App Tv Vodafone para Android TV

Se o bitrate na app for superior ao da box (que duvido mas não seria impossível) até se pode ter maior qualidade na app do que numa box de operador.
Certo, daí a minha questão sobre terem dito que "é impossível a app ter melhor qualidade que a box". Acho uma afirmação estranha tendo em quanto que é algo tecnicamente possível sem nada de complicado.
 
O problema, na minha opinião, é que APP adapta de forma automática a qualidade de imagem conforme a qualidade de ligação. E se é verdade que com a qualidade em "Excelente" esta está ao nível da box, quiçá superior em alguns canais HD, a verdade é que se descer do "Excelente" para "Bom" ou "Médio" a qualidade começa-se a deteriorar. E como a maior parte dos clientes não deve ligar a isso não percebem que para ter uma boa qualidade de imagem na APP esta tem que estar com a qualidade em "Excelente".
 
Certo, daí a minha questão sobre terem dito que "é impossível a app ter melhor qualidade que a box". Acho uma afirmação estranha tendo em quanto que é algo tecnicamente possível sem nada de complicado.

Boas, vi agora.
A minha afirmação da box da Vodafone ter qualidade superior à APP, era de na altura em que fiz a afirmação devido à APP ainda estar em desenvolvimento e que nem sempre estará em excelente.
A box tem um SO baseado em Linux e anos de estabilidade.
Além de que na APP tenho qualidade em excelente mas noto melhor qualidade na box oficial.
Mas penso que o foco deles se baseará na APP com vista no futuro acabarem com as boxes deles, porque a Vodafone já usa esse método (de box android) na Austrália e na Alemanha se não estou em erro.

Penso ser uma questão de tempo, e da concorrência.
A MEO também deverá seguir o mesmo caminho mas através da Apple.

Na Suiça já existe uma operadora a disponibilizar como box a Apple TV 4k.
https://fiber.salt.ch/en/
 
Na minha opinião o futuro devia passar por ter apps dos operadores em Android TV ou até mesmo webOS e TizenOS, só em último caso impingirem uma box para quem o preferir ou tiver uma TV "burra"...Mas se os maiores operadores por cá até uma versão da app em Android TV custam a lançar, o resto então será mesmo uma miragem.
 
Boas, vi agora.
A minha afirmação da box da Vodafone ter qualidade superior à APP, era de na altura em que fiz a afirmação devido à APP ainda estar em desenvolvimento e que nem sempre estará em excelente.
A box tem um SO baseado em Linux e anos de estabilidade.
Além de que na APP tenho qualidade em excelente mas noto melhor qualidade na box oficial.
Tudo bem, mas achei estranho a afirmação tendo em quanto que a qualidade de imagem está muito mais relacionado com bitrate, upscaling, codecs e coisas assim do que propriamente o equipamento/app que está a ser usado para reproduzir esse conteúdo. E não ha nenhuma limitação técnica na app que a impeça de ter qualidade igual ou melhor que a TV Box, daí a minha confusão com a afirmação.

Na minha opinião o futuro devia passar por ter apps dos operadores em Android TV ou até mesmo webOS e TizenOS, só em último caso impingirem uma box para quem o preferir ou tiver uma TV "burra"...Mas se os maiores operadores por cá até uma versão da app em Android TV custam a lançar, o resto então será mesmo uma miragem.
Quem me dera que assim fosse e apesar de já estarem a dar os primeiros passos (e outros maiores noutrs países), vou esperar para ver o que a Vodafone PT vai fazer em Portugal. Gananciosos como andam, vão mesmo quase eliminar a necessidade de impingir a mensalidade de uma box a um determinado grupo de clientes?
 
@0xKubo

Percebo o que dizes e exemplo disso é o teres a sair na MEO uma app para Apple para "uma dúzia" primeiro do que uma versão Android TV do Meo GO onde existem muito mais potenciais utilizadores (mas esta não dá €), agora não é menos verdade que também existe um grupo de clientes em que já há alguns anos que as box que têm em casa são oferta.
 
Impingir uma box podem o fazer na mesma, uma box android TV.
Mesmo que já tenhas uma eles podem fazer pacotes só com box.
Uma 2ª box para outra divisão é que é diferente, mas actualmente com a APP também já é igual.
 
Impingir uma box podem o fazer na mesma, uma box android TV.
Mesmo que já tenhas uma eles podem fazer pacotes só com box.
Uma 2ª box para outra divisão é que é diferente, mas actualmente com a APP também já é igual.
malta há factores a ter em conta

1. Android TV no que diz respeito a operadores é alguém recente e há muitos maia detalhes no que diz respeito a STBs Android TV

2. o video que os operadores disponibilizam fora das suas stbs/redes AKA OTT tem um custo de distribuição muito mais alto. Em IPTV-multicast ou DVB tar um gajo pendurado ou um milhão dá igual. Só tens de ter no ponto de distribuição N mbps por canal. Em OTT tens que ter N mbps por user.

3. tem que se considerar o investimento das STBs e plataformas antigas. Rodar o parque de STBs num operador demora 5-10 anos. A percentagem de clientes com box UMA ou as novas da VDF é ínfima (normalmente para retenção de clientes ou novos clientes)

Neste momento Android TV apresenta-se como a melhor plataforma para a próxima leva de STBs mas também lembrem-se que a maioria dos clientes não liga a nada disto, nem sabe que existe Android TV nem vê TV sem ser na box. Quantos de vocês usam estas apps como primeira fonte de ver TV (sem não vale contar quem usa a app mas a conta é de outra pessoa).

Quem vê a bola nestas apps em 97% dos casos é um amigo de alguém que esta de facto a pagar....
 
A curto prazo acho é importante que os restantes operadores lancem as versões Android TV das suas apps tal como a Vodafone/NOWO já fizeram e muito bem (antes de quem o devia ter feito primeiro até), agora se depois daqui a 5 ou 10 anos as box fornecidas serão Android TV ou não logo se vê, mas :

- Para já vejo vantagens mais no uso de apps Android TV em TVs secundárias por casa, não tanto na principal.
- Na principal não fosse a questão dos 7 dias gravação automática e o não ter todos os canais em RF Digital como na box, já teria encostado a box fornecida há muito (e há um ano que tenho a sofia 4K que nem é das piores).
- Se chegarmos ao ponto do serviço da operadora chegar atrás de Android TV numa app em vez da box tradicional que temos hoje na sala, muito provavelmente até prefiro ser eu a escolher em que hardware isso vai acontecer se tiver essa possibilidade.

PS: Nós aqui não somos a maioria dos clientes, por isso é que há meses que se fala aqui em versões Android TV das apps ou não pagamos mensalidades das box actuais. :D
 
@bseixas APP tem gravações automáticas 7 dias e até as gravações pessoais. O que de facto ainda está em falta são alguns canais.

Na sala ainda uso a box da Vodafone, mas nos quartos está tudo com Android TV. Não fiz o comparativo com o RF, mas a nível de canais deve andar ela por ela... Sendo que prefiro a experiência televisiva da APP. Sem comparação com o RF que se limita á emissão em direto sem qualquer funcionalidade acrescida. O RF já deu tudo o que tinha a dar... Talvez para uma TV de cozinha ainda compense, mas de resto quem não quer ter no quarto todas as funcionalidades de uma box sem pagar por ela? Pois... APP é a resposta a essas situações.
 
Última edição:
@bseixas APP tem gravações automáticas 7 dias e até as gravações pessoais. O que de facto ainda está em falta são alguns canais.

Na sala ainda uso a box da Vodafone, mas nos quartos está tudo com Android TV. Não fiz o comparativo com o RF, mas a nível de canais deve andar ela por ela... Sendo que prefiro a experiência televisiva da APP. Sem comparação com o RF que se limita á emissão em direto sem qualquer funcionalidade acrescida. O RF já deu tudo o que tinha a dar... Talvez para uma TV de cozinha ainda compense, mas de resto quem não quer ter no quarto todas as funcionalidades de uma box sem pagar por ela? Pois... APP é a resposta a essas situações.
E quais são as as Boxes Android TV que tens?
 
E se a Vodafone lançasse apps para LG e Samsung seria ainda mais cómodo. Sem obrigar a ter qualquer box, mesmo AndroidTV.
A verdade é que neste momento todas as TVs compradas hoje são “smart”. Se a Netflix consegue ter apps em todas as plataformas a emitir em 4K, não há razão para a Vodafone não desenvolver apps para as TVs. Há que deixar de ter uma plataforma exclusiva e expandir para todas as plataformas. Em vez de terem investido na nódoa que é a VBox, mais valia terem apostado nisso.
Para TVs não-Smart sempre existe o RF e podiam ter na mesma uma box baseada em AndroidTV (e seria menos um sistema a terem que desenvolver à parte, como acontece com as VBox que são linux).
 
Iria ficar muito desapontado com a Vodafone se a MEO começasse a distribuir Apple TVs como box principal.
Já existem operadoras lá fora a fazer isso.
Apesar de continuar a desejar apps multi-plataforma, não deixava de ser muito bom a MEO ter como box principal uma Apple TV. Um sistema muito bem desenvolvido, e com todas as outras vantagens como apps, jogos, filmes, etc.
A Vodafone é que tem a maior parceria com a Apple, mas podia ter mais proveito disso.
A Vodafone com uma AppleTV podia oferecer todo um conjunto de extras como o Apple Music (já disponível nos Yorn) e Apple Arcade (agora disponível nas TVs na Apple TV).
Isto são tudo ideias que a Vodafone poderia ter tido, mas que preferiu investir na porcaria da VBox e num sistema obsoleto. Agora o serviço de tv da vodafone está uma confusão infindável.
 
E se a Vodafone lançasse apps para LG e Samsung seria ainda mais cómodo. Sem obrigar a ter qualquer box, mesmo AndroidTV.
A verdade é que neste momento todas as TVs compradas hoje são “smart”. Se a Netflix consegue ter apps em todas as plataformas a emitir em 4K, não há razão para a Vodafone não desenvolver apps para as TVs. Há que deixar de ter uma plataforma exclusiva e expandir para todas as plataformas. Em vez de terem investido na nódoa que é a VBox, mais valia terem apostado nisso.
Para TVs não-Smart sempre existe o RF e podiam ter na mesma uma box baseada em AndroidTV (e seria menos um sistema a terem que desenvolver à parte, como acontece com as VBox que são linux).

Percebo, mas se tiver só para o SO android TV também não é preciso ter uma box à parte, existem TVs com android TV.
@celituhh isso também é o que eu defendo.
A Vodafone já usa o sistema de como box uma android TV Alemanha e Austrália o problema das operações nem será tanto abdicar do aluguer da box porque isso eles podem o obrigar em pacotes só com box.
O maior problema seria abdicar ou um grande concorrente na mesma box nos filmes de aluguer.
Filmes da play store e da iTunes.
 
E se a Vodafone lançasse apps para LG e Samsung seria ainda mais cómodo. Sem obrigar a ter qualquer box, mesmo AndroidTV.
A verdade é que neste momento todas as TVs compradas hoje são “smart”. Se a Netflix consegue ter apps em todas as plataformas a emitir em 4K, não há razão para a Vodafone não desenvolver apps para as TVs. Há que deixar de ter uma plataforma exclusiva e expandir para todas as plataformas. Em vez de terem investido na nódoa que é a VBox, mais valia terem apostado nisso.
Para TVs não-Smart sempre existe o RF e podiam ter na mesma uma box baseada em AndroidTV (e seria menos um sistema a terem que desenvolver à parte, como acontece com as VBox que são linux).

Para TVs não Smart, com uma box de 50 paus da Xiaomi tens o problema resolvido.

Concordo, mas não penso que a VDF Portugal tenha capacidade financeira para desenvolver APPs para todos os sistemas operativos de TV.

Acho sim que Android TV é uma boa aposta, melhor que Apple da Meo, porque é um sistema operativo de qualidade e acessível a todas as carteiras.

Iria ficar muito desapontado com a Vodafone se a MEO começasse a distribuir Apple TVs como box principal.
Já existem operadoras lá fora a fazer isso.
Apesar de continuar a desejar apps multi-plataforma, não deixava de ser muito bom a MEO ter como box principal uma Apple TV. Um sistema muito bem desenvolvido, e com todas as outras vantagens como apps, jogos, filmes, etc.
A Vodafone é que tem a maior parceria com a Apple, mas podia ter mais proveito disso.
A Vodafone com uma AppleTV podia oferecer todo um conjunto de extras como o Apple Music (já disponível nos Yorn) e Apple Arcade (agora disponível nas TVs na Apple TV).
Isto são tudo ideias que a Vodafone poderia ter tido, mas que preferiu investir na porcaria da VBox e num sistema obsoleto. Agora o serviço de tv da vodafone está uma confusão infindável.

Claro que sim. A Meo vai-te já dar uma box de 200 paus :D Exatamente por não o fazer é que não acho que seja uma alternativa viável para o nosso mercado. Estamos em Portugal com SM 635€... Nem toda a gente pode dispensar 1/3 do ordenado numa box de TV. Não faz sentido. Faz sentido ser mais uma alternativa... Mas o foco devia ser Android TV.
 
Acho sim que Android TV é uma boa aposta, melhor que Apple da Meo, porque é um sistema operativo de qualidade e acessível a todas as carteiras.
Isso sem dúvida! A questão não é criticar a opção pelo AndroidTV, mas sim não ter aproveitado isso para lançar uma box também com AndroidTV. Isto em comparação com a possibilidade de a MEO envergar pela AppleTV. Só neste aspeto.
Por mim, a Vodafone até podia fazer uma parceria com a Xiaomi e a MiBox seria a sua nova box. Não seria difícil. Era só ter esta app da Vodafone mais bem desenvolvida e pré-instalada no software. Simples.
Vamos ver o que o futuro reserva à Vodafone... Mas aquela VBox, que tiro no pé.
 
Percebo, mas se tiver só para o SO android TV também não é preciso ter uma box à parte, existem TVs com android TV.
@celituhh isso também é o que eu defendo.
A Vodafone já usa o sistema de como box uma android TV Alemanha e Austrália o problema das operações nem será tanto abdicar do aluguer da box porque isso eles podem o obrigar em pacotes só com box.
O maior problema seria abdicar ou um grande concorrente na mesma box nos filmes de aluguer.
Filmes da play store e da iTunes.
Concordo que o aluguer de filmes por outras vias seria uma perda de receita, mas ao mesmo tempo essas vias já existem. Com SmartTVs, computadores, telemóveis, só alugas na box vodafone se realmente te for mais cómodo (por exemplo, pagar no fim do mês). Até porque os preços são idênticos.
 
Back
Topo