Apple Event 10 Novembro 2020. “One more thing.”

Vi algres um VP da Apple a dizer que isso depende da Microsoft. Terá de disponibilizar o Windows para os macbooks ou algo semelhante.
O Linux é open source, se não dá para correr máquinas virtuais é o maior retrocesso de sempre e os administradores de redes e sistemas que estavam a aderir à Apple vão deixar de o fazer, assim é um portátil apenas para entretimento de navegação e pouco mais...
https://arstechnica.com/gadgets/202...ing-apple-about-its-mac-silicon-revolution/3/
Qualquer distro Linux compilada para ARM poderá ser virtualizada.
Quanto ao Windows, é como já tinha dito, se ou quando a Microsoft disponibilizar o Windows 10 ARM para o utilizador final também poderá ser virtualizado.
 
Sim la está, o que tinha ficado com ideia é que só sistemas arm é que poderiam ser eventualmente virtualizados. Windows arm existe, mas acho que não está assim disponível para dar para instalar numa máquina virtual
 
Não sei qual foi a ideia, para a área informática não serve para nada, não tem virtualização e depois não é compatível com a maior parte dos programas... falaram em machine learning e depois vai ver-se e nem com anaconda funciona...
 
Esses posts não vão envelhecer bem.
Tens solução para quem quer trabalhar e não brincar na internet? É um pro que de profissional não tem nada para além da edição de vídeo...
Como trabalhas com máquinas virtuais? Como trabalhas com software cad? E a nível de machine learning como fazes sem anaconda?
A dura realidade é que neste momento é um fracasso total para as empresas o m1.
 
Não funciona neste momento.

Ironia das ironias, a Neural Engine do M1 cilindra a concorrência. É só esperar um bocado e não querer as coisas para ontem.

Mas o mais importante é sempre o momento.

Dou-te o meu exemplo atual, pretendo investir numa máquina mais potente para machine learning. Se no momento não dá tenho que optar por outro.
 
Tens solução para quem quer trabalhar e não brincar na internet? É um pro que de profissional não tem nada para além da edição de vídeo...
Como trabalhas com máquinas virtuais? Como trabalhas com software cad? E a nível de machine learning como fazes sem anaconda?
A dura realidade é que neste momento é um fracasso total para as empresas o m1.
Quem trabalha com certeza que não comprou o computador a semana passada que é o tempo que isto está à venda.
O meu irmão por exemplo tem um parque de MBPs 15. Não explodiram com o lançamento dos modelos M1, na realidade ainda nem têm equivalente.
Dentro de pouco tempo vamos ver até porque ainda nem lançaram nenhum modelo das "pessoas que querem trabalhar". As lesmas ainda lá estão para quem quiser.
 
Felizmente há mais de 12 anos que dou uso profissional à máquina. Design.
Sem dúvida que este M1 será o próximo que vou comprar. Chegou altura de trocar o Mac (primeiro Intel).
Nunca conheceu uma VM e bem feliz sou sem tocar no Windows e companhia.

Como em tudo não podemos generalizar as nossas necessidades naquilo que a máquina deveria ter. Se não dá para o que queremos, há muitas outras soluções no mercado.

Lá vai o tempo em que o Mac era só para designers porque tinham boa qualidade de imagem e maior gama de cores.
Mas caramba, se não há o software que eu quero para Mac porque raio vou comprar um?
Então a culpa é da Apple por não deixar usar VM e não é da empresa do software por não fazer versão Mac?

Alguém no iPhone tem emulador Android por causa das apps?
 
Última edição:
Não sei qual foi a ideia, para a área informática não serve para nada, não tem virtualização e depois não é compatível com a maior parte dos programas... falaram em machine learning e depois vai ver-se e nem com anaconda funciona...

De facto uma plataforma muito mal pensada e ainda mais mal executado para a área. Fracasso total.

PS: Bom agora vou ali beber um café e pensar na corrida ao ouro que já começou e como poderei entrar nela com algo que tire partido desta nova realidade com claras vantagens em matéria de performance e consumo energético. Pelo menos para já em smartphones e ultra portáteis. Vamos ver o que acontece para outro “form factors” e até na Cloud durante esta década.
 
Última edição:
O Linux é open source, se não dá para correr máquinas virtuais é o maior retrocesso de sempre e os administradores de redes e sistemas que estavam a aderir à Apple vão deixar de o fazer, assim é um portátil apenas para entretimento de navegação e pouco mais...
Não sei qual foi a versão de Linux, mas penso que na WWDC a Apple mostrou uma VM com Linux.

Como falaram acima, o mercado pro não é só VM e basta abrir o YouTube para perceber que em áreas criativas a situação está a avançar consideravelmente. Inclusive, apps que não estão optimizadas estão a conseguir melhor performance que em Intel, sem contar com a bateria que está mesmo muito boa! E não esquecer que é apenas a primeira gen, ou seja, tem tudo para melhorar no futuro!

Como é um produto de transição, não é o ideal para quem utiliza a máquina a nível profissional, pois pode haver o risco de N programas não funcionarem, mas acredito que a meio do próximo ano o cenário será mais ao contrário: Vão ser mais as apps optimizadas que as apps não optimizadas.
 
Boa leitura: What do RISC and CISC mean in 2020? https://erik-engheim.medium.com/what-does-risc-and-cisc-mean-in-2020-7b4d42c9a9de discussão: https://news.ycombinator.com/item?id=25159704

Podcast sobre o tema com David Andrew Patterson, um dos pioneiros do design RISC:
youtube.com/watch?v=naed4C4hfAg

Creio que mais importante do que esta discussão são os produtos que se conseguem fazer. Na década de 90 RISC perdeu para o CISC porque não deu os melhores produtos em termos de custo e eficiência, apesar das tretas da Intel que já nem me recordava.

Quanto ao histerismo á volta do facto de neste momento não haverem VMs em Linux e Windows, docker ... isto foi lançado há 5 dias pá.

PS: Já agora, quem quer Linux no macOS? Eu programo diariamente sobre Unix há 15 anos e nunca precisei de instalar Linux para o efeito. O Windows precisa disso ou de Linux subsystems, mas o macOS não precisa. Por baixo é Unix like pá. Quanto muito quer-se micro-maquinas/container ... dockers e afins ... que já estão a trabalhar nisso.

Repare-se o Apple M1 é ainda algo que tem que provar no mercado. Mas desde o iPhone que não vejo um tão bom e promissor começo de algo.
 
Última edição:
^Excelente artigo! Quem diria, ainda há poucos dias, julgava eu que o melhor investimento a médio/longo prazo seria obrigatoriamente o MBP c/16gb. Pelos vistos, o M1 mais barato (MBA base 7-core c/8gb) chega e sobra, mesmo para alguns heavy users.
I just can’t imagine that most people can push this laptop hard enough to even slow it down.
I think the clear answer is that, for the vast majority of people, even for those who lean on the “professional” side of laptop multitasking with several apps and a dozen browser tabs and multiple types of media playing at the same time, the base models of these computers with 8GB of RAM are going to be enough. Not only are they enough — it’s seriously difficult to get them to slow down.
MBA base vs MBP base:

 
Última edição:
Hoje estive a experimentar o M1. Posso afirmar que em termos de manuseamento de apps de produtividade e lazer é mais fluido e imediato que o meu iMac Core i9 de 10 Cores com 64GB de RAM.

Que bomba de ultra-portateis.


Impressionante. Isto com apps que não foram feitas para o M1. São apps x86 Intel traduzidas JIT (em tempo real) para M1.

 
Última edição:
Back
Topo