Aos moderadores da secção Tablets - ROM's e customização de ROM's

joaoventura

Power Member
Caros moderadores da secção Tablets,

venho por este meio sugerir a possibilidade de uma sub-secção na secção de Tablets de modo aos utilizadores do fórum Zwame poderem discutir sobre assuntos relacionados com ROM's e respectivas customizações.

Começa a haver vários utilizadores do fórum que pretendem discutir sobre este tipo de assuntos "mais avançados" sobre Tablets sem quebrar os tópicos para os utilizadores que apenas pretendem saber se determinado dispositivo é ou não uma boa compra. Por exemplo, no tópico do bq Edison, começa a haver discussões paralelas sobre customização de ROM's e outros utilizadores a pedirem para que se crie uma thread própria.

Volto a salientar que no que toca a dispositivos Android (e do meu conhecimento, apenas estes), a modificação e customização de ROM's é completamente legal, essencialmente devido à licença Open-Source do Android, e chega a ser discutida muitas vezes nos fóruns dos próprios fabricantes. Saliento o caso da fabricante Espanhola bq, onde assuntos como Root e outros são discutidos abertamente no fórum da bq, e muitas vezes com a participação dos próprios moderadores da bq.

Penso que o fórum da Zwame poderá vir a ser um bom espaço de discussão sobre estes assuntos de ROM's e respectivas customizações, de grande valor, e em língua Portuguesa.

Obviamente que poderá haver assuntos menos correctos, tais como pessoas a quererem partilhar aplicações pagas e outras que tais, mas acredito que com uma moderação relativamente activa numa fase inicial, e a passagem da mensagem dos objectivos "legais" que se pretende que sejam discutidos, essas pessoas rapidamente deixarão de colocar referências a esse tipo de assuntos.


Com os melhores cumprimentos,
João Ventura
 
A partir do momento em que a própria Google disponibiliza no Google Play apps que precisam de root... parece ser um contrasenso o root ser assunto tabu.
 
Concordo plenamente. É um assunto perfeitamente legal.

Posso até dar alguma ajuda na parte da moderação dessa mesma secção, se assim o entenderem.
 
Última edição:
A nossa postura tem sempre sido de muita reserva com alguns assuntos que estão no fio da navalha em termos legais.

O excesso de zelo nunca fez mal nestes assuntos quando como sabem somos independentes e temos a dimensão que temos.

Dito isto, vamos discutir internamente e perceber o que pode ser alterado não pisando a linha da legalidade.

O que os outros fazem não nos preocupa nem nos diz respeito. A nossa preocupação é exclusivamente com a ZWAME e como podemos melhorar.
 
A nossa postura tem sempre sido de muita reserva com alguns assuntos que estão no fio da navalha em termos legais.

O excesso de zelo nunca fez mal nestes assuntos quando como sabem somos independentes e temos a dimensão que temos.

Dito isto, vamos discutir internamente e perceber o que pode ser alterado não pisando a linha da legalidade.

O que os outros fazem não nos preocupa nem nos diz respeito. A nossa preocupação é exclusivamente com a ZWAME e como podemos melhorar.

Olá Metro,

fico satisfeito no vosso interesse em abrir o assunto a discussão. A menção ao fórum da bq é apenas para salientar a legalidade do processo de rooting e instalação de outras ROM's em Android, ou seja, o próprio fabricante não se opõe a tal.

Quanto a questões de legalidade em Portugal, não estou ligado às áreas de direito, mas penso que não temos actualmente leis portuguesas a definir isto. Penso haver leis Europeias, mas também não procurei muito profundamente.

Isto é o que diz o artigo http://en.wikipedia.org/wiki/Android_rooting na secção "Legality":

Europe

The Free Software Foundation Europe argues that it is legal to root or flash any device. According to the European Directive 1999/44/CE, replacing the original operating system with another does not void the statutory warranty that covers the hardware of the device for two years unless the seller can prove that the modification caused the defect.[SUP][18][/SUP]

Este [18] aponta para este artigo da Free Software Foundation Europe: http://fsfe.org/freesoftware/legal/flashingdevices.en.html
Penso que os sujeitos da FSFE aprofundaram bem o assunto nesse artigo, e ainda vão mais longe ao ponto de dizer que um sistema com root não perde a garantia em determinadas condições, ao contrário do que muitas vezes nós pensamos..

Fica mais esta informação para ajudar à decisão.


Cumprimentos,
João Ventura
 
Levanto aqui duas questão para aprofundar a discussão:

1- As ferramentas para efectuar o root são legais? Alguns dispositivos a marca liberta o código fonte e ai a questão não se coloca. mas quando isso não acontece?
As ferramentas usadas são legais?

2- Quando se faz root ao telemóvel que está bloqueado á operado (foi comprado à operadora por um preço habitualmente mais baixo) esse bloqueio também não é eliminado?

Esta parte parece levantar um problema de legalidade. Tenho visto que pelo menos uma operadora desbloqueia os equipamentos no dia seguinte á compra, no entanto, se não o fazem o facto de os desbloquearem estão a ir contra o contrato que firmaram com a operadora.
 
Levanto aqui duas questão para aprofundar a discussão:

1- As ferramentas para efectuar o root são legais? Alguns dispositivos a marca liberta o código fonte e ai a questão não se coloca. mas quando isso não acontece?
As ferramentas usadas são legais?

2- Quando se faz root ao telemóvel que está bloqueado á operado (foi comprado à operadora por um preço habitualmente mais baixo) esse bloqueio também não é eliminado?

Esta parte parece levantar um problema de legalidade. Tenho visto que pelo menos uma operadora desbloqueia os equipamentos no dia seguinte á compra, no entanto, se não o fazem o facto de os desbloquearem estão a ir contra o contrato que firmaram com a operadora.

O bloqueio fazer parte do contrato com a operador não é um problema que limite a discussão do tópico aqui na Zwame imho.
Também se perde a garantia se abrir o portátil e não é por isso que não se fala na secção de hardware de reparações se for preciso, não é?
 
Pelo menos no meu caso ao fazer root ou alterar a ROM em dois smartphones o bloqueio à rede manteve-se em ambos os casos, agora não sei se será sempre assim assim como não faço ideia até que ponto as ferramentas usadas no processo são mais ou menos legais e quanto ao exemplo da bq que parece ser claramente a excepção e não a regra, ainda estou para perceber se tanta "abertura" ao assunto root/ROMs nos seus tablets é feita de forma completamente desinteressada e se a curto prazo os seus clientes não irão tirar algumas conclusões menos agradáveis no que toca ao suporte oficial prestado pela marca, dito isto, não sei realmente exemplo a ter em conta aqui para a discussão.

A minha opinião sobre este assunto (roots e ROMs) é que como em muitos outros casos provavlemente existirão situações mais legais que outras, um bom exemplo que me ocorre é o facto de instalar o XBMC numa Xbox original em que são óbvias as mais valias não implica necessáriamente pirataria embora a permita, agora já no caso de um tablet/smartphone Android nem é necessário root ou uma Custom ROM para tal acontecer.

Mas um bom exemplo em que a rigidez excessiva sobre esta temática pode ser prejudicial ao fórum é o tópico sobre o Samsung H1, um terminal mais que discontinuado/abandonado pela Vodafone com suporte zero prestado e quando se comecou a falar em ter Android 2.3 nele, o tópico acabou por ser fechado e aberto um novo que óbviamente ficou às moscas, quando seria algo que podia ter sido perfeitamente discutido aqui com mais alguma abertura.

Seja como for, felizmente não é por aí que se deixa de falar sobre o assunto, apesar de sendo em português e com uma maior visibilidade talvez chegasse a mais pessoas em vez de só chegar à "meia dúzia" que realmente procura pelo tema.
 
Levanto aqui duas questão para aprofundar a discussão:

1- As ferramentas para efectuar o root são legais? Alguns dispositivos a marca liberta o código fonte e ai a questão não se coloca. mas quando isso não acontece?
As ferramentas usadas são legais?

2- Quando se faz root ao telemóvel que está bloqueado á operado (foi comprado à operadora por um preço habitualmente mais baixo) esse bloqueio também não é eliminado?

Esta parte parece levantar um problema de legalidade. Tenho visto que pelo menos uma operadora desbloqueia os equipamentos no dia seguinte á compra, no entanto, se não o fazem o facto de os desbloquearem estão a ir contra o contrato que firmaram com a operadora.
A partir do momento em que a Samsung não permite o root de forma oficial, penso que será natural assumir que não é do seu interesse.
O bloqueio em si permanece, não tem nada a ver com o root.
 
O bloqueio fazer parte do contrato com a operador não é um problema que limite a discussão do tópico aqui na Zwame imho.
Também se perde a garantia se abrir o portátil e não é por isso que não se fala na secção de hardware de reparações se for preciso, não é?

Não estamos a falar da mesma coisa. Abrir um portátil podes perdes a garantia mas não tem nada de ilegal. Essa questão não se coloca. Já nesta questão das ROMs as coisas não são assim.

Nós já tivemos pedidos por parte da google para eliminar posts. Foram muito poucos mas já sucedeu. Não vamos arriscar ter problemas e depois ter que andar a apagar tópicos atrás de tópicos.

O que estamos aqui a discutir é se não há possibilidade de termos problemas.

Pelo menos no meu caso ao fazer root ou alterar a ROM em dois smartphones o bloqueio à rede manteve-se em ambos os casos, agora não sei se será sempre assim assim como não faço ideia até que ponto as ferramentas usadas no processo são mais ou menos legais e quanto ao exemplo da bq que parece ser claramente a excepção e não a regra, ainda estou para perceber se tanta "abertura" ao assunto root/ROMs nos seus tablets é feita de forma completamente desinteressada e se a curto prazo os seus clientes não irão tirar algumas conclusões menos agradáveis no que toca ao suporte oficial prestado pela marca, dito isto, não sei realmente exemplo a ter em conta aqui para a discussão.

A minha opinião sobre este assunto (roots e ROMs) é que como em muitos outros casos provavlemente existirão situações mais legais que outras, um bom exemplo que me ocorre é o facto de instalar o XBMC numa Xbox original em que são óbvias as mais valias não implica necessáriamente pirataria embora a permita, agora já no caso de um tablet/smartphone Android nem é necessário root ou uma Custom ROM para tal acontecer.

Mas um bom exemplo em que a rigidez excessiva sobre esta temática pode ser prejudicial ao fórum é o tópico sobre o Samsung H1, um terminal mais que discontinuado/abandonado pela Vodafone com suporte zero prestado e quando se comecou a falar em ter Android 2.3 nele, o tópico acabou por ser fechado e aberto um novo que óbviamente ficou às moscas, quando seria algo que podia ter sido perfeitamente discutido aqui com mais alguma abertura.

Seja como for, felizmente não é por aí que se deixa de falar sobre o assunto, apesar de sendo em português e com uma maior visibilidade talvez chegasse a mais pessoas em vez de só chegar à "meia dúzia" que realmente procura pelo tema.

A nossa abertura tem as condicionantes que tu acabas por concordar. Tem presente que somos independentes e que nos faltam apoios. Não temos tempo nem queremos a publicidade associada a problemas.

A parte dos fabricantes menores de tablets apoiarem a comunidade eu percebo-a e tem pontos positivos para eles. Mas na luta pelo mais barato é dificil manter um sucesso continuado. Se o Nexus 7 baixar para os 149 dólares como correm os rumores vai acabar por colocar a vida dessas empresas em grandes dificuldade.s

O que queria que pudéssemos manter é a discussão sobre a legalidade das coisas de modo a podermos alterar algo se for possível.

Mais uma vez não tem nada a haver com mais ou menos abertura do nosso lado. A abertura será sempre a possível de modo a preservar a ZWAME.

Como sabem os números não nos cegam e não queremos ter mais utilizadores a todo o custo.
 
Levanto aqui duas questão para aprofundar a discussão:

1- As ferramentas para efectuar o root são legais? Alguns dispositivos a marca liberta o código fonte e ai a questão não se coloca. mas quando isso não acontece?
As ferramentas usadas são legais?

2- Quando se faz root ao telemóvel que está bloqueado á operado (foi comprado à operadora por um preço habitualmente mais baixo) esse bloqueio também não é eliminado?

Esta parte parece levantar um problema de legalidade. Tenho visto que pelo menos uma operadora desbloqueia os equipamentos no dia seguinte á compra, no entanto, se não o fazem o facto de os desbloquearem estão a ir contra o contrato que firmaram com a operadora.

1) Não sou jurista para comentar a sua legalidade mas encontram-se várias ferramentas para fazer root e dependentes de root na Play Store. Dou o exemplo do SuperSU ou superuser, ferramentas indispensáveis ao root.

2) Não, fazer root não retira o bloqueio à rede.

Fazer root é diferente de pirataria por duas razões muito simples: não é necessário root para instalar programas piratados e fazer root não retira o bloqueio à operadora. As principais vantagens prendem-se com maior controlo sobre o telefone como acesso a directorios que antes não era possivel, ou usar programas que adicionam novas funções: backup de programas, bloqueio de publicidade, adicionar controle por gestos, entre outros.
 
1) Não sou jurista para comentar a sua legalidade mas encontram-se várias ferramentas para fazer root e dependentes de root na Play Store. Dou o exemplo do SuperSU ou superuser, ferramentas indispensáveis ao root.

2) Não, fazer root não retira o bloqueio à rede.

Fazer root é diferente de pirataria por duas razões muito simples: não é necessário root para instalar programas piratados e fazer root não retira o bloqueio à operadora. As principais vantagens prendem-se com maior controlo sobre o telefone como acesso a directorios que antes não era possivel, ou usar programas que adicionam novas funções: backup de programas, bloqueio de publicidade, adicionar controle por gestos, entre outros.

Não está em causa as vantagens e se não as houvesse as pessoas não se davam ao trabalho. E sim não é só para pirataria.

Mas a questão mantem-se. Se há alguma ilegalidade no processo acabaremos com problemas.

Da Google? Que oferece tudo? Engraçado.

Eles são notificados para.

De qualquer forma estamos sempre a falar de tópicos com vários anos e que me lembre com 2 ou 3 posts.
 
Não está em causa as vantagens e se não as houvesse as pessoas não se davam ao trabalho. E sim não é só para pirataria.

Mas a questão mantem-se. Se há alguma ilegalidade no processo acabaremos com problemas.
Vai depender da EULA de cada aparelho. Se quiseres respeitar esses documentos.
 
A nossa abertura tem as condicionantes que tu acabas por concordar. Tem presente que somos independentes e que nos faltam apoios. Não temos tempo nem queremos a publicidade associada a problemas.

A parte dos fabricantes menores de tablets apoiarem a comunidade eu percebo-a e tem pontos positivos para eles. Mas na luta pelo mais barato é dificil manter um sucesso continuado. Se o Nexus 7 baixar para os 149 dólares como correm os rumores vai acabar por colocar a vida dessas empresas em grandes dificuldade.s

O que queria que pudéssemos manter é a discussão sobre a legalidade das coisas de modo a podermos alterar algo se for possível.

Mais uma vez não tem nada a haver com mais ou menos abertura do nosso lado. A abertura será sempre a possível de modo a preservar a ZWAME.

Como sabem os números não nos cegam e não queremos ter mais utilizadores a todo o custo.

Nunca disse que não percebia as condicionantes em causa, agora a questão é que cada caso é um caso e talvez faça sentido posturas diferentes dependendo do tema ou de cada situação, quanto ao exemplo que dei do Samsung H1 a questão não se resume aos números de utilizadores que isso teria dado ao fórum mas sim a mais valia que teria sido para o próprio e para quem o frequenta, pelo menos é assim que vejo neste caso particular.

Duvido que o EULA de cada smartphone/tablet/marca permita claramente o uso de root/ROMs até mesmo a Google apesar de ter apps no market relacionadas com tal (também tem apps para tirar o bloqueio de rede de alguns terminais) ou a bq apesar do assunto se falar abertamente no seu fórum.

Não é um assunto fácil mas seria bom ver alguma mudança de mentalidades, ainda para mais quando são as marcas que condicionam de alguma forma esses aspectos os primeiros a falhar com os consumidores no que toca ao suporte oficial e a empurrá-los para essas "soluções". ;)
 
Acho que muitas vezes as pessoas confundem as licenças do Android.

O root só é legal se as marcas assim o permitirem e como tal apesar de uns concordarem com a discussão e outros não isto vai sempre depender das marcas. A Google é muito aberta nestes assuntos, eles incentivam o rooting nos seus aparelhos porque são dev phones com Android vanilla onde o rooting ajuda para milhentas coisas que até lhes podem trazer benefícios.

O que está na playstore relacionado com o root não exploita directamente o sistema para obter root, o SU é uma aplicação que apenas tira partido das permissões que as exploits lhe dão.

As ROM's que todos nós dizemos que são "legais" porque o Android é livre e tal muitas vezes nem o são, está-se a redistribuir conteúdo proprietário (binários e afins, frameworks proprietários das marcas) sem autorização do fabricante de hardware e software (no caso dos binários não são as marcas, são as Qualcomm's e afins). A redistribuição das gapps da Google também não é legal, e acho que ninguém quer um aparelho onde não se consegue aceder ao market.

A licença do Apache sob a qual o Android está não obriga ninguém a partilhar sources do que modificam, já a do kernel do Linux sim.

Falando mais das regras daqui não acho que faça sentido abrirem-se excepções para no caso de alguns aparelhos poder-se falar abertamente de rooting e afins com links e outros não consoante as marcas. Isto vai sempre criar problemas na cabeça das pessoas e vão começar a surgir mil e uma questões e afirmações a dizer que uns são protegidos.

Existem outros fóruns por aí bastante mais dedicados a estes assuntos. É só uma questão de procurarem.
 
Última edição:
Levanto aqui duas questão para aprofundar a discussão:

1- As ferramentas para efectuar o root são legais? Alguns dispositivos a marca liberta o código fonte e ai a questão não se coloca. mas quando isso não acontece?
As ferramentas usadas são legais?

2- Quando se faz root ao telemóvel que está bloqueado á operado (foi comprado à operadora por um preço habitualmente mais baixo) esse bloqueio também não é eliminado?

Esta parte parece levantar um problema de legalidade. Tenho visto que pelo menos uma operadora desbloqueia os equipamentos no dia seguinte á compra, no entanto, se não o fazem o facto de os desbloquearem estão a ir contra o contrato que firmaram com a operadora.

Olá Metro,

penso que até aparecer alguém que diga que é jurista e que, para além disso, seja especializado na área, nunca se terá a certeza de qual a posição da legislação portuguesa em relação a esse assunto. Ainda para mais quando toda esta área de dispositivos móveis está numa área relativamente "cinzenta" da legislação. Ou seja, não há muita legislação, nomeadamente europeia, sobre estes assuntos.
Sendo assim, só nos resta o senso comum, através dos restantes exemplos, e a posição da Free Software Foundation para a Europa, que como já tinha dito acima, não considera ilegar root e instalação de roms alternativas.

Em resposta às tuas questões:

1. O root é basicamente uma questão de permissões. Para se ter root num Android precisas no mínimo de colocar um binário "su" em /system/bin e o aplicação Superuser.apk em /system/app. Ambas são criadas por membros que ou as colocam com licenças open-source ou freeware. A pasta /system só pode ser acedida com permissões de administração, pelo que geralmente esse é o objectivo do que denominas por "ferramentas para efectuar o root".

Essas ferramentas são criadas por pessoas que as disponibilizam gratuitamente, pelo que a sua utilização por esse prisma é legal. Portanto a questão é se é legal que uma dessas ferramente utilize uma falha de segurança de um sistema operativo para instalar ficheiros. A lei sobre esse assunto é omissa, mas o que acontece é que quando um hacker utiliza uma vulnerabilidade de um SO proprietário de uma empresa, essa empresa tem de fazer queixa para que o caso se torne um possível crime. Mas neste caso, como o SO é open-source, a comunidade é que teria de apresentar queixa, ou a própria Google. No entanto, como é do interesse que haja "buracos" para instalar roots, esta situação nunca acontece.

2. O código do Android é apenas a interface entre os vários componentes do smartphone e o utilizador. Um dos componentes de uma smartphone é o RIL (Radio Interface Layer). Basicamente pode ser encarado como um chip (caixa negra), que ninguém sabe o que está lá dentro, e que apenas fornece uma API para aceder aos dados do cartão SIM e envio/recepção de dados e voz. O bloqueio às operadoras é feito dentro desse RIL, pelo que é impossível alterar o que quer que seja dentro do RIL. Geralmente o acesso ao programa (binário) dentro do RIL só pode ser efectuado por intermédio de maquinaria mais complexa e é dependente do firmware do próprio RIL.

Ou seja, é impossível desbloquear um telefone de uma operadora usando source-code do Android. O Android comunica com o RIL através de uma API pré-estabelecida..


João Ventura
 
Isso não é bem assim.

É possível em alguns casos desbloqueares os aparelhos alterando as sources, basta que o bloqueio esteja no framework (ou semelhante) do fabricante. Aliás através de permissões su tu consegues alterar o framework em real time (ou não). Há várias tools que desbloqueiam aparelhos usando isto (estou-me a lembrar dos Galaxy's e de alguns ZTE's/Huawei's).

É mais uma das que roça a "ilegalidade".
 
Última edição:
Back
Topo