APedro

25673883558_98aa396491_b.jpg


#3 by António Ferreira, no Flickr

38648410705_e407a071ea_b.jpg


#2 by António Ferreira, no Flickr
 
Apesar de gostar das paisagens, o teu fortem e' sem duvida as pessoas, B&W e sombras. O livro que postastes era capaz de vender bem
 
A ultima #2 post 843 (ainda estive ai à pouco tempo estou à espera de revelar o filme para as fotos :D )

A #5 post 842 está muito boa também.

Já estava com saudades de fotos novas, as de paisagem estão boas, mas perfiro "destas" ;)
 
Arranjas cada marado a apanhar sol :D

Muito boas, como sempre. Eu também gosto mais destas fotos de rua do que as de paisagem, apesar de achar que fazes sempre um bom trabalho em qualquer tipo de fotografia.
 
Muito obrigado a todos [emoji106]

@schon [emoji120]

@jjmaia & @Lyp é o que mais gosto de fotografar, sem dúvida. Paisagem é quase só terapia e para sair para outros sítios.

Por fotografia, pura e dura, é só rua.

@zyThuM que suplício aguentar para ter o resultado final [emoji1] Quando fiz e me apercebi da fotografia do homem a andar no edifício da EDP fiquei tão eufórico que só me apetecia a correr ir para casa editá-la. Tive de pensar que ainda não tinha acabado a saída, que poderia haver mais fotos boas por fazer porque não parava de pensar na foto.

Reparo que no último ano evolui bastante mas que ao mesmo tempo fiquei muito mais crítico e exigente no que diz respeito à minha fotografia. Saio bastantes vezes e muitas dessas vezes apago tudo por achar que não fiz uma de jeito.
 
Sei exactamente do que estás a falar, com a fotografia analógica esse sentimento quase que não existe, pois já se sabe à partida que os resultado vão demorar um bocado. Por um lado é libertador pois não ficas preso ai visor da camera. Fotografia passa a ser isso mesmo, fotografar sem estar preocupado em rever os resultados.
Eu dos rolos que estão para vir tenho umas quantas fotos que estou mortinho por vê-las, o problema é que nem sei se ficaram bem. Do laboratório disseram-me que quase todas estão bem expostas mas há umas poucas que estão underexposed que em fotografia analógica não é bom. Ao contrário da digital na dúvida é melhor ter a foto overexposed.

É natural que sejas mais auto critico. Porque para além do teu nivel ter subido de certeza que tens visto mais fotos, tens estudado mais. O que antes seria uma boa foto, se calhar agora não passa de um sketch. Eu farto-me de fazer sketchs, de vez enquando sai de lá uma foto :D Mas gosto de fazer sketchs, analiza-los e pensar como posso a ideia para uma futura fotografia.
 
@zyThuM no meu caso, gosto muito de fotografar mas faço-o maioritariamente pelo resultado final.

Gosto de sair de casa, gosto do processo, da edição, etc., mas o que me interessa mesmo é o resultado final.

É por isso mesmo que não concebo fotografar em analógico. Ainda para mais porque pode pôr em causa uma boa fotografia.

O processo de aprendizagem em fotografia tem muito de consulta/estudo mas, como em tudo, é maioritariamente experiência.

Ajuda saberes o que queres e procuras numa fotografia e aí ajuda bastante “comeres” muita fotografia.

Mas o processo de criação só melhora ao fazeres.

Por mês saio entre três a quatro vezes para fotografar, uns meses mais outros menos mas foi esse processo que permitiu evoluir o que fazia há 1/2 anos.

Relativamente ao consumo de fotografia tem sido nulo no último ano.

Procuro mais beber de outras fontes.

Por exemplo, procurava muito o momento inusitado quando saía para fotografar. É complicado e mesmo frustrante sair tanta vez e não conseguir fotografar esse momento. Isso não depende de ti, ou tens sorte ou não arranjas nada.

Passei a procurar a estética na fotografia, porque apesar que continuar a depender da sorte para arranjar um momento inusitado, a estética, o design da fotografia, a forma como enquadro e componho os elementos depende exclusivamente de mim.

Porque mesmo não tendo um momento inusitado, fico feliz com um bom jogo de luz/sombras.

Nesse sentido há alguns livros que tenho em vista e que não são sobre trabalhos fotográficos de autores:

- o olhar do fotógrafo (michael freeman)

- o design da fotografia (jeremy webb)

Cada vez mais acho importante aprofundar conhecimentos em áreas paralelas do que propriamente sobre “fotografia”.

@xukuru muito obrigado [emoji106]
 
Os teus últimos dois post são de uma qualidade assinalável. A #11 e a #9 estão absolutamente geniais!

Ainda que faça um tipo diferente de fotografia, revejo-me no teu processo evolutivo. Ao contrário de ti, continuo a "comer" muita fotografia, diariamente.
Mas também procuro inspiração em outros tipos de suporte. Sendo o cinema um deles.
 
Última edição:
Muito obrigado a ambos [emoji106]

@Fatalit1-4 tu és profissional da área, tens sempre que “estudar”, nem que seja para te manteres informado sobre o que a concorrência faz [emoji16]

Sim, principalmente no teu caso, a bagagem cultural, digamos, é muito importante para não estagnares.

Eu quero manter isto o mais longe possível da obrigação, da necessidade. Acho que vai funcionar, para mim, enquanto for só isto, prazer.
 
Muito obrigado a ambos [emoji106]

@Fatalit1-4 tu és profissional da área, tens sempre que “estudar”, nem que seja para te manteres informado sobre o que a concorrência faz [emoji16]

Sim, principalmente no teu caso, a bagagem cultural, digamos, é muito importante para não estagnares.

Eu quero manter isto o mais longe possível da obrigação, da necessidade. Acho que vai funcionar, para mim, enquanto for só isto, prazer.

Eu acho que o segredo é (mesmo vivendo da fotografia), tentar levar a coisa como não sendo uma obrigação. Eu sei que falar é fácil.

No entanto a experiência que vamos acumulando pode trazer essa virtude. De estares a trabalhar com menos receio de falhar ou de não chegares àquela determinada fotografia.
 
Há muito tempo que não comento nada aqui no fórum mas agora tenho mesmo que comentar, que excelente trabalho que tens vindo a postar nos últimos tempos, estas últimas então são a cereja no topo do bolo, aquela foto da ponte que tem o avião ao lado que dá ideia de ser uma cruz no céu está simplesmente brutal. Graças a este tópico comecei a olhar para a fotografia de rua com outros olhos e tenho te a agradecer por isso, muito obrigado!
Continuação de bom trabalho!
 
Back
Topo