APedro

Muito obrigado pelo feedback @Lyp.

Não há cá entendidos, cada um tem direito à sua opinião e eu agradeço sempre todas as intervenções.

No fundo é isso, uma questão de prioridades e de dividirmos o tempo.

Tendemos a olhar para as fotografias míticas como obras de arte de um nível inatingível e a endeusar quem as faz, mas não sabemos o tempo que despenderam e o quanto trabalharam/estudaram/falharam para as conseguir.

No fundo é isto, perderes tempo, tentares, errares e, eventualmente, conseguires. No meio disto tudo divertes-te.

É muito complicado aquando do "momento decisivo" conseguires ter atenção ao foco, ao fundo, ao melhor enquadramento, etc..

Se já conheces determinado sítio, conheces as linhas e contornos da zona, a luz, sabes como te podes colocar de certa forma para as aproveitar, tens meio caminho andado para conseguires uma boa fotografia.
 
32422105024_3db9cf04f2_k.jpg


#1 by António Ferreira, no Flickr

33137169581_d0078b15f2_k.jpg


#2 by António Ferreira, no Flickr
 
Muito obrigado Miguel, grande abraço!

A primeira só a consegui fazer como panorama, adquirindo 4/5 fotografias na vertical.

Os 24mm são muito pouco "wide" para este tipo de coisa mas tem de servir por algum tempo, tão depressa não ponho as mãos numa 10-24mm.
 
Interessante o panorama em longas exposições.
Pensei que o software fosse "empancar" com os diferentes arrastos das nuvens, por exemplo, mas ficou tudo muito uniforme...
A segunda foto é repetida :P

Cumps
 
a segunda não foi uma estreia mas 1o foi com uma Fuji e não com uma canon como a última vez e 2o ficou melhor, melhor enquadrada e melhor editada.

Muito obrigado a ambos pelo feedback!

Acaba por ser mais do mesmo, pelo a segunda, mas ir para a praia ou para outro sítio requer uma logística maior e nesse dia saí sem planear nada, à última da hora.
 
E fizeste dois tipos de edição diferente... A primeira ficou com cores mais vivas, e a segunda tentaste dar aquele ar mais flat, não?

Na primeira deste aquele tom mais avermelhado às nuvens?

De qualquer maneira gostei muito das duas, estão bem editadas para o meu gosto, cada uma no seu estilo. Eu tendo sempre a deixar as coisas como elas estavam, talvez comece a experimentar outras coisas. É só ir fotografar lol, coisa que (sem ser em casa) já não acontece há muito tempos :Whatever:

A(s) Fuji(s) porta(m)-se aí como manda a lei :wink:
 
Foram feitas em horas diferentes com luz diferente. A primeira estava mesmo assim, por do sol bem rosa e tom avermelhado no céu, só aumentei ligeiramente a temperatura.

Obrigado mais uma vez @Lyp, a X-T1 tem-me impressionado muito, uma máquina mesmo muito capaz.
 
33353699026_d772f14336_k.jpg


Self-portrait by António Ferreira, no Flickr

Este é um retrato meu feito com a X-T2 + 56mm f1.2.

Tenho-a testado mais profundamente, assim como a X-T2 e é uma objectiva que de facto não é a mais rápida do mundo a focar (a f1.2 é algo compreensível) mas é sharp que dói e isto a f1.2.

Para terem uma noção não só lhe apliquei noise reduction, como passei um brush na face para suavizar e ainda fui ao photoshop retirar manchas.

Não tenho a pele mais limpa do mundo mas o raio da objectiva é tão sharp que dá para contar poros.

Neste dia testei a X-T2 em burst mode e tracking continuo enquanto fotografava uma cadela de um amigo que corria de um lado para o outro.

Inicialmente tive muitas dificuldades, a 56mm não é de facto rápida a focar, o movimento da cadela era paralelo ao eixo da objectiva o que dificultava tudo, os 85mm eram algo apertados para seguir o movimento muito rápido e aleatório, ainda estava a aprender como usar devidamente o equipamento naquela função e estava a usar aberturas muito grandes entre f1.2-f2.

Resultado, todas ou praticamente todas as fotos fora de foco.

Depois de ajustar as configurações para deslocações mais rápidas e aleatórias, diminuí a abertura e comecei a apanhar o jeito.

Deixei de ter fotografias fora de foco ou eram mesmo raras as que ficavam com foco falhado.

Tendo em conta a rapidez do movimento e o acaso na direção do mesmo, a proximidade e a própria objectiva que não é a melhor para o efeito, a X-T2 pareceu-me completamente à altura para qualquer tipo de exigência neste tipo de fotografia.
 
Back
Topo