1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Apagar as 2 primeiras partições do disco

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por Deivid10, 19 de Dezembro de 2012. (Respostas: 1; Visualizações: 729)

  1. Boas!
    Queria fazer o upgrade para o windows 8 mas estou a deparar-me com 2 problemas.
    Passo a explicar o particionamento atual do disco:

    1º partição: 12,70GB, sem descrição do tipo de ficheiros, primaria (era a partição de recovery do meu acer, mas não planeio mantê-la)
    2º partição: 100 mb, ntfs, primária (system reserverd)
    3º partição: 583 gb, ntfs, primária (a partiçao onde esta tudo, incluindo o boot)

    A (as) questão (questões) é (são) a (as) seguinte (seguintes):

    Partindo do princípio que o windows 8 irá respeitar o particionamento atual, e instalar o system reserved na 2º partição e o restante na 3º partição... ficando com a 1º partição inutilizada. Mas também, o system reserved deste windows 8 penso eu que ocupa 350mb, pelo que nao convém esta situação.
    Sabem-me dizer se apaga o disco por completo? E que a soluçao que estou a ver, seria apagar a 1º partição deixando como espaço livre, para depois ou aumentar o tamanho da 2º partição ou fusionar ambas, e dpois redimensioná-la a essa e a 3º partição tambem.... e ja ouvi dizer que apagar a 1º partição do sistema, ou mover a partição do boot dá sempre asneira. Sabem-me dizer qual o procedimento correto para o fazer?
    O ideal seria ter apenas uma partição, e o windows 8 instalar-se lá, ou então ter apenas uma partição e o windows 8 instalar-se la criando 2 partições, ou ainda, ter apenas 2 partições mas já formatadas para o dimensionamento e tipo de ficheiros mais correto.
    O esquema de partições também convinha ser GPT, ao invés de MBR, de modo a poder rodar o uefi bios em vez da legacy bios. Alguem sabe como isto se faz, ou se se perde dados?
    O que me leva a prgunta sguinte :P

    O meu 2º problema, já e mais "noob". Para aproveitar as funcionalidades do windows 8, gostaria de habilitar o uefi bios em vez da legacy bios, de modo a ter arranques ainda mais rápidos. Sabem-me dizer qual e o melhor procedimento para atualizar a bios (porque apesar de suportar o uefi bios, nao estou com a versão mais recente)? Ou se este tipo de situações costuma dar problemas mais para a frente?

    Agradecia desde já quaisquer esclarecimentos.
    Cumprimentos.
     
  2. Outra solução que entretanto me lembrei, foi num programa como o gparted ou parted magic, a funcionar como sistema operativo inicializável por pen ou cd, apagar o esquema de partições, formatar, criar um novo em GPT e formatar como NTFS... e dpois instalar o windows 8 pelo mesmo modo, inicializável por pen ou cd... já açguém tentou semelhante coisa que possa dar feedback?
     

Partilhar esta Página