paulojreis
Power Member
É simples, a App Store faz parte do UX da Apple. Daí o modelo fechado vs modelo aberto que afloro.
Certo, tudo bem. Mas há muito mais na abordagem da Apple do q, simplesmente, ser "fechado"...
É fácil estar o lado da equipa que está a ganhar e eu estive do lado da Apple mesmo quando estava a perder, quase a desaparecer do mapa, e por isso é que faço as observações que faço. Dito isto o que acho mais impressionante no mundo Apple é os adeptos da empresa têm uma arrogância face aos restantes que torna o processo de discussão de ideias pouco virtuosa e por isso pouco satisfatória. Não deixa de ser natural, acontece um pouco por todo o lado, ainda me lembro dos Nokia boys. Dos Windows boys, XBOX360 boys e afins.
Mais parece que estamos a discutir equipas de futebol entre fans. Mas é um patamar de discussão de ideias que não me interessa muito.
Somos dois. E até acho q não devias ter perdido dois parágrafos com isso

Sempre achei os produtos Apple muito bons principalmente ao nível do UX aplicacional e Hardware, mas sempre lhe faltaram conteúdos de relevância por alguma razão. No compto geral se calhar não estaríamos aqui a falar se não fosse o UX de plataformas como o Windows e mais tarde Web com os servidores Unix (não foi a Xerox nem a Apple que fizeram isto acontecer). Mesmo com as suas ineficiências foram estas plataformas que concretizaram a computação ubíqua tanto nas empresas como em casa das pessoas. Existe muito de UX no HyperText (Xerox), nas redes semânticas do Google, existe muito UX no Windows desde o início pese embora não tivesse o reconhecimento acadêmico nesta matéria (a verdade é que tinha e tem feitas as contas).
A questão dos servidores unix não foi propriamente UX, diria eu. Vejo-o mais como um enabler. Quanto ao papel do Windows na democratização da computação, estou contigo. O q critico é as coisas terem ficado por aí e o windows é um exemplo disso: mexeram e melhoraram imenso no q era "soft", mas demorámos este tempo todo até ter um form-factor novo a tornar-se mainstream.
Em relação ao HyperText da Xerox, sinceramente, não estou a ver...
A Apple acertou na muche ao verificar que tanto UX sem conteúdos não vale de nada, não faz sentido, é uma contradição em termos (finalmente). É isso que a torna a Apple de hoje tão diferente da Apple de há 10 anos. Por outro lado os outros devem pensar que se calhar devem começar a potênciar os conteúdos mais do que o seu hardware ou sistema operativo. Os conteúdos hoje com a Web, não vêm por acréscimo do bom hardware que têm os dispositivos. Vêm se o dispositivo os potenciar ainda mais que a Web. Isto diz muito sobre as artes liberais e as humanidades (aka UX) e é algo muito mais vasto do que a interpretação Apple ou académicas destas disciplina
Não percebi, particularmente a última frase...
Além dos fantásticos dispositivos que a Apple tem trazido para o mercado ultimamente é a ideia que que o UX é melhor num sistema fechado. O que eu digo é que o UX não tem que necessariamente ser pior num sistema aberto nem que pare isso seja misto.
Também acho q não tem. Mas é a abordagem deles... e, vendo o WWDC, constata-se q não é só por aí q vão. Vê-se q cultivam mesmo o pessoal mais técnico, q implementa, a ter cuidado. Dão-lhes heurísticas, guidelines, etc. Tudo para garantir q alguém q desenvolva para plataformas Apple tenha uma cultura e cuidados mínimos. E isso, sinceramente (e apenas empiricamente) nota-se - principalmente nas apps free para Windows vs. OS X.
Vê por exemplo o aspecto que é mostrado em de forma suberba nos anúncios da Apple. Os conteúdos de tal forma que parece que estão integrados com o dispositivo, mas não estão de facto. São apps feitas por terceiros tirando partido da plataforma. Coisa que também acontece com os PCs. É uma arte simples de marketing que consegues constatar nos anúncios de marketing em torno das consolas desde a sua concepção por exemplo. No PC nunca tiveste isso nos anúncios de forma tão hábil, tens normalmente Hardware e mais Hardware e mais Hardware pintando com fundos azulados electrificantes até á nausea. É esta coisa que falta no mundo PC, na concorrência da Apple. As pessoas até certo ponto estão interessadas nas specs, mas isso resulta até determinado ponto. Neste aspecto, a Apple neste mercado (PCs e afins) estão num patamar diferente, mas penso que não durante muito tempo.
Ainda q a realidade não seja tão idílica como os anúncios, não achas q há resultados interessantes nesse aspecto - na "integração" do q chamas conteúdos com o ecossistema Apple? Em relação à concorrência então...
Portanto a solução Apple para a era "Post-PC" fechada, está longe de se vir a revelar a melhor nos próximos tempos. Tem até muitas fragilidades. Mas sem dúvida que neste momento é tão quente como um applestrudel regado com gelado de baunilha e chocolate. E poderá até vir ser a melhor, mas tenho as minhas dúvidas.
Não vou muito por previsões, não gosto de me "enterrar"

Obrigado pela troca de ideias.
Ora essa!