Apenas Corpo e 1 Lente

Pilgrim

Power Member
Edit: Mais tarde posso acrescentar outras lentes, consoante a necessidade. E macro não prioridade.

O QUE:
Pretendo 1 corpo dos sistemas + 1 lente com focal de +- 35mm. Estou bastante indeciso. Ir para FF ou voltar para APS-C ou talvez Micro 4/3. (Ver abaixo o que já tive. Vendi tudo esta semana). Queria algo com o IBIS da Panasonic, mas com melhor autofocus.

POR QUANTO:
Até 500€ ASP-C ou 4/3 ou 1000€ se se justicar ou for FF.
Pretendo comprar tudo usado, para ter algo de topo no ano em que saiu o corpo e uma lente luminosa e rápida.

PARA FAZER O QUE: Retratos (filha de 4 anos), street, algum vídeo e macro se possível.
COMO ÉS:
Já fui aficionado e entusiasta. Quero voltar a fotografar.

JÁ TENS/TIVE:
Já tive a Nikon D7200+sigma 17-50+nikkor 40 macro+ 1 zoom (Vendi a alguns anos).
Passei para a Panasonic GX8+20mm 1.7+42.5mm 1.7+45-200mm (nunca usei muito a 42.5 e a zoom)

Ou seja, posso ter feito asneira e agora quero remediar a situação.
Fora de brincadeira, quero testar outro sistema ou marca.
Tenho pesquisado bastante, mas quero a vossa opinião e experiencia.
Talvez:
Sony A7II ou III
Olympus mark II
Nikon D500
É material caro, mas pode aparecer um bom negócio.
Sigma 16mm 1.4
Etc
 
Última edição:
Não me parece que tenhas qualquer hipótese de te safar. Que eu saiba não tens nada assim em termos de uma só lente, 35mm, luminosa e macro, o que exclui todos os sistemas.

Eu andei uns tempos com uma M200 + 22mm F2, mas não tem IBIS, não sei se o AF é melhor que a Panasonic e certamente não é macro, mas era uma boa máquina, cabia num bolso e a lente era uma pérola. Digo era, porque é um sistema morto (que neste momento já tem substituto). Razão pela qual também não te recomendo qualquer DSLR.

Agora tenho uma A7 com uma 35mm mas não é Macro. E existe uma Tamron 35mm F2.8 Macro para a Sony, mas não é realmente macro nem é luminosa por aí além. Nem ficaria nos 1000€. Mesmo com uma Sony APS-C e a Tamron 24mm F2.8 Macro, também não fica nos 500€. Talvez com 800€ (230€ da lente mais 600€ por uma Sony APS usada)?!

Talvez o mais próximo que consigas são modelos com lente mesmo fixa, como uma Panasonic que há ou havia com uma 20mm acho que 1.7 fixa (equivalente a 40mm). É um nicho que não conheço, mas é uma hipótese.
Edit: A X100 que o @m4ndr4ke referiu é um bom exemplo.
 
Macro não é prioridade. Mais tarde acrescentarei mais lentes conforme a necessidade.
Uma coisa é as marcas deixarem de lançar modelos Reflex, outra é o sistema desaparecer.
Pode demorar vários anos.
Pode ser boa altura para comprar uma máquina jeitosa. Era a nikon D500 desvalorizar...
Que Reflex profissional "antiga" já quiseram ter?
 
Ok, não tinha percebido que a ideia era investir em mais vidro depois. Pensei que fosse para ficar só mesmo com essa lente.

Os sistemas não desaparecem, mas genericamente afundam em valor. Podes comprar uma DSLR excelente, mas tens que ter em mente que precisamente pelo motivo que apontas, ainda és capaz de pagar um preço normal de usado. E depois levas tu o rombo se ficares com o material até o sistema morrer.
Claro que pode acontecer fazeres um bom negócio na mesma e se estudares bem a coisa, pelo menos as lentes poderás manter para um futuro corpo em mirrorless (algumas têm limitações, outras funcionam perfeitamente).
Se dentro dos usados encontrares algo mais moderno, ganhas na continuidade do sistemas, mas também em algumas tecnologias.

Não obstante, se vamos para corpos profissionais usados, para mim era a Canon 5DS R. :D Mas dentro de um uso casual, preferiria ir para algo mais pequeno/mirrorless, mesmo que menos capaz. Acho que jamais iria andar com uma DSLR profissional para tirar fotos pessoais/casuais.
 
Que Reflex profissional "antiga" já quiseram ter?
Eu só quis ter alguma reflex profissional antes de ter mirrorless — e acho que isto já diz muito.

A evolução em termos de focagem, e o facto de termos a exposição bem calculada em tempo real, fazem toda a diferença.
Em todo o caso, por mim teriam sido a 5D Mark IV e a D850.
Mas a verdade é que não consigo encontrar qualquer razão para olhar para trás. Pelo contrário, estou sempre a pensar que devia começar despachar as minhas objectivas EF, para moderar o prejuízo que vou ter.

Uma vez que ponderas a aquisição de mais objectivas no futuro, para o teu orçamento não vejo muitas opções, ou compras Sony APS-C ou Fuji, mas em nenhuma das duas vais gastar só 500€ no corpo. Aliás, tu não tinhas antes um corpo APS-C de 500€, tinhas um acima dos 1000.
 
Para a tua situacao, que estou na mesma, recomendo algo como uma fuji xt30+pancake fuji 27mm f2.8

Sai duma A7ii para a fuji, para reduzir peso e tamanho. Ja que parte da minha mochila sao mudas de roupa do pequeno e comida\agua.

Ja tenho o set desde Dez 2020 (embora tenha outra lentes). Bastante pratico, leve e compacto. Cabe no bolso do casaco de inverno, num tira colo normal.

51097158248_15966022e4_b.jpg

51096710002_bfa99053ba_b.jpg
 
Depois de uma análise, essa Fuji X T30 parece bastante boa e capaz. Ainda vou decidir qual a lente. Se vier com 18-35, vou testar a ver se fico ou se troco pela 35mm f2 e a samyang 12mm.
 
@Pilgrim se quiseres alguma samples da minha camera é só apitar.

Eu tenho, além da pancake : Viltrox 85 1.8. e Fuji 16-80 f4

Podes também considerar, se como eu andas com mochila razoavelmente "boa" ( :D ), comprar um suporte da peak design para a camera ir sempre na alça. Assim levas mãos livres e a máquina não vai aos saltos em ao pescolo.
 
Optei pela Fujifilm X-T30 usada.
Na altura do negócio, não deu para saber quantos disparos tinha.
Era uma "máquina só para férias".
Confiei...e só tem 180 disparos :D
J4FXrZH.jpg

GDLTo5N.png
 
Optei pela Fujifilm X-T30 usada.
Na altura do negócio, não deu para saber quantos disparos tinha.
Era uma "máquina só para férias".
Confiei...e só tem 180 disparos :D
J4FXrZH.jpg

GDLTo5N.png
Não é possivel saber o número de disparos na Fuji. Há certas operações que fazem reset aos disparos, se não estou em erro são as atualizações de firmware...

Se te deres bem com o layout dos botões e com a falta de grip/ergonomia, tens aí uma excelente máquina...
 
Ok, obrigado pela informação.
Falando em grip, agora deve parecer a XT-3 na ergonomia :-D e peso :facepalm:
Mandei vir também uma bateria patona e carregador slim.
ofKDN3V.jpg
 
Nunca experimentei com grip. Na altura de comprar já tinha estado várias vezes com uma X-T20 na mão e tinha pegado na X-T30 numa loja. Quando tentei pegar numa X-T3 não me deixavam por causa dos riscos de contaminação com COVID-19. Acabei por alugar uma por um fim de semana e não tive quaisquer dúvidas que era o caminho a seguir....

As Olympus OM10 tinham uma ergonomia muito boa e acho que ainda eram mais pequenas que a X-t30. É uma pena que a Fuji não invista na ergonomia das X-Tx0....

Como referi, em termos de desempenho é idêntica a uma X-T3 e posso dizer-te que com exceção do AF tens uma máquina excelente!
 
Eu a parte da ergonomia tive alguma dificuldade ao inicio, vindo duma a7ii. No entanto, pelo uso que dou, nem me incomoda tanto. Se fosse para usar mais, teria mantido a sony.
 
Eu honestamente acho a questão da ergonomia completamente overrated. Milhões de compactas, RFs e SLRs com formatos semelhantes que se usaram durante décadas e agora é o drama.
O ser leve ou até o caber num bolso, vai contar muito mais quando chega a decisão de levar a câmara ou não e onde a guardar. E máquina que certamente não tira a foto, é a que fica na gaveta.
Além de que boa parte do tempo, a máquina não está na mão, está na alsa, na mala ou no tripé.
O mais importante a nível de ergonomia acaba por ser se os controlos estão bem posicionados e se são intuitivos.
 
Eu honestamente acho a questão da ergonomia completamente overrated. Milhões de compactas, RFs e SLRs com formatos semelhantes que se usaram durante décadas e agora é o drama.
O ser leve ou até o caber num bolso, vai contar muito mais quando chega a decisão de levar a câmara ou não e onde a guardar. E máquina que certamente não tira a foto, é a que fica na gaveta.
Além de que boa parte do tempo, a máquina não está na mão, está na alsa, na mala ou no tripé.
O mais importante a nível de ergonomia acaba por ser se os controlos estão bem posicionados e se são intuitivos.

Acho que não estás a considerar o factor peso das lentes... E pode ser compacta e ergonómica como o exemplo que dei da Olympus. Quase que dá a sensacao que os designers da Fuji foram preguiçosos no design da linha X-Tx0.

A X-T3 não tem um "DSLR-Grip" e quele pequeno grip faz toda a diferença. Tenho uma lente gigante vintage de 500mm (não sei quanto pesa) e apesar de quase nunca o fazer, até porque não deve dar saude nenhuma ao encaixe, consigo segurar na máquina algum tempo numa só mão, deixando a máquina pendurada na ponta dos dedos...

Acho que também é uma coisa que cada um tem de testar por si. Eu estava super inclinado para uma X-T30, porque o tamanho para mim era uma das grandes prioridades e a ergonomia foi um deal-breaker. Lembro-me de andar algumas horas com um amigo, ele com uma X-T30 e eu com uma Olympus EM10 e a meio trocamos um pouco de máquinas e andei uma meia hora de máquina na mão e a diferença é mesmo muito grande. E eu tenho mãos grandes.
 
Estou a considerar pois :) Mas quantas vezes andas com lentes pesadas na máquina e quantas vezes ou tempo seguras um setup desses com uma mão? E quantos géneros de fotografia requerem tal coisa? Uma 500mm e esse género de lentes, são comuns em desporto e vida selvagem, onde é igualmente comum usar-se um apoio para a máquina.
Agora compara com o inverso... Basear-nos no 1% não faz grande sentido. Ainda para mais em sistemas que evoluíram no sentido de nos dar mais qualidade, com muito menos peso e tamanho do que seria possível há 10 ou 15 anos atrás.

Claro que isto não quer dizer que não conta. Se puder ser compacto e ergonómico, tanto melhor, mas entre o sistema que estás por trás ou as capacidades do corpo em si, não mudaria nenhuma escolha com base nisso.
 
Back
Topo