AP em modo cliente não recebe ip do router.

UFO

Membro
Senhores,

Em primeiro lugar, gostaria de salientar que achei esse fórum muito interessante e com membros bem esclarecidos sobre o assunto do qual tenho dúvidas.

Vamos ao caso:

Sou iniciante em redes wireless, não tenho curso algum sobre o assunto, e tenho aprendido algumas coisas sobre em fóruns e buscando sobre o assunto no "google" :007: .

Acontece que, na empresa onde eu trabalho, me foi solicitada uma solução para uma sala de aulas de informática que não possuia acesso a Intenet. Devido à distância (cerca de 85 metros), descartei a solução "wired" e implantei um sistema "wireless". Tal sistema foi integrado a já existente rede cabeada da empresa.

Eis os equipamentos adquiridos:

1 Router Planet XRT 402 D (http://www.planet.com.tw/product/product_dm.php?product_id=267&menu_id=15)

2 Aps Planet WAP 4000 (http://www.planet.com.tw/product/pr...14&PHPSESSID=500de9f435fc487a37ad6688cf25cfc2)

2 Antenas 24 Dbi Aquárius (sei, um exagero para essa distância)

Cabos de descida e Pig Tails.

Eis que os aps, coloquei um em modo AP e outro em modo AP cliente, seguindo as configurações básicas, funcionaram perfeitamente, sem nenhum tipo de proteção. Internet e rede bem velozes.

Segui para a parte de segurança, pois em se tratar de uma empresa, todo cuidado é pouco.

Pois bem, com WEP ativado, não tive maiores problemas, tudo perfeitamente funcionando.

Como li que WEP é uma fraca proteção, parti para a solução WPA-PSK.

Então sim, os problemas começaram.

Ao ativar essa proteção, automaticamente se habilitava o 802.1x com server Radius, e como não tinha experiência, nao conseguia mais faze-los funcionar, não havia comunicação entre os aparelhos (AP's).

Todas as referências que até então tinha lido a respeito do server Radius, se faziam aos S.O.'s Windows 2000 e Windows 2003 Sever.

Como utilizamos o S.O. Windows XP Professional, não tinha idéias de como fazer a ligação, porém com a ajuda de um amigo, via internet, conseguimos aplicar a tal segurança e configuramos o Radius no XP.

Para efeito de esclarecimento, minha topologia da rede está da seguinte forma:

O Router recebe 2 ISPs (um provedor via cabo, e outro ADSL que é tido como backup)
Esse router está ligado a um Switch de 24 portas D-Link, o qual também recebe todos os outros pcs "cabeados".

Nesse mesmo Switch, vai ligado um dos AP's, que vou chamar de "AP SERVER"

Na sala de informática ( 80 m de distância), tenho 15 computadores, todos ligados a outro Switch D-link.

Nesse mesmo Switch, vai ligado o outro AP, que chamarei de "AP CLIENTE".

Espero ter sido bem esclarecedor até aqui, agora é que vem a minha duvida.

Antes de configurar o Radius, na tela do aplicativo de configuração dos AP's, eu conseguia ver perfeitamente os dois aparelhos e seus respectivos ips, podendo inclusive acessá-los pelo aplicativo.

Depois de configurar o Radius, não consigo mais acessar o AP CLIENTE pelo aplicativo, pois seu ip está definido como 0.0.0.0, no entanto, tenho conexão normalmente nele.

Só consigo acessá-lo agora pelo aplicativo instalado na máquina localizada na sala de informática (isso faz que eu tenha que percorrer os 85 metros para alterar alguma configuração).
Nessa máquina, no entanto, tenho acesso aos dois AP's via aplicativo de configuração. Isso, mesmo, nela aparecem tanto o AP CLIENTE quanto o AP SERVIDOR.

Já na máquina por onde configuro o AP SERVER, só me aparece no aplicativo, o próprio AP SERVER.

Isso é normal ?
Alguém já teve essa experiência?

Agradeço desde já, toda ajuda é bem vinda!

Abraços!
 
ip

Senhores,

Em primeiro lugar, gostaria de salientar que achei esse fórum muito interessante e com membros bem esclarecidos sobre o assunto do qual tenho dúvidas.

Vamos ao caso:

Sou iniciante em redes wireless, não tenho curso algum sobre o assunto, e tenho aprendido algumas coisas sobre em fóruns e buscando sobre o assunto no "google" :007: .

Acontece que, na empresa onde eu trabalho, me foi solicitada uma solução para uma sala de aulas de informática que não possuia acesso a Intenet. Devido à distância (cerca de 85 metros), descartei a solução "wired" e implantei um sistema "wireless". Tal sistema foi integrado a já existente rede cabeada da empresa.

Eis os equipamentos adquiridos:

1 Router Planet XRT 402 D (http://www.planet.com.tw/product/product_dm.php?product_id=267&menu_id=15)

2 Aps Planet WAP 4000 (http://www.planet.com.tw/product/pr...14&PHPSESSID=500de9f435fc487a37ad6688cf25cfc2)

2 Antenas 24 Dbi Aquárius (sei, um exagero para essa distância)

Cabos de descida e Pig Tails.

Eis que os aps, coloquei um em modo AP e outro em modo AP cliente, seguindo as configurações básicas, funcionaram perfeitamente, sem nenhum tipo de proteção. Internet e rede bem velozes.

Segui para a parte de segurança, pois em se tratar de uma empresa, todo cuidado é pouco.

Pois bem, com WEP ativado, não tive maiores problemas, tudo perfeitamente funcionando.

Como li que WEP é uma fraca proteção, parti para a solução WPA-PSK.

Então sim, os problemas começaram.

Ao ativar essa proteção, automaticamente se habilitava o 802.1x com server Radius, e como não tinha experiência, nao conseguia mais faze-los funcionar, não havia comunicação entre os aparelhos (AP's).

Todas as referências que até então tinha lido a respeito do server Radius, se faziam aos S.O.'s Windows 2000 e Windows 2003 Sever.

Como utilizamos o S.O. Windows XP Professional, não tinha idéias de como fazer a ligação, porém com a ajuda de um amigo, via internet, conseguimos aplicar a tal segurança e configuramos o Radius no XP.

Para efeito de esclarecimento, minha topologia da rede está da seguinte forma:

O Router recebe 2 ISPs (um provedor via cabo, e outro ADSL que é tido como backup)
Esse router está ligado a um Switch de 24 portas D-Link, o qual também recebe todos os outros pcs "cabeados".

Nesse mesmo Switch, vai ligado um dos AP's, que vou chamar de "AP SERVER"

Na sala de informática ( 80 m de distância), tenho 15 computadores, todos ligados a outro Switch D-link.

Nesse mesmo Switch, vai ligado o outro AP, que chamarei de "AP CLIENTE".

Espero ter sido bem esclarecedor até aqui, agora é que vem a minha duvida.

Antes de configurar o Radius, na tela do aplicativo de configuração dos AP's, eu conseguia ver perfeitamente os dois aparelhos e seus respectivos ips, podendo inclusive acessá-los pelo aplicativo.

Depois de configurar o Radius, não consigo mais acessar o AP CLIENTE pelo aplicativo, pois seu ip está definido como 0.0.0.0, no entanto, tenho conexão normalmente nele.

Só consigo acessá-lo agora pelo aplicativo instalado na máquina localizada na sala de informática (isso faz que eu tenha que percorrer os 85 metros para alterar alguma configuração).
Nessa máquina, no entanto, tenho acesso aos dois AP's via aplicativo de configuração. Isso, mesmo, nela aparecem tanto o AP CLIENTE quanto o AP SERVIDOR.

Já na máquina por onde configuro o AP SERVER, só me aparece no aplicativo, o próprio AP SERVER.

Isso é normal ?
Alguém já teve essa experiência?

Agradeço desde já, toda ajuda é bem vinda!

Abraços!




qual éa classe de ip q vc está usando ai na rede?
vc deve usar padão para todos os pc na rede tudo com o mesmo padrão!!
boa sorte!!
 
Caro amigo...

Penso que a melhor configuração para uma rede desse porte e distâncias, passaria pela passagem de um cabo utp, solucionando os problemas com os equipamentos em questão. Mesmo que consiga configurar os AP´S correctamente terá por ventura vários problemas ao nível de falhas de segurança e perdas de sinal.
Imagine que quer atirar uma bola a um amigo que está a oitenta metros de si, mas nesse mesmo momento vem um pássaro, bate na bola, e esta nunca chega ao seu amigo. É isto que acontece quando se utilizam dois aps no âmbito cliente servidor em médias distâncias.
Mas para além destes problemas, ainda ligou um switch para fazer a difusão da rede de formação.
Penso no meu sincero saber, o qual não é de alto nível, que a eliminação dos ap´s e a passagem de um cabo directamente do router principal ao dito switch da sala de formação seria a configuração mais correcta e aquela que ofereceria melhor segurança, tanto aos utilizadores da rede como também, e neste caso em aspecto principal, à sua empresa....
Espero tê-lo ajudado....cumps.
 
Provavelmente não tens internet porque penso ser do facto do AP Cliente necessitar de se logar no Radius. Assim à primeira vista só vejo isto, mas posso estar errado...

Como já disseram... o server radius e os clientes encontram-se na mesma gama de ip's? Exemplo: 192.168.1.X
 
Back
Topo