É uma pressão que espero que não colha.
Até porque acho que nem a Amazon nem a Sony vão fazer isso tal como a loja está. O que se decidir aqui vai ser muito importante para o futuro do iPad e dos Tablets. Diria mesmo o futuro da EDUCAÇÃO.
A loja não faz pelo menos para já qualquer diferenciação entre fornecedores. Imagina chegamos á loja a procuramos um livro. Aparecem 4 item, um da Sony, outro da Amazon outro da Apple, outro da Barnes ...
Aparte disso uma pessoa decide-se pelo qual? Pelo preço mais baixo? Depois temos a promoções etc ...
Depois temos as aprovações da Apple etc etc etc. A Apple tal como está a fazer hoje depois de ter tudo na loja pode virar o bico ao prego e começar a dizer, este livro não podes vender aqui porque eu também vendo
Não faz sentido.
Por outro lado, como qualquer um destes já tem infra-estrutura de distribuição e suporta a 100% os seus custos, a Apple permite apenas a possibilidade de se fazer download desses conteúdos para o iPad, e para o efeito cobra 30%. Se isso vale 30% ou não me cabe a mim avaliar, mas penso que não. O que pode acontecer é a Amazon permitir o download para um PC e do PC usando o itunes passar para o Kindle no iPad.
Depois é a guerra do costume quem usa Kindle, Sony Stores, Barnes, ABC, Willey escolhe outro Tablet.
Louvo a coragem da Apple mas parece que estamos novamente em 1984 e nem houve uma revolução Web.
Isto vai influenciar e muito. Quando começarem a surgir apps que juntam ferramentas para estudantes com livros (já há algumas) a coisa começa a pesar para a Apple no mercado educacional. Isto porque as universidades vão fazer acordos com promos para os seus alunos editor a editor, fornecedor a fornecedor. O mercado da Apple não fomenta isto, é o que a Apple diz que come 30% e mais nada.
Enfim, uma coisa de cada vês
Trance
PS: É urgente que apareçam os novos Androids para acabar com esta palhaçada. Honestamente gosto da App Store, mas assim bem podem ficar com ela. Até porque em matéria de conteúdos na Apple nós tugas ficámos sempre a perder em comparação com os restantes Europeus e com os Estados Unidos.
A questão do Murdoch é simples, o grupo deve ter tantas acções da Apple que até mete medo (e vice versa).