AP em modo cliente não recebe ip do router.

UFO

Membro
Senhores,

Em primeiro lugar, gostaria de salientar que achei esse fórum muito interessante e com membros bem esclarecidos sobre o assunto do qual tenho dúvidas.

Vamos ao caso:

Sou iniciante em redes wireless, não tenho curso algum sobre o assunto, e tenho aprendido algumas coisas sobre em fóruns e buscando sobre o assunto no "google" :007: .

Acontece que, na empresa onde eu trabalho, me foi solicitada uma solução para uma sala de aulas de informática que não possuia acesso a Intenet. Devido à distância (cerca de 85 metros), descartei a solução "wired" e implantei um sistema "wireless". Tal sistema foi integrado a já existente rede cabeada da empresa.

Eis os equipamentos adquiridos:

1 Router Planet XRT 402 D (http://www.planet.com.tw/product/product_dm.php?product_id=267&menu_id=15)

2 Aps Planet WAP 4000 (http://www.planet.com.tw/product/pr...14&PHPSESSID=500de9f435fc487a37ad6688cf25cfc2)

2 Antenas 24 Dbi Aquárius (sei, um exagero para essa distância)

Cabos de descida e Pig Tails.

Eis que os aps, coloquei um em modo AP e outro em modo AP cliente, seguindo as configurações básicas, funcionaram perfeitamente, sem nenhum tipo de proteção. Internet e rede bem velozes.

Segui para a parte de segurança, pois em se tratar de uma empresa, todo cuidado é pouco.

Pois bem, com WEP ativado, não tive maiores problemas, tudo perfeitamente funcionando.

Como li que WEP é uma fraca proteção, parti para a solução WPA-PSK.

Então sim, os problemas começaram.

Ao ativar essa proteção, automaticamente se habilitava o 802.1x com server Radius, e como não tinha experiência, nao conseguia mais faze-los funcionar, não havia comunicação entre os aparelhos (AP's).

Todas as referências que até então tinha lido a respeito do server Radius, se faziam aos S.O.'s Windows 2000 e Windows 2003 Sever.