APedro

A Fuji cabe na arrumação do apoio de braço do carro. Tem andado sempre comigo.

É difícil ver diferenças assim, arrisco mesmo a dizer que digitalmente é quase impossível ver diferenças ou afirmar com certeza que máquina fez certa fotografia.

Como disse no outro fórum, acho que a elasticidade dos raw's tem a ver com o processamento dos mesmos na máquina.

A canon tem um raw mais "cru", passo a redundância. Enquanto que na Fuji o raw vem adulterado, já com algum detalhe nos highlights e nas sombras.

Quando tiver tempo vou tentar mostrar o que tenho dito sobre este tema.

Edit: Obrigado pelo feedback!
 
Existem outros programas que te permitem extrair o RAW "cru" das mirrorless (a maior parte das mirrorless fazem ajustes aos RAWs).
Mas é mais uma questão de habituação do que de outra coisa.

Cumps
 
Depende.

Admito que se fizeres um trabalho de onde sais com 1000 fotografias, a ajuda do equipamento dê jeito.

No dia a dia, com utilização normal, não gosto.

Sou eu que quero editar o raw e apesar de não desgostar do resultado final não é aquilo que eu quero exactamente.

Acabo por tentar editar e não ter grande margem de manobra.
 
29762168874_e4ddeb9474_h.jpg


Last man standing by António Ferreira, no Flickr
 


Nao costumo comentar as galerias por achar que nao sou ninguem para o fazer.
Contudo, acho que o vou comecar a fazer e comeco por ti :)

Em geral gosto dos teu enquadramentos mas as tuas edicoes sao algo sombrias. Por norma fazem-me sentir triste pela falta de cor, por ficarem sem brilho e darem a sensacao de serem algo flat. Acho que te prendes muito ao preto e branco e, como ter bom equipamente nao faz uma foto, o facto de ser a preto e branco tambem nao a torna melhor.

No entanto, pelas ultimas fotos acho que te estas a re-descobrir e para mim e' o caminho a seguir.

Esta foto em particular esta espectacular, nao me canso de olhar para ela. Os meus parabens!
 
Muito obrigado pelo feedback @TheMadyor.

Esse é o meu estilo, é assim que gosto de fotografar e de editar.

Isto é algo muito pessoal e não se trata de agradar a outras pessoas.

Não me interpretes mal, o que quero dizer é que isto para mim é expressão artística.

Por exemplo, estas fotografias da praia da Ursa são as primeiras de um trabalho fotográfico que pretendo realizar.

Este trabalho terá um contexto e uma justificação, no final é assim que os registos farão sentido.

Eu não me prendo ao preto e branco, eu fotografo a preto e branco porque é esse o estilo/técnica que mais gosto.

Tal como a cor não é um padrão, o preto e branco não tem de ser uma excepção ou um caminho acessório.

Também não é o preto e branco que torna uma fotografia boa ou má, tens razão. Mas parece-me que estás a ser algo básico na tua avaliação. O preto e branco tem uma razão de ser. No meu caso não é um bitola ou caminho de salvação para tentar tornar um registo melhor conseguido.

O preto e branco ajuda a trazer um registo para as suas bases. Para o fundamental, para o que torna um registo interessante, a intenção de quem o fez quando o fez.

Não acho que esteja a mudar o meu estilo porque quer em edição quer no conteúdo e enquadramento acho que tenho mantido o registo.

O que pretendo numa fotografia é sempre o conteúdo implícito com algum explícito. Não me interessa a cor, por exemplo, se esta não tiver uma leitura própria, uma justificação, um contexto. Caso contrário é apenas distração.

Neste caso falo essencialmente de fotografia de rua e não de paisagem.

Se me dizes que os registos te transmitem tristeza eu fico feliz, porque a fotografia tem, a meu ver, dois tempos/partes: quando eu a faço e o intuito que tenho e quando tu a lês e o que consegues retirar da mesma. Neste caso se não foi indiferente significa que eu tive sucesso com o registo.

Eu não pretendo fazer humor ou tornar a vida de alguém mais feliz.

Por muito discutível que pareça ser, é a minha arte. É assim que eu a vejo.

Acabei foi por não perceber a referencia ao bom equipamento.
 
Primeiro que tudo, nao me acho superior a ninguem nem e' meu objectivo deitar abaixo alguem. Comecei por ti mas nao e' nada pessoal, outros se seguirao :)

Eu compreendo, que seja a tua visao. Cada pessoa tem a sua e ainda bem que ha variedade. Pode-se gostar mais ou menos...

O que eu quis dizer e' que vi muito potencial nas tuas fotos a cores e, acho que ao retirares essa cor de muitas fotos, estas a piorar a foto em vez de melhorar.
Nao vejo a cor numa foto como uma distracao, antes pelo contrario. Muitas vezes sao esses jogos de cores que acabam por tornar a foto numa grande foto.

Para mim uma foto a preto e branco tem de ter uma de entre varias coisas para funcionar: emocoes, sombras ou contrastes.

E sim, um dos objectivos da fotografia passa por despertar emocoes em quem as ve, e, nesse aspecto, consegues. Mas acho que com a mesma foto consegues tambem despertar outro tipo de emocoes, caso queiras.

A referencia ao bom equipamente e' uma simples comparacao. Assim como bom equipamento nao faz uma boa foto, uma foto tambem nao se torna boa apenas por ser a preto e branco.

Mas mais uma vez digo, isto e' a minha visao. Apenas e so.
 
Mas nesse caso, onde há jogo de cores e intenção, a cor não é uma distração e ela própria é um elemento.

Na maioria das minhas fotografias eu não penso a cores, eu não ligo as cores. Nesse caso a cor não diz nada e é só uma distração.

Quando a luz é boa e, por alguma razão, a cor "fala", eu sou o primeiro a não converter para P&B.

Não concordo quando dizes que a P&B o registo tem de ter uma coisa. Para mim tem de ter varias. Uma componente apenas não é nada. O que não falta aí é pessoal à procura de reflexos na rua e depois, na edição, dá-lhe forte no contraste e "está feito". Isso não acrescenta nada, é mais do mesmo.

Se não há uma intenção, um contexto, algo que justifique o reflexo, o registo é vazio e sem interesse (para mim).

Compreendi agora a comparação que fizeste. Ainda assim acho-a redutora, se há coisa que eu não procuro é tornar um registo interessante passando-o a P&B.

Mas isso é a minha intenção.

A leitura feita por outra pessoa é tão relevante como subjectiva.

No fundo as críticas são sempre bem vindas quando são objectivas e construtivas.

Nesse sentido agradeço-te, mais uma vez, o Feedback! ;)
 
Parabéns @APedro, tens fotos muito boas. Gosto da maneira como captas a luz. Em relação à composição talvez fizesse de maneira diferente mas cada um vê a foto à sua maneira. :)

A questão de ser a preto e branco ou a cores, com muito ou pouco contraste, etc, para mim é uma questão pessoal. Eu durante muito tempo tirei fotos a cores, mas hoje me dia tiro maioritariamente a preto e branco, a razão para isso?
Quero concentrar me mais da composição em si, não me preocupar com as cores, pensar em preto e branco.
 
Back
Topo