Anúncios Apple: Macs (outubro/2024)

Já recebi a notificação de entrega para amanhã! :)
Alteração....tinha recebido da apple entrega para amanhã, mas agora recebi da UPS Email para dia 11, 2ª feira.

Lembro-me que a UPS entregava no dia seguinte mesmo aqui em Évora, a DHL é que por vezes passava para o dia seguinte, vamos ver amanhã, mas já fiquei com duvidas...sempre tinha tempo no fds para configurações.

Impressionante que chegam rápido, mas a empresa me disse que se quiser um M4 pro terei que esperar até Março.

depois postem fotos e um feedback.

não terei paciencia para isso não, já tenho 3 meses de atraso para trocar o Intel 2019 :D

Já tem um teardown parcial
https://x.com/ohgkg/status/1854859167213011199?s=48&t=bKFfKkw_Mrojz5P-fSMjeQ

- parece tranquilo de limpar o cooler e o dissipador, não tem que desmontar tudo e mais alguma coisa, porém por ser colado o fundo, provavelmente se perde a garantia. Troca de pasta térmica que provavelmente terá que tirar a logic board fora.
- O SSD não é soldado, o que vai facilitar um pouco em caso de avarias ou upgrades aftermarket, porém tal como no Mac Studio, é formato proprietário e precisa de DFU restore para repor as chaves de encryptação. Mas o mesmo dude nem perdeu tempo, agarrou na maquinaria mágica de soldar, sacou fora os 2 chips de 128GB e soldou novos de 1 TB e com isso ficou com 2TB na máquina :D

https://x.com/ohgkg/status/1854866103786447161?s=48&t=bKFfKkw_Mrojz5P-fSMjeQ

para min isso é quase mágica :D não deve ser barato, mas de certeza BEM menos que pagar 800$ que a apple pede por míseros 2TB.
Claro que a garantia deve ser perdida, ou seja depois de um ano, é mandar o mini para um destes dudes e sair de lá com 2TB e maquina aguentando mais uns anos. Se calhar até é bom comprar já com 24 ou 32GB (que aqui não tem jeito mesmo) e deixar os 256GB de base.

Só de pensar que tenho 4TB no meu desktop de nvme e dos bons e não gastei nem metade disso :facepalm:

Última edição:
Alteração....tinha recebido da apple entrega para amanhã, mas agora recebi da UPS Email para dia 11, 2ª feira.

Lembro-me que a UPS entregava no dia seguinte mesmo aqui em Évora, a DHL é que por vezes passava para o dia seguinte, vamos ver amanhã, mas já fiquei com duvidas...sempre tinha tempo no fds para configurações.
Pois o meu chegou ao Prior Velho às 9.15 da manhã e nao saiu do contentor....lol.
Pois assim o interior do pais fica cada vez pior. Uma vergonha, tanta coisa que mandei vir e chegava sempre no dia seguinte.

Por aqui também não anda famoso nas entregas, comprei uns acessórios na Apple, por DHL, fiquei em casa ontem à espera que chegassem, recebo mensagem a dizer que deixaram numa loja de informática na rua abaixo da minha porque "não foi possível entregar"... enfim, até tenho algum receio de encomendar o MacBook.

Seja como for, as reviews estão a aparecer e parece-me tudo muito bom... a considerar entre o M4 e o M4 Pro, mas como será sempre uma máquina secundária o M4 fará mais sentido e até tem mais 2h de bateria. Vamos ver...

Quando começarem a chegar as vossas máquinas (sejam quais forem) toca a colocar fotos e feedback! :)

Agora é o hype da nanotextura, deve ser até se fartarem. Nas como não vi nenhum, tb não vou dizer mais nada.

Mas já li que se pode perder definição nos textos e os pretos não ficarem bem pretos, o que por defeito, logo por não ser oled, já nao serão assim tao perfeitos.

Boa noite.
Não me levem a mal a pergunta que vou fazer mas gostava de ler as vossas opiniões.
Qual a vossa escolha entre estas 2 opções:

- Macbook Air M3 de 8/256gb por 1149€
- Macbook Air M2 de 8/512 por 999€

Obrigado!

Continuo a detestar o Jack para os speakers/headphones á frente, ou vá ... só a frente.
O speaker interno (que nunca irei usar) é muito superior ao anterior mas continua a ser muito mau.

O tao esperado teardown do mac mini m4

Impressionante que chegam rápido, mas a empresa me disse que se quiser um M4 pro terei que esperar até Março.

depois postem fotos e um feedback.

não terei paciencia para isso não, já tenho 3 meses de atraso para trocar o Intel 2019
:D

Já tem um teardown parcial
https://x.com/ohgkg/status/1854859167213011199?s=48&t=bKFfKkw_Mrojz5P-fSMjeQ

- parece tranquilo de limpar o cooler e o dissipador, não tem que desmontar tudo e mais alguma coisa, porém por ser colado o fundo, provavelmente se perde a garantia. Troca de pasta térmica que provavelmente terá que tirar a logic board fora.
- O SSD não é soldado, o que vai facilitar um pouco em caso de avarias ou upgrades aftermarket, porém tal como no Mac Studio, é formato proprietário e precisa de DFU restore para repor as chaves de encryptação. Mas o mesmo dude nem perdeu tempo, agarrou na maquinaria mágica de soldar, sacou fora os 2 chips de 128GB e soldou novos de 1 TB e com isso ficou com 2TB na máquina

https://x.com/ohgkg/status/1854866103786447161?s=48&t=bKFfKkw_Mrojz5P-fSMjeQ

para min isso é quase mágica
não deve ser barato, mas de certeza BEM menos que pagar 800$ que a apple pede por míseros 2TB.
Claro que a garantia deve ser perdida, ou seja depois de um ano, é mandar o mini para um destes dudes e sair de lá com 2TB e maquina aguentando mais uns anos. Se calhar até é bom comprar já com 24 ou 32GB (que aqui não tem jeito mesmo) e deixar os 256GB de base.

Só de pensar que tenho 4TB no meu desktop de nvme e dos bons e não gastei nem metade disso
Isto está uma obra de arte!!
A questão do disco é muito boa, ainda bem que o fizeram, daqui a pouco certamente aparecem os adaptadores de discos M.2 para o da Apple, e se calhar até já existem de anos anteriores.

Só de pensar que podia ficar ai mais pequeno... Bem que poderiam trocar a fonte que fizeram no fundo, por uma externa. Ai sim ia ser brutal.

Última edição:
Adaptadores para M.2 não deve existir, de lembrar que o controlador do SSD está no processador, a placa só tem os NANDs... O que deve aparecer é SSDs after market ou como disse acima, os dudes com capacidade para trocar as nands diretamente :D

Sobre a fonte, preferia que fosse USB-C, sim tem um trambolho do lado de fora, mas os macs já tem isso, o carregador de 70W ocupa pouco espaço e poderia alimentar o mac mini com um monitor...

mas o tamanho dele é otimo, o espaço extra de tirar a fonte, eh pah poderia ser usado para um cooler melhor, por uma bateria, um leitor de cartões, um segundo SSD...

Boa noite.
Não me levem a mal a pergunta que vou fazer mas gostava de ler as vossas opiniões.
Qual a vossa escolha entre estas 2 opções:

- Macbook Air M3 de 8/256gb por 1149€
- Macbook Air M2 de 8/512 por 999€

Obrigado!

De relembrar que o M3 suporta dois monitores externos (com a tampa fechada), enquanto que o M2 só suporta um externo + o embutido no laptop. Não sei se é importante mas fica o aviso. :)

Back