma comparação justa.

Por fim, existem detalhes importantes como a performance e os falsos positivos que se tem de ter em conta.

@ALICES não sei que idade tem o teu filho, mas recomendava a olhares para o Microsoft Family Safety. Uso com a minha filha de 6 anos e recomendo vivamente para quem tem crianças/filhos que usam PC's Windows.

Thanks,
anthonws.

p.s. Não estou aqui para "vender" nada. Cada um é livre e deve escolher o que melhor se adapta às suas necessidades e crenças. Apenas achei relevante deixar algumas notas e oferecer ajuda :)
 
Tens aqui um trial de 90 dias, aproveita que o Antivirus é Premium e geralmente oferecem 30 dias, mas como estamos na era da COVID aumentaram para 90 dias
https://www.eset.com/pt/localization/trial90/
Se poderes comprar eu recomendaria um pago que um grátis, pela simples razão que um pago tu não és o produto, no grátis és o produto.

Consegues uma chave dessas a um bom preço no Ebay ou comprando pelo site oficial ;)

De pagos tens vários Kaspersky, BitDefender, ESET, Emsisoft e GDATA consegues encontrar todos eles no Ebay a preços decentes.


Vou discordar contigo, por uma simples razão. O user mencionou "filho" porque razão recomendas o Windows Defender? Achas mesmo que protege? É um antivirus que faz de conta.

Um ransomware entra facilmente, o Windows Defender raramente detecta PUPs, tudo o que seja malware novo ou com técnicas mais avançadas para fazer bypass, o Windows Defender nem cheira de longe.
É uma proteção básica, e sendo um filho. E por desconhecendo o conhecimento do mesmo, é melhor que use um Antivirus a sério do que o Windows Defender.

IMO ;)

O windows defender de hoje não é mais o windows defender das versões do windows 7, 8, 8.1.

No windows 10, o windows defender está cada vez mais integrado no sistema, inclusive contém proteção contra ransomware, isolamento de cores, proteção contra o modulo TPM, etc.

Hoje em dia eu utilizo o Windows defender e olha que usei durante muitos anos o Kaspersky e Eset na versão paga. Contudo, hoje não vejo necessidade de pagar por esses antivirus, visto que o Windows Defender está bastante evoluído e otimizado nas funcionalidades do Windows 10.

Obviamente que o kaspersky e eset continuam a ter o seu lugar mas para mim o Windows Defender é mais do que suficiente.
 
Alguma prova ou factos científicos que possas partilhar sobre a performance do Defender?
Trabalho no produto mas estou aqui na "forma" pessoal, e teria todo o prazer em perceber melhor as falhas que apontas.

Nota, PUA Blocking era algo que até agora não estava disponível para consumidores. Estará na build 20H1, tal como podes ver aqui: https://www.tenforums.com/tutorials...ion-windows-10-a-post1866306.html#post1866306.

Adicionalmente, e infelizmente, o que acontece muitas vezes é que muitas das funcionalidades de Cloud Protection do Defender, acabam por ser desativadas ou "crippled" pelas ferramentas de bloqueio de telemetria que circulam por aí. Ou seja, não é bem uma comparação justa.

Por fim, existem detalhes importantes como a performance e os falsos positivos que se tem de ter em conta.

p.s. Não estou aqui para "vender" nada. Cada um é livre e deve escolher o que melhor se adapta às suas necessidades e crenças. Apenas achei relevante deixar algumas notas e oferecer ajuda :)

Não quero entrar por caminhos "negros" mas para quem conhece o lado negro da "scene", principalmente os foruns "black hat" como lhe queiras chamar. Não é novidade nenhuma que o Windows Defender é a coisa mais fácil para se fazer bypass, com técnicas avançadas por exemplo "ring0" entre outras, e até algumas bem básicas é possível dar a volta ao Windows Defender.

Eu não digo que o Windows Defender não seja bom para um utilizador que tenha conhecimentos avançados ou intermedios, mas para básicos que instalam tudo de sites como baixaki, instaladores que oferecem PUA, bloatware que muitas das vezes são detetados como PUA, o Windows Defender nem isso detecta. E se detectar é devido a já ser muito antigo ou muito conhecido.

Ransomware? Passam por ele, sem problemas. Excepto os mais conhecidos, os novos facilmente conseguem dar a volta. Como disse isto para os "hackers" é uma brincadeira, eles até agradecem só facilita o trabalho.

Por exemplo se fores pesquisar pelo Emsisoft, cujo foi um dos que lançou diversas ferramentas de desencriptação de ransomware foi ameaçado, e a sua familia também por fazer tais ações.
Se o Windows Defender fosse assim tão eficaz, a quantidade de ransomware que infecta que ocorre por dia seria muito mas muito menor.

Por vezes o Windows Defender até detecta e há casos em que mesmo detectando não consegue parar, e já e tarde demais. O Computador já foi infectado e encriptado.

Se por ventura disseres que Windows Defender é bom, só se for a versão Business o Windows Defender ATP. Ai a coisa já muda de figura.

TPM? Nem sempre funciona em todos os computadores, proteção contra ransomware? Descarrega uns Samples com Ransomware e vamos ver se não infecta em pouco tempo e as vezes até detecta mas acaba por encriptar.

Para o Windows Defender funcionar melhor, é preciso fazer hardening. Mas temos a desvantagem, porque fica paranóico.

Obs: não estou a dizer que os antivirus pagos são impossíveis de fazer bypass, mas quem conhece a "scene" sabe bem que Kaspersky, ESET, BitDefender, Emsisoft da dores de cabeça para fazer bypass, mas não é impossível.
Os antivírus são tipo anti-cheats, estas a ver o anti-cheat gratuitos blackbox? XignCode não é gratuito mas já da para ter uma noção. Para os Cheaters isso são "brinquedos", e há empresas que ainda pensam que esses anti-cheat são qualquer coisa de jeito, quando existem muitos melhores.

Trojans com processo persistente, injectados em processos svchost.exe por ai fora. O Windows Defender nem detecta, e quando detecta... só a quantidade de notificações de que foi bloqueado, e quando se clica para remover de nada adianta.

E nem falo na quantidade de PUA que entra nele... Onde no virustotal a maioria dos antivirus detecta como "PUA" e o Windows Defender nada... Ter isto no PC para um filho é um "crime". Enquanto ao que mencionaste Microsoft Family Safety, não me vou pronunciar nunca usei, nem testei (acho eu).

Por exemplo, eu tenho familiares que tem Windows Defenders e quando faço um scan com o Windows Defender detecta alguns, mas se usar MalwareBytes ou Hitman Pro, aquilo detecta 50x mais. Já vi PCs com ByteFence Anti-Malware, isso para mim é PUA / bloatware.

PCSafe é outro que a Windows Defender não detectava, nem sei se ainda detecta ou não. Tem montes.

Para finalizar, o Windows Defender não é mau. Mas não é nada por ai adiante. É perfeitamente normal que defendam o seu uso, pois quando não se tem pais, filhos a coisa fica facilitada.

E acredita que o conhecimento é uma mais valia, eu só uso Windows Defender e não tive nenhum problema até agora, é excelente. Mas para um filho? Para um pai? É a loucura, principalmente é que nem é preciso navegar para sites manhosos, sites como baixaki, softenic por ai fora é o suficiente para instalar uma carrada de bloatware e PUPs que o Windows Defender não detecta.

Depois é a tal chatice de ter limpar aquilo, e quando se corre MalwareBytes ou Hitman Pro ui ui... e nem falo naqueles PUPs persistentes que pedem para baixar ou instalar um executável, a maioria dos casos já é detectado pela maioria dos antivirus no virustotal e o Windows Defender nem ver-lo.

Provas? Samples e Samples, e vais te surpreender. Só se fizeres hardening ai poderás ver uma ligeira diferença.

Fico por aqui. Repito nada contra o Windows Defender, mas não é assim tão bom como pintam (mas em casos de utilizadores como tu, eu e outros com algum conhecimento o Windows Defender é mais que suficiente). Especialmente para quem tem filhos / pais / familiares ou amigos.
 
Eu era "cliente" do Avast (gratuito), mas comecei a chatear-me com tanta publicidade e com a história da venda de dados e acabei por comprar o Kaspersky antivirus (sem as mariquices todas do Internet Security mas que te podem interessar no caso dos miudos) e so far so good.
 
Não quero entrar por caminhos "negros" mas para quem conhece o lado negro da "scene", principalmente os foruns "black hat" como lhe queiras chamar. Não é novidade nenhuma que o Windows Defender é a coisa mais fácil para se fazer bypass, com técnicas avançadas por exemplo "ring0" entre outras, e até algumas bem básicas é possível dar a volta ao Windows Defender.

Qualquer solução é passível de ser bypassed. Principalmente quando é a mais utilizada no mundo (50% market share em Windows), o que significa que o foco em "quebrar" a mesma é maior, para maximizar o ROI.

Por favor explica o que é uma técnica "Ring 0". Para mim Ring 0 é o contexto de execução a nível hierárquico e não uma técnica.

O Windows Defender disponibiliza proteção Anti-Tampering, integração com diversos componentes lógicos e físicos, tais como Windows Defender System Guard (Virtualization Based Security) e sandboxing (o primeiro AV a oferecer true sandbox). No entanto, grande parte dos utilizadores acabam por desabilitar estas proteções, mesmo que não indiretamente (e.g. desligam VT-x ou AMD-V e Secure Boot na BIOS/UEFI)... Ou, no pior dos casos, continuam a optar pelo Windows 7 ou 8.1, onde nada disto existe. E depois voltamos ao tópico de comparação entre maçãs e bananas...

Eu não digo que o Windows Defender não seja bom para um utilizador que tenha conhecimentos avançados ou intermedios, mas para básicos que instalam tudo de sites como baixaki, instaladores que oferecem PUA, bloatware que muitas das vezes são detetados como PUA, o Windows Defender nem isso detecta. E se detectar é devido a já ser muito antigo ou muito conhecido.

Tal como referido, a proteção contra PUA será disponibilizada este mês, e fará parte do MOCAMP, pelo que todas as edições suportadas de Windows 10 terão esta funcionalidade.
De qualquer forma, PUA está muito longe de malware ou ransomware, pelo que convém relativizar o impacto do mesmo.

Ransomware? Passam por ele, sem problemas. Excepto os mais conhecidos, os novos facilmente conseguem dar a volta. Como disse isto para os "hackers" é uma brincadeira, eles até agradecem só facilita o trabalho.

Por exemplo se fores pesquisar pelo Emsisoft, cujo foi um dos que lançou diversas ferramentas de desencriptação de ransomware foi ameaçado, e a sua familia também por fazer tais ações.
Se o Windows Defender fosse assim tão eficaz, a quantidade de ransomware que infecta que ocorre por dia seria muito mas muito menor.

Por vezes o Windows Defender até detecta e há casos em que mesmo detectando não consegue parar, e já e tarde demais. O Computador já foi infectado e encriptado.

Ransomware é sem dúvida um problema, mas que não é só o Defender a ter desafios com o mesmo.
Mas, como tudo em segurança, a mesma é construída em camadas. E (quem diria?!?), a maior parte dos utilizadores desligam as ditas camadas tanto a montante como a jusante do AV/AM. Falo de coisas como User Access Control, SmartScreen (Explorer), Office macros protection, etc.
Quando as proteções equivalentes permanecem ativas e enforced quando usam um 3rd party AV/AM.

Se por ventura disseres que Windows Defender é bom, só se for a versão Business o Windows Defender ATP. Ai a coisa já muda de figura.

Não existe nenhuma diferença entre Home, Pro e Enterprise (ou até mesmo com o SKU E5), no que toca ao AV/AM engine e as suas proteções (mesmo as Cloud Protection [sandbox detonation, ML, Big Data]).

TPM? Nem sempre funciona em todos os computadores, proteção contra ransomware? Descarrega uns Samples com Ransomware e vamos ver se não infecta em pouco tempo e as vezes até detecta mas acaba por encriptar.

TPM nada tem a ver com AV/AM e as suas capacidades de deteção.

Para o Windows Defender funcionar melhor, é preciso fazer hardening. Mas temos a desvantagem, porque fica paranóico.

Obs: não estou a dizer que os antivirus pagos são impossíveis de fazer bypass, mas quem conhece a "scene" sabe bem que Kaspersky, ESET, BitDefender, Emsisoft da dores de cabeça para fazer bypass, mas não é impossível.
Os antivírus são tipo anti-cheats, estas a ver o anti-cheat gratuitos blackbox? XignCode não é gratuito mas já da para ter uma noção. Para os Cheaters isso são "brinquedos", e há empresas que ainda pensam que esses anti-cheat são qualquer coisa de jeito, quando existem muitos melhores.

Todos *são* passíveis de serem comprometidos, ponto. Tal como referido anteriormente, tem tudo a ver com Return On Investment. Quanto maior for o número potencial de vitimas, maior será o foco (e budget) para comprometer algo. Daí que o Windows tenha uma maior exposição ao risco (exposição essa que está a mudar a passos largos para Android e iOS) e subsequentemente o Defender venha por arrasto.

Trojans com processo persistente, injectados em processos svchost.exe por ai fora. O Windows Defender nem detecta, e quando detecta... só a quantidade de notificações de que foi bloqueado, e quando se clica para remover de nada adianta.

E nem falo na quantidade de PUA que entra nele... Onde no virustotal a maioria dos antivirus detecta como "PUA" e o Windows Defender nada... Ter isto no PC para um filho é um "crime". Enquanto ao que mencionaste Microsoft Family Safety, não me vou pronunciar nunca usei, nem testei (acho eu).

Por exemplo, eu tenho familiares que tem Windows Defenders e quando faço um scan com o Windows Defender detecta alguns, mas se usar MalwareBytes ou Hitman Pro, aquilo detecta 50x mais. Já vi PCs com ByteFence Anti-Malware, isso para mim é PUA / bloatware.

PCSafe é outro que a Windows Defender não detectava, nem sei se ainda detecta ou não. Tem montes.

Para finalizar, o Windows Defender não é mau. Mas não é nada por ai adiante. É perfeitamente normal que defendam o seu uso, pois quando não se tem pais, filhos a coisa fica facilitada.

E acredita que o conhecimento é uma mais valia, eu só uso Windows Defender e não tive nenhum problema até agora, é excelente. Mas para um filho? Para um pai? É a loucura, principalmente é que nem é preciso navegar para sites manhosos, sites como baixaki, softenic por ai fora é o suficiente para instalar uma carrada de bloatware e PUPs que o Windows Defender não detecta.

Depois é a tal chatice de ter limpar aquilo, e quando se corre MalwareBytes ou Hitman Pro ui ui... e nem falo naqueles PUPs persistentes que pedem para baixar ou instalar um executável, a maioria dos casos já é detectado pela maioria dos antivirus no virustotal e o Windows Defender nem ver-lo.

Já referi acima que PUA será disponibilizado este mês. De qualquer forma, é natural que essas ferramentas detetem sempre "algo". É o seu negócio no final de contas ;)

Tenho toda a minha família e amigos próximos (diversos computadores), desde os mais novos (6 anos) aos mais velhos (70), com Windows 10 e Defender AV/AM. Até hoje, zero problemas :)

Provas? Samples e Samples, e vais te surpreender. Só se fizeres hardening ai poderás ver uma ligeira diferença.
É o meu dia-a-dia :) Inclusive a fazer competitive analysis. Por isso sei bem o quão "melhores" são os restantes. A diferença hoje em dia é residual e por vezes inexistente. E os testes, independetemente de quais sejam, são muita vezes subjetivos. E a forma como são executados são depois "ajustados" para produzir optimal results ;)
Podes pesquisar sobre Synthetic Results vs Real World.

Em suma, as recomendações que deixo inúmeras vezes neste (e noutros) fóruns são muito simples:

#1 Não desativem o que não compreendem. Desativar o canal de telemetria do Windows afeta o Windows Defender, pelo que tudo o que será Cloud Protection ou até mesmo outro tipo de telemetria de segurança (importante) não será passível de ser transmitida para a Cloud e subsequentemente não receberão uma determinação sobre uma possível suspeita (e.g. ransomware/malware/etc.).
#2 Não desativem Windows Updates! É por este canal que o Windows Defender recebe atualizações, principalmente as atualizações de MOCAMP (mensalmente).
#3 Não desativem Secure Boot e outras funcionalidades de CPU/Firmware, tais como Virtualization Support (VT-X ou AMD-V).
#4 Mantenham o Windows 10 atualizado.
#5 Não usem Sistemas Operativos fora de suporte (Windows 7 ou outro qualquer).

Hth,
anthonws.
 
por aqui antivirus bitdefender free editon + malwarebytes free para fazer scans se achar necessário.

para um utilizador normal é mais que suficiente, na minha opinião.

só não uso o defender porque usa mais recursos e mais falsos positivos.
 
@anthonws e além do Windows Defender, que soluções pagas/free recomendas?

A que achares que for melhor para ti :)

por aqui antivirus bitdefender free editon + malwarebytes free para fazer scans se achar necessário.

para um utilizador normal é mais que suficiente, na minha opinião.

só não uso o defender porque usa mais recursos e mais falsos positivos.

Interessante. Os testes independentes dizem exatamente o contrário ;)

https://www.av-test.org/en/antiviru...20/bitdefender-internet-security-24.0-200506/
https://www.av-test.org/en/antiviru...february-2020/microsoft-defender-4.18-200515/

Defender Performance (Jan/Feb 2020) - 6.0/6.0
Bitdefender Performance (Jan/Feb 2020) - 5.5/6.0

Defender Usuability (FP's) (Jan/Feb 2020) - 6.0/6.0
Bitdefender Usuability (FP's) (Jan/Feb 2020) - 5.5/6.0
 
esses testes não me dizem nada..
a experiência que tenho como utilizador é que me interessa.
Compreendo.

Mas ainda bem que existem métodos científicos para provar algo. Observar apenas não chega :)

4100bb1759822739546b1e01c77733a3.jpg
 
Uso o Norton e estou bastante satisfeito. Usei durante muitos anos o Kaspersky e saltei para o Norton e digo vos já que é muito superior ao kaspersky
 
Uso o Norton e estou bastante satisfeito. Usei durante muitos anos o Kaspersky e saltei para o Norton e digo vos já que é muito superior ao kaspersky

Lamento-te informar, talvez para ti é superior. Mas no geral o Kaspersky é uma suite bastante conhecida, é muito completa e em termos de funcionalidade e desinfetação (rollback) é superior.

Concordo que o Kaspersky seja pesado e não seja muito leve em computadores com recursos limitados em termos de hardware. No entanto não deixa de ser melhor que o Norton.

Norton já foi famoso, agora ficou com bastante má reputação no passado devido a ser bastante pesado, e com desempenho aquem do esperado. Hoje parece estar melhor.

Ainda assim Kaspersky em termos de deteção, remoção e funcionalidades é muito mas muito mais completo que o Norton, IMO.

Alias ESET, BitDefender e Emsisoft estão a crescer e a marcar presença no mercado, ESET é bastante conhecido por ser bastante leve e ter uma taxa de deteção boa.

GData é um dos que esta aparecendo ai, quando anunciaram o DeepRay (< podes ver como funciona a tecnologia) melhorou muito e em vários aspectos como podes ver AQUI (se tiveres curiosidade)

Isto claro, eu só posso falar daquilo que já usei. E sim já usei ESET, Kaspersky, BitDefender, Norton na versão paga. E posso te dizer com muitas certezas o GData esta a evoluir e esta muito acima do Norton IMO. ;)

Emsisoft não vou falar pois só usei versão gratuita, mas o trabalho deles tem sido fenomenal na disponibilização de soluções contra Ransomware, há quem os considere "experts" em ransomware ;)
 
Tive durante 1 ano, de oferta com a compra do portátil, o Norton Internet Security.

Agora está lá o Windows Defender em parceria com o Microsoft Family Safety.

O miudo entra na área dele, sem permissões de administração.

Até agora sem problemas.
 
Back
Topo