aplicação massa termica e cooler

rpedro, as ventuinhas do cooler, aconselho a serem ligadas à board, para atravez de bios/software poderes controlar... as ventuinhas da caixa seria melhor ter num controlador.. acho que disses-te que eram 4 ventuinhas na caixa... existem controladores com esse numero de potenciometros(botões) que cabem em slots do tamanho dos leitores de disquetes.. seria a melhor opção
 
ok. seja como for tenho mesmo de comprar um controlador de fans. é isso? e então ligo as ventoinhas da caixa a essa tal controladora e as duas ventoinhas do cooler liga ao CHA_FAN1 e ao CHA_FAN2. é essa a melhor opção?? depois essa gestão da ventoinhas do cooler é automatica conforme o pc precise ou não?
 
ainda por cima as ventonihas da caixa são diferentes... tem outra ligação pela qual liga à fonte.... essas ventoinhas são controladas???


não são controladas se tiverem ligadas só á fonte... nesse caso tão a uma rotação constante que depende da quantidade de volts que recebem da fonte...
vou tentar por imagens com legendas a ver se nos entendemos..
tens estes adaptadores para ligar as ventuinhas... a ventuinhas vão ligar directamente á fonte ficando com rotação constante:
img


isto é um controlador manual de ventuinhas... este controla até 4 ventuinhas que se ligam ao controlador com as fichas tipo das ventuinhas do cooler:
http://www.*****.com/imagens/produtos/REVOLTEC_FAN_CONTROLLERBK.jpg

agora explica como tens as ventuinhas da caixa ligadas??? se tens 4ventuinhas, tens duas ligadas á board e duas ligadas á fonte atravez dum adaptador tipo a primeira imagem?
 
Boas, essas não.

O controlador, como o nome indica, permite-te controlar as fans (ou por rotação ou por voltagem), podendo esses controladores ser analógicos ou digitais, com ou sem lcd, etc..

Tens aqui dois exemplos:

multi_fan.jpg


Ou

zm_mfc2_f_p.jpg




EDIT: o cavacas adiantou-se :P
 
ok. seja como for tenho mesmo de comprar um controlador de fans. é isso? e então ligo as ventoinhas da caixa a essa tal controladora e as duas ventoinhas do cooler liga ao CHA_FAN1 e ao CHA_FAN2. é essa a melhor opção?? depois essa gestão da ventoinhas do cooler é automatica conforme o pc precise ou não?


as ventuinhas do cooler, uma fica ligada no CPUfan, ligado como já foi explicado... isto porque essa ficha da board faz a gestão da velocidade necessária automaticamente(tá definido que caso o cpu aqueça, a ventuinha ligada nessa ficha vai aumentar as RPM para melhor dissipar o calor..

a outra ventuinha vais ligar a uma CHA_fanX(aconselho a ligar á que estrovar menos os fios..)
em principio vai ficar a rodar á velocidade programada para reagir á temperatura ambiente e da motherboard... no software da ASUS ou noutro (tipo SPEEDFAN) podes tentar meter a fan ligada ao CHA_fanX para reagir á temperatura do CPU!
 
com tanto fio tive de os seguir até ás origens e parece-me mesmo isso. até descobri mais duas ventoinhas na frente dos discos.

é assim:

1 ventoinha de trás: ligada à fonte através desse adaptador que mostraste.
1 ventoinha de lado: também à fonte por esse mesmo adaptador
2 ventoinhas do topo: ligadas num adaptador também desses que por sua vez ficam numa só ligação na PWR_FAN da board.
1 ventoinhas da frente: parece-me que liga a CHA_FAN1
1 ventoinha da frente: parece-me também que liga a CHA_FAN2

tinha o stock cooler do cpu ligado a CPU_FAN

preciso destas ventoihas todas??? ainda levanta voo...
 
com tanto fio tive de os seguir até ás origens e parece-me mesmo isso. até descobri mais duas ventoinhas na frente dos discos.

é assim:

1 ventoinha de trás: ligada à fonte através desse adaptador que mostraste.
1 ventoinha de lado: também à fonte por esse mesmo adaptador
2 ventoinhas do topo: ligadas num adaptador também desses que por sua vez ficam numa só ligação na PWR_FAN da board.
1 ventoinhas da frente: parece-me que liga a CHA_FAN1
1 ventoinha da frente: parece-me também que liga a CHA_FAN2

tinha o stock cooler do cpu ligado a CPU_FAN

preciso destas ventoihas todas??? ainda levanta voo...

hehehhe... agradece ao musculo que trabalhou para ganhar € para comprar uma caixa dos diabos que já trás isso tudo!!! hehhhehehe

agora assério... PRECISAS URGENTEMENTE DE UM CONTROLADOR(aereo:D)!!! é que se essas ventuinhas tiverem quase todas a 12v, isso é uma ventania desgraçada... e um "basqueiro" tremendo!!

talvez para controlador analógico, seria melhor este:
a_zalman_mfc1_plus_silver_lit_up_fan_controller_lg_Pic.gif

Porque tem as fichas todas para as fans de 3 Pinos(o que eu tenho tem os dois botões que fazem OFF/5v/12v e que ligam só com dois fios)..
 
Última edição:
é uma NZXT Tempest e até foi barata (a arrumação por dentro não é grande coisa). cerca de 95 euros. e as ventoinhas todas nem fazem muito barulho... ou sou eu que sou meio surdo :)

que me aconselham para o meu problema... que controloador de fans? bom e barato :) que ja gastei dinheiro este mês no cooler e num monitor... tem sido aos pouquinhos a construção do pc.

desde já agradeço a ajuda prestada e a vossa disponibilidade.
agora estou um pouco cansado (ver manuais, ler topicos, mexer em fios, etc) :) e tenho mesmo de ir dormir. Amanha é dia de ir trabalhar para ganhar o dinheiro para me resolver este problema das fans...

boa noite

p.s. esse controlador é este? :Zalman MFC1 PLUS Black +- 35 euros? com esse controlador ligava todas as fans da caixa ao controlador e deixava as do cooler para ligar à board?
 
Última edição:
o controlador zalman mfc1 plus que pus(imagem do ultimo post) é porreiro... é um pouco caro(Preço: 30,00€ @ *****) mas é bom e recomenda-se..... para não gastares já € se não o tiveres... tenta deixar as duas ventuinhas do cooler do CPU e uma da frente e outra de tras ligadas...( ou seja, desliga uma de um conjunto de duas juntas(á frente ou em cima e liga a do cooler que não tens onde ligar......

edit: resposta ao p.s. acima....: YA!
edit 2: o silver tá a 30€.. o black tá a 36€(WTF!!! são iguais só muda a cor e cobram logo 6€... chupistas, ladrões ordinarios... lol)
 
Última edição:
corta os fios k saem para a alimentacao da diskete k certamente nao usas e liga num preto os pretos das fans, depois ligas o amarelo do cabo da diskete aos vermelhos das fan é aos vermelhos da fan pk esse é k sao a alimentacao da fan e nao nos amarelos pk os amarelos servem para indicar a velocidade a k a fan está a rodar, e depois isola isso bem com fita isoladora, ou usa os tais conversores k ta a imagem em cima do molex de 4 para 3 pinos

os controladores de fan sao muito bonitos e muito caros, depois tem um problema tem de ser as ventoinhas da mesma marca do controlador senao quando estiverem na rotacao mais baixa vai keimar as fans,
pk é assim cada marca usa uma amperagem especifica em cada fan,
sabendo k a marca x usa 0,9 A e a marca y usa 0. 17a, usando um controlador da marca y numa fan da marca x nao vai trabalhar a fan a baixa rotacao pk o k o controlador faz é aumentar a resistencia á corrente... ficando menos amperes logo menos rotacao
ligando tudo directo á fonte fica as fan na rotacaop maxima pk estao a trabalhar a 12v crus e duros, e nao estas a meter botoes e cenas complicadas na caixa k provavelmente nao estará prepaarda para receber os ditos fan controlers

edit exemplo das fans a diferentes amperagens:
revoltec 80mm black 3 pinos com 0.09A
akasa 80mm preta nem sei o modelo 0,9A
ambas tem o mesmo fluxo em cf e diferentes potencias... e amperagens
 
Última edição:
pois, neste momento as fans estão sempre a rolar... e nao me incomoda o barulho, pois nao me parece muito.

queria puder evitar a compra do tal controlador mas só mesmo se conseguir por isto a dar sem problemas...

tenho o CPU_FAN livre e como tal ,ligo aí uma das fans do cooler. a outra fan do cooler ligo então à alimentação da drive de disckete? ou ligo-a à board e passo uma das fans da caixa que esta ligada à CHA_FAN para a fonte?

ficará assim:

1 ventoinha de trás: ligada à fonte através desse adaptador que mostraste.
1 ventoinha de lado: também à fonte por esse mesmo adaptador
2 ventoinhas do topo: ligadas num adaptador também desses que por sua vez ficam numa só ligação na PWR_FAN da board.
1 ventoinhas da frente: parece-me que liga a CHA_FAN1
1 ventoinha da frente: ligada à alimentação das disketes.
1 ventoinha do cooler: CPU_FAN
1 ventoinha do cooler: CHA_FAN2

é o melhor???

edit: existe alguma forma de ligar as duas fans do cooler ao CPU_FAN da board. tipo uma extensão dupla do CPU_FAN para ligar as duas fans...
 
Última edição:
boas.

estou a instalar um cooler no meu pc e estou com várias dúvidas.
primeiro e pelos vistos para o colocar tenho de retirar a board... o que vai ser uma chatice porque nunca o fiz e tnho medo de fazer asneira ao voltar a pôr no sítio. não dá mesma para por o cooler sem se tirar a board? por ex. tirando a laterais da caixa?

outra questão tem a ver com com a aplicação da massa térmica. já vi nuns sitios em que colocam uma camada generosa no cpu e depois espalham com um cartão tipo de crédito de forma a cobrir todo o "heat-spreader". mas tanto no manual da artic silver como da noctua so poem uma gota (4-5mm) no centro e depois nao fazem mais nada. ao pousarem o "heatsink" do cooler aquilo espalha uniformemente.

qual das formas de colocar é mais correcta e como fazem voces?

ja agora, o meu pc tem 3 meses (+-) ainda deve ter a massa termica aquando da colocação do stock cooler... devo tira-la e limpar o cpu e colocar uma nova? o que usam para limpar?

pessoal, agradecia ajuda pois parece-me uma area sensivel do pc e não queria mandar o cpu nem a board para a sucata.

Quanto á aplicação de pasta térmica vê isto, se calhar fica mais fácil para ti.
 
ja fiz isso. ja tirei a board, meti o cooler, e apliquei a pasta termica. uma gota de 4/5mm no centro e a pressão do cooler espalhou-a uniformemente. segui as instruções da Noctua.

agora só estou com o problema da ligação das fans à board...

p.s. muito porreiro isso da zalman. deve ser mais facil de colocar e deve ter melhor desempenho na transmissão de calor para o cooler
 
Última edição:
ja fiz isso. ja tirei a board, meti o cooler, e apliquei a pasta termica. uma gota de 4/5mm no centro e a pressão do cooler espalhou-a uniformemente. segui as instruções da Noctua.

agora só estou com o problema da ligação das fans à board...

p.s. muito porreiro isso da zalman. deve ser mais facil de colocar e deve ter melhor desempenho na transmissão de calor para o cooler

Eu usei, e uso as vezes em pc's de colegas que têm tudo stock e temps sempre porreiras, agora uso MX-2, a particularidade do pincel ajuda para quem não está á vontade com a aplicação uniforme.
Qual é mesmo teu problema com as fans?
 
não sei como hei-de ligar as fans do cooler à board. tenho 6 fans na caixa. umas ligadas directamente à fonte, outras ligadas à CHA_FAN1 outras a CHA_FAN2 e outras a PWR_FAN. normalmente os coolers ligam-se ao CPU_FAN mas como tenho duas fans do cooler e aquilo é só uma entrada... ou seja nao tenho onde ligar a outra... alem que as fans são de 3 pinos e a CPU_FAN é de 4 pinos (embora isso um user ja me explicou como fazer). o que eu qeuria mesmo era ligar as duas fans do cooler ao CPU_FAN, para o pc poder controlar ambas as fans
 
tive a ver uma imagem em alta resolucao da p6t http://images.bit-tech.net/content_...-generation-x58-motherb/P6T-Deluxe_supper.jpg
facil liga assim:
no cpu_fan liga uma ventoinha do cooler do cpu
no pwr_fan liga a outra ventoinha do cooler do cpu
as 2 ventoinhas d ecima da caixa liga-as no cha_fan 1 e cha_fan 2 pk deve ser até onde deves conseguir meter os cabos delas
as restantes liga no cha_fan 3, e caso nao chegue arranja um adaptador molex 4 pinos para 3 como este
http://produto.mercadolivre.com.br/...c-3-conectores-fan-mb-3-pino-frete-gratis-_JM
em pt podes na encontrar com 3 pinos mas acho k se sao 6 ventoinhas tendo 3+1+1, tens 5 na motherboard, e ficas com uma directa da fonte atravéz do molez
edit em principio o pwr_fan e o cpu_fan sao as unicas k estarao a ser reguladas
 
a minha board (p6t) nao tem CHA_FAN3. só 1 e 2. estive a ver melhor isto e o melhor era conseguir ligar as duas fans do cooler ao CPU_FAN atraves de um tal cabo Y. assim ficava com as duas fans do cooler a serem reguladas pelo pc e nao tinha de mexer no resto.

sabem onde posso (se existir) arranhar um cabo desses.

2 fans de cima - PWR_FAN
1 fan de trás - directamente à fonte
1 fan de lado - directamente à fonte
2 da frente - uma em CHA_FAN1 e a outra em CHA_FAN2

2 fans do coller - CPU_FAN através de um cabo que me juntasse as duas fans numa só saida de ligação ao CPU_FAN. um cabo em forma de Y. isso era o ideal e de certez que deve dar... ou nao... digo eu.
 
Back
Topo