1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ao fim de anos consegui o que achava impossível

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por White Cupra, 24 de Maio de 2009. (Respostas: 22; Visualizações: 1573)

1. White Cupra

White Cupra Power Member

Pois é amigos, ao fim de annos a pensar, e tentar entrar no mundo do linux, acho que já abri a porta e consegui por cá o primeiro pé...

Hoje consegui ganhar "tomates" e instalei o Ubuntu 9.04. (no passado as minhas outras 2 tentativas não foram bem sucedidas)

Apanhei o meu portátil do qual já não andava a fazer-lhe muito uso, visto ter outras 2 máquinas, então decidi formatar e pimba...

Instalou tudo muito giro, mas tendo em conta que estou com um Portátil LG Centrino 1.6 e Zon Wireless em casa, visto que o portátil acede á net por esta via. Deparei-me com este problema, mas consegui sozinho configurar a net e cá estou eu na minha primeira vinda ao fórum em linux.

O problema que tenho para já, é que não tenho som...

Fui á parte do sistema e testar, e não reproduz nenhum som.

Como conseguir isto a por som???

Agradeço a vossa ajuda amigos, e espero que isto seja as primeiras horas de uma longa vida com linux :)

2. tmafcerqueira

tmafcerqueira Power Member

Duvido que seja este problema, mas tenta o seguinte:
    abre uma consola e escreve alsamixer. Ve se tens algum canal muted. Tipo master ou pcm. Mas nao deve ser nada disto... O ubuntu 9.04 tem uns problemas no som, ao que parece (nao uso ubuntu).

3. White Cupra

White Cupra Power Member

Última edição pelo moderador: 24 de Maio de 2009
  4. skorzen

skorzen Power Member

MM = mute.

Pelo que li, precisas (no mínimo, claro) da versão 1.0.9 do ALSA e a 2.6.12 do kernel. O suporte é porreiro.

5. White Cupra

White Cupra Power Member

Xiii agora é que arrumaste cmg... vou tentar descubrir como actualizar isso... :)

6. volcanlx

volcanlx Power Member

Já foste ao sistema > preferências > som
    vai lá e mexer um bocado nas configs para ver se algo funciona.

7. White Cupra

White Cupra Power Member

Sim amigo, já la andei a ver isso.

Esta tudo em autodetect, mas ja mudei e fui tentando.

Ao que parece vou ver mesmo isso do update...

8. vascorama

vascorama Power Member

Tive esse problema nun Asus N10, mas foi com o ubuntu 8.10...com o 9.04 já testei em 4 portáteis distintos e tudo funciona, à excepção dum bug na placa wireless do N10 que nalguns routers com wpa não autentica...

9. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Se disseres qual é o modelo do portátil ajuda bastante :P

10. White Cupra

White Cupra Power Member

o meu é o LG LW60

Ando a ler segundo a minha pesquisa que uma das soluções é fazer o seguinte:

Uns dizem que conseguiram resolvendo em vez de colocar model=lg colocaram model=minimal.

Temos de reiniciar o linux??

Vou testar agora para ver se consegui alguma coisa.

Isto porque vim a perceber e segundo queixas, que o som trabalha ligando uns auscultadores, e os speakers internos é que não.

Volto já

11. White Cupra

White Cupra Power Member

Bem, sinceramente não consegui colocar o som a funcionar :(

12. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Encontrei algumas referências
    http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=326294
    http://www.progsoc.uts.edu.au/~rheise/LW60/

e
    http://edivaldo.wordpress.com/2007/05/05/problemas-com-som-complemento/

13. White Cupra

White Cupra Power Member

Antes de mais os meus agradecimentos APLinhares.
    Finalmente consegui algum progresso.

Sinceramente depois de ter lido várias coisas nada tinha conseguido.

Abri a consola, e fiz:

A seguir dentro da janela que abriu chapei lá com o seguinte:
    Reiniciei... e nada fez.... fiquei desesperado

A seguir decidi fazer o que estava no tópico http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=32629
    o que infelizmente praticamente nada tinha entendido, decidi fazer:

Qual o meu espanto quando o speaker do lado esquerdo começa a dar ruido, e pouco depois alternar com o da direita.... wooooooow

Ok, até aqui tudo bem... nunca mais párava o som, e fechei a janela da consola pq nao conseguia interromper o teste.

Bem decidi, vamos ao youtube que é o que está mais á mão e vamos ver se o som dá...

Resultado... o som dá... mas vim a descubrir que os controladores do mixer, nada fazem.. posso por em mute, como baixar ou aumentar o volume que ele continua a dar som como se não lhe tivesse mexido...

Faço mute... e ele continua a tocar.... okkkkkkk e agora????

Bela saga e belo serviço em que me vim meter...

:(

E depois disto acabo de descubrir outra... graças ao youtube para vir "ouvir" acabei por ver que a imagem dos videos mesmo já carregados são reproduzidas com "breaks" como se o computador se engasgasse.... estranho... não é suposto o linux até ser mais leve que o windows ? e mais rápido?
    Não foi isso que constatei agora :(

14. White Cupra

White Cupra Power Member

Ai jasus ma valha onde eu me vim enfiar!!!!

LoL...

é a 3ª tentativa de vir para o Linux, e desta não passa... pelo menos é a vez que mais á frente estou a conseguir ir...

Digamos que se lhe ligar umas colunas com controlo de volume cá fora, estaria desenrascado... Mas não quero aldrabice por isso tenho de tentar compreender, e perceber porque razão os controladores de som, não mudam nada...

15. Xeon3D

Xeon3D 1st Folding then Sex

Experimenta a mudar o sistema de som no mixer para o Alsa e vê se já funciona. :)

16. White Cupra

White Cupra Power Member

O que eu consegui perceber é que so consigo reduzir o som com a barra do PCM.... enquanto que de resto quando eu tento baixar o som, ele insiste sempre em baixar na barra do Speaker do PC.. por isso é que nao controlo o som...

Fazendo o alsamixer na consola se mexer no PCM controlo o volume...

Na barra do som, quando regulo para cima e para baixo, ele regula sempre é o pc speaker e nao o PCM

Ao mudare no mixer os tipos, so no alsa é que me aparece o pcm, mas é sempre o pcm que ele nao controla.

:(

17. matavelhos

matavelhos Power Member

os vides engasganm-se porque tens um plugin instalado que não devias ter...

instalas o flash 1o, atraves do site da adobe, e desinstalas o pacote do plugin que tens instalado, eu já não sei é qual é o nome, mas faz o seguinte:

num video do youtube, carrega com o botao do lado direito e faz propriedades ou algo do genero, deve-te aparecer o nome do plugin que está a ser usado.

depois vai ao gestor de pacotes, pesquisa por esse nome, e marca para desinstalação completa.

depois vai de novo ao youtube e deve estar a funcionar tudo às mil maravilhas.

digo isto porque tive o mesmo problema, são tão noob como tu em neste mundo ehehe

eu ainda não consegui por o Linux a detectar o meu disco externo e um disco interno, e ainda não consegui fazer transmisão de video da webcam pelo amsn...

18. White Cupra

White Cupra Power Member

Ora bem ao fazer tecla direita em cima do video aparece-me:

File > Open | Properties | Quit
    Edit > Preferences
    View
    Movie Control
    Help
    ---
    Sound
    Quit Gnash

Sao essas as opções que aparecem

Entretanto fui ao menu ferramentas do Firefox, e fui ao Extras... Plugins...

Lá desactivei os dois "shockwaves" que lá estavam um dizia Gnash e o outro era normal...

Fui ao site da Adobe, instalei o AdobeFlashPlayer e tudo mt bem... a seguir volto a abrir, nada de Flash instalado, pelo menos nao o vejo, e os videos não abriam... sempre a dizer que nao estava instalado ou a versao nao era a mais recente...

Pfffffff isto á que ter paciencia com o Linux, e se á coisa que nao tenho nos ultimos dias é paciência :(

Não admira que este software mesmo sendo muito bom, nao vingue...
    É que 90% das pessoas nao sao capazes, nem estao com possibilidade de perder tanto tempo para aprender a mexer nisto.
    Eu já perdi quase um dia inteiro de trabalho (também é porque tenho disponibilidade para isso é obvio) e não consegui fazer nada ...

So me da vontade de fazer format e experimentar outra release...

Última edição: 25 de Maio de 2009
  19. matavelhos

matavelhos Power Member

Sistema -> Administração -> Gestor de pacotes Synaptic

depois na pesquisa rápida mete: swfdec

e vê se não tens um desses dois que aparecem instalados... se tiver com o quadrado verde é porque está instalado.

para desinstalar, e só clicar em cima e escolher "Marcar para desinstalação completa"

depois fazes "Aplicar"

20. White Cupra

White Cupra Power Member

Obrigado amigo, acabei de fazer isso, e ao seleccionar um deles, automaticamente seleccionou o segundo também.

Removi, e por descargo de consciencia reiniciei depois de fazer aplicar.

Entretanto voltei a abrir a seguir o youtube, mesmo video, e play... continua igual...

A minha dúvida é... entao mas se retiramos agora o pacote que indicaste, como raio continua a dar o video ? devia de falhar certo?

Partilhar esta Página