Nao te parece que os objectivos do design sao "exatamente" os mesmos? Se um funciona e o outro nao, eu considero uma falha de design...
A questão é o que disse logo no início do post. Um determinado design não funciona para toda a gente, eles tomam decisões com base numa média de um determinado público. Mas também focam-se principalmente na funcionalidade/utilização, posição e acessibilidade dos botões. Coisas em que esses corpos me parecem bastante diferentes, a Fuji tem 5 dials vs 3 (parece-me), tem botões mais espalhados no topo e não tem d-pad atrás, logo o conceito que está por trás é claramente diferente.
Além disso, parece-me que também há aqui uma questão de utilização/adaptação, para a qual dificilmente alguma marca vai olhar.
Como disseram, o mais correcto é a máquina ser suportada pela lente e base, na mão esquerda ou num tripé/monopé. Podes usar qualquer setup com uma mão, tenhas braço para isso e luz/velocidade para que não fiques com fotos tremidas. Ainda assim, mesmo com um setup pequeno (por exemplo a M200 + 22mm que tive antes), das duas uma, ou o conjunto não pesa o suficiente para isso ser relevante ou só é realmente apoiado na mão quando estás a disparar, de resto vai para tiracolo, bolsa, wtv. Em todo o caso, o tempo que um kit passa a ser suportado por uma só mão deve ser mínimo ou nulo e com base nisso, quem o desenha não vai perder 2s a pensar se o corpo está ou não bem desenhado para tal. Nem quem o compra deve.
A título de exemplo, esta semana andei a passear com a A7rIII+55 1.8 com temperaturas quase negativas, luvas sem grip e uma correia de pulso. A tirar fotos, está nas duas mãos. Parada estava no bolso do casaco (com a mão na máquina, mas sem suportar o peso). Se calhar até tirei algumas fotos com a máquina numa mão, para não tirar a outra do bolso (quentinhoooo), mas tipo... é mínimo.
O bottom line é que nenhuma marca não vai perder tempo com esse "caso de uso", de uma minoria de clientes e que nem é a utilização correcta. Costuma-se dizer que a ferramenta tem que ser adaptada ao trabalho, mas os métodos também.