Apesar da crise, a Apple anuncia o melhor resultado

Status
Fechado a novas mensagens.
Pois é, parece que nem todos são afectados pela crise

Esta noticia é enganosa. Primeiro porque remonta a Q3 2008, período no qual a Intel teve os seus melhores resultados de sempre e a AMD superou as expectativas dos investidores so para dar 2 exemplos.

Esperem por Q4 2008 (supostamente a altura do ano com maiores vendas, mas este ano é mt provável que não o seja) e principalmente por Q1/Q2 de 2009 que vão ver o que é a verdadeira crise. (desde fabricante de motheboards, graficas, CPU ja anunciaram cortes de produção para Q4 2008 e Q1 2009 e estes são os primeiros elementos na cadeia a sofrer o impacto, dai paragens e fechos de fabricas)
Alguns exemplos:
A Intel ja fez um warning para Q4 2008, a qual a AMD fez outro e a Intel prepara-se para mais outro. A ATI ja confirmou quebra forte na procura, a Nvidia ja cortou a produção de waffers em Q4 2008 em 25%, seguindo-se Q1 2009 com mais 20%. Os fabricantes de motherboards de Taiwan falam em quebras de 30-50%.

Mais dia, menos dia chega a todos. Alguns numeros:
Chip Makers Slashing Production As Demand Crumbles
Semiconductor companies are planning sharp production cuts for both Q4 2008 and Q1 2009, according to a report today by Craig Berger, chip analyst at Friedman Billings Ramsey. He says that PC chip firms are seeing “significant production weakness,” as are communications IC producers - and that semiconductor companies are adjusting their own output accordingly.

Here’s a rundown on Berger’s outlook for production in the next few quarters from key chip companies; what he’s measuring here are wafer starts, or a little more roughly, units:

* Broadcom (BRCM): He sees production down 13% in Q4 from Q3, worse than his previous estimate of down 8%; for Q1 he sees a further 17% cut.
* Marvell (MRVL): For Q4, down 18%, versus previous estimate of down 13%. For Q1, down another 10%.
* Texas Instruments (TXN): For Q4, production down 18%, no change; with Q1 down another 20%.
* Nvidia (NVDA): Q4 production down 25%, versus previous estimate of down 22%; with Q1 down another 20%.
* Qualcomm (QCOM): Q4 production down 30%, versus down 15% previously; he sees a “flattish” Q1.
* Xilinx (XLNX), he thinks, could be a relative outperformer, with production down 10% in Q4, and another 12% in Q1.

If those numbers sound too high, I would note that Taiwan Semi, the leading contract chip manufacturer, which produces chips for some of these companies, is forecasting a 29% revenue drop in Q4.

Berger contends chip stocks are trading at or near trough levels, but that there are not likely to be any near-term catalysts for the shares until April, when distributors may replenish inventories; until then, he says, the stocks could be range-bound.
http://blogs.barrons.com/techtrader...akers-slashing-production-as-demand-crumbles/

Analysts reduce profit predictions for Intel on weakening notebook market
http://www.dailytech.com/Chipmakers...y+Lowcost+Netbooks+Notebooks/article13597.htm

AMD expects lower fourth-quarter revenue
http://techreport.com/discussions.x/16000
 
Última edição:
é está tudo dito.

Claro que está.
Os jogos são de longe o tipo de aplicações mais generalizadas que puxam pelo hardware de uma máquina.
Se não fosse isso, a Apple não tinha trocado o Intel X4500 pelo Nvidia Geforce 9400M nos novos Macbooks, até porque para correr o interface 3D do OSX ou do Vista não é preciso haver tantos recursos no IGP, bastaria uma GMA 950... :rolleyes:

Relembro até que os benchmarks da própria Apple a comparar os novos modelos com os antigos focam especificamente os jogos 3D, pois as CPU's pouco ou nada mudaram:



Tirando os jogos, não há nada de significativo no interface e aplicações do Leopard que requeira mais do que o Intel GM35 ou GM45.
 
Última edição:
Atenção que em Q4 2008 a Apple lançou os novos MacBook, MacBook Pro e MacBook Air, portanto os resultados não deverão baixar.

Vais dizer que fazer PC's de grande consumo em alumínio e com LCD's LED com vidro é mais barato do que fazer o chassis em plástico e ecrãs LCD retroiluminados por CCFL's e cobertos com plástico como acontecia com os Macbook's anteriores ?
Não te esqueças desse pormenor nas contas da Apple...
 
Pelo preço de um Macbook compras um PC portátil com hardware equivalente ao Macbook Pro, ou mesmo superior... :rolleyes:
O iPod é mais caro por GB do que a maioria (senão todos) os concorrentes.
O iPhone 3G tem especificações de hardware e software ridículas num telemóvel de 2008 (sem MMS, sem copy/paste, câmara de 2Mpixel sem flash, não tem slot de expansão, não tem Java, etc, etc), tendo em conta o preço elevado e o que a Apple cobra adicionalmente na percentagem dos contratos com as operadoras.


Só tu é que podes dizer que não é de "gama alta".
"Gama alta" nunca foi obrigatoriamente sinónimo de "melhor do mercado", mas sim de "mais caro do mercado".
Tenho a certeza que a B&O terá um cardápio de de produtos muito acima em preço de qualquer Mac e nem por isso melhores... :P Mas sim, inegável de resto que estão claramente overpriced.

EDIT: Até a Sony, antiga campeã dos preços excessivos (bem acima da Apple a meu ver), está a ceder e a fazer imensas soluções low cost.
 
Última edição:
Vais dizer que fazer PC's de grande consumo em alumínio e com LCD's LED com vidro é mais barato do que fazer o chassis em plástico e ecrãs LCD retroiluminados por CCFL's e cobertos com plástico como acontecia com os Macbook's anteriores ?
Não te esqueças desse pormenor nas contas da Apple...

Não, não digo. O que eu queria dizer era que a crise não iria ser "tão" visível visto que existe aquele hype inicial. Talvez tenha sido pouco explicito.
 
@blastarr

Até agora só te ouvi falar da geração viciada em joguinhos. Para isso já se discutiu e comprem antes um desktop. Portáteis nasceram para sair de casa e trabalhar, não para ir a LAN parties (apesar de convenientes) no máximo. Mas pronto. Terei que levar os teus argumentos em consideração, pois mais de 60% dos utilizadores de portáteis da apple não os usam para trabalhar acabando por instalar windows para jogar.

Fim do offtopic da minha parte.
 
Tirando os jogos, não há nada de significativo no interface e aplicações do Leopard que requeira mais do que o Intel GM35 ou GM45.

O que disseste apenas revela que pouco sabes acerca do Leopard e do futuro Snow Leopard.

Terei que levar os teus argumentos em consideração, pois mais de 60% dos utilizadores de portáteis da apple não os usam para trabalhar acabando por instalar windows para jogar..


60% ??!?!? Que exagero.
 
Enquanto a taxa de crescimento da venda de todos os produtos da apple se mantiver, e a margem de lucro que retiram de cada equipamento se mantiver ou aumentar, qq empresa terá sucesso.
Este é o princípio básico pelo qual a apple se guia.
Não estão tão dependentes de preços marginais no mercado de computadores, porque são capazes de oferecer um equipamento único, logo à partida não existe concorrência directa.

A partir do momento que um destes pontos altere o seu sentido, a apple como todas as empresas vão sentir dificuldades.

São princípios básicos, mas fundamentais.
 
É aquele tipo de noticia que não me espanta nada...

Antes de mais é verdade que a apple está na moda e que associada a ela, vemos aquele "status" que leva muita gente a comprar, sem depois tirar partido do que tem nas mãos...
Agora, não nos vamos esquecer que ainda falamos de números muito pequenos, face aos 90% de cota de mercado da Microsoft, e esse para mim e sem duvida um numero exagerado face a realidade, pois num mundo competitivo como hoje, algum produto ter uma cota de mercado tão elevada, acho que só mesmo por falhanço dos concorrentes (a apple passou um mau bocado), boa estratégia (mesmo com um OS de qualidade abaixo do esperado, ele continua a sair nas maquinas) e falta e informação das pessoas.

Penso que no futuro estes números vão ficando mais equilibrados. Como utilizador apple, espero que este crescimento continue, até um certo limite, porque se neste momento temos cada vez mais aplicações para OSX, no futuro poderemos vir a ter a parte que não interessa...
 
A razão pela qual o Vista é um "flop" é a mentalidade dos users, apenas isso. Muitos sofrem do sindrome do Task Manager (alguém daqui se importa se o Leopard está a comer 1GB de RAM? é essa a diferença). Se é "pesado"? É, mas comparar o Vista com o XP é rídiculo, tal a diferença de desempenho/qualidade. O XP é um menino à beira do Vista.

És capaz de ter razão.. Não sei.. Eu pessoalmente, mais ou menos sempre fui usando Windows desde o Windows 3.1.. E o vista é o primeiro que sinceramente não consigo engolir nem tão pouco senti a necessidade de trocar de PC por causa dele. Repara que eu estou a escrever isto de um Pentium3 @ 1Ghz..

Quando saiu o XP, mal experimentei, fiquei logo maluco com a qualidade daquilo e troquei logo de PC porque o meu PC anterior, que era um Pentium III 350Mhz, era um bocado lento para o XP.

Agora com o Vista acho que está mais bonito e tal, acredito que esteja mais seguro do que o XP (também era dificil fazer pior), mas não te sei explicar porque, não me convence minimamente e sinto constantemente que é demasiado complicado e pesado e sinto sempre que em vez de me facilitar o trabalho está sempre a atrasar-me a vida.. E não sou só eu que acho.. conheço imensa gente que comprou portateis com o Vista e acabou por instalar o XP.


Repara que eu não estou a dizer que intrinsecamente o Windows Vista é melhor ou pior.. A verdade é que a esmagadora maioria das pessoas que eu conheço simplesmente não gosta do Vista e prefere o XP. Se juntares isso ao facto de o XP já começar a estar outdated, e ser um SO bastante inseguro para se usar na Internet, estão criadas as condições para as pessoas começarem a olhar para outras alternativas.. E muita gente já começou a perceber que existe vida para lá do Windows...




Linux tanto pode demorar 5 minutos como 5 dias a funcionar, dependendo do hardware, e sei bem do que falo.

A minha experiencia é mais do tipo.. Ou funciona out-of-the-box ou instalar drivers manualmente dá tanta dor de cabeça que não vale o trabalho.. Felizmente nos PC's que tenho usado tem funcionado tudo out-of-the-box, menos a minha webcam que já desisti de a usar no Ubuntu.
 
Irra... uma pessoa vem falar da crise e acaba por vos aturar a todos a mostrarem quem tem a pilinha maior...

Graças a uma boa estratégia de marketing, um excelente acabamento das suas máquinas, a optimização do sistema operativo e a aproximação "less is more", contribui para a manutenção do status quo dos equipamentos Apple e que não são para comparar directamente... Consegue-se fazer sempre um pouco mais com menos hardware... a filosofia é pegar no hardware standard e oferecer um bouquet mais atractivo, diferenciando nas características chave... ecrã, e a interface de input e asepcto global exterior... ah pois é...esquecia-me que é isso que o utilizador vê e usa ... e não os 350 Mhz extra que se compra com o mesmo dinheiro ou os 2 Gb de Ram.

De qualquer das formas, a Propria Apple reconheceu na última keynote que um dos quatro pilares do seu sucesso foi o fracasso comercial do Vista. claro que por fracasso não falo em números, mas sim de awareness dos clientes.

E é por isso é que a merd@ do iphone 3g, que tem uma "bosta" de hardware e já existe há mais de 9 meses destronou todos os modelos com windows mobile no decurso do terceiro trimestre de 2008... que nem foi o do lançamento... por isso: Não é novidade, Toda a gente conhece as limitações e mesmo assim toda a gente que o comprou é otária pois o hardware é mais fraco... Ah pois...mais uma vez ecrã, e a interface de input e aspecto global exterior neste caso aliado às aplicações e ao modelo de negócio da store que facilita encontrar-se a 0.99€ o software que preciso...
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo