Aos moderadores da secção Tablets - ROM's e customização de ROM's

Apreciei bastante o cuidado do joaoventura e do Ansatsu em fundamentarem o que escrevem com base em leis ou entidades reguladoras, ou até mesmo o caso do Forfirith que fundamentou com sua experiência positiva quando precisou de garantia. Obrigado por vossa informação.


A título de curiosidade, já ouviram falar de alguém ou alguma entidade em Portugal (ou pelo menos na União Europeia) que sofreu penalização (seja em termos de garantia, restrição de conteúdo ou multa ou seja o que for) por causa de disponibilização de ferramentas ou guias para modificações de Smartphones ou Tablets, ou por realizar as modificações por si? (atenção que isto nada tem a ver com pirataria, nem com possíveis quebras de contrato entre o cliente e a operadora)

Assim analisaria-se os regulamentos que serviram de suporte à penalização, e poderia-se chegar a conclusões de forma objectiva.
 
A título de curiosidade, já ouviram falar de alguém ou alguma entidade em Portugal (ou pelo menos na União Europeia) que sofreu penalização (seja em termos de garantia, restrição de conteúdo ou multa ou seja o que for) por causa de disponibilização de ferramentas ou guias para modificações de Smartphones ou Tablets, ou por realizar as modificações por si? (atenção que isto nada tem a ver com pirataria, nem com possíveis quebras de contrato entre o cliente e a operadora)

Assim analisaria-se os regulamentos que serviram de suporte à penalização, e poderia-se chegar a conclusões de forma objectiva.

Sem ser o caso do tal hacker e da PS3 (que foi colocado num post anterior), não estou ao corrente de nada.. E mesmo esse caso da PS3 é diferente de root, e foi resolvido fora de tribunal. No meu entender, já foram colocados aqui argumentos suficientes para demonstrar que o processo de root e a partilha da informação não é ilegal, nem é expectável que se torne ilegal nos tempos mais chegados..
 
Só falta garantir que root não permite desbloqueios de operadora nem quebra os contratos efectuados com as mesmas.

Não se esqueçam também que não é só o facto de ser ou não ilegal que está em causa, não queremos que os utilizadores sigam sugestões de alterações e que terminem com um pisa-papéis como li há poucos dias aqui no fórum.
 
Só falta garantir que root não permite desbloqueios de operadora nem quebra os contratos efectuados com as mesmas. Não se esqueçam também que não é só o facto de ser ou não ilegal que está em causa, não queremos que os utilizadores sigam sugestões de alterações e que terminem com um pisa-papéis como li há poucos dias aqui no fórum.
O root, por si só, não permite desbloquear o telemovel da operadora. Nunca é com esse fim que encontras as instruções para o fazeres, logo, uma coisa não tem a ver com a outra. Quanto aos bricks... a responsabilidade de fazer o que quer que seja com o telemóvel é do seu dono, por isso existem os disclaimers. Deve também ficar notado aqui que, fazer HARD brick a um telemóvel não é fácil... é preciso ignorar totalmente as instruções para tal acontecer...
 
Só falta garantir que root não permite desbloqueios de operadora nem quebra os contratos efectuados com as mesmas.

Não se esqueçam também que não é só o facto de ser ou não ilegal que está em causa, não queremos que os utilizadores sigam sugestões de alterações e que terminem com um pisa-papéis como li há poucos dias aqui no fórum.

O Root não permite nem tem nada a ver com desbloqueio de operadora.
Não permite também quebra de contracto com a operadora.

Até posso dizer que já enviei o Sapo A5 da minha namorada para garantia na TMN, e esqueci-me de lhe retirar o Root. Substituíram o ecrã e restauraram as definições de fabrica.
Ou seja, perdi o Root mas não me puseram qualquer entrave nem sequer mencionaram o facto.

Sinceramente, não existe razão para as marcas complicarem o Root.
Não estraga o telemóvel, mesmo que se apague ficheiros de sistema, pois é sempre possível voltar a flashar esses mesmos ficheiro. Logo o telemóvel nunca era dado como perdido, ao contrario de uma queda por exemplo. E depois o Root ao contrario do Jailbreak no iOS, é indiferente para apps pirateadas, pois não é necessário Root, a própria Google permite que se instale Apps sem ser pelo Google Play.
 
Última edição:
Corrijam-me se estiver equivocado mas o Jailbreak por si só também não permite o desbloqueio nem a instalação de aplicações sem pagar.
 
Corrijam-me se estiver equivocado mas o Jailbreak por si só também não permite o desbloqueio nem a instalação de aplicações sem pagar.

Mas no iOS não consegues ter apps pirateadas sem jailbreak. No Android, podes meter apps pirateadas com o telemóvel em stock, o root não é preciso para nada.

E a verdadeira ilegalidade está ai, apps pirateadas ou desbloqueio de operadora. O Root não mexe com nenhuma delas, ao contrario do jailbreak no iOS em que és obrigado a ter se quiseres fazer alguns desses dois pontos.
 
Referi esses dois pontos do Jailbreak como exemplo. Se o Jailbreak por si só não permite fazer isso, então está no mesmo patamar que o Root, já que o Root permite alterações e desbloqueios.
 
Referi esses dois pontos do Jailbreak como exemplo. Se o Jailbreak por si só não permite fazer isso, então está no mesmo patamar que o Root, já que o Root permite alterações e desbloqueios.

Acho que não te percebi bem.

Pelo menos que eu saiba, normalmente o pessoal desbloqueia a operadora num Android, com a obtenção de codigos ilegais. Mesmo sem root, colocas o codigo e pronto. O root penso que não tem nada a ver com isso. E a maioria dos telemoveis android, simplesmente não existe maneira de desbloquear, e os que existem até envolvem que abras o telemóvel para fazer uns bypass.

O que eu queria dizer é que, no iOS, és obrigado a fazer Jailbreak para teres apps pirateadas. Se alguém quiser ter uma app sem a pagar, tem de fazer jailbreak, ponto final. Sem isso não consegue.

No Android, ninguém faz Root a pensar em apps pirateada, simplesmente porque não precisas de root para o fazer. Logo quem faz Root é porque quer ter apps que dão uso ao Root.
Por exemplo, o Titanium Backup é uma das apps mais populares que te faz backups totais ao telemóvel, como tal precisa de Root. Não existe nenhuma ilegalidade na App.
 
Então eu explico.

A minha referência ao Jailbreak é somente no sentido em que o processo em si pode não ser considerado ilegal, mas o que se faz posteriormente sim. E sim, existem processos envolvendo o Root que permitem o desbloqueio à operadora.
 
Então eu explico.

A minha referência ao Jailbreak é somente no sentido em que o processo em si pode não ser considerado ilegal, mas o que se faz posteriormente sim. E sim, existem processos envolvendo o Root que permitem o desbloqueio à operadora.

E por isso é que o Jailbreak é legal nos States, na Europa é que não é.
Já o Root é legal em qualquer parte ;)

Eu acho é que não podemos misturar as coisas. Se alguém falar de Root num topico não tem mal nenhum.
Se alguém falar em desbloquear à operadora, envolvendo ou não o root, ai sim é que o post tem de ser logo apagado e o utilizador advertido.
 
Mas Ansatsu, tem-se permitido falar sobre Root e ROM, apenas se tem pedido (volto a repetir), e inclusive para evitar "misturas" que se evite:

- Links (e referências a sites e "googlanços")
- Tuturiais
- Nomes de programas para o efeito
- Pedidos e propostas de ajuda por PM

Não me parece difícil, evita que os tópicos entrem no descontrolo (que aliás já se verifica) em que já não se fala do modelo mas de ROMs a modo de chat, e poupa o fórum a possíveis problemas futuros. E sinceramente, se há quem se queixe que a moderação não consegue chegar a todo o lado (a.k.a.: recebem um aviso ou infracção de acordo com as regras e correm a ver todos os tópicos e posts para encontrar situações semelhantes para se justificarem: "este fez ou disse e o post ainda lá está!"), acham mesmo que há tempo para verificar, por exemplo, em todos os casos que se fala de Root se é um dos que envolvem desbloqueio?
 
Não tenho nada contra as actuais regras ;)
Até porque se alguém quiser colocar uma Rom no seu telemóvel, basta Googlar.

Apenas quis referir, que é legal, ao contrario do que muitos possam pensar.
 
No entanto, o pedido original que fiz neste tópico foi para se levantar a proibição aos assuntos relacionados com root, incluindo tutoriais e roms alternativas. Como já foi falado várias vezes aqui, o assunto é completamente legal.. Vão abrir essa nova secção ou permitir abrir tópicos que expliquem como fazer root?
 
Última edição pelo moderador:
No entanto, o pedido original que fiz neste tópico foi para se levantar a proibição aos assuntos relacionados com root, incluindo tutoriais e roms alternativas. Como já foi falado várias vezes aqui, o assunto é completamente legal.. Vão abrir essa nova secção ou permitir abrir tópicos que expliquem como fazer root?
Isso era bom, pois apesar de se poder googlear o assunto, como o amigo Ansatsu disse, a maioria dos tuts está em Inglês, e é por isso que eu sei que ocorrem bastantes erros por aqueles que não entendem muito a língua. Ter um lugar em PT onde pudessem esclarecer as suas duvidas com pessoal com mais experiência seria positivo. Mas se não o querem fazer, quem somos nós :x

Relativamente à falta de pessoal para moderação, porque não criam um grupo com utilizadores mais experientes, que pudessem fazer minimod neste subforum? Reports, warnings etc Mais vigilantes do que mods em si. Não sei se este software permite, mas no ipb havia a possibilidade de fazer hide a posts sem os apagar, era uma solução rápida para retirar rapidamente os posts relativos aos desbloqueamentos de operadoras e afins ilegais, sem dar poderes mais elevados a estes minimods, e com a possibilidade de revisão futura.
Não sei, são só sugestões...
 
Não tenho nada contra as actuais regras ;)
Até porque se alguém quiser colocar uma Rom no seu telemóvel, basta Googlar.

Apenas quis referir, que é legal, ao contrario do que muitos possam pensar.

A única questão aqui é se a disponibilização de guias também é legal. É que em alguns casos o processo de fazer root tem partes que não são totalmente legais.

No entanto, o pedido original que fiz neste tópico foi para se levantar a proibição aos assuntos relacionados com root, incluindo tutoriais e roms alternativas. Como já foi falado várias vezes aqui, o assunto é completamente legal.. Vão abrir essa nova secção ou permitir abrir tópicos que expliquem como fazer root?

Pela milésima vez. Não se pode nem consegue avisar os utilizadores quando algo é apagado. Temos o contacte o staff para se questionar algo quando é necessário.
Vê que com tantos posts diários há formas de funcionamento que não podem manter-se.

O root pode ser legal mas o processo nem sempre. É essa a unica questão. Fazer os guias e dar suporte a quem faz abre a caixa de pandora.

Fui parar no outro dia a um fórum de uma conhecida marca. O primeiro tópico era sobre algo completamente ilegal. Lamento mas nós não podemos entrar nesse campo.


Isso era bom, pois apesar de se poder googlear o assunto, como o amigo Ansatsu disse, a maioria dos tuts está em Inglês, e é por isso que eu sei que ocorrem bastantes erros por aqueles que não entendem muito a língua. Ter um lugar em PT onde pudessem esclarecer as suas duvidas com pessoal com mais experiência seria positivo. Mas se não o querem fazer, quem somos nós :x

Relativamente à falta de pessoal para moderação, porque não criam um grupo com utilizadores mais experientes, que pudessem fazer minimod neste subforum? Reports, warnings etc Mais vigilantes do que mods em si. Não sei se este software permite, mas no ipb havia a possibilidade de fazer hide a posts sem os apagar, era uma solução rápida para retirar rapidamente os posts relativos aos desbloqueamentos de operadoras e afins ilegais, sem dar poderes mais elevados a estes minimods, e com a possibilidade de revisão futura.
Não sei, são só sugestões...

Perfeito era poder haver moderadores de um tópico por exemplo. Isso seria muitíssimo bom mesmo.
Resolvia muitas das questões que temos e muita frustração de às vezes termos tópicos muito melhores do que é possível sem isso.
 
Já agora, uma noticia da Samsung que pode ser do interesse deste topico.

Existe alguns Galaxy S3 que saíram com um problema de fabrico, em que a memoria flash interna fica corrupta e o telemóvel simplesmente deixa de funcionar. Os Galaxy S3 que têm este problema ainda demora 150 a 200 dias a se manisfestar.

A Samsung, indicou que quem tiver esse problema que o telemóvel está dentro da garantia, mesmo que tenham feito Root, desbloqueado o bootloader e flashado uma Rom.

According to reports, Samsung is replacing them under warranty whether or not people have rooted the devices or installed non-standard firmware
 
Já agora, uma noticia da Samsung que pode ser do interesse deste topico.

Existe alguns Galaxy S3 que saíram com um problema de fabrico, em que a memoria flash interna fica corrupta e o telemóvel simplesmente deixa de funcionar. Os Galaxy S3 que têm este problema ainda demora 150 a 200 dias a se manisfestar.

A Samsung, indicou que quem tiver esse problema que o telemóvel está dentro da garantia, mesmo que tenham feito Root, desbloqueado o bootloader e flashado uma Rom.

As marcas podem fazer o que acham melhor porque em última análise podem-se adaptar ao que o mercado pede no momento. Nós não temos essa folga.

Ficamos demasiado vulneráveis a entrar por ai.

No caso específico que referes há claramente um peso diferente do procedimento que é costume adoptar. Sabendo eu que vão responder que quase sempre dá para colocar a ROM original.
 
Metro,

É compreensível que há muito a perder, ao fim ao cabo são 10 anos - mas por vezes são as pequenas coisas que fazem a diferença. Trata-se de um fórum de opiniões. Não vi nestas 5 páginas ninguém pedir para se alojar ficheiros aqui, que permitisse que se fizesse root ou ter acesso a roms. Falar e partilhar conhecimento não é ilegal.

Sei que isto parece ser offtopic, mas vai de encontro ao que se fala aqui: Decisões delicadas, tomadas de posição e consequências das nossas escolhas.
Eu presumo que, neste momento, se o ZWAME tivesse voz e se fosse confrontado com a questão "Concorda com a condenação do Aaron Swartz a 30 anos de cadeia?" a resposta oficial seria "Sim. Porque o que ele fez é ilegal.". Correcto? Mas a realidade, julgo eu, é que seriam contra nem que seja pelos valores que vocês advogam:

"Este é sem dúvida uma das caracterísitcas que mais se destaca na Techzone: a liberdade para os utilizadores se expressarem, a proximidade entre os utilizadores e o corpo de Moderadores, SuperModeradores e Administradores, sempre presentes para ouvir críticas e sugestões."

Deixem a passividade. Assumam-se mesmo que significa ficar na margem da lei (nem esta é clara). Façam uma pool, descriminem o tema, os riscos e as consequências do assunto em questão e vejam o que a TODA comunidade vos diz (não apenas os interessados).

Vocês têm aqui uma comunidade enorme, tendo em conta a dimensão deste país. Arrisco-me a dizer que é capaz de ser a maior. Se perdessem patrocinadores (que duvido seriamente que perdessem por um assunto destes - não lhes interessa do que se fala, interessa-lhes ter visibilidade), ou de forma a se prevenirem poderiam enviar um comunicado a dizer que se está a ponderar lidar com este assunto e se isso iria afectar o vosso acordo. De qualquer das formas, não têm toda uma comunidade que vos apoia e pode retribuir?

São quase 160.000 utilizadores registados. Dizes que as marcas podem fazer o que acham melhor porque podem-se adaptar ao mercado - mas o ZWAME é o mercado. Acredita que a grande maioria dos líderes de opinião de Portugal, em termos de tecnologia, estão aqui. Não precisam de ter blogs para o serem - basta serem aqueles que a família e amigos perguntam "Quero comprar isto, o que achas?". Este tipo de gente é que move as massas do retalho da tecnologia. Isto tem valor. Acho que me fiz entender.

Cumprimentos e boa sorte para as decisões.
 
Back
Topo