Apple Event 10 Novembro 2020. “One more thing.”

Andaram aí uns teclados que deves ter ouvido falar qualquer coisa :D
Mas sim tirando a bateria, só vejo o display a poder dar problemas. Não espero problemas a nível da motherboard com o SoC.
 
Exato, acho que não podemos comparar a longevidade dos MacBooks de há uns anos para trás com os dos últimos anos. Acho que houve aqui uma pequena "janela" temporal em que se perdeu um bocado de consistência, foi a questão dos teclados por exemplo... Mas pronto. Tenho muita fé na Apple daqui para a frente em termos computacionais. Estão para vir grandes coisas.
 
Tem piada já ninguém se lembra do santo Graal do design que se chama Jony Ive. Alguns diziam que a sua saída era a prova em como a Apple estava em decadência. Nota-se.
 
Na vossa opinião, 16gb compensam em relação aos 8gb de RAM?
Encontraram alguns benchmarks que comparem ambos?

Vou usar para alguma edição de fotos, photoshop, etc. Em principio nada muito pesado, mas custa comprar um de 8GB quando acho que o standard agora devia ser 16gb. Contudo ainda são 216€ de diferença.
 
Na vossa opinião, 16gb compensam em relação aos 8gb de RAM?
Encontraram alguns benchmarks que comparem ambos?

Vou usar para alguma edição de fotos, photoshop, etc. Em principio nada muito pesado, mas custa comprar um de 8GB quando acho que o standard agora devia ser 16gb. Contudo ainda são 216€ de diferença.

Vê esta review.....possivelmente não compensa...este chip deve vir muito bem preparado para os 8G sem grandes ou nenhuns problemas....o de 16G ganhou 5 segundos no teste maior que ele fez.
Deve ser bem diferente a importância da RAM vs os Intels

 
Tem piada já ninguém se lembra do santo Graal do design que se chama Jony Ive. Alguns diziam que a sua saída era a prova em como a Apple estava em decadência. Nota-se.

Foi a mesma coisa com o Steve Jobs. A questão é que estes indivíduos deixam pegadas, não evaporam de uma empresa e não levam com eles tudo aquilo que partilharam ao longo dos anos. Aliás acho que este tipo de afirmações acaba por ser triste e desolador para os engenheiros que ficam e que trabalham todos os dias para nós, consumidores, possamos ter melhores gadgets.
 
Vê esta review.....possivelmente não compensa...este chip deve vir muito bem preparado para os 8G sem grandes ou nenhuns problemas....o de 16G ganhou 5 segundos no teste maior que ele fez.
Deve ser bem diferente a importância da RAM vs os Intels

RAM é RAM, o sistema operativo é o mesmo e os dados a manipular também, não há milagres.
Tem piada já ninguém se lembra do santo Graal do design que se chama Jony Ive. Alguns diziam que a sua saída era a prova em como a Apple estava em decadência. Nota-se.
Por acaso vi muita gente contente ou pelo menos indiferente (eu incluído) porque as obsessões dele já estavam a atingir um nível absurdo que estava a prejudicar seriamente os produtos.
 
RAM é RAM, o sistema operativo é o mesmo e os dados a manipular também, não há milagres.

Não sou nada expert como é óbvio, mas se por exemplo 4G de RAM corre fluidissimo num iPhone (versus Android que já tem 12 e 16G) pq não 8G aqui serem quase equivalentes a 16g ao outro sistema Intel.

Pode ser....
 
A tua linha de pensamento está certa mas não te esqueças do tipo de utilização a que uma máquina destas está sujeita, que é bastante diferente do iPhone.

Ao que tudo indica os 8GB até são suficientes agora... mas no futuro penso que os 16GB vão ser uma mais valia. Infelizmente conhecendo a Apple acredito que nos próximos anos mantenham os 8GB como base, e só daqui a uns 4 anos é que começam a vender c/ 16GB base.
 
Não sou nada expert como é óbvio, mas se por exemplo 4G de RAM corre fluidissimo num iPhone (versus Android que já tem 12 e 16G) pq não 8G aqui serem quase equivalentes a 16g ao outro sistema Intel.

Pode ser....
São sistemas operativos diferentes (e os iPhones em geral tem processadores bem mais potentes) e curiosamente até tem ambos a mesma arquitectura ARM. E nem tudo é "optimização", a Apple toma algumas opções mais agressivas que a Google para aparentar mais fluidez e frugalidade de recursos.

Um Mac Intel vai correr o mesmo sistema que um Mac ARM, não é minimamente comparável.
 
RAM é RAM, o sistema operativo é o mesmo e os dados a manipular também, não há milagres.

Este SOC tem uma vantagem para os processadores da Intel. Suporta UMA, na verdade, hUMA, porque o GPU e o CPU são heterógeneos.
Isto é, o CPU e o GPU podem aceder directamente à memória detida pelo outro, sem ter que a copiar e assim duplicar.
Os ganhos a nível de utilização de RAM vão depender do software e como costume, a Apple não apresentou dados de ganhos em determinados cenários.
Já agora, os ganhos normalmente não são só na quantidade de RAM usada. São também de performance.

Eu conheço mal o MacOS, especialmente as ultimas versões, mas das pessoas que oiço, que usam MacOS em x86, fico sempre com a impressão que ele "gosta" muito de RAM e tem uma péssima gestão de memória.
A quantidade de RAM usada num Desktop, também depende muito do Software. Tenho um computador x86 com 2 GB de RAM (1.5 GB Sistema + 512 MB VRAM), a correr a ultima versão de FreeBSD com X e a ultima versão de Mate, com os programas "essenciais", como Libreoffice, Firefox, etc. É óbvio que não se pode ter 1000 Tabs abertas no Browser, mas para uso leve, a RAM serve perfeitamente. A lentidão vem mais do CPU que esse computador tem.
 
Foi a mesma coisa com o Steve Jobs. A questão é que estes indivíduos deixam pegadas, não evaporam de uma empresa e não levam com eles tudo aquilo que partilharam ao longo dos anos. Aliás acho que este tipo de afirmações acaba por ser triste e desolador para os engenheiros que ficam e que trabalham todos os dias para nós, consumidores, possamos ter melhores gadgets.

O Ive é apontado como o culpado do enorme fracasso que foram os teclados dos macbook e a sua saída pode ter sido o culminar de várias outras situações a juntar a essa. Mas ao certo não sabemos claro. Só supomos. As pessoas gostam é de dramatizar, na altura deu me vontade de rir. O Steve Jobs também não fazia tudo sozinho na empresa. Claro que há coisas que provavelmente se fariam de maneira diferente se fosse ele a decidir mas a Apple sem ele está longe de se estar a safar mal.
 
Última edição:
Não sou nada expert como é óbvio, mas se por exemplo 4G de RAM corre fluidissimo num iPhone (versus Android que já tem 12 e 16G) pq não 8G aqui serem quase equivalentes a 16g ao outro sistema Intel.

Pode ser....

Again, um computador não é igual ao iPhone... Neste usas uma app de cada vez, as outras ficam em background (provavelmente com algum swap pelo caminho) estão optimizadas até o tutano.

Agora trabalhar mesmo com 2 ou 3 browsers cheio de tabs, montes e montes de apps pesadas, dockers, VMs e afins e afins é outro cenário.

A minha stack do dia-a-dia de trabalho que já tinha postado:

- Duas instancias Chrome com montes de tabs
- Firefox developer edition
- Wattsapp
- Spotify
- iTerm
- intellij com projectos java com microservices absolutamente monstro
- Docker com base de dados e um server.
- VS code cheio de tabs
- Charles proxy
- Authy

Fora as catrefada de apps e servicos em background.

Eu jamais comprava um modelo de 8 GB em 2020 se tivesse que usar para trabalhar a sério. Pro meu user case até devia ser de 32 GB.

O Macbook pro de 16" que uso está sempre com 14/15 GB de memória ocupada e com as fans a bufar quase sempre, tem momento que até tenho breaks. (mas é raro, do resto a maquina é um foguete!)

Eu fazia o esforço dos 230 euros. Claro é demasiado caro dar tanto por 8 GB...

O storage ainda é naquela, mas 256 GB podem vir ser curtos, mas sempre podem comprar uma pen USB-c.

Claro se forem dar um uso casual, browsing, editar textos, editar umas fotos sem ser nada pesado, jogar uns jogos básicos, então vai servir perfeitamente por muito tempo.

E tem muita gente que edita video e fotos, roda VMs e dockers ainda mais a sério que eu e nem 32 GB deve chegar. Por algum motivo ainda são vendido os intel :D
 
Última edição:
Andaram aí uns teclados que deves ter ouvido falar qualquer coisa :D
Mas sim tirando a bateria, só vejo o display a poder dar problemas. Não espero problemas a nível da motherboard com o SoC.
Confesso que tive de ler o teu post mais do que uma vez para perceber o que querias dizer :lol:

Essa geração de teclados é uma miséria, finalmente acabaram com isso. Em 2009 não havia disso :D

Mas isso não invalida o meu ponto de vista, ter uma ventoinha não vai aumentar a fiabilidade ou a durabilidade de um teclado :p.

Quanto à RAM, por muitas optimizações que existam, a memória que um browser utiliza com os mesmos separadores abertos é exactamente a mesma. Afinal de contas, os dados são os mesmos. No meu caso, com 8 GB de RAM noto que quando vou para alguns separadores a resposta é lenta. Como a RAM fica cheia eles vão para o disco. Mesmo sendo um SSD, a RAM é muito mais rápida. Um computador é utilizado de maneira diferente de um telemóvel/tablet.
 
Again, um computador não é igual ao iPhone... Neste usas uma app de cada vez, as outras ficam em background (provavelmente com algum swap pelo caminho) estão optimizadas até o tutano.

Agora trabalhar mesmo com 2 ou 3 browsers cheio de tabs, montes e montes de apps pesadas, dockers, VMs e afins e afins é outro cenário.

Tens que ver a review do TechCrunch onde ele abre n aplicações seguidas e onde mostra 400 tabs, 400 abertas.
Eu tenho o mesmo problema de RAM no MacBook Pro e recomendo a toda a gente 16GB mas não consigo com 16GB fazer o que ele fez nos testes. Nem lá perto. Isso quer dizer algo.
 
Again, um computador não é igual ao iPhone... Neste usas uma app de cada vez, as outras ficam em background (provavelmente com algum swap pelo caminho) estão optimizadas até o tutano.

Agora trabalhar mesmo com 2 ou 3 browsers cheio de tabs, montes e montes de apps pesadas, dockers, VMs e afins e afins é outro cenário.

A minha stack do dia-a-dia de trabalho que já tinha postado:



Eu jamais comprava um modelo de 8 GB em 2020 se tivesse que usar para trabalhar a sério. Pro meu user case até devia ser de 32 GB.

O Macbook pro de 16" que uso está sempre com 14/15 GB de memória ocupada e com as fans a bufar quase sempre, tem momento que até tenho breaks. (mas é raro, do resto a maquina é um foguete!)

Não tenho conhecimentos suficientes sobre o assunto, mas pode dar-se o caso (repito que não sei se sim mas também não sei que não) de esses programas todos ocuparem menos RAM quando forem recompilados para ARM. A arquitectura é diferente, as instruções são diferentes e podem ou não ocupar menos espaço.
 
Se eu carregar o meu post com imagens de alta resolução, essas imagens vão ocupar exactamente a mesma memória seja o post visto num computador intel, arm ou seja o que for.
 
Tens que ver a review do TechCrunch onde ele abre n aplicações seguidas e onde mostra 400 tabs, 400 abertas.
Eu tenho o mesmo problema de RAM no MacBook Pro e recomendo a toda a gente 16GB mas não consigo com 16GB fazer o que ele fez nos testes. Nem lá perto. Isso quer dizer algo.
não sei se podemos tirar conclusão de apenas abrir tabs num browser. Mas isso tem que ir para algum lado... Ele mostra o swap usage?



Mas se for possivel fazer muito mais com pouca ram, entao a Apple fez milagre.
 
Back
Topo