Aos moderadores da secção Tablets - ROM's e customização de ROM's

Isso não é bem assim. É possível em alguns casos desbloqueares os aparelhos alterado as sources, basta que o bloqueio esteja no framework do fabricante.

Mais uma vez isso roça a "ilegalidade".

Hum, não tenho conhecimento de nenhum caso desses, mas também não posso dizer que tenha pesquisado muito. Podes citar aqui um exemplo?
 
Já editei o post.

Os Galaxy S e S2 tinham tools desse tipo para desbloquear, o ZTE Blade (e outros ZTE's), etc.

E haviam alguns casos em que alterando a ROM desbloqueavas o aparelho (Huawei x5).

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.spocky.galaxsimunlock

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ngeeks.unlockblade

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.helroz.galaxyaceunlock

Com permissões de su (acho que todas estas apps precisam de root) e alterações de sources consegues muita coisa. Isto para mim roça a ilegalidade, e são coisas que podes fazer com alterações de sources em real-time (e precisas de root para isto).

Claro que por outro lado ter permissões de root também te ajuda a tapar buracos de segurança, ainda agora descobriram uma exploit grande no Exynos que só a consegues tapar com root (e o curioso é que também é por lá que ganhas o acesso). Isto da legalidade das coisas é sempre uma faca de 2 gumes.
 
Última edição:
O que espero é que se não se puder falar de como fazer o root seja porque o processo de como se chega a ele não é completamente legal/transparente e não porque o que se pode fazer com ele depois de instalado é que é ilegal.
 
Levanto aqui duas questão para aprofundar a discussão:

1- As ferramentas para efectuar o root são legais? Alguns dispositivos a marca liberta o código fonte e ai a questão não se coloca. mas quando isso não acontece?
As ferramentas usadas são legais?

2- Quando se faz root ao telemóvel que está bloqueado á operado (foi comprado à operadora por um preço habitualmente mais baixo) esse bloqueio também não é eliminado?

Esta parte parece levantar um problema de legalidade. Tenho visto que pelo menos uma operadora desbloqueia os equipamentos no dia seguinte á compra, no entanto, se não o fazem o facto de os desbloquearem estão a ir contra o contrato que firmaram com a operadora.

1 - O Root em si é legal. O que pode não ser legal é desbloquear o Bootloader, mas isso são coisas diferentes.
E mesmo assim, por exemplo a Sony ou Samsung, recusam-se a reparar telemóveis que tenham o bootloader desbloqueados, mas não te metem um processo em cima por o teres feito, nem te banem de nada, o que quer dizer que não consideram que cometeste uma ilegalidade.

Outro exemplo que posso dar é o facto por exemplo o Titanium Backup que é uma das Apps com mais downloads no Google Play, só funciona com Root e a Google não bane a app de lá.

A Sony e HTC inclusive fornecem nos seus sites uma maneira de desbloquear o Bootloader indicando apenas que perdem a garantia.

2 - O Root em nada tem a ver com o bloqueio à rede. Podemos desbloquear o bootloader e fazer root que continua bloqueado à rede a que o compramos.

Acho que muitas vezes as pessoas confundem as licenças do Android.

O root só é legal se as marcas assim o permitirem e como tal apesar de uns concordarem com a discussão e outros não isto vai sempre depender das marcas. A Google é muito aberta nestes assuntos, eles incentivam o rooting nos seus aparelhos porque são dev phones com Android vanilla onde o rooting ajuda para milhentas coisas que até lhes podem trazer benefícios.

O que está na playstore relacionado com o root não exploita directamente o sistema para obter root, o SU é uma aplicação que apenas tira partido das permissões que as exploits lhe dão.

As ROM's que todos nós dizemos que são "legais" porque o Android é livre e tal muitas vezes nem o são, está-se a redistribuir conteúdo proprietário (binários e afins, frameworks proprietários das marcas) sem autorização do fabricante de hardware e software (no caso dos binários não são as marcas, são as Qualcomm's e afins). A redistribuição das gapps da Google também não é legal, e acho que ninguém quer um aparelho onde não se consegue aceder ao market.

A licença do Apache sob a qual o Android está não obriga ninguém a partilhar sources do que modificam, já a do kernel do Linux sim.

Falando mais das regras daqui não acho que faça sentido abrirem-se excepções para no caso de alguns aparelhos poder-se falar abertamente de rooting e afins com links e outros não consoante as marcas. Isto vai sempre criar problemas na cabeça das pessoas e vão começar a surgir mil e uma questões e afirmações a dizer que uns são protegidos.

Existem outros fóruns por aí bastante mais dedicados a estes assuntos. É só uma questão de procurarem.

Estás enganado em alguns pontos.

Lembras-te por exemplo do LG P500, Zte Blade etc etc, dispositivos Armv6 que lhes faltavam binários compatíveis com ICS, para se portar essa versão do Android para eles?
Foi a própria Qualcomm que acedeu ao pedido de varios developers e forneceu binários compatíveis com ICS para dispositivos Armv6. Logo como podes dizer que é ilegal?

O proprio Gapps, a unica coisa que a Google pediu por exemplo à Cyanogen é que as Roms deles não incluíssem os Gapps de origem. Mas não têm nada contra ao Gapps serem instalados à parte. Que é o que acontece.

E mais, alguma vez viste algum ataque da Samsung, HTC, Sony etc etc, à Cyanogen por eles fazerem Roms para os dispositivos deles? É que eles têm um forum completamente aberto, têm o gerrit aberto. Pelo contrario, por exemplo a Sony tem uma equipa que ainda os ajuda ;)
 
Última edição pelo moderador:
Acho que, para variar um bocado se estão a confundir 2 ou 3 termos relacionados com a área: root, Custom ROMs e Cell/Network Unlocking.

Todos são independentes e nenhum depende dos outros para serem utilizados. Falando de uma maneira simples e resumindo um pouco o que já foi dito por outros:

Root - Adição de binários de acesso de Super Utilizador no sistema Android. Simplesmente permite que possamos ter acesso a todo o conteúdo do sistema. Para os que entendem, apenas nos dá acesso de SU ao sistema, como se de outra distro de linux se tratasse. Não tem nada de ilegal visto que, de acordo com o que tem acontecido e sido assumido legalmente, uma vez que adquiras um produto ele é teu para fazeres o que bem entenderes. Não incorres em qualquer tipo de ilegalidade ao fazer root visto que o mesmo apenas eleva as tua permissões ao sistema, não alargando o acesso a qualquer componente que seja proprietário da marca. A legalidade disto é a mesma de abrirem uma torradeira e alterarem-na de maneira a poderem ir ate aos 200ºC em vez de se terem que ficar pelos 100ºC.

Custom ROMs - Instalação de uma nova versão do sistema operativo. Basicamente trata de alterar todo o sistema! Ilegal? Dificilmente. Das 3 operações é a que menos alteração faz ao produto em si, uma vez que apenas se prende com a instalação de um sistema operativo em cima de um produto que permanece inalterado. É a mesma coisa que terem um PC com Ubuntu e decidirem instalar Debian. Ao contrário do que muitos pensam, não é requisito ter root para instalar Custom ROMs. Sinceramente nem vejo onde possa estar uma possivel ou remota ligação a pirataria neste ponto. Como já foi dito a própria Google disponibiliza, se não todo, algum do código fonte, ou pelo menos da o avalo para tais desenvolvimentos serem feitos.

Cell/Network Unlocking - Desbloqueio da RIL para permitir o acesso a redes diferentes. Aqui sim entramos naquilo que podemos considerar a "Gray area". Pessoalmente nunca me preocupei com este ponto, porque nunca tive a necessidade. No entanto, do meu ponto de vista pessoal, penso o seguinte: as redes são, neste momento, obrigadas a fornecer os códigos de desbloqueio dos terminais X tempo após a sua compra de uma forma completamente gratuita ou mediante o pagamento de um determinado valor (geralmente relacionado com o preço do equipamento non-branded original) antes da conclusão desse periodo. A que nivel é que isto pode tornar ou não ilegal a prática do Cell Unlocking, sinceramente não faço a menor ideia. Pessoalmente penso que não deveria ser ilegal desbloquearmos o nosso proprio equipamente sem qualquer fim comercial, no entanto convem questionar alguem com conhecimentos nesta área.

Algo que acho importante salientar é que toda a legalidade ou ilegalidade nunca se prende com o fabricante do telemóvel (Samsung, ZTE, LG, etc.). Com estes, os únicos problemas que poderemos ter é de negação de assitência/garantia, de acordo com o que fôr estabelacido pelo EULA de cada um, e se derem prova de que as ditas alterações são a razão da avaria/dano do produto.

A (i)legalidade envolve, sim, a Google (no caso de Rooting e Custom ROMs) ou a operadora (no caso do Cell Unlocking). No entanto, a Google a já deu bastantes provas de abertura por todas as razões já citadas. Quanto ao Cell unlocking, creio ser realmente melhor esperar por alguem que tenha experiencia neste campo.

Já agora, em tom de nota de experiência pessoal:

Já tive que enviar um Samsung Galaxy GIO da Vodafone para reparação. Tinha-lhe já instalado vários Custom ROMs e feito root várias vezes. Antes de o enviar tive o cuidado de restaurar o ROM original da Vodafone (para quem não sabe todos os Official Firmwares da Samsung estão disponiveis em www.samfirmware.com). Apesar de ficar igual a original, ao conectar aos terminais de reparação o técnico tem a informação de quantas vezes cada equipamente foi flashado, pelos que não passa completamente ao lado. A reparação foi completamente feita e já regressou reparado, sem qualquer problema da parte da Samsung nem da Vodafone.


EDIT:

Após reler aqui um post anterior algo me saltou à vista que não mencionei e pode induzir em erro.

Mesmo dentro dos Custom ROMs há pontos diferentes. Foi dito e muito bem que neste caso os fabricantes dos vários componentes interiores dos equipamentos (qualcomms e que tais) também têm uma palavra a dizer. Devo referir que isto se aplica se a marca (qualcomm, por exemplo) for alvo de "roubo" por parte de quem faz a ROMs. No entanto, essas drivers estão geralmente incorporadas no próprio sistema, pelo que se torna dificil tira-los la de dentro para usar noutros sitios. Já agora, é também importante notar que o psl que costuma fazer ROMs (Cyanogen, e outros) dedicam também muito tempo a fazer essas próprias drivers quando não tem acesso as mesmas, pelo que a questão da legalidade, mais uma vez e a meu ver, não se coloca.
 
Última edição:
Já editei o post.

Os Galaxy S e S2 tinham tools desse tipo para desbloquear, o ZTE Blade (e outros ZTE's), etc.

E haviam alguns casos em que alterando a ROM desbloqueavas o aparelho (Huawei x5).

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.spocky.galaxsimunlock

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ngeeks.unlockblade

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.helroz.galaxyaceunlock

Com permissões de su (acho que todas estas apps precisam de root) e alterações de sources consegues muita coisa. Isto para mim roça a ilegalidade, e são coisas que podes fazer com alterações de sources em real-time (e precisas de root para isto).

Claro que por outro lado ter permissões de root também te ajuda a tapar buracos de segurança, ainda agora descobriram uma exploit grande no Exynos que só a consegues tapar com root (e o curioso é que também é por lá que ganhas o acesso). Isto da legalidade das coisas é sempre uma faca de 2 gumes.

Olá Metro,

quanto ao ZTE Blade, tenho um, e o desbloqueio é através da inserção de um código, não precisas de root.
Quanto a esses Samsungs, não conhecia esse processo, mas sim, necessitas de root. Isto puxa então o problema para a legalidade ou ilegalidade do desbloqueio de telemóveis..

Relembrando novamente que pouco percebo de leis, isto é o que diz a página da Wikipedia sobre "SIM lock" em Portugal:
A 2006 study sponsored by the Portugal regulator, ANACOM, on handset subsidies and SIM locking concluded that there are no special regulatory concerns on offering subsidized SIM-locked equipment in exchange for signing a contract tying a customer to a particular network. Network providers are allowed to apply SIM locks as they see fit, and they may voluntarily remove them if they choose to do so. In the paper, the author stated that the average unlocking fee charged by Portuguese carriers is 90-100 euros.[SUP][43][/SUP] A recently approved law [SUP][44][/SUP] requires network operators to unlock a device free of charge if the respective contract has already expired. It also establishes limits to the fees that operators may charge to unlock a device while it is still under contract.

Ou seja, completamente omisso em relação à questão da legalidade/ilegalidade do desbloqueio. O [44] a que se refere o artigo apenas menciona os tectos máximos de preços que a operadora pode aplicar. Para mais, o que faz uma aplicação para desbloquear telemóveis no Google Market? Se fosse ilegal, à quantidade de downloads que tem, já a Samsung teria enviado um cease-and-desist para a Google, sem dúvida..
 
quanto ao ZTE Blade, tenho um, e o desbloqueio é através da inserção de um código, não precisas de root.

Volto a dizer, não confundam root com SIM/Cell Unlock. São 2 coisas tão distintas e desrelacionadas que é importante não as confundir. SIM/Cell unlock pode ser feito em qualquer telemovel que exista. Root é algo que só compete a Androids e que tem o obejctivo de dar permissões de super utilizador ao SISTEMA OPERATIVO DO EQUIPAMENTO!
 
quanto ao ZTE Blade, tenho um, e o desbloqueio é através da inserção de um código, não precisas de root.
Quanto a esses Samsungs, não conhecia esse processo, mas sim, necessitas de root. Isto puxa então o problema para a legalidade ou ilegalidade do desbloqueio de telemóveis..

Mais uma vez, sabes por acaso como se conseguiu esse "código"? É que se não sabes eu digo-te, eles fizeram reverse eng ás sources do Android/ZTE para fazer sim-unlock, sacaram o algoritmo que gerava a key.

Logo está relacionado com alteração de sources para desbloqueio dos aparelhos ;)

E se desbloqueias e não pagas a quem te vende o aparelho é ilegal. Todos esses códigos que se compram por aí e desbloqueios em lojas xpto são ilegais aos olhos da lei.

Volto a dizer, não confundam root com SIM/Cell Unlock. São 2 coisas tão distintas e desrelacionadas que é importante não as confundir. SIM/Cell unlock pode ser feito em qualquer telemovel que exista. Root é algo que só compete a Androids e que tem o obejctivo de dar permissões de super utilizador ao SISTEMA OPERATIVO DO EQUIPAMENTO!

Se tivesses lido com atenção os posts reparavas que uma coisa pode levar à outra visto que existem métodos que necessitam de root para fazer sim unlock. Com root hoje em dia desbloquear um Galaxy é tão simples como sacar uma aplicação, dar-lhe permissões de su e esperar.

Acho que já toda a gente percebeu o que é rooting e o que se pode fazer com isso. Além de coisas não legais (como desbloqueios) podes arranjar coisas e estragar coisas.
 
Última edição:
Volto a dizer, não confundam root com SIM/Cell Unlock. São 2 coisas tão distinta e desrelacionadas que é importante não as confundir. SIM/Cell unlock pode ser feito em qualquer telemovel que exista. Root é algo que só compete a Androids e que tem o obejctivo de dar permissões de super utilizador ao SISTEMA OPERATIVO DO EQUIPAMENTO!

Sim, mas o TheOne mencionou que existem aplicações que permitem desbloquear smartphones com root, e como tal o root pode ser pernicioso. E eu mencionei que aparentemente também não existe legislação sobre o desbloqueio de telemóveis, pelo que o problema que o TheOne menciona é um não-problema..
 
Sim, mas o TheOne mencionou que existem aplicações que permitem desbloquear smartphones com root, e como tal o root pode ser pernicioso. E eu mencionei que aparentemente também não existe legislação sobre o desbloqueio de telemóveis, pelo que o problema que o TheOne menciona é um não-problema..

Também podes alegar que para sacar filmes ilegais tens que instalar o uTorrent, por exemplo. No entanto instalares o uTorrent não é ilegal nem sequer "cizento". O fim para o qual o usas é que já é outra história. Se os fabricantes dos telemoveis que essas ditas aplicações permitem desbloquear optaram por não enviar ordem de Cease & Desist é lá com eles. Enquanto tal não fôr recebido a Google não vai simplesmente remover a aplicação, nem tal faria sentido.

Root é um meio para um fim. Se o fim é ilegal ou não isso é irrelevante, pois o meio não o é!
 
Mais uma vez, sabes por acaso como se conseguiu esse "código"? É que se não sabes eu digo-te, eles fizeram reverse eng ás sources do Android/ZTE para fazer sim-unlock, sacaram o algoritmo que gerava a key.

The-One,

podes colocar aqui uma referência ao caso que referes para que possa analisar a questão técnica, se faz favor?

E se desbloqueias e não pagas a quem te vende o aparelho é ilegal. Todos esses códigos que se compram por aí e desbloqueios em lojas xpto são ilegais aos olhos da lei.

Podes colocar aqui a legislação onde isso está explícito? Não a consegui encontrar.. Se não conseguires colocar a referência à legislação, podes colocar o acórdão do tribunal onde algum caso semelhante tenha sido julgado?

Já mencionei anteriormente que não estou na área de direito, pelo que muita coisa me pode estar a escapar.. :)
 
Se tivesses lido com atenção os posts reparavas que uma coisa pode levar à outra visto que existem métodos que necessitam de root para fazer sim unlock. Com root hoje em dia desbloquear um Galaxy é tão simples como sacar uma aplicação, dar-lhe permissões de su e esperar.

Acho que já toda a gente percebeu o que é rooting e o que se pode fazer com isso. Além de coisas não legais (como desbloqueios) podes arranjar coisas e estragar coisas.

Oh amigo. Não me faças de tonto como se eu andasse praqui a mandar postas de pescada. Tal como tu, sei do que falo e li os posts com atenção.

Lá porque há metodos para fazer SIM Unlock que se baseiam no facto do telemovel ter root, não torna o rooting ilegal. Da mesma maneira que teres um computador com ligação à internet (que é o único meio de sacares filmes/jogos piratas) não torna o facto de teres o computador uma coisa ilegal. Concordamos?

No fundo o que me "faz comichão" nesta conversa toda, é que para além de estarem a misturar 2 coisas que são completamente distintas (independentemente de uma poder tirar partido da outra), estão a falar de algumas de maneira depreciativa como se fossem ilegais e tivessem apenas um lado mau.

Rooting e Custom ROMs não são, nunca foram, e nunca serão ilegais. Nem tal faria sentido. Perdes a garantia? Perdes. Pões-te em trabalhos? Só se estragares o aparelho. Traz-te problemas legais? Claro que não.

Já o SIM Unlocking é outra história. Sei que não é completamente legal, mas também tenho algumas dúvidas quanto ao método que as operadoras seguem. Mas isso é uma outra questão que, a meu ver, nada tem a ver com o OP.

A questão do OP é a "legalidade" de procedimentos de rooting e Custom ROMs de sistemas Androids, e, do meu ponto de vista e do que até agora pude apurar, é completamente legal, e até suportado por algumas marcas e pela própria Google!
 
A questão do OP é a "legalidade" de procedimentos de rooting e Custom ROMs de sistemas Androids, e, do meu ponto de vista e do que até agora pude apurar, é completamente legal, e até suportado por algumas marcas e pela própria Google!

Podes dar exemplos em concreto? Penso que seria importante para a discussão. ;)

É que eu também sou da opinião que tirando as questões que referes de garantia (que é tal e qual abrir um PC/portátil já que existem casos em que se perde a garantia por isso) não existe nada de ilegal ao fazê-lo, se depois por eles é possível atingir outras finalidades menos legais como desbloqueios e afins, a conversa já é outra e para outro tópico na minha modesta opinião.

O caso do ZTE Blade/Libra falado aqui nem sequer é chamado para o assunto já que o desbloquear nem sequer depende de ter root ou uma Custom ROM (e falo por experiência na primeira pessoa) mas mesmo que tal fosse necessário não me parece que seja relevante para o que se está a tentar discutir aqui (que não me parece que seja reverse engeneering de source code).
 
Podes dar exemplos em concreto? Penso que seria importante para a discussão. ;)

É que eu também sou da opinião que tirando as questões que referes de garantia (que é tal e qual abrir um PC/portátil já que existem casos em que se perde a garantia por isso) não existe nada de ilegal ao fazê-lo, se depois por eles é possível atingir outras finalidades menos legais como desbloqueios e afins, a conversa já é outra e para outro tópico na minha modesta opinião.

O caso do ZTE Blade/Libra falado aqui nem sequer é chamado para o assunto já que o desbloquear nem sequer depende de ter root ou uma Custom ROM (e falo por experiência na primeira pessoa) mas mesmo que tal fosse necessário não me parece que seja relevante para o que se está a tentar discutir aqui (que não me parece que seja reverse engeneering de source code).

Já há uns posts atrás referi exatamente esse exemplo. Fazer root, é tão ilegal imo, como abrir o portátil. Perdes a garantia, mas não é por isso que não se fala de reparações na área de hardware. É à conta e risco das pessoas.

Acho que depois disso, se começou a confundir aqui fazer root, com desbloquear o telemóvel da operadora, o que é errado e nada tem uma coisa a ver com a outra (apesar de precisares da primeira para fazer a segunda).
 
Podes dar exemplos em concreto? Penso que seria importante para a discussão. ;)

Bem, ao nivel da própria Google, tens o simples facto de eles distribuirem livremente aplicações que necessitam de acesso ROOT na Play Store de uma maneira descriminada. Apesar de não ser um "requisito" ou "permissão" definido quando submetes uma aplicação na Store, a Google tem completa noção das que tal necessita e permite-as. Aproveito para dar um exemplo do cenário oposto. Para quem não sabe, existe uma aplicação chamada Aptoide, e essa sim, facilita (embora de uma forma indirecta) o acesso a aplicações pagas sem termos que pagar por elas. E, neste caso, a Google forçou a remoção da aplicação. Ou seja, eles estão atentos a este tipo de coisas e se permitem aplicações que necessitam de acesso ROOT, é porque o aprovam.

Quanto aos Custom ROMs, é ainda mais óbvio. Muitos dos Custom ROMs em voga neste momento têm o seu código e distribuição assente no code.google.com. Como é o caso, por exemplo do Jellaxy para o GIO/Ace (http://code.google.com/p/jellaxy/).

Quanto a outras marcas que suportem, segue uma quote da Wiki:
However, as community-developed software began to grow popular in the late 2000s to early 2010s,[11][12] and following a statement by the Copyright Office and Librarian of Congress (US) allowing the use of "jailbreaking" mobile devices,[13] manufacturers and carriers have softened their position regarding CyanogenMod and other unofficial firmware distributions, with some, including HTC,[14] Samsung,[15] Motorola[16] and Sony Ericsson,[17] even actively providing support and encouraging development.

E para não dizerem que ando a inventar:

http://htcdev.com/bootloader
http://itmag.org/android-operating-...-by-samsung-gives-away-galaxy-s2-to-devs.html
http://techcrunch.com/2011/10/24/mo...oader-tool-for-droid-razr-verizon-removes-it/
http://developer.sonymobile.com/2011/09/28/sony-ericsson-supports-independent-developers/
 
Última edição:
Olá Metro,


penso que até aparecer alguém que diga que é jurista e que, para além disso, seja especializado na área, nunca se terá a certeza de qual a posição da legislação portuguesa em relação a esse assunto. Ainda para mais quando toda esta área de dispositivos móveis está numa área relativamente "cinzenta" da legislação. Ou seja, não há muita legislação, nomeadamente europeia, sobre estes assuntos.
Sendo assim, só nos resta o senso comum, através dos restantes exemplos, e a posição da Free Software Foundation para a Europa, que como já tinha dito acima, não considera ilegar root e instalação de roms alternativas.


Em resposta às tuas questões:


1. O root é basicamente uma questão de permissões. Para se ter root num Android precisas no mínimo de colocar um binário "su" em /system/bin e o aplicação Superuser.apk em /system/app. Ambas são criadas por membros que ou as colocam com licenças open-source ou freeware. A pasta /system só pode ser acedida com permissões de administração, pelo que geralmente esse é o objectivo do que denominas por "ferramentas para efectuar o root".


Essas ferramentas são criadas por pessoas que as disponibilizam gratuitamente, pelo que a sua utilização por esse prisma é legal. Portanto a questão é se é legal que uma dessas ferramente utilize uma falha de segurança de um sistema operativo para instalar ficheiros. A lei sobre esse assunto é omissa, mas o que acontece é que quando um hacker utiliza uma vulnerabilidade de um SO proprietário de uma empresa, essa empresa tem de fazer queixa para que o caso se torne um possível crime. Mas neste caso, como o SO é open-source, a comunidade é que teria de apresentar queixa, ou a própria Google. No entanto, como é do interesse que haja "buracos" para instalar roots, esta situação nunca acontece.


2. O código do Android é apenas a interface entre os vários componentes do smartphone e o utilizador. Um dos componentes de uma smartphone é o RIL (Radio Interface Layer). Basicamente pode ser encarado como um chip (caixa negra), que ninguém sabe o que está lá dentro, e que apenas fornece uma API para aceder aos dados do cartão SIM e envio/recepção de dados e voz. O bloqueio às operadoras é feito dentro desse RIL, pelo que é impossível alterar o que quer que seja dentro do RIL. Geralmente o acesso ao programa (binário) dentro do RIL só pode ser efectuado por intermédio de maquinaria mais complexa e é dependente do firmware do próprio RIL.


Ou seja, é impossível desbloquear um telefone de uma operadora usando source-code do Android. O Android comunica com o RIL através de uma API pré-estabelecida..


João Ventura


Obrigado pelo teu contributo para esta discussão.


Sobre o ponto numero 1 a disponibilidade pode ser gratuita mas para se chegar à ferramenta na maioria dos casos deve ser por reverse engenearing. Ou estou errado?
Sobre o ponto 2 alguns casos parece-me que também é desbloeado logo as ferramentas serão um pouco mais sofisticadas.


Como referi antes pelo menos uma operadora tem desbloqueiado os equipamentos no dia seguinte mas mesmo assim isso não cobre todos os casos.


Já editei o post.


Os Galaxy S e S2 tinham tools desse tipo para desbloquear, o ZTE Blade (e outros ZTE's), etc.


E haviam alguns casos em que alterando a ROM desbloqueavas o aparelho (Huawei x5).


https://play.google.com/store/apps/details?id=com.spocky.galaxsimunlock
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ngeeks.unlockblade
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.helroz.galaxyaceunlock


Com permissões de su (acho que todas estas apps precisam de root) e alterações de sources consegues muita coisa. Isto para mim roça a ilegalidade, e são coisas que podes fazer com alterações de sources em real-time (e precisas de root para isto).

Claro que por outro lado ter permissões de root também te ajuda a tapar buracos de segurança, ainda agora descobriram uma exploit grande no Exynos que só a consegues tapar com root (e o curioso é que também é por lá que ganhas o acesso). Isto da legalidade das coisas é sempre uma faca de 2 gumes.

O exemplo das aplicações citadas mostra bem a salgalhada em que esta questão está. Era suposto as aplicações serem retiradas da store. Isso não acontece o que acaba por dar alguma legitimidade. Já que assumir que se está bem para a Google deve estar bem para toda a gente.


O que espero é que se não se puder falar de como fazer o root seja porque o processo de como se chega a ele não é completamente legal/transparente e não porque o que se pode fazer com ele depois de instalado é que é ilegal.

Pessoalmente espero que todos compreendam os motivos porque estamos a ter esta discussão.


1 - O Root em si é legal. O que pode não ser legal é desbloquear o Bootloader, mas isso são coisas diferentes.
E mesmo assim, por exemplo a Sony ou Samsung, recusam-se a reparar telemóveis que tenham o bootloader desbloqueados, mas não te metem um processo em cima por o teres feito, nem te banem de nada, o que quer dizer que não consideram que cometeste uma ilegalidade.

Outro exemplo que posso dar é o facto por exemplo o Titanium Backup que é uma das Apps com mais downloads no Google Play, só funciona com Root e a Google não bane a app de lá.

A Sony e HTC inclusive fornecem nos seus sites uma maneira de desbloquear o Bootloader indicando apenas que perdem a garantia.


2 - O Root em nada tem a ver com o bloqueio à rede. Podemos desbloquear o bootloader e fazer root que continua bloqueado à rede a que o compramos.

É facil perceber a postura das marcas. Sabem que se forem muito restritivas perdem clientes. Perdem o cliente e acabam com má publicidade. O problema é que serem demasiado permissivos pode acabar com n equipamentos para reparar. Dai elas não gostarem muito desta brincadeira. De qualquer forma a sua postura também não ajuda aqui. As nossas costas são muito estreitas para nos metermos num buraco legal em que corremos o risco de ter que acabar a apagar metade dos posts ou pior ainda. Nós temos 10 anos e queria que tivessemos mais 10.


Lembras-te por exemplo do LG P500, Zte Blade etc etc, dispositivos Armv6 que lhes faltavam binários compatíveis com ICS, para se portar essa versão do Android para eles?
Foi a própria Qualcomm que acedeu ao pedido de varios developers e forneceu binários compatíveis com ICS para dispositivos Armv6. Logo como podes dizer que é ilegal?

O proprio Gapps, a unica coisa que a Google pediu por exemplo à Cyanogen é que as Roms deles não incluíssem os Gapps de origem. Mas não têm nada contra ao Gapps serem instalados à parte. Que é o que acontece.

E mais, alguma vez viste algum ataque da Samsung, HTC, Sony etc etc, à Cyanogen por eles fazerem Roms para os dispositivos deles? É que eles têm um forum completamente aberto, têm o gerrit aberto. Pelo contrario, por exemplo a Sony tem uma equipa que ainda os ajuda

Mais um bom exemplo da confusão em que o Android se transformou.


Acho que, para variar um bocado se estão a confundir 2 ou 3 termos relacionados com a área: root, Custom ROMs e Cell/Network Unlocking.

Todos são independentes e nenhum depende dos outros para serem utilizados. Falando de uma maneira simples e resumindo um pouco o que já foi dito por outros:

Root - Adição de binários de acesso de Super Utilizador no sistema Android. Simplesmente permite que possamos ter acesso a todo o conteúdo do sistema. Para os que entendem, apenas nos dá acesso de SU ao sistema, como se de outra distro de linux se tratasse. Não tem nada de ilegal visto que, de acordo com o que tem acontecido e sido assumido legalmente, uma vez que adquiras um produto ele é teu para fazeres o que bem entenderes. Não incorres em qualquer tipo de ilegalidade ao fazer root visto que o mesmo apenas eleva as tua permissões ao sistema, não alargando o acesso a qualquer componente que seja proprietário da marca. A legalidade disto é a mesma de abrirem uma torradeira e alterarem-na de maneira a poderem ir ate aos 200ºC em vez de se terem que ficar pelos 100ºC.

Custom ROMs - Instalação de uma nova versão do sistema operativo. Basicamente trata de alterar todo o sistema! Ilegal? Dificilmente. Das 3 operações é a que menos alteração faz ao produto em si, uma vez que apenas se prende com a instalação de um sistema operativo em cima de um produto que permanece inalterado. É a mesma coisa que terem um PC com Ubuntu e decidirem instalar Debian. Ao contrário do que muitos pensam, não é requisito ter root para instalar Custom ROMs. Sinceramente nem vejo onde possa estar uma possivel ou remota ligação a pirataria neste ponto. Como já foi dito a própria Google disponibiliza, se não todo, algum do código fonte, ou pelo menos da o avalo para tais desenvolvimentos serem feitos.

Cell/Network Unlocking - Desbloqueio da RIL para permitir o acesso a redes diferentes. Aqui sim entramos naquilo que podemos considerar a "Gray area". Pessoalmente nunca me preocupei com este ponto, porque nunca tive a necessidade. No entanto, do meu ponto de vista pessoal, penso o seguinte: as redes são, neste momento, obrigadas a fornecer os códigos de desbloqueio dos terminais X tempo após a sua compra de uma forma completamente gratuita ou mediante o pagamento de um determinado valor (geralmente relacionado com o preço do equipamento non-branded original) antes da conclusão desse periodo. A que nivel é que isto pode tornar ou não ilegal a prática do Cell Unlocking, sinceramente não faço a menor ideia. Pessoalmente penso que não deveria ser ilegal desbloquearmos o nosso proprio equipamente sem qualquer fim comercial, no entanto convem questionar alguem com conhecimentos nesta área.

Algo que acho importante salientar é que toda a legalidade ou ilegalidade nunca se prende com o fabricante do telemóvel (Samsung, ZTE, LG, etc.). Com estes, os únicos problemas que poderemos ter é de negação de assitência/garantia, de acordo com o que fôr estabelacido pelo EULA de cada um, e se derem prova de que as ditas alterações são a razão da avaria/dano do produto.

A (i)legalidade envolve, sim, a Google (no caso de Rooting e Custom ROMs) ou a operadora (no caso do Cell Unlocking). No entanto, a Google a já deu bastantes provas de abertura por todas as razões já citadas. Quanto ao Cell unlocking, creio ser realmente melhor esperar por alguem que tenha experiencia neste campo.

Já agora, em tom de nota de experiência pessoal:


Já tive que enviar um Samsung Galaxy GIO da Vodafone para reparação. Tinha-lhe já instalado vários Custom ROMs e feito root várias vezes. Antes de o enviar tive o cuidado de restaurar o ROM original da Vodafone (para quem não sabe todos os Official Firmwares da Samsung estão disponiveis em www.samfirmware.com). Apesar de ficar igual a original, ao conectar aos terminais de reparação o técnico tem a informação de quantas vezes cada equipamente foi flashado, pelos que não passa completamente ao lado. A reparação foi completamente feita e já regressou reparado, sem qualquer problema da parte da Samsung nem da Vodafone.


EDIT:


Após reler aqui um post anterior algo me saltou à vista que não mencionei e pode induzir em erro.

Mesmo dentro dos Custom ROMs há pontos diferentes. Foi dito e muito bem que neste caso os fabricantes dos vários componentes interiores dos equipamentos (qualcomms e que tais) também têm uma palavra a dizer. Devo referir que isto se aplica se a marca (qualcomm, por exemplo) for alvo de "roubo" por parte de quem faz a ROMs. No entanto, essas drivers estão geralmente incorporadas no próprio sistema, pelo que se torna dificil tira-los la de dentro para usar noutros sitios. Já agora, é também importante notar que o psl que costuma fazer ROMs (Cyanogen, e outros) dedicam também muito tempo a fazer essas próprias drivers quando não tem acesso as mesmas, pelo que a questão da legalidade, mais uma vez e a meu ver, não se coloca.

Já tinha conhecimento que equipamentos restaurados acabam por ser reparados sem problema. Mas isso não resolve o probrema de se poder ou não discutir.
Mas é mais um excelente contributo. Obrigado.


Olá Metro,


quanto ao ZTE Blade, tenho um, e o desbloqueio é através da inserção de um código, não precisas de root.
Quanto a esses Samsungs, não conhecia esse processo, mas sim, necessitas de root. Isto puxa então o problema para a legalidade ou ilegalidade do desbloqueio de telemóveis..

Relembrando novamente que pouco percebo de leis, isto é o que diz a página da Wikipedia sobre "SIM lock" em Portugal:

Ou seja, completamente omisso em relação à questão da legalidade/ilegalidade do desbloqueio. O [44] a que se refere o artigo apenas menciona os tectos máximos de preços que a operadora pode aplicar. Para mais, o que faz uma aplicação para desbloquear telemóveis no Google Market? Se fosse ilegal, à quantidade de downloads que tem, já a Samsung teria enviado um cease-and-desist para a Google, sem dúvida..

Como disse antes as marcas acabam por ter uma postura mais flexível do que à primeira vista podia parecer. A Sony por exemplo aprendeu da pior forma o buraco em que se meteu quando não actualizou os equipamentos com a versão 1.6.

Também podes alegar que para sacar filmes ilegais tens que instalar o uTorrent, por exemplo. No entanto instalares o uTorrent não é ilegal nem sequer "cizento". O fim para o qual o usas é que já é outra história. Se os fabricantes dos telemoveis que essas ditas aplicações permitem desbloquear optaram por não enviar ordem de Cease & Desist é lá com eles. Enquanto tal não fôr recebido a Google não vai simplesmente remover a aplicação, nem tal faria sentido.

Root é um meio para um fim. Se o fim é ilegal ou não isso é irrelevante, pois o meio não o é!

Nós aqui no nosso cantinho estamos mais preocupados com um Cease and Desist do que uma grande marca isso é certo.


Oh amigo. Não me faças de tonto como se eu andasse praqui a mandar postas de pescada. Tal como tu, sei do que falo e li os posts com atenção.

Lá porque há metodos para fazer SIM Unlock que se baseiam no facto do telemovel ter root, não torna o rooting ilegal. Da mesma maneira que teres um computador com ligação à internet (que é o único meio de sacares filmes/jogos piratas) não torna o facto de teres o computador uma coisa ilegal. Concordamos?

No fundo o que me "faz comichão" nesta conversa toda, é que para além de estarem a misturar 2 coisas que são completamente distintas (independentemente de uma poder tirar partido da outra), estão a falar de algumas de maneira depreciativa como se fossem ilegais e tivessem apenas um lado mau.

Rooting e Custom ROMs não são, nunca foram, e nunca serão ilegais. Nem tal faria sentido. Perdes a garantia? Perdes. Pões-te em trabalhos? Só se estragares o aparelho. Traz-te problemas legais? Claro que não.

Já o SIM Unlocking é outra história. Sei que não é completamente legal, mas também tenho algumas dúvidas quanto ao método que as operadoras seguem. Mas isso é uma outra questão que, a meu ver, nada tem a ver com o OP.

A questão do OP é a "legalidade" de procedimentos de rooting e Custom ROMs de sistemas Androids, e, do meu ponto de vista e do que até agora pude apurar, é completamente legal, e até suportado por algumas marcas e pela própria Google!

O suporte de algumas marcas resolve parte do problema. Do ponto de vista do fórum complica as coisas porque acabaríamos por poder falar nuns tópicos sobre o assunto e noutros não.
 
Metro, eu posso estar extremamente errado, e se estiver alguém que me corrija, mas eu acho que a questão aqui é simples.

As marcas vendem os dispositivos e dizem "dou-te garantia, se não fizeres isto, isto e isto." Se eu faço ou não, é comigo, e não é por isso que passa a ser ilegal. Fazer root ao telemóvel é o mesmo que abrir um portátil que tem garantia. "Quebras" o contrato de garantia que tens com a operadora, e fica por aí. O dispositivo é teu, se o quiseres estragar é contigo, perdes é a garantia.

Este é pelo menos o meu entendimento do assunto, que pode estar errado, visto que não sou especialista na área.
 
O suporte de algumas marcas resolve parte do problema. Do ponto de vista do fórum complica as coisas porque acabaríamos por poder falar nuns tópicos sobre o assunto e noutros não.

Pelo que pude entender até agora nesta matérias, nestes comunicados/páginas e de muitos outros que fui lendo ao longo dos tempos, nenhum fabricante alguma vez teve qualquer posição negativa ou atitude de reprimenda ou processo legal contra quem o fizesse.

A única "ressalva" que fazem é precisamente que não garantem reparação dentro do período obrigatório de garantia do fabricante. É um bocado o que o | Blasted | diz. Óbvio que, como tu próprio disseste, muitos preferem que as pessoas não se metam nessas aventuras pois em caso de mau resultado acabam por ser eles, injustamente, a ficarem mal vistos. Advertem contra isso, mas nunca tomam posição de considerar ilegal ou infringimento seja de que regra/copyright/lei fôr.

Sinceramente, e abordando o tema de um modo muito simples:

Como utilizador penso que seria bom termos essa secção aqui no fórum. Teria que ser muito bem moderada e acompanhada, e teria que ser deixado bem claro o que se poderia ou não falar. Sobretudo que não fosse apenas uma biblioteca de links para a XDA mas sim um local onde o pessoal se pudesse realmente ajudar.

Por outro lado, vendo do ponto de vista do Staff que sempre lutou por esta comunidade, temas cinzentos tendem a escurecer, nunca a clarear. O mais provavel neste caso é que ou as coisas dêem para o torto ou que seja recebida a dita C&D.

Somando tudo, se tivesse que ser eu a decidir com base no que sei até agora, provavelmente não avançaria para isto, não sem ter bases legais que o fomentassem. (Apesar de como utilizador, defender que não há problema algum)
 
Pelo que pude entender até agora nesta matérias, nestes comunicados/páginas e de muitos outros que fui lendo ao longo dos tempos, nenhum fabricante alguma vez teve qualquer posição negativa ou atitude de reprimenda ou processo legal contra quem o fizesse.
Mas também não permitem fazer de root oficial.
 
Back
Topo