Apagar ficheiro do desktop

and1boy

Membro
Boas a todos os membros deste fórum...

Sou um feliz proprietário dum Macbook Pro desde a semana passada (últimas unidades da promoção *****)

Tenho lido este fórum faz algum tempo e decidi adquirir o meu 1º MAC....


Em relação à dúvida, preciso de ajuda para eliminar um ficheiro que está no desktop... Estava a limpar o trash e sem querer movi um ficheiro para o desktop... AO mover para o trash surge uma janela a dizer que o ficheiro está a ser utilizado, eu clico em continuar e não faz nada

O ficheiro está protegido e nas informações não consigo retirar o cadeado!! Já fiz uma pesquisa e não encontrei nada...

Agradeço desde já as vossas preciosas ajudas!!

Obrigado, Rui
 
Certifica-te que não tens a imagem desse programa no Desktop, se tiveres, faz eject primeiro.
Ou tenta esvaziar o lixo a carregar em ALT
 
Boas,

"OldMan"

O cadeado de que falo é esse mesmo no "get info".... Não dá para retirar..., julgo ter todas as aplicações fechadas..

"LowPro"

Em relação ao ficheiro, não é uma imagem é uma música e também já tentei limpar o Lixo com o "alt" pressionado!!

Surge sempre a janela com a informação de que o ficheiro em questão está a ser utilizado... Qualquer coisa do género: anule o copiar / colar ou mover para o lixo....

Esta situação acontece mesmo reiniciando o MAC...

Obrigado pelas respostas, Rui
 
boas

tive um problema como esse e tentei de várias formas e encontrei na net info de como usar o Terminal nestas situações, mas não o consegui resolver.

De qualquer modo, ao usar o Adobe Bridge na pasta de Desktop tem a função eliminar pastas e acreditem ou não consegui elimnar, não encontro explicação, mas já não está cá a pasta!

Abraço
 
Vai ao terminal e faz

cd Desktop
rm nomedoficheiro

Tens que inserir o nome completo do ficheiro, incluindo a extensão.
Se o ficheiro não for removido, posta aqui a mensagem que obténs.
 
"scriptKid"

Muito obrigado pela dica... Agora estou no trabalho, mas assim que chegar a casa vou experimentar...

Já tinha lido aqui no fórum uma situação parecida, mas com uma pasta no trash...

Assim que souber a resposta, posto aqui

Obrigado, Rui
 
Boas novamente,

O ficheiro mantém-se lá... Agr com 2 ficheiros iguais:

02-forget the faces1.mp3 e 02-forget the faces2.mp3....

No terminal a mensagem que surge é a seguinte: no such file or directory

Já tentei com: rm 02-forgetthefaces1.mp3
rm 02-forget the faces1.mp3

Ao tentar abrir um dos ficheiros surge a informação que tenho de cancelar o copiar, colar ou o mover para o lixo!!

Não está fácil...
 
1-Tens também o windows instalado, com bootcamp?
2-Tentaste apagar, no mac, algum ficheiro que estava no lixo do windows (recycle bin)?
Se a resposta a ambas as perguntas é sim, muito provavelmente só conseguirás apagar esses ficheiros se fores ao windows, na raiz, e apagares os ficheiros e pastas que começam por "." (ficheiros escondidos, tens que alterar as opções das pastas/folders), lá colocadas pelo Mac. Comigo só assim consegui apagar um ficheiro do tipo '' *#'=:|".
O problema com os nomes desses ficheiros talvez seja a confusão entre o hífen curto (-) e o longo.
 
Última edição:
boas,

Não tenho o windows instalado...

Isto foi um ficheiro que apaguei do itunes e sem querer arrastei-o para o desktop...

Obrigado, Rui
 
Última edição:
Boas novamente,

O ficheiro mantém-se lá... Agr com 2 ficheiros iguais:

02-forget the faces1.mp3 e 02-forget the faces2.mp3....

No terminal a mensagem que surge é a seguinte: no such file or directory

Já tentei com: rm 02-forgetthefaces1.mp3
rm 02-forget the faces1.mp3

Ao tentar abrir um dos ficheiros surge a informação que tenho de cancelar o copiar, colar ou o mover para o lixo!!

Não está fácil...


1. Tens que estar na pasta Desktop, onde o ficheiro está armazenado. Se o teu SO nao estiver em inglês, talvez a pasta Desktop tenha um nome diferente, portanto primeiro

cd nomedapastaDesktop

2. Os espaços em branco também contam. Poe o nome exacto do ficheiro entre aspas.

rm "02-forget the faces1.mp3"

3. Nao será "02-forget the faces-1.mp3" e "02-forget the faces-2.mp3" ?

Talvez o mais fácil seja fazer o seguinte:

- copiar primeiro todos os ficheiros mp3 que tenhas no Desktop e queiras guardar para outra pasta
- depois no terminal

cd nomedapastaDesktop
rm *.mp3
 
Cá estou eu outra vez!!!!

A situação mantém-se...

Após fazer: cd desktop
rm *.mp3
override rw-r--r-- ruifigueiredo/ruifigueiredo uchg for 02_forget the faces 2.mp3?

Coloquei "yes"

e surgiu 02_forget the faces 2.mp3: operation not permited

Agradeço a vossa ajuda e paciência!!
 
Não está fácil!!

Tentei: cd desktop
sudo rm *.mp3


e pede-me a password...

Mas ao digitar a password o teclado não funciona!!!

Não percebo nada disto!! dassee.....


EDIT:

Alterei a password para uma pass em branco... Mesmo assim os ficheiros mantém-se no desktop!!!
 
Última edição:
Não está fácil!!

Tentei: cd desktop
sudo rm *.mp3


e pede-me a password...

Mas ao digitar a password o teclado não funciona!!!

Não percebo nada disto!! dassee.....


EDIT:

Alterei a password para uma pass em branco... Mesmo assim os ficheiros mantém-se no desktop!!!

Bem, pelo menos já aprendi uma coisa hoje: o Mac OS tem flags que se sobrepõem às permissoes unix. Nice NOT !

Experimenta executar

chflags nouchg nomedoficheiro

Vi esta dica neste link:

http://www.macosxhints.com/article.php?story=20031017061722471

Pode ser que haja outras maneiras de tirar a porcaria do cadeado ...

EDIT: encontrei um tutorial interessante que tambem se deve aplicar ao teu caso :

http://www.osxfaq.com/Tutorials/LearningCenter/HowTo/Trash/index.ws

Espero que nao encontres o nightmare scenario :(
 
Última edição:
Boas,


"scriptKid"


Muito obrigado pelas dicas.... Mas por incrível q pareça a porcaria dos 2 ficheiros continuam no desktop!!

Não sei o q hei-de fazer!!
 
O teclado n funciona com sudo!?!?
Não é suposto aparecer o q escreves pq é pass, ou seja, fazes
sudo rm nomedoficheiro.mp3
e depois qd te pede a password, digitas a tua pass e dás enter...
 
Tentei: cd desktop
sudo rm *.mp3


e pede-me a password...

Mas ao digitar a password o teclado não funciona!!!

Não percebo nada disto!! dassee.....

funciona.. simplesmente não mostra nada enquanto estás a escrever a password. Escreve a password, faz Enter, e tá feito :)
até podes enganar-te e apagar e reescrever e tal.. simplesmente não é mostrado nada! isso acontece tanto no mac como em todas as distros de linux :P
 
Boas...

Já não tenho os ficheiros...

Meti os CD's de restauro e apaguei tudo e voltei a instalar!!

Agr tenho um problema (isto de ter um SO novo há 2 semanas, está a dar mais trabalho do que esperava)...

O Imovie não abre... Surge aquela mensagem a dizer que o programa encerrou inesperadamente... mesmo dps de reiniciar o MAC...

Muito obrigado a todos os que apresentaram soluções para o meu problema...
 
Back
Topo