Aolink DR814Q -> static ip

peniku

Membro
Boas,
alguem sabe como pôr o dhcp server a atribuir um ip fixo a um determinado pc?
nos routers que conheci, era através da MAC adress da placa de rede, mas não encontro essa opção no menu do router.


enJoy!
 
Não é no router que atribuis essa função, é em cada computador que essa função é atribuida...

A questão dos MAC Adress apenas te definem as permissões...

Nas propriedades de ligação de cada um dos pcs é que encontras o protocolo TCP/IP onde seleccionas a opção manual em vez de atribuido pelo servidor e escolhes o teu IP Fixo da máquina...
 
Ora bem é o seguinte:

1º --> Configuras o teu router de acordo com o teu ISP

2º --> Configuras então as tuas defenições LAN

http://paulobrinca.net/info/info1.jpg

3º --> Fazes Duplo clique sobre a tua ligação, ou vais às tuas ligações de rede e escolhes a ligação de área local seguindo com o boão direito do rato para as propriedades...

http://paulobrinca.net/info/info2.jpg

4º --> No primeiro caso com o imagem indica deves então clicar sobre o botão propriedades (Nota: No case de acederes a partir das ligações de rede no painel de controlo este passo não se aplica, cisto que ele automaticamnete vai para o passo seguinte)

http://paulobrinca.net/info/info3.jpg

5º --> Vais às propriedades do TCP/IP

http://paulobrinca.net/info/info4.jpg

6º --> Insere os dados de acordo com a tua rede...

http://paulobrinca.net/info/info5.jpg

Depois é só carregar em OK e pronto...

Nota que eu nas minhas defenições do router tenho o DHCP a atribuir apartir do IP "192.168.2.20" isto porque os números abaixo estão com os meus pcs com IP Fixo. Isto para que se algum deles estiver desligado quando um dos de DHCP se ligar estes não se liguem com o IP dos meus pcs de IP Fixo...

Desta forma se por exemplo o meu pc principal for o ip 192.168.2.2 e estiver desligado, o meu portatil quando o ligar não vai para esse ip vai para o 192.168.2.20 ou o imediatamente asseguir que esteja disponivel, nunca o abaixo...

Não te esqueças de inserir o endereço ip do servidor DNS correctamente e consequentemente os endereços LAN...
Lembra-te que existem router que são de ip "10.0.0.1" ou outros e sendo assim o servidor DNS é diferente...

Se tiveres alguma dúvida não exites, coloca-a...

\m/
 
Última edição:
bem, obrigado pelas respostas, mas não esão a perceber a pergunta..
eu não quero pôr ip fixo no pc.

quero que o dhcp server do router atribua sempre o mesmo ip de lan a uma determinada placa de rede(MAC adress).

o que tou a perguntar é, neste router, onde está essa funcionalidade?


assim já deve dar para perceber...


abraço
 
Desconheço essa funcionalidade em routers...

Já o vi em servidores mas com DHCP por software, ou seja um servidor "PC" é que atribuia os IP's e claro que registava os MAC Adress, mas em routers ainda nunca vi, e acredita que nã deve ser facil, eu tenho 3 Router/AP Linksys WRT-54GL com o firmware DD-WRT V23 SP1 e nem esse dá para fazer isso...

Nã sei se te safas dessa maneira, como te disse é mais facil e melhor...

No máximo tens o MAC Filter, mas isso só te permite ou:

1º --> Que apenas os endereços MAC presentes nessa lista se liguem à tua rede;

ou

2º --> Que os endereços MAC presentes nessa lista não se possam ligar à tua rede.
 
por acaso tambem tenho o wrt54gl com esse firmware, e tem o tal serviço de ip fixo no dhcp server.. eu uso-o. e também já vi isso em routers mais "comuns".

mas já tive a procurar tudo neste, não deve ter...
 
Eu tou a correr o meu DD-WRT V23 SP1 e até agora ainda não encontrei nada, mas mesmo nada que se pareça com o que queres...

Em que secção vês isso...

Mas só por curiosidade, para que queres isso ??? Não percebo o que seja tão importante nesse procedimento...
 
eu não estou em casa, mas depois vejo isso no router..

dá jeito porque quero fazer port forward, e se estiver dinâmico corro o risco de fazer para o ip interno errado... se bem que normalmente o router atribui sempre o mesmo ip
 
Eu utilizo o port forwarding e simplesmente especifico no router que quero as portas UDP 4772 e TCP 4662 para o ip 192.168.2.3 ... e ponho o ip 192.168.2.3 manualmente no pc que tem o eMule e pronto, o port forwarding a funcar a 100% com velocidades que no meu caso por vezes rondam os 400KB/s ...

Mas cada maluko com a sua teoria, eu tenho a minha e cada um tem a sua, se ajudei ainda bem, se não epah desculpa, fiz o melhor que pude...

Qualquer duvida coloquem, se puder ajudo, senão aprendo com quem souber ajudar...

\m/
 
ok, mas neste caso é um portátil de um amigo meu.. não dá muito jeito estar sempre a mudar de ip, cada vez que muda de rede..
mas tudo bem, obrigado pela ajuda na mesma.


abraço
 
bem, era disto que estava a falar
:
Static DHCP is a useful feature which makes the DHCP server on your router always assign the same IP address to a specific computer on your LAN. To be more specific, the DHCP server assigns this static IP to the network card of your computer. Every network card has its unique address - the so called MAC address (MAC = media access control), that is used to identify it on the LAN. Your computer boots and requests its IP from the router's DHCP server. The DHCP server recognizes the MAC address of your PC's network card and assigns the static IP address to it.

Static DHCP will be needed if you want your computer to always have the same IP address. Sometimes required for certain programs, this feature is useful if other people on your LAN know your IP and access your PC using this IP. Static DHCP should be used in conjuction with Port Forwarding. If you forward an external WAN TCP/UDP port to a port on a server running inside your LAN, you have to give that server a static IP, and this can be achieved easily through Static DHCP.

no dd-wrt está aqui:
http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Static_DHCP

e é isso que não encontro no Aolink...


PS: na altura que criei a thread tava ligado com o outro username
 
Boas,

Vou aproveitar este topico pra tirar uma duvida.
Tenho o mesmo modem/router. Pra aceder a ele é 192.168.1.1 ou nas ligacoes de rede/ tem lá a gateway em que nos motra a duracao d ligacao e velocidade estabelecida.

Até aqui tudo bem.

Agora pergunto, porque é que passado umas horas(largas horas) ou ate dia, eu metendo o ip ou indo pela ligacao d redes deixo d ter acesso ah informacao ou aceder ah pag do modem?
Mas continuo a ter net!

A unica solucao é desligar o router da tomada e voltar a ligar pra conseguir ter acesso pelo 192.168.1.1

Ah alguma resposta lógica pra isto? será que ele entra em modo de seguranca, ou sera defeito :\
 
Bem isso realmente tambem me aconteceu uns tempos e não sei bem pq, suspeito ter sido pelo pc estar ligado já à muito e por ter progrmas de p2p ligados, fora isto não vejo que mais possa ter sido.
 
Back
Topo