Apple Event 10 Novembro 2020. “One more thing.”

vi esse video mas dos macbook e tinha temperaturas a rondar os 37graus...maravilha
o meu velhinho macbook pro (2008) por norma anda nos 65 de "base" se não estou em erro
 
Última edição:
Bem já vi pelo menos os reviews "iniciais" das fontes que mais gosto: The Verge e MKBHD.

Resumidamente é esperar para ver como vai ser o desenvolvimento das aplicações para ARM. Mas mesmo em ponto inicial já é surpreendente a potência destas máquinas. Imaginem quando lançarem um Macbook Pro de 16 polegadas lol...

E pronto, estava a ver em termos de preços, e sinceramente entre dar:

- 1709 euros pelo Macbook Pro com 16GB e 256SSD
- 1659 euros pelo Macbook Air com 16GB e 512GB

Acho que a opção mais racional neste momento é mesmo o Pro. A ventoinha pelo que disseram no The Verge evita que o computador sofra qualquer desaceleração que seja.
 
E pronto, estava a ver em termos de preços, e sinceramente entre dar:

- 1709 euros pelo Macbook Pro com 16GB e 256SSD
- 1659 euros pelo Macbook Air com 16GB e 512GB

Acho que a opção mais racional neste momento é mesmo o Pro. A ventoinha pelo que disseram no The Verge evita que o computador sofra qualquer desaceleração que seja.

Eu olhei para o preço e estava a ver que realmente não fazia sentido pensar duas vezes depois vi que o Pro só tinha 256GB. Eu vivi 6 anos com 256GB e em 2020 assumir esse compromisso é complicado.

É que pelas reviews quase se fica com a ideia que a ventoinha é para enfeitar. Tem que se esperar por mais reviews mas depois de relatos de 30 minutos a puxar pelos bichos e a ventoinha não ligar não sei até que ponto faz mesmo grande falta. Lá está, depende sempre do contexto de cada um.

Mas o Mac mini até pelo tamanho da fonte de alimentação acho que já se pode concluir que aquilo foi para usarem o que já tinham no armazém em vez de estarem a fazer algo de raiz.
 
Bem já vi pelo menos os reviews "iniciais" das fontes que mais gosto: The Verge e MKBHD.

Resumidamente é esperar para ver como vai ser o desenvolvimento das aplicações para ARM. Mas mesmo em ponto inicial já é surpreendente a potência destas máquinas. Imaginem quando lançarem um Macbook Pro de 16 polegadas lol...

E pronto, estava a ver em termos de preços, e sinceramente entre dar:

- 1709 euros pelo Macbook Pro com 16GB e 256SSD
- 1659 euros pelo Macbook Air com 16GB e 512GB

Acho que a opção mais racional neste momento é mesmo o Pro. A ventoinha pelo que disseram no The Verge evita que o computador sofra qualquer desaceleração que seja.

Isto das opiniões é engraçado. Penso exatamente de forma oposta, não discordando do que dizes. Pelo contrário, concordando.

Percebo o argumento da ventoinha, mas só é válido para quem vai puxar intensivamente durante mais de 10m consecutivos pela máquina. Até à marca dos 10 minutos, a performance é igual, como é de esperar, pois o SoC é o mesmo. A ventoinha permite ao Pro continuar ao mesmo ritmo durante muito mais tempo, claro. Ou seja, depende da utilização. Quer dizer isto que o Pro só valerá a pena para quem realizar esse tipo de trabalho intensivo (edição de vídeo, compilação, etc). Não é o caso da grande maioria das pessoas.

Há uma questão que me deixa de pé atrás: a durabilidade. Se pelo facto de ter ventoinha, os Pro vão ter vida mais longa que os Air. Mas isso só se saberá daqui a uns anos.

Tudo indica que irei comprar o Air, mas de 16GB (depois não posso aumentar e temo que possa ser preciso). Os 256GB chegam-me bem. E posso acrescentar armazenamento externo se for necessário. O processor de GPU a menos também não me vai fazer diferença. Só espero que dure os mesmos 7 anos do meu MBP Late2013.

A minha previsão é que este Air, na versão base, vai ser um enorme sucesso de vendas.
 
Eu olhei para o preço e estava a ver que realmente não fazia sentido pensar duas vezes depois vi que o Pro só tinha 256GB. Eu vivi 6 anos com 256GB e em 2020 assumir esse compromisso é complicado.

É que pelas reviews quase se fica com a ideia que a ventoinha é para enfeitar. Tem que se esperar por mais reviews mas depois de relatos de 30 minutos a puxar pelos bichos e a ventoinha não ligar não sei até que ponto faz mesmo grande falta. Lá está, depende sempre do contexto de cada um.

Mas o Mac mini até pelo tamanho da fonte de alimentação acho que já se pode concluir que aquilo foi para usarem o que já tinham no armazém em vez de estarem a fazer algo de raiz.

Está mais que visto que o Mini vai sofrer um grande remake para 2021, com estes componentes anunciados neste evento. Já estou a imaginar o slogan: O Mini mais Mini do mundo.
 
Eu estou mesmo num labirinto.
O mac é para design (photoshop, illustrator, indesign, sketch, figma) e estou bastante na dúvida se vá para o Air ou Pro.
Sendo que quero uma máquina para me durar bastantes anos, pois este meu actual já vai em 12 anos :D (Primeiro macbook pro Intel).
Não sei se o melhor será optar pelo Pro. A ventoinha está desligada e só liga quando é precisa? Não funciona a velocidade mínima e depois acelera?

Já agora (novamente), para quem já comprou Air ou Pro, quais os gigas livres em disco nos 256 e 512 (já com OS instalado)?

Mas talvez seja um MacBook Pro 13, 256gb, 16gb ram.
SO mais software deve andar nos 40gb máximo....
Em último caso, ficheiros pesados ou trabalhos antigos passam para um SSD externo.
 
Última edição:
A malta que está na dúvida entre o Pro e o Air, em termos de longevidade acho que o Pro pode fazer mais sentido (tendo por base os 16Gb de RAM e os 8-Core GPU). Digo isto, pois a ventoinha ao final de alguns anos, partindo do ponto que será para manter alguns, poderá fazer a diferença na performance. Sabemos que vai havendo perca de alguma performance com o passar dos anos pela experiência em iPhone, logo, acho que a ventoinha pode fazer a diferença. Pelo menos, foi esse um dos meus motivos por ter optado pelo Pro em vez do Air.

Como já aqui falaram, acho que os 256Gb pode ser suficiente se utilizarem discos externos ou até Cloud.

Após comer N vídeos pelo YouTube de reviews não tão deep, destaque para as aplicações nativas que voam como seria de esperar. Uma performance mesmo muito boa em algumas apps não nativas, excepto o Premiere. Muitas apps também já estão a anunciar update ao M1 o que torna a frase anterior obsoleta daqui a alguns meses. De facto, deixa qualquer um com um sorriso na cara ver um CPU mobile com tamanha capacidade. As ventoinhas do Pro e do Mini demoram claramente a ligar-se, o que é bom sinal.

O futuro promete, pois os próximos devem voar ainda mais.

Mas o Mac mini até pelo tamanho da fonte de alimentação acho que já se pode concluir que aquilo foi para usarem o que já tinham no armazém em vez de estarem a fazer algo de raiz.
Tal e qual. Mais uma excelente forma de ganhar mais uns trocos. E este Mac Mini deve ir vender que nem pães quentes.
 
Eu olhei para o preço e estava a ver que realmente não fazia sentido pensar duas vezes depois vi que o Pro só tinha 256GB. Eu vivi 6 anos com 256GB e em 2020 assumir esse compromisso é complicado.

É que pelas reviews quase se fica com a ideia que a ventoinha é para enfeitar. Tem que se esperar por mais reviews mas depois de relatos de 30 minutos a puxar pelos bichos e a ventoinha não ligar não sei até que ponto faz mesmo grande falta. Lá está, depende sempre do contexto de cada um.

Mas o Mac mini até pelo tamanho da fonte de alimentação acho que já se pode concluir que aquilo foi para usarem o que já tinham no armazém em vez de estarem a fazer algo de raiz.

Pois, eu compreendo mas isso vai sempre depender do uso da pessoa. Por exemplo o meu Air tem 512GB, e eu tenho dentro deste espaço uma partição de 100GB que criei para o Windows (escolhi 100GB porque foi o espaço recomendado que vi num video do 9tomac lol) e no disco normal tenho 300 e tal GB livres lol. E já tenho todos os programas que utilizo instalados, mas pronto: Fotos e videos está tudo na cloud, documentos noutra (tirando o que estão a uso). Acho muito mais importante a RAM do que o SSD, até porque pode-se sempre expandir para um disco externo.

Quanto à ventoinha, pode ser para enfeitar agora... mas no futuro pode ditar a longevidade do equipamento! Vamos ser realistas, até a ventoinha do meu MacBook Air 2020 é util: Eu quando a ligo a 5000 rotações, que é pouco mais de metade da sua capacidade, consigo reduzir uns 15 graus a temperatura, por exemplo a jogar!

Isto das opiniões é engraçado. Penso exatamente de forma oposta, não discordando do que dizes. Pelo contrário, concordando.

Percebo o argumento da ventoinha, mas só é válido para quem vai puxar intensivamente durante mais de 10m consecutivos pela máquina. Até à marca dos 10 minutos, a performance é igual, como é de esperar, pois o SoC é o mesmo. A ventoinha permite ao Pro continuar ao mesmo ritmo durante muito mais tempo, claro. Ou seja, depende da utilização. Quer dizer isto que o Pro só valerá a pena para quem realizar esse tipo de trabalho intensivo (edição de vídeo, compilação, etc). Não é o caso da grande maioria das pessoas.

Há uma questão que me deixa de pé atrás: a durabilidade. Se pelo facto de ter ventoinha, os Pro vão ter vida mais longa que os Air. Mas isso só se saberá daqui a uns anos.

Tudo indica que irei comprar o Air, mas de 16GB (depois não posso aumentar e temo que possa ser preciso). Os 256GB chegam-me bem. E posso acrescentar armazenamento externo se for necessário. O processor de GPU a menos também não me vai fazer diferença. Só espero que dure os mesmos 7 anos do meu MBP Late2013.

A minha previsão é que este Air, na versão base, vai ser um enorme sucesso de vendas.

O sucesso de vendas está garantido, se o Air dos anos anteriores vendia o que vendia... e aliás: O Air "antigo" que é o que a minha namorada tem, com aquele ecrã meio pixelizado, vendeu mais do que qualquer gama de computadores windows lol.

Em termos de durabilidade faz-me crer parecer que a ventoinha vai acrescentar mais no longo prazo, eventualmente surge qualquer coisa que vai puxar mais. Nem que seja jogar uns jogos... só nesse campo a ventoinha faz milagres.

A malta que está na dúvida entre o Pro e o Air, em termos de longevidade acho que o Pro pode fazer mais sentido (tendo por base os 16Gb de RAM e os 8-Core GPU). Digo isto, pois a ventoinha ao final de alguns anos, partindo do ponto que será para manter alguns, poderá fazer a diferença na performance. Sabemos que vai havendo perca de alguma performance com o passar dos anos pela experiência em iPhone, logo, acho que a ventoinha pode fazer a diferença. Pelo menos, foi esse um dos meus motivos por ter optado pelo Pro em vez do Air.

Como já aqui falaram, acho que os 256Gb pode ser suficiente se utilizarem discos externos ou até Cloud.

Após comer N vídeos pelo YouTube de reviews não tão deep, destaque para as aplicações nativas que voam como seria de esperar. Uma performance mesmo muito boa em algumas apps não nativas, excepto o Premiere. Muitas apps também já estão a anunciar update ao M1 o que torna a frase anterior obsoleta daqui a alguns meses. De facto, deixa qualquer um com um sorriso na cara ver um CPU mobile com tamanha capacidade. As ventoinhas do Pro e do Mini demoram claramente a ligar-se, o que é bom sinal.

O futuro promete, pois os próximos devem voar ainda mais.


Tal e qual. Mais uma excelente forma de ganhar mais uns trocos. E este Mac Mini deve ir vender que nem pães quentes.

Eu estou para ver o MacBook Pro de 16'... nem consigo imaginar. Mas pronto, isso também já é algo que não cabe na minha carteira :D

Pessoal, acham que é possível jogar, por exemplo, Call of Duty no novo MacBook Air ?

Obrigado!

Não me parece de todo possível. Continua a ser um "ultrabook", com placa gráfica integrada. Podes jogar eventualmente a versão mobile do COD que há para o iPhone, agora o Warzone nem no Pro 13 quanto mais no air.
 
A review definitiva para mim até ao momento: https://techcrunch.com/2020/11/17/y...its-the-battery-life-that-will-blow-you-away/

A duração da bateria comparado com as gerações anteriores diz bem da vantagem do M1.
Não ganha em todos os cenários, ainda bem para a Intel que já começava a ser um massacre, mas não faz sentido não comprar um M1 para a grande maioria das pessoas para não dizer a totalidade.
O teste de abrir 400 tabs do Chrome e depois 400 tabs do safari é um bom cenário. As 400 tabs do Chrome dá uma boa perspetiva e é oficial, bateu por larga margem o antigo record mundial do qual eu era detentor só pode :D

Por fim, do que tinha visto ontem ainda não tinha ficado claro pelo tempo de duração dos benchmarks que havia diferença entre o Air e o Pro mas nesta review já fica claro que sim a ventoinha afinal faz diferença. Mas tenho dificuldade em imaginar que haja muitos utilizadores com workloads sustentados por tempo suficiente para diariamente terem grande impacto. Para quem como nós corre benchmarks à muitos anos, saímos do mundo dos benchmarks e no mundo real é difícil de reproduzir depois os testes.
 
@Metro muito sinseramente acho que só estes dois dão conta para muita, mas muita gente. A ser assim, já só vejo as gamas mais altas para video, 3D, alto processamento, ou se a pessoa quiser mesmo um mac para muitos anos (12 como o meu :D ).
Por mim podiam lançar um 16" igual a estes 13" e descer o preço para a casa dos 2000.....e se calhar.....ainda vamos ver algo assim.

Mas já decidi, vou comprar o Macbook pro 13" 256gb 16gb ram e sou capaz de comprar um monitor Dell 24 ou 27 já com usb-c para ajudar à festa.
Se com o meu core 2 duo ainda faço a minhas coisas todas (software de 2015), acredito que com o M1 vou andar bastante feliz durante muitos anos.
Perco no tamanho do ecrã, mas também ganho na portabilidade, temperatura desce para metade (o meu anda sempre a cima dos 60/65)
 
Última edição:
Depois de várias indecisões e encomendas canceladas lá me decidi.
Como preciso de um computador para utilização ligeira e casual e como preciso dele rapidamente (não posso esperar ate quase ao natal quando chegam os macs de 16gb de RAM), optei por comprar na ***** o air de entrada.
Principais razões:
- optando por 8gb, a duvida seria apenas entre o air ou o pro de entrada
- a ventoinha nao parece fazer grande diferença, ja q no pro parece ser ativada apenas em tarefas pesadas durante mt tempo
- acredito que a médio prazo a ventoinha resulte em maior longevidade, mas como vou comprar um mac de 8gb de ram, nao me parece q longevidade a longo prazo seja um fator relevante
- praticamente nao existem diferenças entre o air e o mac para alem da bateria na utilização que procuro
 
Perco no tamanho do ecrã, mas também ganho na portabilidade, temperatura desce para metade (o meu anda sempre a cima dos 60/65)

Esqueceste-te da autonomia :D
Vais dar por ti a levantar o portátil a ver se está alguém a dar à manivela porque a bateria não acaba.
Parece-me uma excelente escolha. Eu fui para um Mini porque não preciso da bateria e não quero ter que lidar com baterias inchadas.
 
Esqueceste-te da autonomia :D
Vais dar por ti a levantar o portátil a ver se está alguém a dar à manivela porque a bateria não acaba.
Parece-me uma excelente escolha. Eu fui para um Mini porque não preciso da bateria e não quero ter que lidar com baterias inchadas.

A bateria até já uso uma de marca branca... e se tiver 30min de bateria vamos com sorte :)
O meu ainda é daqueles que abre alavanca atrás e temos acesso ao disco e bateria.
Troquei a bateria porque notei que ao fim de 10 anos ela apresentava um pequeno inchaço e não queria correr riscos.
Mas agora com estas versões a terem temperaturas mais baixas se calhar vamos ver menos baterias inchadas ou não?
 
O calor tem sempre influência mas as baterias não duram muitos anos. Vais ter que mudar a bateria a meio mas é um mal menor. É usar e não pensar nisso.
O meu ficou naquele estado passado 3 anos. O numero de baterias dos atuais não tem nada a haver com o teu. Mas usa e desfruta e não estejas a pensar nisto ou naquilo.
 
Quanto à longevidade do hardware, tirando as baterias que se estragam com o calor não estou a ver que longevidade extra é que o computador vai ter.

Utilizo um MBP Mid 2009 em que a temperatura de serviço normal é sempre superior a 60º. Às vezes fica umas horas entre os 90-95°. Já ficou a ficar dias assim. Claro que deve existir algum throttling (nunca o medi), o computador fica lento e dá para estrelar uns ovos, mas ao fim de 10 anos continua a funcionar :D
 
Back
Topo