APedro

Muito obrigado pelo feedback @Lyp!

Serve mais até como exercício, é de facto algo que se treine.

Eu até gosto de lhes estragar a qualidade se for em fotografia de rua pura e dura. Se funcionar mais como fineart o caso já muda de figura.

Mas sim, tendo em conta o tamanho do sensor e a finalidade do equipamento, a qualidade é muito satisfatória. Dá para este tipo de coisas.

Estou em pulgas!

Aliás, estou em pulgas para despachar o material da canon todo :D

Depois de andar quase exclusivamente com a X-T1 durante algum tempo começo a achar muitas vantagens face à 6D.

Surpreendentemente na recuperação de shadows/highlights e ISOS altos.

Entretanto já me andei a informar e há um trigger que trabalha nativamente com o meu YN EX600RT, com HSS e tudo.

Será a próxima compra e, se tudo funcionar como espero, começo a ponderar seriamente vender tudo da canon.
 
Tens a faca e o queijo na mão... Testas bem a Fuji, e logo vês se não se justifica 2 sistemas.

A fuji faz hss (o corpo também tem que fazer, não basta o flash/trigger)?

Mas deve fazer, eu não sei porque estou a leste das features desses corpos.

E a 85mm? Já fizeste uns testes com ela? É uma lente que me apela muito, porque gosto bastante de retratos. Tanto faço com a 35mm como com a Sigma a 70mm, mas a 85mm faz-me um pouco de comichão. Uma gajo também nunca está bem quieto... :)

Creio que já te andas a despedir da Canon, se calhar ainda inconscientemente... Mas se não justificar ter os 2 sistemas, acho que fazes bem :)
 
A X-T1 faz não existem é soluções nativas que o permitam, nem na Fuji nem na concorrência.

Como o que eu quero é flash off shoe (não consigo conceber utilizar o flash na sapata) tem de se utilizar um trigger que permita utilizar a câmera, neste caso, com o flash e que permita HSS.

A Fuji vai lançar (não tenho a certeza se já lançou) um flash com HSS.

Posso estar a dizer alguma asneira mas pelo que pesquisei é isso.

Dei uns tiros mas nada de jeito.

À primeira vista fiz uma troca muito boa e ainda ganhei €.

A questão é que ao trocar o meu material canon por vidro Fuji, ou fico apenas com um corpo, ou tenho ainda de gastar algum € num corpo e em duas objectivas pelo menos.
 
Última edição:
Mais umas de hoje com o iPhone, editadas no snapseed:

96c4918575610b3dee8ecef464246449.jpg


54f63aa32fc5b3f5f124029f28d17a87.jpg


cc34ae95d847774aa2f275b783455716.jpg
 
Lembrei-me de procurar um editor da curva de tons para o telemóvel uma vez que nunca gostei do snapseed.

Encontrei um editor brutal que venho partilhar convosco. Chama-se MuseCam e é mesmo muito bom.

Esta foi editada lá:

54f7e43d706369b616be1f38c04ddbeb.png
 
As duas ultimas estão qualquer coisa!!!

Muito, muito boas!!

Como diz o meu amigo Deim..."Não é o equipamento..." De todo! ;)

Boas fotos e um bom Natal!
 
Também estou à espera de um tempinho livre, mas está complicado.
Ainda por cima apanhei aquela gripe da praxe...

A ver se depois do natal isto abranda.

Cumps
 
Disse aí umas páginas atrás que não mudava de sistema por duas razões:

1. Porque não conseguiria financiar a troca apenas com o sistema que tinha;

2. Por falta de um flash que funcionasse correctamente com a X-T1/X-T2.


Devido aos cashback's, à venda do material e a ter encontrado um óptimo negócio pela X-T1 nova, acabei por trocar de sistema.

Já vendi todo o material e estou neste momento à espera da 16mm f1.4 e da 56mm f1.4.

Com os caschback's e o que me sobrou da venda do material vou buscar uma X-T2 também.

Ficarei para já com dois corpos e duas objectivas.

Não me preocupa ficar só com duas porque nunca fui de ter muitas objectivas e, verdadeiramente, uso quase sempre a mesma.

Mesmo em trabalho, não me estou a ver precisar mais do que a 16mm (24mm) e 56mm (85mm).

Relativamente ao flash há um trigger compatível com o meu YN600, que permite utilizar HSS.

Só me interessa o flash em modo manual e com HSS e essas features consigo com estes equipamentos.

Custou-me bastante vender a 6D + 35mm mas a verdade é que desde que comprei a primeira Fuji e, principalmente, desde que comparei a X-T1 com a 6D, que percebi que as diferenças em IQ são nulas praticamente e as vantagens do sistema Fuji actualmente para mim fazem a diferença.
 
a questão é que quando fazes trabalhos e é o teu caso, é algo arriscado trocar tudo de uma vez, ainda para mais se tiveres de despender mais €.

E eu acabo por estar num meio termo, não ganho ainda € de jeito mas tenho trabalhos agendados.

A minha sorte foi os cashbacks, no total arrecado 1000€.
 
Demorou ainda menos do que eu dizia :)

Venha daí essa X-T2 (máquina que gostava de ter).
Depois compara a X-T1 à X-T2, nos termos de qualidade e prestações (tenho visto muitos a dizer que o sensor da X-T1 é superior ao da X-T2.

Em termos de AF, vais notar melhorias substanciais.
Mas, para o tipo de fotografia que fazes, não sei se é justificativo.

É sempre bom ter dois corpos, mas não sei até que ponto a X-T2 será, para ti (e, no meu caso seria a mesma coisa), um upgrade significativo à X-T1.

Mas já que não precisas de mais vidro, e havendo possibilidades, fizeste muito bem.
Assim vais poder ver por ti mesmo :)

Boa sorte com a menina nova, e continuação de fotos felizes (e boas) :D

Cumps
 
Por acaso em AF não tenho razões de queixa da X-T1.

De facto nunca foi tão rápido como a 6D com as objectivas que tive mas mesmo assim não posso dizer que seja má.

A X-T1 é uma máquina mesmo boa e bem capaz para trabalhos mas já que tenho de comprar um segundo corpo e ainda tenho € da troca, vou para a X-T2.

Pelos dois cartões SD, pelo joystick, pela rapidez no AF em tracking e pelos 24 megapixels que farão diferença nos crops.

O sensor da X-T2 é o mesmo da X-Pro2 e foi muito elogiado nesta última.

Imagino que a X-T1 consiga bons desempenhos em baixa luz face à X-T2 porque a tecnologia do sensor acaba por não ser assim tão diferente da X-T1 e mal ou bem são mais 8 megapixels no mesmo tamanho de sensor. Tem as suas consequências.

Não será para já a compra da X-T2, vou esperar até arranjar um cashback ou uma promoção qualquer.

Quando tiver as duas logo as testo de uma forma mais séria.
 
O joystick também era uma feature que estava muito curioso, mas foi só até experimentar...

É lento, lento! Pouco prático. Fiquei desiludido!
 
Back
Topo