Aos moderadores da secção Tablets - ROM's e customização de ROM's

Esta questão está a ser colocada para o forum de tablets mas no forum telemoveis sempre se falou em flashar roms, fazer root, kernels etc. Seria assim tão diferente?

E quanto aos developers que participam no forum e que naturalmente expõem o seu trabalho?
 
As regras do Tablets basearam-se nas do Telemóveis. Nos telemóveis é um pouco mais sensível tendo em conta os contratos de operadora, desbloqueios, etc. Permite-se mencionar os temas que referiste, mas não a colocação de links, tutoriais e afins.


Cumprimentos.
 
Sobre a marca Sony Mobile (antes conhecida como Sony Ericsson), lembro-me que tinham chegado ao ponto de disponibilizar oficialmente ferramentas e tutorias para desbloqueio do bootloader, compilação e flash de custom kernels.
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=644371
Se pesquisarem no Google... devem encontrar nos primeiros resultados o forum oficial da Sony Mobile com thread criada por um moderador tendo tutoriais e ferramentas para flash, root, downgrade e remoção de bloatwares.

Obviamente as coisas podem correr mal e a marca reserva-se ao direito de negar a garantia caso seja possível provar que os danos foram provocados nessas operações.
É como tudo, há CPUs de desktops que permitem fazer overclock e motherboards que trazem ferramentas e manuais para isso, entretanto se estoirares algo com exageros estás sujeito a não ter cobertura da garantia. Mas não é por isso que é ilegal fazeres overclock nem perdes garantia automaticamente só por fazeres.


oficial
35cpudd.gif
 
Última edição:
Quando há um fórum, com uma reputação imensa, como o XDA-Developers, em que tudo se baseia em modificações do software nos aparelhos, e esse fórum é respeitado pelas marcas religiosamente, acho que a questão de haver problemas por se falar de custom ROMs, roots, bootloaders, etc nem se põe.
Esse fórum é tão respeitado que várias marcas têm lá representantes.
Mais ainda, muitas aplicações que depois vão parar a Play Store começam a ser desenvolvidas lá.

Se dúvidas poderia haver quanto à legalidade, ninguém leva isso mais a sério que eles. Desde que não se fale em piratear aplicações, vale tudo.

E acreditem que se eles tivessem tido problemas com isso, há muito que tinham fechado portas ou imposto regras restritas, o que não é de todo o caso.

Mais uma vez, se um dos fórums mais respeitados da internet toda o aceita, não vejo como pode o zwame entrar por águas turvas.

Edit: Há também o Modaco, que é exactamente outro XDA, mas com menos utilizadores mas com desenvolvimento especifico para alguns modelos mais esquecidos pelo XDA.
 
Acho que aqui o que deve de ser discutido é a legalidade da distribuição de informação e não se é legal ou não o root de um aparelho. Todos sabemos que nenhum juiz português iria achar o processo de fazer root ilegal, o produto é teu, não estás a magoar ou a prejudicar ninguém ao fazer o root. Também ninguém aqui reclama que as empresas podem negar a garantia em caso de root pois não foi com essa intenção que o produto foi vendido.

No entanto o acesso há informação de como fazer root será ilegal? Todos nós conhecemos a história do rapaz da PS3, eu gosto da minha internet com livre acesso a informação, mas acho que o ZWAME nunca foi um sitio para ter essas lutas, no entanto temos sites extremamente reconhecidos pelas marcas como XDA e apps famosas na playstore que nos deixam fazer root e a Google nada faz. Será então ilegal falar de informação que nenhuma das partes (Google e produtores) tenta impedir o acesso dos seu utilizadores a ela? Não estamos a falar de pirataria onde todas as companhias estão contra. Antes pelo contrario, estamos a falar de uma situação onde existe companhias que ajudam os seus clientesa fazer root e a resolver problemas caso eles existem.

Em relação as EULAs, 99% delas são ilegais, principalmente fora de serviços, onde és obrigado a assinar um contrato depois de efectuares a compra, logo ser ilegal na UE.
 
Acho que aqui o que deve de ser discutido é a legalidade da distribuição de informação

Esta é a unica questão que aqui está em causa.

A existência de outros fóruns onde as coisas são discutidas vale zero em caso de termos um processo.

A justificação de que outros fazem não serve de prova. E friso o que já referi várias vezes. Nós não temos ninguém a proteger-nos as costas.
 
Acho que aqui o que deve de ser discutido é a legalidade da distribuição de informação e não se é legal ou não o root de um aparelho.

(...)

No entanto o acesso há informação de como fazer root será ilegal?

Podes colocar aqui no tópico a legislação que encontraste, e que te levou a colocar essa dúvida?
Penso que ninguém que tenha passado por aqui seja de direito, mas levantar dúvidas sem algo consistente a suportá-las é andar à volta do problema..
 
Se houvesse legislação não estávamos aqui a discutir o problema. Dei como exemplo Alexander Egorenkov, que teve como maior problema explicar como se hackava a PS3 e não porque desenvolveu a ferramenta para tal.
 
Se houvesse legislação não estávamos aqui a discutir o problema. Dei como exemplo Alexander Egorenkov, que teve como maior problema explicar como se hackava a PS3 e não porque desenvolveu a ferramenta para tal.

Salientaste no post anterior que a distribuição de informação pode ou não ser legal. Agora dizes que não há legislação nesse sentido. Não estou a ver onde queres chegar.. Não há legislação, não existe opinião das autoridades sobre tal assunto, não se coloca a questão da legalidade/ilegalidade..

Quanto ao problema do hacker que falaste, o que encontrei até agora foi que ele foi processado por "copyright infringement" porque ele partilhou ficheiros pertencentes à Sony e uma "secret key" e que a Sony decidiu que não deveriam ser partilhados. Não tem nada a ver com informação partilhada, isso é um subproduto, e nem era o ponto central do processo entre a Sony e o hacker..
 
Apenas um exemplo:
Tablet Toshiba AT100, com custom rom, root, e custom boot animation, foi para reparar este natal, devido a uns sons estranhos numa das colunas. Voltou com as colunas substituídas, e apenas uma pequena nota "Todos os problemas de software não são da responsabilidade da XXXX nem do fabricante, não sendo cobertos pelo contrato de garantia".
 
All Android users were or are wondering whether flashing their device will void the warranties of their devices.

In short :

The FSFE (Free Software Foundation Europe), has concluded that rooting and flashing our devices don't void their warranties. Manufacturers can't refuse to repair a device because modifying or changing system software is not a sufficient reason to void the "statutory warranty". The seller has to prove that the defect is caused by user's actions before completelly voiding the warranty. Unless that, the standard 2 years of the warranty is still valid. So the Directive 1999/44/CE dictates1 protects consummers even if they have rooted and flashed their system in order to use custom ROMs.

Como se pode ver, segundo a lei é completamente legal fazer Root ao telemóvel e não se perde a garantia.
 
Depende da marca, eu tenho ideia que a Samsung não o permite, ou melhor, depois não dá cobro da garantia.

Acho que a samsung só recusa a garantia se tu lá chegares com um tijolo. Caso contrario não se importam. Alias todas as companhias poderão dar problemas com a garantia se o root for mal feito.
 
Acho que não leram bem o quote do Ansatsu: não interessa o que a marca diz, a análise da FSF Europe indica que a marca apenas pode recusar garantia num equipamento rooted/flashed se o mau funcionamento resultar do mesmo. É a interpretação da "lei europeia" por parte da FSF, uma entidade que tem conseguido ganhar guerras legais muito importantes contra empresas de peso. A FSF nunca ou raramente perdeu guerras legais (não me apetece ir validar agora se é nunca ou raramente). A marca pode muito bem tentar recusar a garantia, cabe-nos lutar pelos nossos direitos se tal acontecer (tal como quando a Apple recusa garantia de 2 anos na EU).
 
Depende da marca, eu tenho ideia que a Samsung não o permite, ou melhor, depois não dá cobro da garantia.

Pela lei a Samsung é obrigada a dar-te garantia, caso contrario reclama à Deco ou a outro sitio qualquer, não sei. Mas que são obrigados são.

Só perdes a garantia, se tiveres sido tu a brickar o telefone. Tipo fizeste root e apagaste os System files. Não foi o Root que te fez perder a garantia, foi o teres apagado os ficheiros de sistema.
 
Mais uma vez porque penso que a discussão continua a divergir.

O que está em questão não é o root. Se fosse não estavamos aqui a ter esta discussão.
O ponto importante é a disponibilização de informação aqui na ZWAME que é um local público e acessível a todos das formas de o fazer. A questão não é a nível do proprietário do equipamento ou da perda ou não da garantia.

Parece haver duas situações distintas:

1- O fabricante publica o código fonte ou indica como aceder a root. Neste caso zero problemas.

2- O acesso a root é efectuado através de um exploit de segurança. Neste caso estarmos a disponibilizar informação que mostre como isso se faz não é legal. E ai podemos ter problemas. Mais uma vez estes problemas são referentes à ZWAME e não à questão da perda de garantia ou não.

Como disse anteriormente a justificação que isso é feito noutros locais e não há problema não serve. Nesses locais são outras pessoas que assumem as consequências e que têm que responder perante os seus utilizadores e perante as entidades se for o caso. Nós temos 10 anos e espero que possámos comemorar muitos 10.
 
Eu acho que se pode permitir falar do Root, ou seja, de aplicações que usem isso e dos beneficios que trás etc etc.
Pode-se proibir que se fale dos métodos de fazer Root.
 
As regras do Tablets basearam-se nas do Telemóveis. Nos telemóveis é um pouco mais sensível tendo em conta os contratos de operadora, desbloqueios, etc. Permite-se mencionar os temas que referiste, mas não a colocação de links, tutoriais e afins.


Cumprimentos.

Costumo ver os links editados mas falar de programas, dicas e afins normalmente vejo amiúde. Mas então também isto é mesmo proibido?

Como se pode ver, segundo a lei é completamente legal fazer Root ao telemóvel e não se perde a garantia.

Há também a situação de através de programas e métodos que se usam para fazer root/modding etc podem também ser feitas actividades ilegais. Já se sabe que as coisas acabam por descambar. Se neste momento não é permitido abordar estes temas e no entanto eles estão bem presentes no forum, imagino que moderar eficazmente um forum onde sejam permitidos estes temas seja muito complicado.
 
Costumo ver os links editados mas falar de programas, dicas e afins normalmente vejo amiúde. Mas então também isto é mesmo proibido?

Na altura de uma das revisões das regras do Telemóveis, quando o tema em questão começou a ficar completamente descontrolado em todos os tópicos de modelos que permitissem esse tipo de alterações, era proibido sequer mencionar "root" ou "ROM cozinhada". Tendo em conta a evolução do Android e as permissões de algumas marcas, decidimos permitir que se faça referência a "root", "ROM", e nomes específicos de ROMs. No entanto, sempre se manteve como regra a não colocação de:
- Links (e referências a sites e "googlanços")
- Tuturiais
- Nomes de programas para o efeito
- Pedidos e propostas de ajuda por PM

Atenção que esta não é a nossa resposta ao tópico, é o que se tem andado a aplicar até ao momento. Da mesma forma que compreendemos que queiram aprofundar mais determinadas questões sobre o tema, também esperamos que compreendam a nossa reticência em permitir um tema que ainda é bastante cinzento. Acima de qualquer telemóvel e firmware está a longevidade do fórum e prevenir é bem melhor do que ter problemas mais tarde.


Cumprimentos.
 
Back
Topo