Anúncios Apple: Macs (outubro/2024)

Bom o M4 pro é o maior salto que deve ter tido desde o M1 pro
10 P + 4E, 273 GB/s e até 64GB RAM? é basicamente um M3 max!

Quero ver e como aquele corpinho pequeno vai dissipar o calor todo deste animal ahaha

M4 max deve vir ai com 16P cores facil

Gostei do design que colocaram no novo Mac Mini.

O iMac continuo sem perceber o porquê de colocar o ecrã maior um bocado para forretas dos olhos como eu que prefere algo maior (já sei que provavelmente 24 para 27 não se iria notar)

Se tivesse a cor preta no iMac talvez...talvez...mas para já vou continuar com o meu 5K 27 que ainda está para as curvas com os upgrades de NVME e memória.

Bom, nem tudo são rosas, o botão de power está por baixo da maquina... sim terão que levantar o gajo para ligar...

Perderam a oportunidade de por um botão no topcase com touch ID integrado.

As configs de memória que são curiosas pro M4, porque passa direto de 24 para 48 GB... Estranho não ter 32 GB.

agora quem não precisar de bateria e tal, é muito melhor deal que um MBP, pelos mesmos 2000$ tem 48GB e 1TB SSD vs prováveis 24GB/512 do MBP M4 pro base.

Agora a config "overpower" disto que fica com specs boas, 14 cores, 64GB e até 8TB de storage, sinceramente acabou de matar o Mac Studio até este ser atualizado pro M4 Max/Ultra...

Esta config vai detonar o M2 max, só perdendo pro Ultra e mesmo assim...

EDIT: pelo mesmo preço de 2000$ o Mac Mini tem mais 16GB ram, mais 2 p-cores e muito melhor IPC e clocks, NPU mais rapida e claro mais eficiente e pequeno, só perde coisas como 10 gigabit lan (+100$), leitor de cartões (que foi uma regressão perante o mac mini anterior)

O GPU que é 20 cores vs 30 cores, ma no final com as melhorias de IPC e tal deve ficar ela por ela.

Última edição:
Bom, nem tudo são rosas, o botão de power está por baixo da maquina... sim terão que levantar o gajo para ligar...

Perderam a oportunidade de por um botão no topcase com touch ID integrado.

As configs de memória que são curiosas pro M4, porque passa direto de 24 para 48 GB... Estranho não ter 32 GB.

agora quem não precisar de bateria e tal, é muito melhor deal que um MBP, pelos mesmos 2000$ tem 48GB e 1TB SSD vs prováveis 24GB/512 do MBP M4 pro base.

Agora a config "overpower" disto que fica com specs boas, 14 cores, 64GB e até 8TB de storage, sinceramente acabou de matar o Mac Studio até este ser atualizado pro M4 Max/Ultra...

Esta config vai detonar o M2 max, só perdendo pro Ultra e mesmo assim...

EDIT: pelo mesmo preço de 2000$ o Mac Mini tem mais 16GB ram, mais 2 p-cores e muito melhor IPC e clocks, NPU mais rapida e claro mais eficiente e pequeno, só perde coisas como 10 gigabit lan (+100$), leitor de cartões (que foi uma regressão perante o mac mini anterior)

O GPU que é 20 cores vs 30 cores, ma no final com as melhorias de IPC e tal deve ficar ela por ela.
Para as vezes que se desliga o Mac e com o peso dele, não me parece que o botão vá ser problema.

O Mac mini está muito interessante. Primeiro encolheu como esperava. Não havia qualquer razão para se manter com o formato antigo.
O botão por baixo não lembra ao diabo mas ok. Só se for a piscar os olhos a usarem em datacenter. Mas sofre toda a gente por causa disso? Também não faz sentido porque colocando o botão atrás também resolvia.

A RAM mínima passou para 16GB o que no mundo dos Macs merece uma celebração. Eu sei, estamos a dizer isto no final de 2024, mas algum dia ia chegar essa notícia :D.

Um outro ponto é que no final de 2024 é o melhor computador com ARM que anda aí. Está é basicamente "fechado". E sim conheço o Asahi Linux.

Quero ver o que vão lançar amanha e muito curioso para ver mais informação. Este parece ser um mac mini muito interessante mesmo.

Aproveitando esta deixa e fiquei a pensar. Solicitei ajuda do ChatGPT, pois é para isso que serve.

Tendo em conta o Mac mini com M2, tem um consumo de 7W. Deduzo que seja 7W por hora.
Colocando em cima da mesa que iriamos deixar ligado todo o dia, ou sea, 10h mais que o normal (desligávamos quando fossemos dormir).

Por ano, teremos um consumo extra dessas 10h de:
25,55 kWh, se o kWh custar 0,19€, temos o custo de 4.85€/ano.

Se as contas estiverem bem, parece-me um custo bastante residual. Se falarmos em desperdício de energia, a questão aí já é outra.

Realmente, o base com 16/256 a 609€ é um valor imbatível para a potência do bicho, e sendo um desktop dá sempre para colocar um SSD externo sem stress. É de pensar...

Aquelas opções de SSD de 4 e 8 TB é totalmente nonsense dado o preço. Dado ser um desktop e tem Thunderbolt, é meter uma NVME numa caixa externa e siga viagem. Eu mesmo tenho uma que foi barata e bate em 1 GB/s de transferencia. Ainda por cima suporta Thunderbolt 5, até um NVME 4.0 vai suportar sem espinhas.

É tão absurdo que com o preço do upgrade para 8 TB, dá para comprar outro mac mini e ainda sobra para um SSD ahaha

Mesmo que se não desligue muito a maquina (eu mesmo quase nunca desligo meus computadores, é sleep all the way), ter o botão ali é um péssimo UX, porque não deixou atrás como antes?
Talvez com "memória" se consiga passar o dedo por baixo e ligar sem "levantar", mas convém deixar a máquina acessível.
Vai pro de 512, mesmo com SSDs em caixas externa, é muito pouco... Eu no meu macbook do work já uso 200Gb de mínimo...

Back