Apesar da crise, a Apple anuncia o melhor resultado

Status
Fechado a novas mensagens.

Shyyz

Power Member
No meio da maior crise mundial já vivida pela indústria de tecnologia, a Apple anunciou o melhor resultado da sua história.
Nos últimos meses dezenas de empresa de tecnologia têm anunciando demissões e até fecho de fábricas.
A Apple anunciou o resultado do terceiro trimestre deste ano. Ela cresceu em todas as áreas: ipod, iphone e macs.
Faturamento no trimestre: US$7,9 bilhões e lucro líquido de US$1,14 bilhões — ou US$1,26 por ação diluída. No mesmo período do ano passado, ela havia registado receitas de US$6,22 bilhões e lucros de US$904 milhões — ou US$1,01 por ação diluída.
A Apple vendeu 2.6 milhões de Macs no trimestre, 21% a mais que que o mesmo período do ano passado. 11 milhões de iPods — 8% a mais que o mesmo período em 2007 e 6.8 milhões de iPhones contra “apenas” 1.1 no mesmo período no ano passado, só 600% a mais.
Fonte: Macgamazine

Pois é, parece que nem todos são afectados pela crise
 
É impresionante o aumento da venda de Mac's mesmo em tempo de crise. A Apple está sem dúvida num ponto alto, cada vez me surpreende mais, mas para já vou coninuar fiel à MS :p
 
A Apple tal como as outras também estará a ser afectada pela crise.. A diferença é que umas estão a decrescer, a apple continua a crescer, mas certamente cresceria ainda mais se não fosse a crise...

E há muitas razões para isso...

1º A Apple ainda está a colher os frutos da mudança para a plataforma intel.. É um bocado estupido, mas cada vez vejo mais pessoal com Mac's e depois ligam-nos e ouve-se a musiquinha do Vista...


2º Digam o que disserem, a verdade é que o Vista foi e está a ser um enorme flop.. É claro que as vendas de licenças OEM continuam porque os fabricantes de computadores vêm-se obrigados a instalar o Vista.. E até ai já se notam sinais de mudança, os netbooks que foram a grande novidade do ano no mercado dos PC's têm imensas ofertas com Linux, e no mercado dos PC's "normais" marcas como a DELL já permitem comprar com Ubuntu em vez do Vista. Há uns 2 ou 3 anos atrás, só nos barebones tinhamos escolha.

E a verdade é que ao contrario do que acontecia no passado, muita gente simplesmente não fez o upgrade ao PC antigo porque não sente necessidade de passar do XP para o Vista.. E as licenças corporativas e retail, têm volumes muito inferiores ao que era costume.. Concluindo, muita gente não gosta do Vista, mas também já está um pouco saturada do XP.. Está criado o ambiente perfeito para experimentarem outras coisas.. Alguns experimentam e gostam, outros não gostam.. Mas os factos nús e crus são:

- O Windows pela primeira vez desde 94 ou 95, teve menos de 90% de cota de mercado dos computadores online, ou seja, a cota de mercado medida pelas visitas aos principais sites da internet, uma vez que as "vendas" de distribuições Linux por exemplo são impossiveis de medir de outra forma.

- O OS X e o Linux estão a crescer exponencialmente e de forma sustentada a sua cota de mercado.


3º Por fim, o segmento de mercado a que a Apple se dedica, acaba por não ser tão afectado pela crise como os segmentos dos computadores de 500€.. É um bocado como os carros.. Nestas crises dão sempre umas reportagens na TV a dizer que apesar da crise a venda de carros de luxo continua de vento em popa...



PS: Para não começarem com guerrinhas, quero só acrescentar que eu não disse que o Vista é melhor ou pior.. Apenas disse que foi mal recebido pelo mercado. E tanto é assim que a propria MS alterou o seu planeamento e se não houver atrasos de maior vai lançar o Windows 7 bastante antes do previsto.
 
Última edição:
Quem conhece minimamente o mercado, sabe bem que os produtos de alta gama são pouco afectados pelas condições económicas.
 
PS: Para não começarem com guerrinhas, quero só acrescentar que eu não disse que o Vista é melhor ou pior.. Apenas disse que foi mal recebido pelo mercado. E tanto é assim que a propria MS alterou o seu planeamento e se não houver atrasos de maior vai lançar o Windows 7 bastante antes do previsto.
Também sem iniciar guerrinhas e a fugir um bocado ao tópico, conheço um rapazito que possui uma versão de teste do Windows7. Segundo ele, ainda possui um bug ou outro, mas de resto, está muito mais fiável que o Vista. Se sempre for lançado antes do previsto será que é desta que a MS "contra-ataca" o crescimento da Apple?

Quem conhece minimamente o mercado, sabe bem que os produtos de alta gama são pouco afectados pelas condições económicas.
Desde quando Macs, iPods e iPhones são produtos de alta gama? :rolleyes::rolleyes:
 
Última edição pelo moderador:
Desde quando Macs, iPods e iPhones são produtos de alta gama? :rolleyes::rolleyes:

Pelo preço de um Macbook compras um PC portátil com hardware equivalente ao Macbook Pro, ou mesmo superior... :rolleyes:
O iPod é mais caro por GB do que a maioria (senão todos) os concorrentes.
O iPhone 3G tem especificações de hardware e software ridículas num telemóvel de 2008 (sem MMS, sem copy/paste, câmara de 2Mpixel sem flash, não tem slot de expansão, não tem Java, etc, etc), tendo em conta o preço elevado e o que a Apple cobra adicionalmente na percentagem dos contratos com as operadoras.


Só tu é que podes dizer que não é de "gama alta".
"Gama alta" nunca foi obrigatoriamente sinónimo de "melhor do mercado", mas sim de "mais caro do mercado".
 
Também sem iniciar guerrinhas e a fugir um bocado ao tópico, conheço um rapazito que possui uma versão de teste do Windows7. Segundo ele, ainda possui um bug ou outro, mas de resto, está muito mais fiável que o Vista. Se sempre for lançado antes do previsto será que é desta que a MS "contra-ataca" o crescimento da Apple?

O problema do Vista não tem a ver com bugs ou fiabilidade... Eu não usei muito ainda, mas do que usei, esquecendo os problemas iniciais com drivers, que acaba por ser +/- normal, não encontrei qualquer problema de fiabilidade, ou de craches, ou de bugs..

O problema é um problema de filosofia.. O Vista é super pesado, tem imensas coisas que eu não quero, mas que não posso escolher se lá estão ou não, e de quem está habituado maioritariamente a lidar com o Ubuntu, acho que lidar e gerir um sistema com o Vista é super complicado.

Quando se passa demasiado tempo e são precisos demasiados passos só para o computador funcionar à nossa maneira é porque algo está mal. Eu no ubuntu depois de uma instalação fresca apenas preciso de 5 minutos para o sistema ficar como eu quero, que é o tempo que me demora a mudar o antialiasing das letras e a instalar o pacote "ubuntu-restricted" que inclui java. flash, codecs para mp3, divx, etc.. etc.. E a instalar o suporte completo para lingua portuguesa.

E é por isso que a maioria esmagadora dos windows users que eu conheço prefere continuar com o XP..
 
Este crescimento é bom para toda a gente.
É bom para a Apple que fica com uma saúde financeira invejável, é bom para os clientes da Apple, visto que um market share significativo leva a que mais developers e software houses lancem mais versões Mac dos seus programas.
É bom para os clientes da Microsoft, visto que a descida do market share do Windows, sem colocar em causa o domínio do mercado, coloca alguma pressão na Microsoft em lançar mais e melhores produtos que no passado, por forma a combater o hype e o crescimento à volta da Apple.
Desde que em termos de formatos de ficheiros e protocolos de comunicação existam standards comuns a todas as plataformas (para existir compatibilidade mínima entre plataformas), só vejo benefícios em ter um mercado mais fragmentado, haver um sistema operativo com 98 ou 99% do mercado não traz vantagens a ninguém.

Cumps.
 
Só tu é que podes dizer que não é de "gama alta".
"Gama alta" nunca foi obrigatoriamente sinónimo de "melhor do mercado", mas sim de "mais caro do mercado".
Se alta gama é sinónimo de "mais caro do mercado", então alguns Dell, Asus, etc, devem estar na EXTREMAMENTE ALTA GAMA...
 
Está na hora de pessoal começar a compreender que os Macs não são computadores de luxo. Apenas oferecem um sistema operativo pelo qual se paga o seu devido valor.
Mas quem compra um mac para usar Vista como OS principal é um bocado sei lá...
 
Se alta gama é sinónimo de "mais caro do mercado", então alguns Dell, Asus, etc, devem estar na EXTREMAMENTE ALTA GAMA...

Vai ler o que eu disse acerca do custo por componentes internos do computador.
Os componentes desses modelos de outras marcas não estão disponíveis em Mac's portáteis (ecrãs de 18 ou 19 polegadas Full-HD, leitores e gravadores de Blu-ray, Geforce 9800M GTS/GTX -alguns até suportam SLI-, CPU's quad-core, etc, etc).

Os Mac's são considerados de gama alta para o hardware que possuem, bastante mais fraco do que um notebook normal da mesma faixa de preços.
 
Os componentes desses modelos de outras marcas não estão disponíveis em Mac's portáteis (ecrãs de 18 ou 19 polegadas Full-HD, leitores e gravadores de Blu-ray, Geforce 9800M GTS/GTX -alguns até suportam SLI-, CPU's quad-core, etc, etc).
.

Estas a falar de portáteis ou computadores de mesa? :o
 
O iPhone em si é sofisticado, muitas das coisas que referiste não existem no iPhone porque infelizmente a Apple é idiota, o potencial está lá (a apple deve gostar de mutilar o telefone para depois ir desbloqueando determinadas coisas aos poucos para manter o hype :/).

No que diz respeito à slot de expansão não vejo necessidade para tal porque o iPhone já tem 8GB ou 16GB na versão mais cara, para além disso poderia ter más consequencias a nivel estético.

Em relação à câmera de 2MP sem flash concordo, o iPhone merecia algo melhor pelo preço a que é vendido.
 
Última edição:
Confesso que o iPhone ficou abaixo das minhas expectativas. Estava à espera de specs melhores, especialmente a nível da Câmera. Estava a contar com pelo menos 5MP e um flash.

Quanto à expansão de memória, concordo com o ilovewww. Os 8 ou 16GB são perfeitamente aceitáveis.

Quanto ao resto, o iPhone tem toda a potencialidade para ser um dos melhores telemóveis do mercado. A Apple apostou bem, mas foi pouco inteligente nalguns aspectos.
 
Estas a falar de portáteis ou computadores de mesa? :o

Mesmo preço médio de um Macbook de 13 polegadas, mas com componentes superiores aos do Macbook Pro (processador, placa gráfica dedicada, 4GB de memória, etc), e é ainda mais leve e pequeno do que um Macbook de 13 polegadas ?
Não precisas de ir mais longe do que os LG S510 ou LG P310, por exemplo... :P
 
Blastarr, sem dúvida que o LG tem excelentes specs pelo preço, um amigo meu comprou um e é uma grande máquina, no entanto falha em algumas coisas como dimensões (é grosso e alto), qualidade de construção (plástico), estética (sempre subjectivo mas as saídas de ventilação visíveis dá um ar um tudo nada rústico), não tem infravermelhos para suportar o telecomando, o touchpad é muito pequeno (e não tem multitouch), o carregador não é magnético e não tem nenhum led no transformador ou no cabo a indicar se a ficha tem corrente eléctrica, o teclado não é retroiluminado, e a autonomia é pobrezinha (e não dá para desligar a NVidia 9600 para conseguir mais alguma autonomia).
É boa máquina pelo preço... mas falta-lhe algum "refinamento"...

Cumps.
 
Blastarr, sem dúvida que o LG tem excelentes specs pelo preço, um amigo meu comprou um e é uma grande máquina, no entanto falha em algumas coisas como dimensões (é grosso e alto), qualidade de construção (plástico), estética (sempre subjectivo mas as saídas de ventilação visíveis dá um ar um tudo nada rústico), não tem infravermelhos para suportar o telecomando, o touchpad é muito pequeno (e não tem multitouch), o carregador não é magnético e não tem nenhum led no transformador ou no cabo a indicar se a ficha tem corrente eléctrica, o teclado não é retroiluminado, e a autonomia é pobrezinha (e não dá para desligar a NVidia 9600 para conseguir mais alguma autonomia).
É boa máquina pelo preço... mas falta-lhe algum "refinamento"...

Cumps.

Lá está, é um portátil para jogos que se consegue pelo mesmo preço do Macbook...
Se queres autonomia, resistência ao choque, e um IGP, há portáteis bem mais baratos do que o Macbook (abaixo dos 1000 euros).
 
O problema do Vista não tem a ver com bugs ou fiabilidade... Eu não usei muito ainda, mas do que usei, esquecendo os problemas iniciais com drivers, que acaba por ser +/- normal, não encontrei qualquer problema de fiabilidade, ou de craches, ou de bugs..

O problema é um problema de filosofia.. O Vista é super pesado, tem imensas coisas que eu não quero, mas que não posso escolher se lá estão ou não, e de quem está habituado maioritariamente a lidar com o Ubuntu, acho que lidar e gerir um sistema com o Vista é super complicado.

Quando se passa demasiado tempo e são precisos demasiados passos só para o computador funcionar à nossa maneira é porque algo está mal. Eu no ubuntu depois de uma instalação fresca apenas preciso de 5 minutos para o sistema ficar como eu quero, que é o tempo que me demora a mudar o antialiasing das letras e a instalar o pacote "ubuntu-restricted" que inclui java. flash, codecs para mp3, divx, etc.. etc.. E a instalar o suporte completo para lingua portuguesa.

E é por isso que a maioria esmagadora dos windows users que eu conheço prefere continuar com o XP..

A razão pela qual o Vista é um "flop" é a mentalidade dos users, apenas isso. Muitos sofrem do sindrome do Task Manager (alguém daqui se importa se o Leopard está a comer 1GB de RAM? é essa a diferença). Se é "pesado"? É, mas comparar o Vista com o XP é rídiculo, tal a diferença de desempenho/qualidade. O XP é um menino à beira do Vista.

Não queria estar "offtopic", mas todos os SO's têm imensas coisas que não queremos. Não se pode agradar a gregos e troianos, mesmo Linux e Mac OS X têm. E isso do sistema funcionar em 5 minutos, só mesmo o Mac OS X. Tanto em Linux como em Windows tens que instalar os drivers. Linux tanto pode demorar 5 minutos como 5 dias a funcionar, dependendo do hardware, e sei bem do que falo. Eu não quero debater isto aqui, ficaria para outra thread, mas já tive imensos problemas em configurar o sistema com Ubuntu, até chegar ao ponto de reinstalar o sistema todo para ver se resolvia.


Em relação ao tema em questão, não me espanta nada. A crise é só para alguns, e felizmente a Apple parece estar no bom caminho.
 
Lá está, é um portátil para jogos que se consegue pelo mesmo preço do Macbook....

é está tudo dito.

Confesso que o iPhone ficou abaixo das minhas expectativas. Estava à espera de specs melhores, especialmente a nível da Câmera. Estava a contar com pelo menos 5MP e um flash.

O espaço que existe num telemóvel e o tamanho e qualidade das lentes que se usam impõem um limite óptico que deve andar nos 2 megapixeis se não menos. Tudo o que for acima é puro marketing ou então terás de engordar bastante o telemóvel. Mais vale uma boa lente do que mais milhar menos milhar de megapixeis e prefiro que o iPhone continue a ser fino. Porque é que não pedem aos fabricantes de máquinas fotográficas para adicionar GSM aos seus dispositivos? :D

Flash? Aquilo é um telemóvel, não é uma máquina de fotografar. Mas concordo que se tivesse talvez fosse útil.
 
Última edição pelo moderador:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo