Apenas Corpo e 1 Lente

O exemplo dos 500mm foi só para esclarecer quão bom é o pequeno e discreto grip da X-T3.

Posso dar-te exemplo da Viltrox 85mm que passa muito tempo na minha X-T3 enquanto levo a máquina na mão.

Eu percebo toda a argumentação, só não percebo porque não melhoram algo que é tão simples e barato de melhorar....
 
Não sei, como disseste também é algo mais ou menos pessoal, cada um pode sentir-se menos confortável com A ou B. E não temos todos as mesmas medidas. Geralmente estudam-se as coisas para a generalidade de uma população, sendo que a média de 75% das pessoas na Holanda vai certamente ser diferente da média de 75% da população na China. E por vezes por 1cm aqui ou ali, ganham-se ou perde-se coisas (tipo vai entrar na bolsa e não passa porque tem uma patilha aqui ou uma argola ali, etc).

Também há quem seja adepto de máquinas pequenas e leves que depois tentam ter o design de uma máquina grande, como as superzoom e DSLR de entrada. Mas tenho ideia que muita gente prefere o contrário, que não "tentem ser nada" e que apresentem um design básico, "rectangular" e maneirinho (pensa uma Panasonic FZ vs uma TZ ou uma Canon M6 vs uma M50 ou 1000D). Acho que boa parte do sucesso de algumas compactas avançadas ou de máquinas como Canon Mx/xxx, M43, Fuji ou Sony A7c, vem daí.
 
Nao consigo desassociar maneirinho de "algo que nao me escorregue da mao" ou algo que nao me cause dores/incomodo nos dedos após meia hora... Isto é maneirinho e nao escorrega da mao:
erez


Isto é identico e nao sei por que, escorrega:
x-t30_silver_oblique_xf18-55_web.jpg


Nao te parece que os objectivos do design sao "exatamente" os mesmos? Se um funciona e o outro nao, eu considero uma falha de design...
 
@DSM-photo nitidamente, a meu ver, misturas a ideia por trás das máquinas.

Eu se fosse pela da ergonomia nunca tinha deixado as Nikon D3 da altura,que me enchiam a mão. Esperei ate´pela saida da A7ii porque a A7 era lisa em termos da tal ergonomia.

Mudei para uma xt30, descurando a ergonomia não perfeita, porque procurava algo compacto, leve e qualidade boa em fotografia. Usa-a também com a viltrox 85. No entanto, no meu caso, talvez por não ter tanta experiencia como outros (já deixei de fotografar mais a sério por volta de meados da década passada e na minha altura nem havia mirrorless), mas quando usava objectivas grandes segurava (se não tivesse a fotografar) pela lente. Fosse uma 70.200, uma 400 f2.8. Não agarrava pela máquina.

Nos dias de hoje, a xt30 só a seguro pelo corpo se for fotografar. Fora isso vai ou de tira-colo ou outro lado qualquer (como cinta da mochila com um peakdesign).

A parte das mãos enormes resolves com um dito mini grip que até costumam aumentar bateria.

No entanto, e seguindo a ideia normal, melhor é sempre comprar o que se adapte ao uso e não comprar e esperar que adapte.
 
@jamiro confesso que não consigo perceber bem em que medida me estás a responder...

Eu não seguro na lente pela simples razão de que frequentemente só tenho uma mão para a máquina e por isso tenho de a levantar pronta a fotografar. Por outro lado a natureza compacta das lentes Fuji mais o anel de controlo de abertura faz com que o risco de alterar a abertura acidentalmente seja grande.
 
A máquina não é um equipamento para operar a uma mão mais do que esporadicamente, pois a esquerda é que é aquela que suporta o peso.
O meu kit não é sequer operável com uma mão, na sua maior parte — só tenho duas objectivas abaixo das 800 gramas, sem contar com o adaptador que pesa 110.

Dito isto, eu também valorizo a ergonomia, e acho as câmaras com grips mínimos uma tortura para os dedos da mão direita, pois eles obrigam a fazer tensão extra.
 
Vocês apenas se vêem como um estilo de fotografia possível, nada mais, é aí que quero chegar.

Para vocês é um apendice, para outros é apenas algo de uso esporádico, onde o grip não afecta tanto para o pouco uso.

Eu há 30 anos andava com isto e não vi problemas. Posso dizer que de grip não tinha muito.
452701205_1aca00316f.jpg


Há 20/15 anos trabalha profissionalmente como fotojornalista e, sem dúvida, não poderia andar com uma xt30, já que o uso de máquina requeria em tudo algo diferente. Aí em baixo, há uns 15 anos. Basicamente, a camera só mesmo para disparar. Resto era monopé ao ombro.

edgar-sousa-42719d8e-17ce-487d-9df2-629196cfb540.jpg


Existe quem faça até fotografia com go pros.

O que vocês, parecem não entender (infelizmente normal em todas as áreas), é que o que para vocês não é bom, não é sinónimo que para outros não o seja.


Até me podia esticar na conversa de quantos compram dSlr ou mirrorless quando uma compacta ou telemovel faria o serviço, mas isso já é outro assunto.
 
Última edição:
Eu também fotografo com o telemóvel só com uma mão e esse nao tem ergonomia nenhuma. Poderia melhorar-se a ergonomia de um smartphone sem afetar a funcionalidade? Não. E eu continuo a fotografar com um telemovel e está tudo bem. Tal como fotografei com Paralelepípedo anteriormente e tal como usei telemóveis que eram tijolos pesados e mal cabiam no bolso das calcas. Tudo funcionou no passado, isso não quer dizer que eu queira andar para trás no tempo e não use as vantagens da evolucao no design dos equipamentos.

Podia melhorar a ergonomia da X-T20, X-T30 sem afetar a funcionalidade? Sem dúvida que sim. É só esse o meu ponto. É uma má máquina? Sem dúvida nenhuma que não, é uma excelente máquina e estive quase a comprar uma e estou a ponderar uma C-T20 para segundo corpo.

Eu raramente saio exclusivamente para fotografar. Faco-o frequentemente em saídas com a familia, em que frequentemente uma mao está ocupada e a máquina está pronta a disparar à tiracolo fora da bolsa, quando sequer há bolsa. Fotografo muito com a 35mm, 50mm e Viltrox 85 com uma mao. Ligo a X-t3 pereitamente com o indicador enquanto seguro a máquina e se estiver bastante luz a abertura e o ISO estao fixos e o shutter em auto e se estiver pouca luz, está o shutter e a abertura fixos e o ISO em Auto. Isto deve ser 80% da minha fotografia. Pode ser uma necessidade rara e pessoal utilizar a camara só com uma mão, mas funciona brilhantemente com a X-T3 e tinha funcionado perfeitamente com a Olympus EM10. Com a X-T20/X-T30 para mim funciona muito pior. A Olympus é a prova que não é preciso ser grande para ser ergonómica.

Trocava alguma Olympus com o sistema de foco da EM10 pela Fuji X-T30. Nem pensar. Prefiro fotografar com um paralelepipedo do que voltar a ter de usar o miseravel AF da Olympus.
 
Nao te parece que os objectivos do design sao "exatamente" os mesmos? Se um funciona e o outro nao, eu considero uma falha de design...
A questão é o que disse logo no início do post. Um determinado design não funciona para toda a gente, eles tomam decisões com base numa média de um determinado público. Mas também focam-se principalmente na funcionalidade/utilização, posição e acessibilidade dos botões. Coisas em que esses corpos me parecem bastante diferentes, a Fuji tem 5 dials vs 3 (parece-me), tem botões mais espalhados no topo e não tem d-pad atrás, logo o conceito que está por trás é claramente diferente.

Além disso, parece-me que também há aqui uma questão de utilização/adaptação, para a qual dificilmente alguma marca vai olhar.
Como disseram, o mais correcto é a máquina ser suportada pela lente e base, na mão esquerda ou num tripé/monopé. Podes usar qualquer setup com uma mão, tenhas braço para isso e luz/velocidade para que não fiques com fotos tremidas. Ainda assim, mesmo com um setup pequeno (por exemplo a M200 + 22mm que tive antes), das duas uma, ou o conjunto não pesa o suficiente para isso ser relevante ou só é realmente apoiado na mão quando estás a disparar, de resto vai para tiracolo, bolsa, wtv. Em todo o caso, o tempo que um kit passa a ser suportado por uma só mão deve ser mínimo ou nulo e com base nisso, quem o desenha não vai perder 2s a pensar se o corpo está ou não bem desenhado para tal. Nem quem o compra deve.

A título de exemplo, esta semana andei a passear com a A7rIII+55 1.8 com temperaturas quase negativas, luvas sem grip e uma correia de pulso. A tirar fotos, está nas duas mãos. Parada estava no bolso do casaco (com a mão na máquina, mas sem suportar o peso). Se calhar até tirei algumas fotos com a máquina numa mão, para não tirar a outra do bolso (quentinhoooo), mas tipo... é mínimo.

O bottom line é que nenhuma marca não vai perder tempo com esse "caso de uso", de uma minoria de clientes e que nem é a utilização correcta. Costuma-se dizer que a ferramenta tem que ser adaptada ao trabalho, mas os métodos também.
 
A mim não me parece uma minoria. Quase todos os fabricantes se preocupam com os grips, desenvolver grips adicionais, etc... Aliás um conselho frequente é: vai à loja e pega na máquina e vê como ela te encaixa na mão.

Já estamos inteiramente no campo das opiniões pessoais e ambas estão claras.... E são diferentes.
 
É uma minoria focar no uso da máquina com uma mão. Fazem grips adicionais ou até máquinas com grips integrados, para tirar fotos na vertical e teres o shutter e dials na posição natural, sem o pulso torcido. Nunca vi (e será certamente raro) um acessório da marca só para alterar o grip standard.
Esse conselho é válido, especialmente em DSLRs pelo peso que podem atingir, quando já se filtrou todas features ou questões de sistema. Já poucos passeiam com 2/3Kg na mão como o M4ndr4ke.
 
Última edição:
A minha questão não se prende com o peso, ou por outra, não acho que dependa do peso. Também tenho a pancake 40mm, de cento e tal gramas, e a RF 16mm que pesa +/- o mesmo mas, nem com uma, nem com outra passo a usar a câmara só com uma mão. A pega correcta é com duas, portanto uso sempre duas.

Se, pontualmente, faço algum disparo só com uma? Talvez um em milhares, mas nunca o faço se a foto me for sequer minimamente importante. Nem me passa pela cabeça tentar nivelar uma foto, ou estabilizar a câmara sem a mão esquerda lá colocada, ela precisa das duas.
 
É uma minoria focar no uso da máquina com uma mão. Fazem grips adicionais ou até máquinas com grips integrados, para tirar fotos na vertical e teres o shutter e dials na posição natural, sem o pulso torcido. Nunca vi (e será certamente raro) um acessório da marca só para alterar o grip standard.
Esse conselho é válido, especialmente em DSLRs pelo peso que podem atingir, quando já se filtrou todas features ou questões de sistema. Já poucos passeiam com 2/3Kg na mão como o M4ndr4ke.

Como assim raro?!?

Fujifilm MHG-XT5, MHG-XT3, MHG-XPRO3, MHG-XE4, MHG-XT10....

Acho que tens realmente uma ideia desatualizada das coisas... Não sei como é nas outras marcas, mas a Fuji faz montes de grips mais os outros todos que são produzidos por outras marcas....
 
Como assim raro?!?

Fujifilm MHG-XT5, MHG-XT3, MHG-XPRO3, MHG-XE4, MHG-XT10....

Acho que tens realmente uma ideia desatualizada das coisas... Não sei como é nas outras marcas, mas a Fuji faz montes de grips mais os outros todos que são produzidos por outras marcas....
Em dezenas de DSLRs, mais dezenas de Mirrorless, em mais cinco ou seis marcas, tens a Fuji a fazer isso e mais meia dúzia de modelos noutras marcas. Canon ***** tinha, mas é apenas extensor, só porque o grip é 1,5mm mais curto que todas as outras R. A Sony A9 também tem só extensor, porque é um corpo onde se esperam kits trambolhos. Ambas desactualizadas. E dada a dimensão da Fuji, mesmo que houvesse outra igual, continuava a ser raro sim.
 
Edit do post inicial.

O QUE:
Pretendo 1 corpo mirrorless + 1 ou 2 lentes.
Ir para FF (Não é necessário e é caro)
Já não tenho a máquina APS-C acima (Fujifilm X T30)
Não me adaptei ao corpo (mesmo com o grip extra), menus e comandos.
Senti a falta do IBIS da Panasonic GX8.

POR QUANTO:
Entre 600-800 ou até 1000€ se se justificar.
Pretendo comprar usado.

PARA FAZER O QUE: Retratos (filha de 5 anos e street), alguma vida animal e macro se possível.
COMO ÉS:
Já fui aficionado e entusiasta. Quero voltar a fotografar.

JÁ TENS/TIVE:
Já tive a Nikon D7200+sigma 17-50+nikkor 40 macro+ 1 zoom (Vendi a alguns anos).
Passei para a Panasonic GX8+20mm 1.7+42.5mm 1.7+45-200mm (nunca usei muito a 42.5 e a zoom)

Ou seja, posso ter feito (fiz) asneira em ter vendido a Panasonic.
Tenho pesquisado e devo voltar ao sistema MFT, mas quero a vossa opinião e experiencia.

Ando a ver um site europeu muito conhecido, com bons preços.
Modelos em vista:
Panasonic GX9 450€
Panasonic G9 530€
Lente:
20mm ou 15mm 1.7 de início.
Ou a 12-32 por menos de 100€ e a 35-100 2.8 ou Olympus 40-150 2.8 (upa upa o preço)
Fujifilm X-T4 (Podia ser interessante, mas custa perto de 1000 (há no olx por 850), mas as lentes são podem ser caras)

Fico parvo com a Olympus 40-150 2.8 (claro que há muita edição)
https://www.flickr.com/groups/2746764@N21/pool/
 
Voltando à Panasonic, tens uma G100 com a 12-32 por 470€ na Amazon. Mas acho que não tem IBIS. Também tens várias da Sony, algumas com a 16-50 PZ, assim como Canon R100 e R50 com a lente de kit, mas todas em IBIS creio eu (no entanto as lentes de kit são estabilizadas opticamente, OSS/IS).

Tens a Nikon Z30 com a lente de kit nos usados da Amazon por 690€, é mais recente, tem IBIS e mais uns "pózinhos", mas não tem viewfinder (talvez exista como acessório).
 
Se uma Fuji porreira não te convenceu antes, não me parece que vá ser com outra que mudas de opinião.

IBIS na Canon só a partir da R7. No entanto, todas as zooms RF-S são estabilizadas.

A R50 ainda há duas semanas esteve a rondar os 650€, com kit lens, nos dias sem IVA. Esse preço deverá voltar alguma vez, inclusive acho que já foi superado na black friday do ano passado.

Quanto a MFT vou desde já dizer que não sou a pessoa mais informada, mas é sempre mais compacto.

Fico parvo com a Olympus 40-150 2.8 (claro que há muita edição)
Sabes que isso é essencialmente o equivalente a uma 70-300 f/4 em full-frame...havendo espaço, consegues uma excelente compressão.
 
A X-T30 tem qualidade de imagem, mas tem uns pormenores inferiores a uma Panasonic GX8.
Viewfinder 0.62x vs 0.77x (dou uso), falta IBIS, 1/8000svs1/4000s, largura do corpo (mais estreita).
Obrigado pelo feedback
 
O que dizem de uma Nikon D200 ou D80 + Nikkor 50mm 1.8, para umas brincadeiras (retratos)?
Motivo: preço e testar sensor ccd (se realmente se aproxima as fotos de película)

Fui ver fotos antigas tiradas com a minha D70s e é bastante sofrível. Muito blur e falta de foco.
Com certeza devido a minha falta de experiência e a lente sigma 18-200mm
 
Tive uma d60 e quando mudei para a 3200 a diferença foi grande. Acho que mais valia voltares a uma d7200. Muitas vezes as d7200 estão é caras demais, vê as d600,Tenho uma e continuo sem motivo para upgrade (só ganhava em velocidade e pontos de focagem)
 
Back
Topo