Aplicacao em VisualBasic.net para Sql

Chipy

Power Member
Boas a todos,

Eu estou a tentar desenvolver uma aplicação em Vb.net que será uma especie de interface com o Sql, ou seja:

O objectivo é criar um form de login em que o utilizador introduz o nome do servidor (de Sql), o nome da base de dados, o repectivo username e password. Uma vez preenchido estes campos, o utilizador começa a trabalhar na base de dados selecionada...

Alguem me poderia dar uma ajuda???

Eu já comecei a fazer, mas a única coisa que aplicação reconhece quando é intoduzido os dados é o username e a password:'(
 
Olá!
Não sei em que estado está a tua aplicação, nem se sabes fazer ligações a BDs. Por isso fica aqui uma ajuda muito subjectiva, mas que pode ser que ajude.

Para já precisas de ter 4 textboxes: txtServidor, txtBaseDados, txtUsername e txtPassword.
Um botão: btnEntrar
No código, no evento btnEntrar_Click() (quando o botão é pressionado), escreves o código:

Código:
Dim conStr as string = "Data Source=" & txtServidor.text & ";Initial Catalog=" & txtDataBase.text & ";UserId=" & txtUsername.text & ";Password=" & txtPassword.text & ";"
Dim con as new SqlConnection(conStr)
 
[COLOR=white]Try[/COLOR]
[COLOR=white]  con.open()[/COLOR]
[COLOR=white]  MsgBox("Ligação Efectuada", vbOk)[/COLOR]
[COLOR=white]Catch[SIZE=2] ex [/SIZE][SIZE=2]As[/SIZE][/COLOR][COLOR=white][SIZE=2] Exception
[/SIZE][/COLOR][COLOR=white][SIZE=2]  MsgBox(ex.Message)
[/SIZE][SIZE=2][SIZE=2]Finally[/SIZE][/SIZE]
  con.close()[/COLOR]
[SIZE=2][SIZE=2][COLOR=white]End Try[/COLOR][/SIZE][/SIZE]


Boa Sorte


 
Boas,

Sim sei fazer uma ligação a uma BD, mas no código tenho que pré definir qual o Servidor e qual BD....o meu problem é criar uma aplicação em que não seja dada qualquer informação no código, portanto o utilizador final é que vai dar essa informação...

Eu tentei fazer como está no teu exemplo mas nesta lina:

Dim Con as new SqlConnection(conStr)

Dá-me o seguinte erro: {"Keyword not supported: 'datasource'."}

Eu penso que tenha a ver com o facto de a variavel ser uma String ou então o facto de a editbox não suportar uma DataSource....mas não tenho a certeza....
Sabes o porquê deste erro?????

Obrigado......

 
Última edição:
Ok, substitui o código de ligação, assim:

Em vez de:

Código:
Dim conStr as string = "Data Source=" & txtServidor.text & ";Initial Catalog=" & txtDataBase.text & ";UserId=" & txtUsername.text & ";Password=" & txtPassword.text & ";"
Dim con as new SqlConnection(conStr)

usa este código:

Código:
Dim con As SqlConnection = new SqlConnection ()
con.ConnectionString = "Data Source=" & txtServidor.text & ";Initial Catalog=" & txtDataBase.text & ";UserId=" & txtUsername.text & ";Password=" & txtPassword.text & ";"

e o resto é tudo igual.

PS: Upss.. já me esquecia.. qual é a BD? SqlServer? Access? ou outra? Esta ligação é para SqlServer.
 
Boas,

Olha antes de ler este teu ultimo post tinha mesmo acabado de conseguir:) (Finalmente)...

Eu fiz da seguinte forma:
con = New SqlConnection("Data Source=" & Me.txt_server.Text & ";Initial Catalog=" & Me.txt_bd.Text & ";UID=" & Me.txt_user.Text & ";pwd=" & Me.txt_pass.Text & ";")

O que me estava a escapar era a palavra me antes das textBoxs....vê lá este promenor quem diria....Mas vou tambem tentar da forma que estás a dizer

Obrigado por tudo:)
 
O Me, em principio, não seria necessário, mas não sei que opções activás-te! Seja como for, o que interessa é que está a funcionar!
:)
 
Back
Topo