Anúncios Apple: Macs (outubro/2024)

Este Mac mini está bastante interessante.

Para quem compra dispositivos Apple fora de Portugal, onde acham que é mais provável ter bons descontos daqui a uns meses?

Outra questão, como funciona o acordar do sleep nos Mac quando se usa teclado e raro externos? Acorda bem ao mexer no teclado ou rato, ou temos mesmo que ir ao botão do Mac?
Eu que vi o evento e nunca tive um dispositivo Apple fiquei super tentado em comprar e juntar-me ao pessoal ahhahaha
É algo tão poderoso em tão pouco espaço... O grande problema são os preços, sendo que o produto é cá taxado, sobe astronomicalmente. Era bom que desse para comprar a um valor justo.

O mais perto fora do mundo apple será quando a AMD lançar o Ryzen Ai Max, porém dificilmente vais ver isso em mini PCs, ficando em portáteis.

Ainda assim uma maquina com isso será maior, do tamanho do mac mini antigo e ainda vai usar power brick externo porque será um APU de 120w ou mais, especialmente na versão 16 cores.

O M4 pro neste enclosure apertado não deverá consumir mais que 40-50w e mesmo assim desconfio que vai ficar limitado em load pesado.
Estou mortinho para saber como vai ficar em termos de thermals, tendo em conta que é um espaço super pequeno, em que pelo percebi são duas placas em sandwich, com algum refrigeramento, como também espero por algum teardown.

Este Mac Mini M4 Pro parece ser um monstro de performance em tamanho pequeno.

Conseguir meter um M2 Ultra numa caixinha destas dois anos depois é de descarado.

Vamos ver.

A performance do Mac mini vai ser engraçada vai. Eu acho que muitas pessoas ainda não perceberam bem a dimensão do Mac mini e a performance daquilo.
Se não for desta vez que vendem Mac minis às paletes então não sei quando é.
Quero ver os benchmarks todos organizados por gerações para ver os saltos de performance.
Em 2 anos o M4 Pro ter a performance do M2 Ultra é um salto a sério. E falta sempre olhar para o consumo dos M. É ridículo para a performance que têm.

Este lançamento deixou-me indeciso entre um Mac mini com M4 Pro e 64GB RAM e um MacBook Pro com M4 Pro e 48GB RAM para reformar o meu iMac velhinho.

Ainda não me decidi no formato, mas vamos ver o que dizem as reviews.

Eu quero voltar ao macOS, portanto, a minha prenda de anos/Natal será um Mac Mini M4 base.
Será a peça final para o combo com o iPad Pro M4.

Para browsing, filmes/séries (que depois vou transportando entre escritório e sala), livestream, edição do podcast, edição de vídeo e edição de fotografia será mel! Vai deslizar melhor que manteiga em dias de Verão!

EDIT: Seria engraçado transportar o Mac mini + iPad. Alimentar o Mac mini com uma powerbank e arranjar maneira de ligar o iPad como monitor, como o Duet ou via USB Capture Card (via HDMI) e pelos vistos usar Orion para mostrar a imagem no iPad.

Última edição:
E vai ficar mais pequeno quando for alimentado por usb-C.
preferia manter o mesmo tamanho, com isso o espaço da fonte seria usado para um cooler melhor e/ou uma bateria por exemplo...

Eu acho que a falta de uma bateria, mesmo que pequena, torna o Mini uma opção menos apelativa que um macbook pro equivalente, porque em caso de falhas eletricas, perdes tudo e tem que comprar UPS...

Com bateria, ficava com uma mobilidade ainda melhor por ser mais leve que um macbook se a pessoa trabalha hibrido e tem monitor em cada lugar.

Eu seria um destes e ainda tenho um monitor USB para viajar (com um mini talvez comprasse dois ou um monitor portátil maior)

Última edição:
Duvido muito que isto vá vender as paletes como dizem aí em cima.
Só o modelo base é um bom negócio.
E só acaba por ser um bom negócio para quem já tem um teclado e um monitor, para quem for comprar o conjunto todo, deixa de ser apelativo e provavelmente acabam por comprar um Macbook Air, mesmo este tendo um SOC inferior.

Ainda assim, possivelmente irei comprar um modelo base para o escritório.
16Gb chegam bem para office e browser, 256SSD também dá, já que agora também é possível instalar app em discos externos.

Este Mac Mini M4 Pro parece ser um monstro de performance em tamanho pequeno.

Conseguir meter um M2 Ultra numa caixinha destas dois anos depois é de descarado.

Vamos ver.
Não esquecer que o M2 ultra ainda deve superar em GPU power e suporta 192 GB memória.

Outra coisa, o Mac Studio tem muito melhor cooler, em load sustentável, é certo que o M2 max/ultra vai dar cartas e o Mini é capaz de dar thermal throtle.

Mas é estranho a Apple simplesmente não fazer nada com a linha mais profissional e provavelmente só na WWDC que devem ser atualizado, ou seja até lá ou compra uma maquina "ultrapassada" ou espera ou compra um mini/ macbook pro.

Eu gostaria de ver entretanto um Mac Pro que fosse realmente o abuso, dual M4 ultra e de socket. E deviam pegar a tech dos GPUs deles e desenvolver placas MPX para quem quiser ainda mais gpu muscle. Desenvolviam um chip com 64 GPU cores, que metiam 2 por placa e assim com 2 placas MPX, seria um total de 256 gpu cores + 160 do dual M4 ultra, man isso era um monstro de processamento grafico :D

E claro, alimentado por HBM3E/4 e ainda assim o consumo disso deve por as nvidias no chinelo.

É que olhando o Mac Pro atual, para quem aquilo serve? não podes por GPUs, a placa de vídeo não existe mais porque o M2 ultra já tem os encoders/decoders todos e o M4 ainda melhorou bastante isso e para storage, com thunderbolt 5.0, o céu 'é o limite, pode muito bem continuar tendo enclosures com o mesmo form factor do Mac Studio e storage a sério com segurança se faz com NAS e quem tem orçamento para estas maquinas, pode e deve investir num QNAP ou Synology envenenados com 10 gigabit e o caraças.

Claro que o Mac Studio só não existe 2 slots M.2 porque a Apple não quer, dá jeito vender 8TB SSD quase ao preço de 4x 8TB WD SN850X (650$ cada)

Última edição:
Qual o macbook pro mais equilibrado neste momento?

Andei a ler e ver uns videos, mesmo antes de sair e parece-me de todo que o macbook M4PRO logo o primeiro com 24G de memória e 12 + 16 núcleos aquele que poderá ser o melhor em termos de preço/performance e longevidade. 2.329 euros.....é caro, mas eu já tive windows no ultimo ano e pronto, eu gosto é deste sistema, em portáteis não tem volta a dar. Apesar de existir por ai lunar lakes e o camandro, estes portáteis são sempre o melhor de todos.

os 24G de memória falam que pode dar jeito para a futura IA que pode chegar um dia...sabe-se lá.

O M4 base tb chega e sobra, mas depois fica sempre aquele peso, por não ter subido mais um pouco, alguns sabem do que falo.

Só tenho pena que não tenha OLED, mas tb deviam encarecer muito mais tal como os ipads.

Qual o macbook pro mais equilibrado neste momento?

Andei a ler e ver uns videos, mesmo antes de sair e parece-me de todo que o macbook M4PRO logo o primeiro com 24G de memória e 12 + 16 núcleos aquele que poderá ser o melhor em termos de preço/performance e longevidade. 2.329 euros.....é caro, mas eu já tive windows no ultimo ano e pronto, eu gosto é deste sistema, em portáteis não tem volta a dar. Apesar de existir por ai lunar lakes e o camandro, estes portáteis são sempre o melhor de todos.

os 24G de memória falam que pode dar jeito para a futura IA que pode chegar um dia...sabe-se lá.

O M4 base tb chega e sobra, mas depois fica sempre aquele peso, por não ter subido mais um pouco, alguns sabem do que falo.

Só tenho pena que não tenha OLED, mas tb deviam encarecer muito mais tal como os ipads.
Boas,

Assumindo que realmente usarás o mesmo para trabalho, é olhares para os preços a pagar por X upgrade e olhar para os programas que usas e por quanto tempo queres manter o mesmo!

Olhando para o de Base CPU-12 / GPU-16 / 24GB / 512GB... logo no primeiro salto do CPU e GPU para 14/20, são 270€, a RAM aqui no de base, apenas podes passar para o de 48GB e não pelo de 36GB, por isso, dobro da RAM + 460€... para o dobro da Storage, 232,52€...

Muito sinceramente, há velocidade a que a Apple anda a evoluir os seus chips, poderemos ter novamente saltos bastante bons na altura do M6/M7... como referi anteriomente, a não se que queiras alguma maquina para heavy duty, o de base faz muito!

Os upgrades tornam-se dificieis de se justificar, se não usares o mesmo para trabalhos pesados! O mesmo para a portabilidade de um Macbook...

Segundo os rumores, só lá para 2026 é que teremos o Macbook com ecrã Oled e novo design, etc... quanto a preços, já se pode prever que não serão os mesmos que os atuais preços de base!

Respondendo à tua questão inicial, é dificil haver um Macbook Pro a um preço/uso equilibrado, pois quem procura por um, é para termos profissionais e portabilidade do mesmo! Uma vez que é complicado alguém só porque sim, gastar 2k€ num Macbook Pro M4 para coisas banais... Words, ver videos, web browsing... digo eu! Com ou em carteira, eu faço compras racionais!

A questão que te faço é, para que uso terá o mesmo? Que programas, etc???

Cumps, Wolf

Última edição:
Este lançamento deixou-me indeciso entre um Mac mini com M4 Pro e 64GB RAM e um MacBook Pro com M4 Pro e 48GB RAM para reformar o meu iMac velhinho.

Ainda não me decidi no formato, mas vamos ver o que dizem as reviews.
Para quem tem um iMac é porque não tem necessitado de um portátil, o Mac mini é uma excelente opção. E já tens os periféricos.

Eu quero voltar ao macOS, portanto, a minha prenda de anos/Natal será um Mac Mini M4 base.
Será a peça final para o combo com o iPad Pro M4.

Para browsing, filmes/séries (que depois vou transportando entre escritório e sala), livestream, edição do podcast, edição de vídeo e edição de fotografia será mel! Vai deslizar melhor que manteiga em dias de Verão!

EDIT: Seria engraçado transportar o Mac mini + iPad. Alimentar o Mac mini com uma powerbank e arranjar maneira de ligar o iPad como monitor, como o Duet ou via USB Capture Card (via HDMI) e pelos vistos usar Orion para mostrar a imagem no iPad.
Eu não hipotecava o iPad para monitor externo. Tens monitores externos bons e baratos.

Duvido muito que isto vá vender as paletes como dizem aí em cima.
Só o modelo base é um bom negócio.
E só acaba por ser um bom negócio para quem já tem um teclado e um monitor, para quem for comprar o conjunto todo, deixa de ser apelativo e provavelmente acabam por comprar um Macbook Air, mesmo este tendo um SOC inferior.

Ainda assim, possivelmente irei comprar um modelo base para o escritório.
16Gb chegam bem para office e browser, 256SSD também dá, já que agora também é possível instalar app em discos externos.
Compreendo que para quem precise de comprar o teclado seja mais uma despesa. Mas em termos de performance/consumo a proposta é muito boa. O MacBook Air é uma opção mas são usos diferentes e SoCs diferentes. Cada um tem que decidir.

@Wolfblue , ao fazeres essa pergunto tb questiono para quem usa iphones 16 pro max ou qq outro topo de gama se tira partido deles? De certeza que um telemóvel de media gama tb chegava perfeitamente.

Eu falei dos modelos bases de tabela sem mexer em mais nada.

Mas eu respondo, nunca tiro real partido dos equipamentos que tenho, de nenhum mesmo, fiquei ou habituei me mal a usá-los durante muitos anos que realmente ir para baixo, nao fico satisfeito.

Mas tb só os tenho pq ainda posso, senão, nao os tinha. E depois é um gosto, um vicio que tenho pela tecnologia, que me faz andar neste forum há quase 25 anos.

Acredito que o Mac MIni M4 base vá vender às paletes, como também as melhores versões, mas lá fora claro, cá o publico para esse tipo de valores não é dos maiores, só se for para empresas.
Eu fiquei mais que contente com esta "entrada", algo tão pequeno e tão podereso, é surreal. Mas agora também deixam vir os benchamarks e testes para martelar bem o Mac Mini e ai sim tirar conclusões.

Já agora, se alguem conseguir ajudar, exite alguma possibilidade de pagar o valor que alguem nos US pague, ou perto? Para fugir às taxas ridiculas, ou pelo menos a alguma parte? Para o Mac MIni M4 base, por exemplo.

Obrigado desde já.

@Wolfblue , ao fazeres essa pergunto tb questiono para quem usa iphones 16 pro max ou qq outro topo de gama se tira partido deles? De certeza que um telemóvel de media gama tb chegava perfeitamente.

Eu falei dos modelos bases de tabela sem mexer em mais nada.

Mas eu respondo, nunca tiro real partido dos equipamentos que tenho, de nenhum mesmo, fiquei ou habituei me mal a usá-los durante muitos anos que realmente ir para baixo, nao fico satisfeito.

Mas tb só os tenho pq ainda posso, senão, nao os tinha. E depois é um gosto, um vicio que tenho pela tecnologia, que me faz andar neste forum há quase 25 anos.
Num 16 PM tens sempre uma das melhores câmaras do mercado. Mesmo que não uses o telemóvel ao máximo tens sempre isso.
O portátil só compensa comprar caso dês uso ao mesmo. A diferença entre o air e o pro são os 120hz e muito mais coisas. Mas essas “coisas” não são úteis a pessoas que não utilizem muitos cores ou gpu.
Recomendo sempre experimentar um air e ver se serve. Se não servir passa-se para um pro.
No meu caso eram só mesmo os 120hz. Eu sou professor e o máximo que faço no portátil é preparar aulas e dar notas no Excel :)

Num 16 PM tens sempre uma das melhores câmaras do mercado. Mesmo que não uses o telemóvel ao máximo tens sempre isso.
O portátil só compensa comprar caso dês uso ao mesmo. A diferença entre o air e o pro são os 120hz e muito mais coisas. Mas essas “coisas” não são úteis a pessoas que não utilizem muitos cores ou gpu.
Recomendo sempre experimentar um air e ver se serve. Se não servir passa-se para um pro.
No meu caso eram só mesmo os 120hz. Eu sou professor e o máximo que faço no portátil é preparar aulas e dar notas no Excel :)
Ainda vou ver que fazer, nem que mande vir um só para tirar umas teimosias.

Mas isso dos 120hz digo já que para mim é relevante e a qualidade do ecra igual. Já muitos windows tem ecras de 90 e 120hz, só estes paralas ainda nao colocaram nos air e no iphone 16 normais.

Back