Apple deve licenciar Mac OS X para PCs

É ilegal alterar codigo original (crackar) como é ilegal correr o tal do programa que permite tirar o codigo x86/PPC do software da Apple e de quem faz software em universal binaries.
 
e então como ficam os emuladores de jogos de consolas? se eu tiver o jogo, é "legal" correr o mesmo num qualquer emulador no PC, mas se tiver um sistema operativo, já não o posso usar noutro hardware para o qual foi desenvolvido»? estou a tirar dinheiro a quem? quis usar o SO, comprei-o, e arranjei maneira de ele funcionar noutra máquina. o que faço com ele, desde que não o forneça a terceiros, é cá comigo... penso eu.
 
Mitch disse:
e então como ficam os emuladores de jogos de consolas? se eu tiver o jogo, é "legal" correr o mesmo num qualquer emulador no PC, mas se tiver um sistema operativo, já não o posso usar noutro hardware para o qual foi desenvolvido»? estou a tirar dinheiro a quem? quis usar o SO, comprei-o, e arranjei maneira de ele funcionar noutra máquina. o que faço com ele, desde que não o forneça a terceiros, é cá comigo... penso eu.


creio que não é bem assim, a questao é analoga ao chipar as PS2, o produto teoricamente não é teu: apenas te foi licensiado, ou seja, foi-t dada autorização para o usares, e assim como nas PS2 não tens autorização para alterar o produto...
 
Mitch disse:
e então como ficam os emuladores de jogos de consolas? se eu tiver o jogo, é "legal" correr o mesmo num qualquer emulador no PC, mas se tiver um sistema operativo, já não o posso usar noutro hardware para o qual foi desenvolvido»? estou a tirar dinheiro a quem? quis usar o SO, comprei-o, e arranjei maneira de ele funcionar noutra máquina. o que faço com ele, desde que não o forneça a terceiros, é cá comigo... penso eu.

Não, não é, tanto como não é contigo o alterar o hardware da X-Box, por mais ridiculo que pareça, não podes alterar nem um nem outro de formas não autorizadas pela Microsoft, tu tens o "direito" de os usar, pouco mais que isso. é patetico, eu sei, mas é a verdade.

Retro-enginering é ilegal em praticamente todo o software protegido, só podes fazer com ele o que estás... autorizado a fazer, tão simples quanto isso, porque é que achas que o open-source está a expandir da forma que tem expandido?
 
Mitch disse:
e então como ficam os emuladores de jogos de consolas? se eu tiver o jogo, é "legal" correr o mesmo num qualquer emulador no PC, mas se tiver um sistema operativo, já não o posso usar noutro hardware para o qual foi desenvolvido»? estou a tirar dinheiro a quem? quis usar o SO, comprei-o, e arranjei maneira de ele funcionar noutra máquina. o que faço com ele, desde que não o forneça a terceiros, é cá comigo... penso eu.

Desde que detenhas o original, não é ilegal.
Há certos emuladores que precisam de ROM do sistema (tipo o vMac/Basillisk II) em que se tiveres um Mac onde a ROM possa ter sido lida para usar o emulador, o seu uso é legal. Se não o tiveres é ilegal.
Outro caso, o ZX Spectrum, a Amstrad disponibilizou a ROM e permite a distribuição desde que não seja alterada.
 
No entanto, se quiseres uma emulação de uma máquina ppc que não boote em OS 9, tens o pearpc. Como o OS X já não se baseia tanto nas ROMs do hardware, pode ser corrido em x86, apesar de ser um bocadito mais lento. Realmente gostava de saber qual é a legalidade disso... corre em ppc (não é hacked) e não requer ROMs... hmmmm.. :D
 
Já agora, para voltar para o topico... porque é que se fala tanto de licenciar o MACOSX para X86 plain vanilla e ninguém fala da coisa mais obiva que é possível fazer sem muito trabalho:

Mac OSX Live DVD...

1- Quase todas as distros de LInux (primo afastado) já o fazem
2- O Darwin já tem um grande suporte de hardware
3- Ninguém está a pedir as drivers de video ou 100% do hardware suportado... apenas um cheirinho, vesa, sem som por exemplo
4- Por não ser definitivo a Apple não precisa de suportar o produto:

user: Ai... isto não corre na minha máquina...
apple: o seu dvd suporta boot?
U: não
A: compre um mac

nõa precisava de passar disto... não instalava nada, não apagava nada, apenas permitia a um user de DELL correr o MAcosX sem qualquer entrave... no fim.. shut down... e mais um user com vontade de fazer o switch!
 
Back
Topo