Falta saber, destes preços, que parte é a "Taxa Apple".
Não foi dito que a "L3" cache era de 24 MB?@Dark Kaeser Está-me a escapar algo ou ali nos "4 Efficiency Cores" do M1 Ultra, não deveria estar 8 MB L2 Cache (4+4)?
Já agora, a L3 não aparece nessa imagem, mas deverá ter 96 MB de L3 (48+48).
Uma ultima coisa. Olhando para os TDPs, acho que não seria muito complicado ter este M1 Ultra num Portátil, com Clocks um pouco mais baixos ou num DTR, com os mesmos Clocks.
Acho que responde à 2ª curiosidade pelo menosTenho 2 curiosidades:
- Como é que funciona o GPU internamente. Se funciona fisicamente como 1 GPU monolítico, usando o Ultrafusion, ou se são 2 GPUs semi-independentes e depois tem "algo" que faz mostrar, de forma lógica, apenas 1 GPU monolítico "virtual", ao Sistema Operativo, ou mesmo se o próprio Sistema Operativo vê 2 GPUs independentes e depois há "algo" tipo SLI.
- A outra curiosidade é se o Ultrafusion permite mais do que 2 Dies. Por exemplo, 4 Dies, num futuro mac Pro.
Referes-te ao Pro ou ao Max?Não foi dito que a "L3" cache era de 24 MB?
Interessante. Nem imagino para que preços se irá atirar um M1 com mais do que 2 dies.Acho que responde à 2ª curiosidade pelo menos
há mais duas patentes, que por limitações do fórum não dá para colocar, mas
Imagem de cima
https://www.freepatentsonline.com/20210125967.pdf
imagem de baixo
https://www.freepatentsonline.com/20210217702.pdf
Com 4 dies, talvez tenha que ter "algo" entre eles, por exemplo uma IO die, que tenha controladores de memória ligados a DIMMs. Poderia ter menos LPDDR e ficaria a funcionar como Cache ou endereçamento inicial, ou algo assim. Isto é 100% especulação minha e quase de certeza não vai acontecer.Pois, o Mac Pro deve ter 4 dies pelo menos. Mas enquanto o atual (e todos os cpus HEDT/Server) podem levar "teras" de ram, uma solução 4-die "apenas" pode ter 256 GB...
A não ser que consigam aumentar a densidade ou fazer stacking RAM para 512-1TB
Estou espantado é que a Apple tenha sugerido que o M1 Ultra ia ser melhor que a 3090 e no final aconteça isto. Não é habitual vindo deles. Por outro lado acabo por ficar descansado porque têm que trabalhar mais.
Já da outra vez foi o mesmo.
Ninguém estava à espera que fosse.
O Package é monstruoso, a área de cada 1 dos 2 Chips dos "APUs", nem por isso.Que tamanho monstruoso e a 5nm...
Threadripper é para meninas.Podia era ter comparado com um Threadripper da AMD...