1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Apanhar rede 70metros ( aumentar captação )

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por carlluchi, 18 de Dezembro de 2012. (Respostas: 9; Visualizações: 1141)

1. carlluchi

carlluchi Power Member

Bom dia

Tenho um router em linha de vista Meo fibra, penso que norma N em que o sinal chaga a minha casa quase no minimo.

Estou a equacionar a instalação de 2 antenas mikrotik ou nanostion ( ainda em fase de estudo ), ligação ponto a ponto, mas como tenho em stock uma nanostaion m2 loco 54ghz.

A duvida

A ligação chega pelas penduras, se meter a nanostation apenas no ponto que vai receber a net, ou seja a 70metros do router, concerteza que vai aumentar o sinal, mas o meu receio é se esse aumento é bidirecional, ou seja aumenta o sinal de recepçao/emissão, ou vou ter sempre dificuldades num dos sentidos?

Obrigado.

2. Rodri1988

Rodri1988 Power Member

Tou numa situaçao semelhante.
    Mas no meu caso a distancia e bem maior (mais 100 metros), mas o router em questao tem norma N.

Com a antena do portatil obtinha sinal fraco/razoavel, comprei uma pen usb wireless com antena e com 1 extençao usb de 5 metros e coloquei no exterior, claro isolei a pen com fita isoladora e cola quente, passando o sinal a Bom/razoavel.
    Ate agora tem aguentado e ficou me barato.
    Tambem tou na duvida se substituir a antena da pen melhoraria a captaçao, pois a antena é de 4dbi :/

Última edição: 18 de Dezembro de 2012
  3. ptfuzi

ptfuzi Power Member

é muito simples tentar perceber como funciona uma rede wireless.

imagina:

a antena mais potente és tu a gritar

a antena menos potente é um colega teu a falar baixo

por mais alto que grites, se estiverem distânciados: o teu colega vai ouvir, mas tu não, pois ele está a falar baixo

outro aspecto, se meteres duas antenas muito potentes e próximas, o que vai acontecer é como se duas pessoas estivessem a gritar ao lado uma da outra, o que além de ser um desperdício de recursos,

e os chips wireless não gosta muito de apanhar com sinais mais potentes que -54dbm, pois muito tempo assim e muitos vão à vida, e quem não percebe, continua a não perceber o porqê de irem à vida

4. sir_santos

sir_santos What is folding?

tambem á uns meses pensei nisso com um amigo vizinho , assim tinhamos uma mensalidade de internet e pagavamos a meias .
    o problema é que aqui é uma aldeia e a net já vem lenta ...se depois ainda ter de se dividir por 2 mesmo sendo uns 50 metros (talvez nem isso ) poderiamos depois ficar pior servidos

5. kasmafan

kasmafan Power Member

Por isso é que nos equipamentos da mikrotik que é os que conheço não sei se nos outros será assim, para distancias inferiores a 100m recomendam por a potencia no mínimo e ir aumentando até o sinal estar estável.

6. kasmafan

kasmafan Power Member

O ideal será fazer uma ligação ptp com equipamentos ubiquiti/mikrotik/ ou outra marca qq.
    Ubiquiti tens as nanostation, mikrokit tens o SXT 5HPnD.

7. carlluchi

carlluchi Power Member

esse kit SXT 5HPnD poderá dar até quanto km sem aumentar em demasia Pings/latencia?

Já me falaram tambem que a configuração não é muito user friendly.

8. kasmafan

kasmafan Power Member

Bom dia

os SXT consegues links 1,5km com latencias na ordem dos 10/15ms, em termos de latencias a ubiquiti é melhor mas em termos de bandwidth os mikrotik são melhores principalmente em TCP.

9. ptfuzi

ptfuzi Power Member

o problema dos mikrotik é mesmo as configurações e alguma falta de suporte, enquanto a ubiquiti até fórum dedicado tens, e é incrível o nº de pessoas com mikrotik que vem lá pedir ajuda..

10. kasmafan

kasmafan Power Member

Partilhar esta Página