APP ZWAME para Android / iPhone??

Xin0

Power Member
Boas


Não sei até que ponto será possivel, se será dificil ou facil...mas era boa idea criar uma app para iphone do forum zwame!!!!
Que dizem???


Obrigado!
 
Não sei para que, agora anda na moda tudo ter uma Iphone app. Mas a zwame simplesmente não precissa é so abrir o site no browser do iphone. mas isto é a minha opnião
 
Foi apenas uma ideia.....não batam mais no ceguinho!!!
Uma versão mobile....uma app....!!! qualquer uma parece-me bem......!
Eu falei numa app pois tenho um iphone....e lembrei de dar a sugestão.......quem está a criticar....podia ter dado outra!!!

Obrigado!
 
Já agora "JPgod" , existe para voces.....ou já é possivel testá-la??

Não existe nada ainda.

É apenas uma pré-investigação de uma app já existente que suporta vários "engines" de fóruns (VB4 incluído). Só que é necessário "activar" o fórum para que apareça nesta App. Como devem prever, existe N questões prioritárias, por isso este assunto está em stand by, mas não se preocupem que o assunto do acesso ao forum a partir de dispositivos móveis não foi esquecido.

Alem disso há alguns problemas:

-> A aplicação suporta iOS (vulgo iPhone OS) devices, BlackBerry, Android e Nokia. Tudo o resto está de fora, embora estes 4 grupos devem ser 90% do mercado de smartphones e derivados.
-> Para postar e mandar PM's tem que comprar a app. A gratuita apenas permite leitura. Isso é logo um entrave ENORME devido a nossa postura de acesso gratuito.

Por causa disso a prioridade é ter uma skin optimizada que possa ser acedito de todos os dispositivos portáteis, ficando esta app como uma alternativa para quem puder pagar por um modo eficiênte.
 
Última edição:
Não existe nada ainda.

É apenas uma pré-investigação de uma app já existente que suporta vários "engines" de fóruns (VB4 incluído). Só que é necessário "activar" o fórum para que apareça nesta App. Como devem prever, existe N questões prioritárias, por isso este assunto está em stand by, mas não se preocupem que o assunto do acesso ao forum a partir de dispositivos móveis não foi esquecido.

Alem disso há alguns problemas:

-> A aplicação suporta iOS (vulgo iPhone OS) devices, BlackBerry, Android e Nokia. Tudo o resto está de fora, embora estes 4 grupos devem ser 90% do mercado de smartphones e derivados.
-> Para postar e mandar PM's tem que comprar a app. A gratuita apenas permite leitura. Isso é logo um entrave ENORME devido a nossa postura de acesso gratuito.

Por causa disso a prioridade é ter uma skin optimizada que possa ser acedito de todos os dispositivos portáteis, ficando esta app como uma alternativa para quem puder pagar por um modo eficiênte.


Eu sou da opinião que deve-se dar prioridade a outras questões e não perder grande tempo/recursos nisto das apps para o fórum..

Eu muitas vezes ando por aqui via tlm, HTC Hero, e navego bem tanto via wifi como por 3g.
E até tenho o browser definido para apresentar as páginas da net em versão 'normal', normalmente as versões 'móveis' são sempre mais limitadas e/ou navegação menos agradável..

E relativamente ao tráfego de dados, a tendência é o aumento. A tmn até já tem o tarifário 'internetpad' de 1gb ou ilimitado. O provável é os planos de internet no tlm caminharem no sentido de terem [pelo menos] 500mb, 1gb e 2 gb, pelo que apesar de não dar para fazer streams de youtube a toda a hora, é mais que suficiente para ver mails e... andar frequente pela zwame [e noutros sites]...



Acho que não se justifica app para andar pelo fórum...

Mas se existe a ideia de explorar/aproveitar melhor o Portal, podia e devia haver uma app para receber as novidades que se vão colocando no portal, vendo os artigos colocados no portal e depois, para ver comentários ou participar no respectivo tópico [que julgo se passe do portal para o fórum] abria o browser...
Penso que há app do engadget deste tipo... E não deve ser complicado fazer...para quem percebe do assunto... :D

Essa do tapatalk deve funcionar, visto que o portal está em VB4 [julgo eu], mas tem de ser paga para 'participar'...

É questão de falar com pessoal disposto a colaborar que perceba de programação e faça app de 'raiz'.... Isto para Android era porreiro, e penso que não seja complicado de programar...
 
Última edição:
Por existir questões prioritários que isto está parado. tudo ao seu tempo.

Desenvolver App para iOS tem que ter Mac e ser registado como developer, que implica um pagamento anual (tirando estudantes, mas não podem publicar App's) e claro ter o conhecimento do SDK e Objective-C :P

Para Android é mais aberto. Mas isso teria que ser alguém da comunidade. Do nosso lado será a skin e eventualmente a adição do forum no tapatalk.
 
Última edição:
É questão de falar com o God_Lx, ele com as connections que tem talvez conheça alguém disposto a colaborar. lol..
Ou então lançar uma espécie de concurso, para uma app que seja espécie de receber feed's e ao mesmo tempo visionamento do Portal e reencaminhamento para o browser/fórum no caso de querer ver comentários/participar no tópico, cujo prémio era... o reconhecimento da comunidade..... e, já agora, se o Metro estivesse mãos largas, uma tshirt Zwame.... :D

Só não tento eu fazer algo porque... percebo zero de programação..
 
Última edição pelo moderador:
Boas,

Acho que a opção pelo Tapatalk é a mais prática. Acabei de instalar o plugin para SMF num fórum que administro, e demorei 5 minutos a ter acesso ao fórum via Tapatalk.

Era um excelente complemento para a Zwame, com o boom de smartphones que tem havido ultimamente.

Não sei como é o processo de instalação do plugin para o VB4, mas para SMF é básico e demora 5 minutos.
 
Acho que o ideal era uma boa skin mobile. Não acho que faz muito sentido usar uma app especifica para visitar um forum :S
 
Última edição:
A questão com a versão moblle, e pelo que já pude perceber de outros tópicos semelhantes a este, é que o Staff não quer optar por ter que se usar aplicações, provavelmente pagas, para aceder ao fórum.
Isso é estar, de certa forma, a limitar os utilizadores da versão mobile e não é isso que se pretende. Depois ainda haveria os utilizadores de Symbian, Android e outros tantos sistemas que eu desconheço.
Esse tipo de aplicações são boas para tapar buracos, remendos temporários, mas nada que substitua uma skin mobile completamente implementada.

Fazer uma skin mobile de um fórum desta dimensão, é complicado. Não é apenas uma skin, mas sim todo o funcionamento que tem que ser revisto.
Não estão a ver num telemóvel, ainda para mais com os planos de dados existentes em Portugal, a carregar avatares e assinaturas e bla bla bla..

Dou-vos o exemplo, muito simples, da minha assinatura que neste momento não está de acordo com as regras (ainda não consegui optimizar mais as imagens, mas estou a tentar).

Se cada utilizador tiver uma assinatura que tem 30kb (o limite segundo as regras), em 25 posts por página (e admitindo que a versão mobile iria funcionar da mesma forma que o fórum normal) isso daria 750kb/página.. Quer em termos de velocidades como em termos de tráfego é demasiado pesado.
Num exemplo muito simples podem verificar a complexidade de um sistema mobile e a demora do mesmo em chegar.


Agora sou é da opinião que se deveria montar uma equipa para tratar disso, ou se a mesma já estiver formada, talvez adicionar mais uns quantos interessados (de preferência com experiência e vontade) para acelerar o desenvolvimento.

Just my 2 cents ;)
 
Acho que o ideal era uma boa skin mobile. Não acho que faz muito sentido usar uma app para especifica para visitar um forum :S

Eu também achava que não fazia até comprar um Android e experimentar o Tapatalk.

O Tapatalk existe para Android, iPhone, Blackberry e Nokia, e vai ser desenvolvido para WM7 também, portanto arrisco-me a dizer que cobre 100% dos smartphones, que no fundo são os únicos equipamentos onde alguém vai tentar aceder a um fórum.

É uma aplicação que acede directamente à base de dados e mostra os posts directamente sem te obrigar a sacar páginas inteiras, e portanto reduz-te o tráfego. A única coisa que te mostra são os avatares dos users, em versões reduzidas.

É uma aplicação paga, é verdade, mas também custa 3 dólares para iPhone e Android, e é grátis para Nokia e Blackberry.

No que diz respeito a planos de dados só tem vantagens em relação a um skin mobile. Além de que a instalação no fórum é rápida e nada complicada.

Resumindo, acho que é uma opção que deviam considerar. Mesmo que não seja aquilo que pretendem que funcione como 1ª opção para acesso móvel, é uma opção fácil de implementar, e com custo 0 para a Zwame, e é mais uma maneira de chamar users para o fórum.

É exclusivamente a aplicação que uso para aceder a meia dúzia de fóruns, fica aqui um screenshot da versão iPhone:

IMG_0036.png


Cumps
 
Não é preciso o Taptalk para nada. Façam uma detecção aos UserAgents (há código para isso na boa na net) e desenvolvam uma skin fluida e está a andar.
 
Não é só para iPhone, também há para Android, Nokia e Blackberry, tal como foi escrito mais do que uma vez acima.

Não é preciso o Taptalk para nada. Façam uma detecção aos UserAgents (há código para isso na boa na net) e desenvolvam uma skin fluida e está a andar.

Porquê nem sequer considerar disponibilizar o acesso via um plugin grátis, que nem 5 minutos demora a instalar, e não traz custos nenhuns à Zwame?

Tendo acesso Tapatalk, nem penso duas vezes em aceder via browser no meu telefone. Mais rápido, menos tráfego. Só tem vantagens.
 
Back
Topo