PS Ape Escape

jabun

Power Member
apeescapepal.jpg


A primeira PlayStation foi um sucesso retumbante, e para isso contribuiu decisivamente o facto de ter um catálogo de jogos extremamente diversificado e com muita qualidade. Para isso, a Sony apoiou a criação de inúmeras novas séries, sendo uma delas Ape Escape, um excelente jogo de plataformas, muitas vezes injustamente esquecido, e que merecia mais reconhecimento.

86158_full.jpg

85943.jpg


Em 1998 a caixinha cinzenta da Sony já tinha excelentes jogos de plataformas, nomeadamente Crash Bandicoot, Rayman e Spyro the Dragon. Aproveitando o sucesso destes títulos, a Sony anunciou estar a trabalhar num título denominado por "Sarugetchu", especialmente desenhado para tirar partido do novo comando da consola: o Dual Shock.

maxresdefault-1.jpg


Criado por Kenkichi Shimooko, Ape Escape foi o primeiro jogo da PlayStation a utilizar ambos os manípulos analógicos do comando. Enquanto o analógico esquerdo (L3) é utilizado para movimentar a simpática personagem principal, Spike, é na utilização do analógico direito (R3) que o jogo inova, pois os jogadores podem equipar-se com quatro items, nos botões X, Quadrado, Bola e Triângulo, sendo o R3 utilizado para manusear esses mesmos items. Por exemplo, ao carregar no X, Spike recorre da espada, servindo o R3 para direcionar a direção dos ataques. Extremamente simples e intuitivo, é de estranhar não ter havido mais jogos a utilizar esta mecânica.

ape-escape-on-the-loose-image866870.jpg


Ape Escape conta a história de um macaco albino chamado Specter, que cria um exército de macacos, que envia para o passado, de forma a tentar reescrever a história. Cabe então a Spike viajar através do tempo e capturar os macacos e, finalmente, o próprio Specter com o auxílio de aparelhos especiais. É exatamente esta captura dos símios que torna o jogo tão divertido, munido de uma rede de apanhar borboletas, Spike deve viajar pelos diversos mundos do jogo para capturar o maior número de macacos possível. Ape Escape apresenta portanto vastos mundos 3D, nos quais em vez de se apanhar estrelas (como no clássico Super Mario 64) apanhamos macacos.

ape_escape_p_255425.jpg


Há vários tipos de Macacos:
• Amarelo — É o mais comum de se encontrar e usa diversas armas.
• Vermelho — Tem os ataques mais fortes.
• Azul — Corre rápido.
• Branco —Ataca com bombas.
• Verde — Ataca com mísseis.
• Preto — É extremamente perigoso, utiliza uma metralhadora e é muito hostil.
• Azul Claro — O macaco mais pacífico, o único que não ataca Spike e se deixa capturar.

Ape-Escape-8.jpg


Apesar de, atualmente, Ape Escape não ser recordado com o mesmo carinho de Crash Bandicoot ou Spyro the Dragon, na época o jogo foi aclamado e adorado por milhares de possuidores da primeira PlayStation. Infelizmente, Ape Escape partilhou o destino das restantes séries de plataformas que nasceram na PS1, e as sequelas nas consolas seguintes não tiveram metade da qualidade e do carisma do título 32 Bits.

Pela qualidade e originalidade na forma como usa o Dual Shock, Ape Escape ainda hoje é dos melhores jogos de plataformas que podem encontrar na primogénita da Sony, valendo bem a pena a sua aquisição pelos fãs do género.

ApeEscape_Hero.jpg


Análise Revista Oficial PlayStation nº 47, Julho 1999







Publicidade, Verão 1999



Ape Escape - Did You Know Gaming?
 
Estou a jogar isto novamente no PS Plus, lembro-me de ter jogado na PS1 originalmente e era um jogo muito bom. Agora vejo-me lixado para controlar esta câmara.
 
Este foi dos meus jogos de plataformas preferido na geração PS1. No entanto, enquanto considero que os Crash e os Spyro até envelheceram bem, este aqui ficou um pouco datado.

Mas ainda me diverti umas boas horinhas a apanhar macacos. Com pena minha, nunca cheguei a pegar nas sequelas.
 
Última edição:
Eu, quando era pequeno, joguei muitas vezes a demo que tinha num disco mas nunca cheguei comprá-lo, o mais estranho é que cheguei a ter uma ps1 alterada e podia facilmente tê-lo jogado mas penso que nessa altura me tinha esquecido completamente da sua existência.
Entretanto já à vários anos que tenho visto em alguns mercados (ebay, amazon e similares) mas é um jogo que é um bocado caro e nunca avancei para a compra.
Este lançamento na PlayStation Store para mim foi excelente, podia esperar por uma promoção mas depois de tantos anos não me custou muito dar 10€ por ele.
Espero que venham mais títulos de PS1, gostava de voltar a jogar o Spider-Man 1 e 2 novamente.

Estou a jogar isto novamente no PS Plus, lembro-me de ter jogado na PS1 originalmente e era um jogo muito bom. Agora vejo-me lixado para controlar esta câmara.
Também estou a ter o mesmo problema :smilliex:
 
Eu, quando era pequeno, joguei muitas vezes a demo que tinha num disco mas nunca cheguei comprá-lo, o mais estranho é que cheguei a ter uma ps1 alterada e podia facilmente tê-lo jogado mas penso que nessa altura me tinha esquecido completamente da sua existência.
Entretanto já à vários anos que tenho visto em alguns mercados (ebay, amazon e similares) mas é um jogo que é um bocado caro e nunca avancei para a compra.
Este lançamento na PlayStation Store para mim foi excelente, podia esperar por uma promoção mas depois de tantos anos não me custou muito dar 10€ por ele.
Espero que venham mais títulos de PS1, gostava de voltar a jogar o Spider-Man 1 e 2 novamente.


Também estou a ter o mesmo problema :smilliex:
Eu acabei ontem o jogo. Só custou o início mesmo, passado prai 1 hora já jogava sem problemas. O jogo na altura mostrava as capacidades do Dual Shock.
 
Eu acabei ontem o jogo. Só custou o início mesmo, passado prai 1 hora já jogava sem problemas. O jogo na altura mostrava as capacidades do Dual Shock.
Estás melhor que eu então. Depois de instalar ainda joguei vários níveis (não sei se chegou a uma hora) e cheguei a um em que se tinha de conduzir um barco a remos e não houve maneira de conseguir habituar-me 😅
De qualquer forma vou agora dedicar-me a ele e tentar terminar.
 
Estás melhor que eu então. Depois de instalar ainda joguei vários níveis (não sei se chegou a uma hora) e cheguei a um em que se tinha de conduzir um barco a remos e não houve maneira de conseguir habituar-me 😅
De qualquer forma vou agora dedicar-me a ele e tentar terminar.
O barco faz confusão, rodar os analógicos. A cena da câmara se carregares no L1 ela vai virar sempre para onde estiveres a olhar.
 
Terminei hoje a história do jogo e fiz platina que é super acessivel. Mesmo assim ainda me falta apanhar muitos macacos e 20 cenas de ouro. Gostei muito mas devo admitir que usei e abusei do rewind, se não fosse isso provavelemente não tinha terminado.
 
Terminei hoje a história do jogo e fiz platina que é super acessivel. Mesmo assim ainda me falta apanhar muitos macacos e 20 cenas de ouro. Gostei muito mas devo admitir que usei e abusei do rewind, se não fosse isso provavelemente não tinha terminado.
Eu também usei e abusei do rewind, se não fosse isso a esta hora ainda estava a meio do jogo.
 
Back
Topo