1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Apache OpenOffice 3.4, New Name, New Version

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Berde, 8 de Maio de 2012. (Respostas: 19; Visualizações: 1636)

1. Berde

Berde Power Member

FONTE

2. kukulcan

kukulcan Power Member

Porque é que a Apache não se entende com a The Document Foundation e: 1) Usam o código do libreoffice, 2) Usam o nome do open office, 3) Juntam os esforços.

Para quê duplicar esforços agora?

3. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

O passo dado pela Oracle foi depois de grande parte das pessoas que trabalhava no OpenOffice se ter fartado e ter criado o LibreOffice.

Eu diria que isto já vem tarde.

4. JPSartre

JPSartre Power Member

Também acho que isto já vem tarde. Embora o nome do LibreOffice ainda não esteja muito disseminado, quando comparado com o OpenOffice, já é um produto muito sólido. Muito mais sólido do que o OpenOffice alguma vez foi.

5. Ketheriel

Ketheriel Power Member

Existem alguns problemas relativos a licenças, essa foi a principal questão porque a Oracle optou pela Apache Foundation, para que o código não caia na GPL devido a alguns produtos proprietários (ex: Lotus Notes/Symphony da IBM. Relativamente à Document Foundation eu acho que a prestação deles é algo dúvia, e os maiores problemas que afectavam o OpenOffice nunca foram resolvidos (ex: o caso da interface, e o Renascence morreu completamente). O Libre Office continua a ser um molho de tecnologias, algumas delas algo obsoletas... Continuo a acreditar que o futuro não passa por Office Suites deste tipo e passa pela Cloud.

De qualquer forma, o principal problema é a questão das licenças e a posição da IBM; A IBM sempre foi uma das principais contribuidoras para o OpenOffice, pena que algumas questões politicas e algumas mentes fanáticas tenham dado origem ao fork. No entanto estou algo reticente em relação a este producto (Apache OpenOffice), mas a nível pessoal continuo a preferir o OO ao LibreOffice...

Tens pelo menos 4 productos comerciais (de alto perfil) com base no OpenOffice e zero com base no LibreOffice... o que demonstra que o OpenOffice se calhar é algo depreciativo fazer tal afirmação.

Última edição pelo moderador: 9 de Maio de 2012
  6. Metro

Staff Member

Esses produtos comerciais não são anteriores ao fork?

7. Gato Preto

Gato Preto Moderador Felino
    Staff Member

Sinceramente, só espero por um re-desing da interface, venha ela de onde vier. Vi há tempos uns mockups fantásticos, abrir o LibreOffice, no meu caso, até faz doer.

http://clickortap.wordpress.com/

8. wwwjunk

wwwjunk Power Member

Desde que não façam um interface como o do office da M$ tudo bem. Acho aquilo horrível.

NÃO!!!!!!!!!!!!!!! Isso até pode ser útil em certas situações, mas: Como edito um documento sem ter net? Como faço para ter docs 100% privados e offline? Deixa de ser possível?

9. Sparks

Sparks Power Member

M$ ? Isso é tão ano 2000...

Aqui no trabalho, devido a falta de verba para licenças do Microsoft Office tivemos que meter o Open Office que desenrasca mas para o pessoal em geral é uma confusão do catano porque não estão habituados. E depois há aquelas incompatibilidades dos formatos, trazem um ficheiro feito em MSO 2007 com efeitos marados e dá barraca ao importar.

O Libre Office ainda não experimentei.

10. wwwjunk

wwwjunk Power Member

Não percebi. Estava a falar daquela interface azulada do Office 2010. Nunca me dei com tal coisa, não vejo lógica nenhuma naquilo.

Uso o LibreOffice e gosto muito. Nunca me deixou mal. Há coisas que não são lá muito compatíveis entre Libre/OpenOffice e M$ Office, mas como só trabalho com coisas simples não tenho desses problemas.

11. Ketheriel

Ketheriel Power Member

São, mas isso é irrelevante porque nenhuma empresa vai desenvolver productos comerciais por cima de licenças copyleft ;)

São os teus requisitos, incontestáveis... certamente que existem muitos utilizadores com questões identicas... a parte do offline não deve ser critica, até porque actualmente tens apps do Google por exemplo para o GMAIL que te permitem trabalhar em modo offline, quando te ligas, ele envia os emails e actualiza as mailboxes... não creio que seria muito diferente.... No mundo actual qualquer base de dados decente suporta replicação, o principio da replicação pode ser utilizado para resolver a questão do online/offline... As questões de privacidade isso é outra questão...

Enquanto que suspeito de serviços free, os pagos normalmente teem contractos diferentes, e se houver asneira pelo meio confio na lei. Em Janeiro a minha entidade patronal resolveu sem consulta dos funcionarios pagar o subsidio de alimentação através de um producto financeiro do BES (Cartão À la Carte)... Enquanto legalmente o podem fazer, o facto de terem subscrito um producto financeiro em meu nome sem o meu concentimento e terem aceitado alguns pontos tiranicos no contracto em meu nome.... a historia correu-lhes mal. Reportei à Comissão de Protecção de Dados, em menos de 2 meses já estava a ser instruido processo em tribunal contra a minha entidade patronal... Não me constituí assistente no processo, pelo que é uma ofensiva liderada pela Estado contra eles... A CNPD instruiu o processo a respeitar o anonimato solitado por mim, no entanto eu já fiz questão de informar o pessoal para quem trabalho que 'Deus perdoa, eu não' :)

Acredita, se há coisa que ainda funciona em Portugal é a Comissão Nacional para a Protecção de Dados :)

Última edição pelo moderador: 9 de Maio de 2012
  12. limoeirodobom

limoeirodobom Banido

Por mim, metam o nome que quiserem . EU uso o Office que der melhor resultado para o Word. Seja Libre, Apache, Lotus, Abi venham eles eheh :P

13. wwwjunk

wwwjunk Power Member

Não uso serviços da Google ;)

Quanto à privacidade e protecção de dados, confio nas minhas capacidades para proteger o que é meu. Continuo a não querer nada de serviços cloud e docs fora das minhas máquinas (a não ser que o faça por livre vontade). Mas isto sou eu... Haverá pessoal que não concorda com isto.

Uma comparação com isto é o serviço Zon fibra. Tenho desde ontem e provavelmente não vai chegar ao fim de semana. Não tenho acesso de admin ao router e eles têm acesso remoto..... Sem comentários....

ONTOPIC:
    Isto do Apache OpenOffice, mudou o nome e ficou tudo igual? É que a ver pelo site deles parece.... A grande diferença que vi é que não tem português.

14. Ketheriel

Ketheriel Power Member

Desconheço a ZON, mas enquanto cliente do MEO também não tive acesso à password de 'administrator'... Foi um dump da ROM e lá achei as credenciais do 'administrator' assim como outros utilizadores ainda com mais privilegios que o 'administrator'. Presumo que com a ZON seja um caso semelhante, e por esta altura a password já deve andar a circular pela net ha tempo. De qualquer forma se fizeres dump da ROM pode ser que encontres outras surpresas :)

O facto de não vir em português nao implica que não tenhas suporte para Portugues... Mas esta release tras bastantes fixes e tirando as tralhas OOXML tem praticamente tudo o que o Libre tem, na prática a diferenciação entre o Apache e o Libre resume-se ao suporte para as tretas da microsoft...

15. Metro

Staff Member

@Ketheriel:

Usa o multi-quote sff.

Onde eu queria chegar era à parte que é natural que isso aconteça porque o Libre é mais recente. E a ideia que tenho é que quem levava o OpenOffice para a frente passou a desenvolver para o Libre. Veremos a evolução.

16. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

http://people.gnome.org/~michael/images/2012-04-25-ooo-comparison.png

Acho que diz bem como estão as coisas.
    Sendo que os dois projectos têm a mesma base e parecem-me ter os mesmos objectivos, espero que mais tarde ou mais cedo, se juntem. Mais uma vez, a Oracle mal tratou um projecto open source.

Vou continuar a correr o MS Office no Wine.

17. Ketheriel

Ketheriel Power Member

Não queres tú dizer IBM em vez de Oracle? Mas já agora porque é que a Oracle tratou mal o projecto?

18. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

De facto o problema já vinha do tempo da Sun. Já é desse tempo o Go-OO da Novell.
    A Oracle agravou mais a situação. Decidiu ter uma posição inflexivel. Depois do fork, ainda teve a oportunidade de se juntar ao LibreOffice, o que foi recusado.
    A meu ver, "oferecer" o OpenOffice à fundação Apache, foi um presente envenenado.
    Quanto à IBM, pode-se juntar no mesmo saco.

No meio disto tudo, houve entrevistas e acusações bem tristes, que a meu ver só tiram credibilidade aos dois projectos.

19. Arucard1983

Arucard1983 Power Member

A grande falha do OpenOffice/LibreOffice é o mau suporte para os formatos XML do Office 2007/2010 do qual gravam incorrectamente ou não suportam de todo a maioria da formatação destes ficheiros. E o mais caricato é que até os Offices para Android já possuem melhor suporte para o formato MSXML que o próprio OO/LO, especialmente o Kingsoft Office Free ou o Polaris Office que apesar de serem um pouco básicos já salvam e editam ficheiros do Word 2010 com gráficos e tabelas sem erros !!! :confused:

20. Ketheriel

Ketheriel Power Member

O que o GO-OO introduzia era melhor compatitbilidade com a tecnologia da Microsoft; A Novell e a Microsoft eram parceiras, outros vendors corriam o risco de serem processados... As distros linux também não entregavam OO puro, entregavam com os patches do GO-OO que passavam por aprovação legal por causa de violação de patentes e afins...

Se isto se verifica/ou então é um problema de cariz legal...

Alguém pediu que a Oracle entregasse o projecto à comunidade?

- A Oracle entrega o projecto à comunidade, mas:
    + Assegura que o mesmo fique com uma comunidade com fortes raízes no segmento empresarial;
    + Uma comunidade que alberga os principais projectos em torno do Java (do qual a Oracle tem a propriedade intelectual e trademarks);
    + Que oferece uma licença mais permissiva que a GPL, a ASL (Apache Software License) 2;

Qual é o problema ? O pessoal abandonou em força? Vê por ti mesmo... penso que foi o Meeks que publicou uma lista com mais de 200 nomes que abandonaram o OO para o LO... nessas centenas de nomes, apenas 3 core developers, o resto era maioritariamente pessoal de marketing, tradutores, etc...

Repara o OO é muito utilizado devido a componentes que são externos ao projecto e mantidos em 'bundles', etc.. Como é o caso das extensões, todas as variantes foram e continuam a ser compativeis com as mesmas. Eu mudo para Libre Office quando a TDF conseguir erradicar com o java do LO ;)

Nada disso, questões puramente legais: GPL2/3 vs ASL 2.0, e curiosamente a mais permissiva é a ASL 2.0.

São os meninos mimados da TDF ;)

Partilhar esta Página