Processador Apple Custom Processors (Kalamata)

Mas em aplicações reais, como é?

Primeiro precisas de definir o que são aplicações "reais" :D
Se for o actual PC gaming nunca vamos saber, porque dificilmente vais ter suporte para isto em Windows e mesmo proton Linux duvido que se veja algum port decente nos próximos tempos.
Depois depende do que precisas de usar, para aplicações de 3D rendering e animação vejo isto com enorme potencial.
 
Imagina um "servidor rack" com dual socket M1Max ou quad socket M1Max em cada rack 😎

Socket não deves ter, a Apple cada vez é mais integrado, mais soldado e zero upgrades. O Mac Pro com upgrades de ram e tal deve ser o ultimo, o proximo deve vir tudo soldado e selado.

Eu desconfio que provavelmente o mac pro sera 2 ou 4 cpus destes na mesma maquina, com eventualmente 128 / 256 GB RAM por CPU.

nem duvido nada que tenha um interconnect já implementado no die.

Problema e todos as "dores" de separar pools de memoria e I/O vs solucao monolitica...

Acho que ainda vamos ver MCM com central IO + chiplets, mas de GPU e CPU
 
Imagina um "servidor rack" com dual socket M1Max ou quad socket M1Max em cada rack 😎
Não vais ter M1Max em configurações Multi Processador, mas há múltiplas empresas que fazem hosting ou housing de Mac Minis em Datacenter, incluindo a AWS. Da ultima vez que vi, a AWS só tinha Mac Minis x86, mas eles até têm os Mac Minis ligados a Custom Hardware da Amazon (procurar por AWS Nitro).
Também há múltiplos Kits à venda para se colocar Mac Mini em Racks.

Umas imagens de exemplo:
qigrr3M.jpg


Mac Minis na AWS ligados a Custom Hardware deles:
8UX6PI1.jpg


CbmEzFM.jpg


Também há múltiplas empresas que fazem hosting ou housing de outros computadores do mercado Consumidor, como por exemplo Raspberry Pis.

Quanto ao GPU, penso que a Apple tem tem dev tools para AI e ML. Não faço ideia se são bons e se usam o GPU deles, mas ter um M1Max em Datacenter talvez não seja uma má ideia.
Falta é a Apple lançar o M1Max num formato Desktop que dê +/- para colocar num Rack. Colocar Portáteis num Rack já é bastante manhoso. :D
 
Teoricamente ya, da para fazer uma consola com isso, apesar de ter hardware que é useless numa consola
- O neural network não sei se servira de algo, talvez acelerar AI dos jogos?
- Encoder/decoder proraw useless (e ocupam um espaco consideravel)
- big.litte sera util? pelo menos os 2 little cores podem ser usados para background/menu

E pode faltar coisas para gaming, o GPU deles penso que não seja ideal para jogos, mas sim para encoder/render grafico/video.

Ma claro, eles tem uma base jeitosa de hardware e mesmo software, tens ja uma forte apelação gaming nos iDevices, mas sera que os grandes estudios iam abraçar a ideia? A Apple teria muito trabalho para puxar os grandes software devs e ainda ainda pior a questão de licenças e pagamentos, olha as brigas com a Epic...
 
S8dlEaO.png


Benchmarks no Adobe Premiere Pro 15.4.1.
Talvez os Scores que ficam mais perto a nível de CPU será ali entre o 11900H e o 11900K(?).
No GPU, talvez ali pela 3060M e a 3080M (Há a questão de na nVidia, os mesmo modelos, puderem ter TDPs muito diferentes).

Não sei se esta versão do Premiere aproveita bem os recursos deste M1Max.
 
Faltou por o M1 aí
Bem visto. Já editei o post.
Até porque mostra algo interessante. O P Core deste M1Max/M1Pro se não é igual ao anterior M1, é muito parecido.

Também coloquei o Computador Apple com melhor Score Multi Core. O Mac Pro com o Xeon W-3275M com 28 Cores.

Estes 3 têm resultados feitos em OS X, o que ajuda a ter uma comparação mais direta. :)
Acho bizarro ter menos single thread que o 11900k e ganhar no multi core, são 16 threads vs 8 + 2
A diferença em Single Core não é grande e o 11900K tem 16 Threads, mas usando SMT.
Um é 5nm, outro é 7nm e o outro é 14nm.

O processo de fabrico dá uma vantagem enorme e a Apple tem prioridade na TSMC.
Sem dúvida, mas aí não é só mérito da Apple e a sua dimensão em encomendas de outros chips para outros mercados. Existe muito demérito da Intel ao não encontrar soluções, durantes anos, para os problemas que estavam a ter com os 10 nm.
 
Artigo/Benchmarks do Anandtech:

Specint e Specft Single Thread:
5j9FfOr.png


Specint e Specft Multi Thread:
pypmqwZ.png


Nota: No Spec, quando os resultados não são oficiais e publicados, tem que se colocar "Estimated". No entanto, eles foram corridos. Não é uma estimativa.

GPU Benchmarks Sintéticos:
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od1wotq.png


GPU Jogos (Rosetta):
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Produtividade:
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Consumo:
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For others, it seems that Apple knows the typical MacBook Pro power users, and has designed the silicon around the use-cases in which Macs do shine. The combination of raw performance, unique acceleration, as well as sheer power efficiency, is something that you just cannot find in any other platform right now, likely making the new MacBook Pro’s not just the best laptops, but outright the very best devices for the task.
https://www.anandtech.com/print/17024/apple-m1-max-performance-review

Resultados muito bons, menos em jogos. Aqueles dois jogos ainda são x86 e estão a correr em cima do Rosetta.
Seja como for, normalmente não se compram Macbooks para jogar, sem ser como funcionalidade muito secundária.
 
Todo este poder e consumir menos de 100w de package power, muito bom. E um detalhe que dantes era preciso 5 integrados
- CPU
- GPU
- 2x thunderbolt
- chipset

fora o monte de ram separado que agora e no package.
 
Todo este poder e consumir menos de 100w de package power, muito bom. E um detalhe que dantes era preciso 5 integrados
- CPU
- GPU
- 2x thunderbolt
- chipset

fora o monte de ram separado que agora e no package.
De referir que desde os ice lake, versao mobile, a intel tem o thunderbolt e parcialmente o wireless, integrado no soc.

Ja agora a L3 do M1Max não é de 64 MB, como foi referido inicialmente, mas sim de 48 MB. O M1Pro tem 24MB.

Também é interessante que o cpu não consegue tirar partido totalmente dos 400 GB/s. Fica-se pelos 243 GB/s.

Por último, aquele GPU so vai até 1.3 ghz. Seria curioso ver que clocks teria numa versão desktop.
 
A BW ta la mais pro GPU, não esperava o CPU tirar partido disso tudo... E ainda assim consegue usar 3-4x mais do que se consegue num desktop atual, o meu 5600X faz 62 GB/s @ 3600 MT/s

pois a infinity cache é menor, mas ainda assim, um valor jeitoso.
 
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