1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Aplicação Access a correr num Servidor

Discussão em 'Programação' iniciada por peter alien, 27 de Setembro de 2007. (Respostas: 16; Visualizações: 1513)

1. peter alien

peter alien Power Member

Alguém me pode confirmar se dá para se fazer uma aplicação em Access que corra num Servidor de uma empresa e que possa ser acedida por vários utilizadores?
    Eu pensava que só dava para criar aplicações Access em computadores cliente :(

Obrigado

2. @lex

@lex Power Member

Terminal Server Services.

3. peter alien

peter alien Power Member

Se puderes explica-me melhor que eu não percebi :(

4. @lex

@lex Power Member

Para uma aplicacao correr num servidor em ambiente windows, tens de instalar o role "Terminal Server Services", e obter uma licenca, senao o mesmo so funciona por um periodo de 120 dias, depois e so ler um pouco...

5. greatbunzinni

greatbunzinni Power Member

Porque é que não instalas uma base de dados a séria em vez do access? Facilita o teu trabalho e simplifica o acesso a ela. Se optares por software livre até terás custo zero.

6. peter alien

peter alien Power Member

Já tentei instalar o MySQL e o SQL Server 2005 Express mas não percebi nada daquilo :(

O MySQL não tem interface gráfico o que me faz uma confusão do caraças, e em relação ao SQL Server... os icones que me apareceram só davam para fazer uma pequena configuração dele... não me apareceu nenhums icones para poder trabalhar com ele, como aparece quando se instala o SQL Server 2000 Developer Edition que eu tinha.

Ao menos com o Access ainda sabia o que me aparecia à frente, mas o problema é que é muito limitado.

Bolas!!!

7. Aparicio

Aparicio /dev/mod
    Staff Member

Com o PhpMyAdmin mexe-se bem em MySQL.
    http://www.phpmyadmin.net

8. peter alien

peter alien Power Member

O MySQL e o PHPMyAdmin são instalados num SO Server ou podem ser instalados no XP também?

Já agora como é que faço uma migração dos dados da BD Access para o MySQL?

Última edição: 2 de Outubro de 2007
  9. Aparicio

Aparicio /dev/mod
    Staff Member

Eu instalei o WAMP no XP e já trás PHP, MySQL e PhpMyAdmin.

Quando à migração o que não deve faltar são resultados no google.

10. @lex

@lex Power Member

A solucao que eu dei era para correr a aplicacao em si.

"Alguém me pode confirmar se dá para se fazer uma aplicação em Access que corra num Servidor de uma empresa e que possa ser acedida por vários utilizadores?"

11. peter alien

peter alien Power Member

Ok @alex, apenas ando um bocado à nora com isto.

12. ceptrus

ceptrus Power Member

em relaçao à pergunta original, penso (nao tenho certeza) que nao vai dar, pois access apenas suporta uma ligaçao de cada vez, logo nao podes ter 2 utilizadores ligados ao mesmo tempo.

em relaçao aos teus problemas do mysql e do sql 2005 express sao mt faceis de resolver.
    o mysql, como já foi dito tens o phpmyadmin
    em relaçao ao sql server tens o SQL Server Management Studio Express que podes sacar do site da microsoft.

na minha opiniao, e como parece que ainda estás em faze de aprendizagem, aconselhava-te o sql server 2005 express com o management instalado.. é mais complicado k o acess, mas tens mt mais opçoes e potencialidades que nao tens no acess.. pouco trabalhei com phpmyadmin, mas acho este mais complicado que trabalhar em sql 2005.

é a minha opiniao.. qualquer dúvida posta aqui e fala por mensagem pra mim..

fica bem, e boa sorte com isso

13. peter alien

peter alien Power Member

Obrigadão pelo teu post, ceptrus.

Bem eu estava realmente indeciso entre o MySQL e o SQL Server 2005 Express, só que quando instalei o SQL Server não me apareceu link algum para trabalhar com ele... fiquei estupido a olhar para aquilo porque apenas apareceram 2 ou 3 links mas para optimizar não sei bem o quê, e não para poder trabalhar com ele!

Quanto ao Access estou a trabalhar numa empresa onde 2 utilizadores estão a utilizar uma aplicação feita no Access 2003 (penso que em VBA) e eles registam os dados nessa aplicação ao mesmo tempo!!!
    Eles trabalham no XP Pro, e a base de dados está no Servidor que é Linux!

Última edição: 6 de Outubro de 2007
  14. peter alien

peter alien Power Member

Bem... então como é que eu faço para criar uma aplicação tipo BD (mas multi-user) utilizando o SQL Server 2005 Express?

Eu sei que a pergunta é um bocado complexa mas dêem-me umas dicas, porque estou completamente ás escuras :(

Obrigadão

15. Olá a todos.
    Sou novo por aqui e não sei se ainda vai a tempo esta resposta, mas de qq forma aqui fica.

Em 1º lugar, e em resposta directa à tua pergunta, a resposta é SIM ! Sim, é possível.
    Algumas coisas que deves observar:
    - Que não seja um nº de utilizadores muito grande; 5 ou 6 users e a coisa funciona direitinho.
    - Tens q construir o projecto cumprindo bem as regras de integridade no que diz respeito à construção de tabelas; tabelas mal relacionadas e com indices incoerentes e o desempenho vem por aí abaixo.
    - Se o ambiente for de uma LAN dverás colocar no server apenas o ficheiro q contem as tabelas; nas estações colocas o front-end que ligará ao teu recurso partillhado e que contem as tabelas.
    - Atenção à forma como acedes às tabelas pois num ambiente de multi-utilizador tens que bloquear os regsitos em edição.

Li algumas respostas, e embora contenham informações a reter, tudo depende do teu objectivo. Se for um projecto muito complexo e com muitos utilizadores deverás avaliar outras tecnologias aqui refereridas (SQL ou MySql). Se não for o caso o Access resolve bem e tem uma grande vantagem que é a rapidez de desenvolvimento.

Se necessitares de mais informações apita... eu tb estou na Baixa da Banheira

Fiquem bem

bSOFT

16. @alex, o que tu dizes não me parece fazer sentido em ambiente LAN. Em WAN sim, é um bom método. Em LAN colocas as tabelas no server e o front-end nas estações e tudo funciona. Tenho muitos projectos dessa forma e sem problemas de espécie alguma.

17. peter alien

peter alien Power Member

Bem... quanto ao Access esquece... a BD com o tempo vai ficar bem grande!

Sendo assim estava a pensar em usar o SQL Server 2005 Express.

Agora uma coisa, se eu fizer uma aplicação em VB.NET que use o SQL Server, o que é que eu tenho de fazer?
    Tenho de instalar o SQL Server no Servidor e nos Hosts?
    E a Aplicação coloco-a no Servidor, e os Utilizadores acedem a ela através de um link para essa aplicação existente no servidor?

Obrigadão

Partilhar esta Página