1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

AP x Router Wireless

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por jotenko, 4 de Abril de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 1652)

1. jotenko

jotenko Banido

boas.

alguem me pode elucidar sobre a diferença entre um router wireless e um AP?

é que quando vejo as especificações dos routers, vem como grande vantagem a porta "WAN" na qual ligamos o modem ADSL, e entao o router reparte a ligaçao pelos dispostivos wireless.

Mas isto não é o que o AP tambem faz? Ligamos o AP ao modem (no meu caso, Modem -> Switch -> AP) e partilhamos a ligação?

Qual a diferença afinal ?

2. uterrorista

uterrorista Suspenso

na prática vai dar ao mesmo...
    se não tiveres medo do 'inglês', pesquisa no google por router vs access point :P

3. Lucien

Lucien What is folding?

Claro, é para isso que cá estamos.

Um router tem sim, a grande vantagem de ser o distribuidor de internet e partilha de ficheiros, etc...por vários computadores ou dispostivos, caso seja wireless ou por ethernet. Agora, a grande vantagem. Pode ser utilizado até quando o seu computador principal esteja desligado.

Um AP, é um dispositivo utilizando a comunicação wireless no padrão 802.11B/G/N, de forma a a permitir partilhar net, etc. Geralmente vem em PCI, USB ou PCMCIA e só pode ser utilizado se o computador que esteja com esse AP esteja ligado.

4. carlosmcruz

carlosmcruz Power Member

...pensava que um AP vinha com uma porta ethernet não sabia que então as vulgares pen's usb, placas pcmcia e pci é que eram AP's... estamos sempre a aprender...

e eu a pensar que AP significava Access Point...

o jotenko de certeza que vai agradecer essa dica assim como eu...

5. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

xi... granda confusão que para ai vai...
    ora bem, um "AP" é um Ponto de acesso e um "router" é um routeador.

Um AP não é nada mais que uma maneira de ligar "coisas" sem fios a "coisas" com fios.

Um router é um aparelho que manda pacotes de uma gama de ip's, por exemplo 192.168.0.0/24) para outra rede... por exemplo 191.168.0.0/24.

Aqui vai.

----------------------------------------------------------------------------------------
    Um AP é um dispositivo logico que serve de ponto de acesso a outros dispositivos logicos, SEM FIOS. O AP pode ser uma caixinha tipo um C54APM, uma "rack" de 24U's, uma pen usb ou uma placa pci, desde que o software e o hardware permitam funcionar em modo AP.

Um AP pode ser "qualquer" placa pci, usb ou pcmcia baseada num RAlink 2500 por exemplo, o proprio driver do fabricante permite por a placa a funcionar alem do modo cliente wifi (o normal), tambem permite usa-la em modo AP, para que varios clientes se possom ligar.

NOTA: em modo cliente tambem se podem ligar 2 interfaces logicos, mas deste modo chama-se AD HOC e apenas permite 2 interfaces... (que eu saiba....)

----------------------------------------------------------------------------------------
    Um ROUTER é aquilo que permite ligar um modem a uma rede para partilhar, por exemplo acesso á internet para varios computadores, um outro exemplo disso é nas empresas onde os routers são utilizados para ligar escritorios entre si, cada escritorio tem uma rede propria (LAN) e o router permite enviar os pacotes que não pertencem a essa rede para a ligação WAN.

Por miudos.... Um router tem uma porta WAN e uma LAN.
    WAN = Wide area Network
    LAN = Local area network.

A porta LAN, é a nossa rede local.
    A porta WAN é a rede externa.

Mas, para complicar mais, muitos fabricantes, tem produtos que são tipo canivete suiço.

Um tipico exemplo é um Router com modem ADSL incorporado, e tambem tem AP e tambem tem uma switch integrada. A switch permite "transformar" uma porta lan em varias, o tipico nestes aparelhos são 4, Internamente tem 4 + 1 do AP + 1 do router.

NOTA: para quem não sabe, um modem é um aparelho, cujo nome deriva de "MOdulator/DEModulator", um modulador/desmodulador, permite ligar uma rede WAN de um router por exemplo, a uma ficha de telefone.

Exemplificando:
    (com lista de preços a pensar no verão e na praia)

20/30€
    -Modem USB- (exemplo: um modem preto octal ou sagem da sapo)
    INTERNET -->> ISP (oni, clix, sapo,etc...) -->> Modem -->> PC -->> Driver logico WAN <-> Internet Explorer, MSN, etc...

40/50€ (já não se encontram à venda para o publico em geral) mas... a cisco ainda tem...
    -Modem RJ45- (exemplo: os primeiros modems da telepac para ADSL, não sei qual é o protocolo de nogociação de ligação... deve ser tipo pppoe)
    INTERNET -->> ISP (oni, clix, sapo,etc...) -->> Modem -->> PC <-> Internet Explorer, MSN, etc...

50/70€
    -Modem e Router - (exemplo: o tipico modem-router com 4 portas LAN
    INTERNET -->> ISP (oni, clix, sapo,etc...) -->> Modem<->Router -->> varios PC's <-> Internet Explorer, MSN, etc...

80/300€
    -Modem e Router com AP - (exemplo: o tipico modem-router com 4 portas LAN e um par de antenas)
    INTERNET -->> ISP (oni, clix, sapo,etc...) -->> Modem<->Router -->> varios PC's ligados, por LAN e por Wireless <-> Internet Explorer, MSN, etc...

-----------------------------------------------------------------------------------------

Se ainda houver duvidas, ou se eu me enganei em alguma coisa, sintam-se á vontade para corrigir. :)
    Se ainda ficaram muitas duvidas no ar... posso depois por aqui uns desenhos a exemplificar melhor, mas, primeiro tentem aprender sozinhos. No google tambem se encontra muita coisa.

Cumprimentos
    Judas

6. filipemigueldia

filipemigueldia Power Member

Boas pessoal. Tb ando com essa duvida...

Entao verificando, eu tenho um serviço de net de 8mb, ligadas ao portatil atraves dum modem ethernet. Assim, querendo eu ter net wireless será melhor comprar um router ou um access point? pelos vistos com o router posso ter o pc desligado ou desconectado dos aparelhos de rede. É isso?

Já agora, alguem opina sobre o US Robotics 9111 ?

7. fliu

fliu Power Member

Então o que acontece se eu ligar um cable modem, ou um modem com saida RJ45 de ADSL a um switch?
    Como as redes são diferentes o que vai acontecer?

8. jotenko

jotenko Banido

o modem com essa saida só da pra ligar um computador. o modem nao faz translacção de endereços, ou seja, so podes usar akele publico ke o ISP te da

9. NVRSystem

NVRSystem Power Member

não sendo de todo verdade o que afirmas, corrijo por experiencia, já tive a seguinte ligação

Cable modem -->switch (porta wan ou uplink) [nao m recordo] --->router wireless (porta wan)

tudo 5* até deitar o serviço abaixo, o switch era apenas de 10mbps mas servia bem pos gastos, mais tarde retirei o switch e liguei o modem directo ao router.

10. jotenko

jotenko Banido

LOL claro. mas sem router nada feito :P

11. NVRSystem

NVRSystem Power Member

tive tudo a funcionar cerca de 3 meses sem o router, só o modem ligado ao switch e tinha 4 pcs a funcionar bem....

12. jotenko

jotenko Banido

Das duas uma: ou o modem fazia translacção de endereços ou não tinham net os 4 ao mesmo tempo

Partilhar esta Página