Apple Event. 14 Setembro 2021.


Comprar um Series 7 é mandar dinheiro ao lixo, especialmente porque isto provavelmente quer dizer que os rumores de um redesign do Watch estavam certos e algo correu mal e tiveram que tirar algo da cartola à última da hora… sim porque não lançar um Watch todos os anos seria o fim do mundo…

Isso não quer dizer nada, outros modelos do Apple Watch tinham o mesmo model number que o anterior (penso que o Series1/Series2 e Series4/Series5).

Agora... claro que o 7 é um upgrade muito pequeno. Tal como o 6 foi em relação ao 5. Mais uma vez, comprar um smartwatch todos os anos não faz sentido, nem a cada 2, nem a cada 3. Eu tenho o Series 4 e, tirando a falta de always on display, a performance, bateria, estão 100% actuais.

Estás a assumir que um maior SSD apenas traz mais espaço de armazenamento, o que é compreensível, mas incorreto.
Mas tão importante quanto isso, é que um SSD maior, tem mais IOPS. E pode ser essa a razão pela qual um armazenamento mais reduzido, é insuficiente para suportar essa feature.

Isto é verdade mas quase de certeza que é uma questão de armazenamento.

Os 120Hz alguém nota diferença em iOS? Pessoalmente não consigo ver qualquer diferença, a fluidez é a mesma.

Já consegues ver isso no iPad embora eu ache que no iPhone vai ser menos visível. Acho que vais notar, agora se dás valor ou não, isso já depende de ti. Embora eu queira muito essa feature, a verdade é que os 60Hz do iPhone são muito suaves e vivia bem sem 120Hz.
 
Já consegues ver isso no iPad embora eu ache que no iPhone vai ser menos visível. Acho que vais notar, agora se dás valor ou não, isso já depende de ti. Embora eu queira muito essa feature, a verdade é que os 60Hz do iPhone são muito suaves e vivia bem sem 120Hz.
Exactamente, no meu iPad Pro, com o ProMotion 120Hz, não noto qualquer diferença para outros equipamentos com iOS.
 
Eu não alinho com essa justificação. Um design não é algo que se altere em pouco tempo e já está. Por pouco diferente que pareça o Apple Watch 7 dos anteriores ele é diferente. Tem 41mm e 45mm. Portanto ele é mesmo diferente. Ter o mesmo SoC ou não é irrelevante para um redesign. Quem andou com os rumores tem é que dizer, erramos em toda a linha e é esse o problema de andarmos a querer adivinhar o que não sabemos.
Rumores são isso mesmo, tentar adivinhar o que ainda não sabemos com base em fontes de informações. Não acho mal nenhum nisso. Na minha opinião pela quantidade de rumores que existia à volta do Apple Watch 7 os planos inicias deveriam mesmo ser o redesign, mas ou por estratégia ou por problemas de fornecedores devem ter achado melhor adiar um ano.

Eu acho que foram os dois, estes produtos não podem demorar muito tempo a ser lançados, visto que são produtos anuais, se o design atual só irá sair em fall 2021, um novo design provavelmente demoraria mais, o que não faria muito sentido. Por outro lado, acho que pode ser estratégia porque acredito que exista muita gente que prefere o watch curvo em vez de quadrado, daí lançarem mais um design curvo com um display com área útil maior para satisfazer os clientes que preferem o curvo, e no próximo ano lançam o mesmo display mas no chassis quadrado. É fazer render o peixe e tentar alcançar todas as franjas do mercado.
 
A partir de que Apple Watch acham que compensa a mudança? Confesso que fiquei um pouco "desiludido" por causa dos leaks, no entanto tenho um 3 neste momento e as funcionalidades novas que já não tem, o pouco espaço para updates (que leva a ter de formatar o relógio quase sempre) fazem-me querer mudar, será que, por este modelo antigo, compensa mudar? será que compensa mais o 6?
 
A partir de que Apple Watch acham que compensa a mudança? Confesso que fiquei um pouco "desiludido" por causa dos leaks, no entanto tenho um 3 neste momento e as funcionalidades novas que já não tem, o pouco espaço para updates (que leva a ter de formatar o relógio quase sempre) fazem-me querer mudar, será que, por este modelo antigo, compensa mudar? será que compensa mais o 6?

Tudo acima do 3 é bom.
 
Conforme já falaram acho que só mesmo pelas câmaras é que pode eventualmente valer a troca. E obviamente é preciso dar valor a isso. Cinematic mode é muito giro mas conto pelos dedos das mãos a quantidade de vídeos que fiz com o telemóvel num ano e meio de uso.

Atualmente da Apple tenho um iPhone 11, um Watch Series 6, Airpods Pro e um iPad mini 4. Destes aparelhos todos o único que me vejo com vontade de trocar é o iPad mini pela idade de tem, e que mesmo assim para o uso que dou, ainda se vai aguentando.

De resto, o telemóvel a bateria ainda a tenho a 100%, dura-me 2 dias à vontade com o uso que lhe dou. O relógio também não acrescentou nada tirando o ecrã maior que também não me faz assim tanta diferença, as funções principais continuam iguais. Ainda li à uns tempos que queriam acrescentar um medidor de glucose e tensão arterial, algo que dou valor, mas que pelo vistos deve ter ficado para o ano.

Para mim a grande vantagem dos produtos Apple é durarem uns anos sem grandes perdas de performance, e com updates regulares da marca, o que faz com que seja fácil aguentar um telemóvel 3 ou 4 anos sem grandes problemas.
 
A conclusão a que se chega neste tópico é que são só aficionados da apple a criticar a própria marca, mas que depois estão lá sempre na primeira fila para passar o cartão =)

Quanto ao evento em si, não seria de esperar mais do mesmo e o que fica marcado é a mítica frase sempre repetida em script “the best ever on…”

Quanto aos produtos, tecnologia que se paga que nem sequer é utilizada já a começar pelo 5G desde o 12 (pela complexidade e burocracia de ser implementado em Portugal). E quanto as câmeras pro, um pequeno avanço mas para um mercado de utilizadores que são mínimos, ao qual não vai fazer diferença nenhuma.
 
Eu tenho um 11 Pro Max de 256GB e apenas tenho ocupado cerca de 70GB. O resto, está na iCloud (maior parte é fotografias. Pago o Apple One para ter os 200GB (partilho com a minha namorada) e claro Apple TV+, Apple Music e agora o Apple Fitness+).

Fui ver os preços do Apple One e ainda é um investimento, em particular quando é apenas uma pessoa. Mas eu também vivo com pouco espaço. Dito isso vamos ao ponto seguinte.

Se alguém for mesmo dar uso à feature, sem dúvida que tem de comprar obrigatoriamente o de 256GB mas se efetivamente quiser estar mais à vontade, convém mesmo ser o de 512GB/1TB devido aos enormes ficheiros ProRes que vai criar...

O Pro só faz sentido para quem vai usar a câmara não só para foto mas também para vídeo e aí não há iCloud que valha. Ou se tem armazenamento ou fica-se coxo de forma permanente.

Tal e qual. Eu tenho um 11 Pro Max de 256GB.
- Ecrã? Sem ser os 120Hz estou satisfeito. Mais depressa trocava pelas câmeras.
- Bateria? Mais que OK, aguenta o dia todo. E devido ao meu trabalho, consigo carregar quando quero.
- Espaço? Comprei o de 256GB e tenho iCloud como mencionei em cima. Não é perfeita mas deixa tudo harmonioso e nem me tenho de chatear com nada.
- MagSafe? Não sinto falta. Carrego por Lightning - USB-C e é rápido o suficiente para mim. Acessórios? Só se fosse a Wallet mas já deixei de usar carteira (MBWay, Apple Pay e ID GOV).
- Câmera? A mudança do 11 Pro Max para a versão 12 (a minha namorada tem) já é notória para mim e acredito que para este 13 mais notória será. No entanto, o que faço actualmente com a câmera não justifica a venda do 11 Pro Max e a compra do 13 Pro (quando mudar, vou buscar o modelo mais pequeno da versão Pro, fartei-me deste tijolo no bolso. Ainda bem que a diferença entre eles é só o tamanho do ecrã e bateria). Gosto bastante de fotografia e vídeo mas neste fase da vida, não consigo tirar proveito de todas essas features e o que tenho no 11 Pro Max é mais do que suficiente.

É o que me faz sentido. Foi como disse antes. Não há por onde evoluir naquilo que se faz com um smartphone para se inventar algo que obrigue a upgrades. Nem o 5G porque não nos doa a barriga até andarmos aí maravilhados com ele. Vamos andar com limite de tráfego que vai matar o propósito de certeza.
Uma nota para o tijolo no bolso. Fui ver e o iPhone X é de 5,7". Acho que estamos todos na encruzilhada de por um lado querermos ver um vídeo, ler ou escrever uma mensagem num ecrã enorme e de seguida guardar o telemóvel no bolso e de seguida ter que o tirar para apertarmos os atacadores que reparamos que estavam desapertados.
A outra opção é emigrar para a Islândia onde vamos andar sempre de casaco :D

guém nota diferença em iOS? Pessoalmente não consigo ver qualquer diferença, a fluidez é a mesma.

Os 120Hz já deviam ser a norma. Dão munições à armada Android que tem imensos modelos com essa opção. E por pouco que se possa notar, nota-se e se o problema é a bateria que façam a magia de alterarem o refresh rate de acordo com o que se está a fazer naquele momento. A Apple vende os equipamentos ao preço que vende pela vantagem que tem. Nunca vai ser porque é 2x ou 1,867x melhor que A ou B. Isso nunca vai ser possível medir. Mas controlam como ninguém o software e o hardware e é essa a vantagem que mais ninguém tem. E lançam updates por anos...

A conclusão a que se chega neste tópico é que são só aficionados da apple a criticar a própria marca, mas que depois estão lá sempre na primeira fila para passar o cartão =)

As pessoas estão a exigir mais. Não estão maravilhados com tudo o que a Apple apresenta. Têm sentido crítico. Agora no meu caso obrigado mas prefiro o que foi escrito no post imediatamente antes do teu.

Para mim a grande vantagem dos produtos Apple é durarem uns anos sem grandes perdas de performance, e com updates regulares da marca, o que faz com que seja fácil aguentar um telemóvel 3 ou 4 anos sem grandes problemas.

Esse é a benção e a maldição da Apple. Se matassem os equipamentos ao não terem updates as pessoas sentiam-se obrigados a fazer updates. Que raio tenho o iPad Pro 9,7" que pelo que vejo foi lançado em 2016 e ainda o uso diariamente. Ups vai ter update para o iOS15. A bateria dura ainda bastante tempo.
 
Fui ver os preços do Apple One e ainda é um investimento, em particular quando é apenas uma pessoa. Mas eu também vivo com pouco espaço. Dito isso vamos ao ponto seguinte.
Eu pago para partilhar com a minha namorada e depois partilho com o meu afilhado e afilhada por causa do Apple Arcade. Pago 16,95€/mês. Se fosse em separado, ia pagar os 2.99€ (200GB) x2 e teria de meter Apple Music x2 também (6.99€). Assim pago os 16.95€ e consigo partilhar, tendo ainda como bónus a Apple TV+ que utilizo regularmente (Ted Lasso e recentemente o documentário do 11/09) + Apple Arcade e Apple Fitness +.

O Pro só faz sentido para quem vai usar a câmara não só para foto mas também para vídeo e aí não há iCloud que valha. Ou se tem armazenamento ou fica-se coxo de forma permanente.
Só eu e a minha namorada, dos 200GB, temos em fotos e vídeos cerca de 100GB. Os vídeos matam por completo. Por vezes gravo em 4K30fps (esqueço-me de mudar, pois nem preciso) e como ali logo uns 5/6 GB :/

É o que me faz sentido. Foi como disse antes. Não há por onde evoluir naquilo que se faz com um smartphone para se inventar algo que obrigue a upgrades.
Eu já moderei as minhas expectativas, pois sei o quão dificil poderá ser meter cá para fora uma nova tecnologia com o grau de exigência da Apple. Como consumidor Apple, já sei que certas tecnologias só vão chegar ao iOS e macOS algum tempo depois de estarem no mercado e vivo bem com isso.

Uma nota para o tijolo no bolso. Fui ver e o iPhone X é de 5,7".
Eu tive o iPhone X e adorei o tamanho mas fico bem com o 6.1''. A minha namorada tem o 12 e adoro o tamanho. Mas é o que dizes, um gajo vai apertar os atacadores e sentes logo o bicho no bolso... e com uma mão, como sou pequeno (1.70cm), é mais fácil usar o de 6.1'' em vez do 6.7''.
 
Acho que se devia falar de algo mais importante que tem sido constantemente ignorado pelas marcas e também pelos utilizadores.

A Apple tantas vezes procura vestir a pele de uma espécie de Greta (que é louvável, embora não sejamos ingénuos) quando poderia fazer algo que me parece (cada vez mais) óbvio há anos. Isto é igualmente aplicável às outras marcas.

Porque raio continuamos com lançamentos anuais deste tipo de dispositivos?

Pode parecer uma pergunta simples mas dá muito pano para mangas. Não há uma única razão genuína para que um utilizador que tem um iPhone 12 mude para o 13, alguém com um S20 mude para um S21, etc. Pouco pode ser feito para combater a "loucura" das pessoas que mudam de Smartphone todos os anos (não querendo ofender ninguém), mas há algo transversal que devia ser feito: lançamentos de 2 em 2 anos.

O pessoal já parou para pensar no problema ecológico que esta produção desenfreada de Smartphones gera?! Eu nem sequer sou uma espécie de Greta (até sou dos tipos que costuma fazer piadas com a rapariga), mas basta procurar por e-Waste e afins para ver montanhas e montanhas de lixo electrónico gerado por esta loucura desenfreada em torno destes dispositivos que definem (de certo modo) a forma de viver dos últimos 15 anos. Os recursos são finitos, e tantos recursos que são desperdiçados nestas produções anuais que pouco ou nada trazem comparativamente ao modelo do ano anterior que se encontra totalmente capaz e funcional.

Pode não estar directamente relacionado, mas basta ver o problema de Chip Shortage a que assistimos. Os recursos são finitos. Haverá mesmo necessidade de produzir anualmente 6 ou mais Smartphones por cada ser humano no planeta?!

A Apple que tanto se pinta como preocupada com o meio ambiente podia começar por dar o exemplo neste ponto. Sim, sei que já têm tomado algumas posições como o investimento em reciclagem, mas os pequenos saltos que têm sido dados reforçam esta minha ideia de anos que não precisamos de lançamentos anuais.

Paralelamente, devia ser feito algo mais para garantir a máxima durabilidade de um equipamento. Mudar de Smartphone ou pagar uma pipa de massa para fazer uma troca de bateria é ridículo. Sei da problemática do IP Rating, mas, conseguimos meter Robots em Marte e não conseguimos arranjar uma solução simples que possibilite a troca de bateria?! E quem diz isto, diz coisas simples como a mudança do Body do equipamento (um pouco como acontecia com os Lumias com as capas traseiras). Para fazer um Product Red é mesmo necessário gastar mais uma Motherboard, mais Chips, mais circuitos, mais uma bateria, e mais tantos outros componentes?!

Acabem com os lançamentos anuais nesta industria. Não faz qualquer sentido!
 
Efeitos Secundários

Remover o carregador do iPhone, reduzir o tamanho da caixa = Apple Poupa em carregadores, consegue aumentar o numero de unidades por transporte.


Efeito Secundário: Poupa-se nos componentes, emissões CO2 etc, mais importante, Dinheiro gasto na produção como transporte

Muitas vezes estas medidas a pensar no ambiente, acabam por ter mais interesses financeiros que outra coisa.
É bom ter uma imagem publica bonita, mas os acionistas querem é ver dinheiro, não querem saber do ambiente.
 
A Apple lança dispositivos 1 vez por ano, mas o que dizer de uma Samsung, que lança várias gamas de smartphones durante o ano inteiro? Veja-se quantos smartphones da Samsung estão disponíveis para venda.
 
@Rexobias

A Apple até lança poucos equipamentos, poucas vezes e recicla que se farta nos chips e usa alumínio em tudo. O que dizer de uma Xiaomi que não se consegue seguir o número de lançamentos e updates é para o teto só para citar uma marca?

E depois há outra questão. Lá por lançarem novos equipamentos eu não tenho números mas a longevidade na Apple é ímpar e isso vê-se no preço em segunda mão dos equipamentos deles. Eu vivo no ecossistema deles mas não compro muita coisa.
Agora há a parte da empresa e dos acionistas e não vamos ser ingénuos. Nenhuma empresa destas faz caridade. Agora que os consumidores devem pensar nisso? Também.
 
Acho que se devia falar de algo mais importante que tem sido constantemente ignorado pelas marcas e também pelos utilizadores.

A Apple tantas vezes procura vestir a pele de uma espécie de Greta (que é louvável, embora não sejamos ingénuos) quando poderia fazer algo que me parece (cada vez mais) óbvio há anos. Isto é igualmente aplicável às outras marcas.

Porque raio continuamos com lançamentos anuais deste tipo de dispositivos?

Pode parecer uma pergunta simples mas dá muito pano para mangas. Não há uma única razão genuína para que um utilizador que tem um iPhone 12 mude para o 13, alguém com um S20 mude para um S21, etc. Pouco pode ser feito para combater a "loucura" das pessoas que mudam de Smartphone todos os anos (não querendo ofender ninguém), mas há algo transversal que devia ser feito: lançamentos de 2 em 2 anos.

O pessoal já parou para pensar no problema ecológico que esta produção desenfreada de Smartphones gera?! Eu nem sequer sou uma espécie de Greta (até sou dos tipos que costuma fazer piadas com a rapariga), mas basta procurar por e-Waste e afins para ver montanhas e montanhas de lixo electrónico gerado por esta loucura desenfreada em torno destes dispositivos que definem (de certo modo) a forma de viver dos últimos 15 anos. Os recursos são finitos, e tantos recursos que são desperdiçados nestas produções anuais que pouco ou nada trazem comparativamente ao modelo do ano anterior que se encontra totalmente capaz e funcional.

Pode não estar directamente relacionado, mas basta ver o problema de Chip Shortage a que assistimos. Os recursos são finitos. Haverá mesmo necessidade de produzir anualmente 6 ou mais Smartphones por cada ser humano no planeta?!

A Apple que tanto se pinta como preocupada com o meio ambiente podia começar por dar o exemplo neste ponto. Sim, sei que já têm tomado algumas posições como o investimento em reciclagem, mas os pequenos saltos que têm sido dados reforçam esta minha ideia de anos que não precisamos de lançamentos anuais.

Paralelamente, devia ser feito algo mais para garantir a máxima durabilidade de um equipamento. Mudar de Smartphone ou pagar uma pipa de massa para fazer uma troca de bateria é ridículo. Sei da problemática do IP Rating, mas, conseguimos meter Robots em Marte e não conseguimos arranjar uma solução simples que possibilite a troca de bateria?! E quem diz isto, diz coisas simples como a mudança do Body do equipamento (um pouco como acontecia com os Lumias com as capas traseiras). Para fazer um Product Red é mesmo necessário gastar mais uma Motherboard, mais Chips, mais circuitos, mais uma bateria, e mais tantos outros componentes?!

Acabem com os lançamentos anuais nesta industria. Não faz qualquer sentido!

O teu problema ou melhor do planeta não é o e-waste nem o outro tipo de lixo. O maior problema é o saber lidar, converter, moldá-lo de uma forma eficaz. E ainda estamos a anos luz de saber como ser eficientes com esse problema.
 
No teu caso é mais do que justificado, só posso imaginar as enormes diferenças entre um modelo pré-lowlight mode como o iPhone X e o 13 Pro só em termos de fotografia. No futuro, talvez o Pixel 6 faça a pressãozinha necessária para que o 14 Pro passe a incluir uma telephoto com periscópio, zoom óptico progressivo seria ouro sobre azul.

Sim ao nível da camera vou notar diferenças substanciais em fotografia e vídeo vindo do iPhone X … já notava para o iPhone 11 da minha mulher. Depois há a performance, coisa que também já notava melhorias para o 11. No caso do 13 vou notar também bem os 120hz. Por último o formato pois vou para o Max.

Talvez seja desta que largo a minha XT3 para fotografia de rua de vez.

Os smartphones, de todas as marcas, há muito que deixaram de justificar o upgrade anual, e quiçá até o upgrade a cada 2. Não é só na Apple. Lançamentos como o iPhone original, o iPhone 4, o iPhone X não vão acontecer sempre. Talvez a cada 5 anos.

Pessoalmente derivo alguma satisfação em conseguir usar o que tenho ao máximo de acordo com as minhas habilidades. Poderia eventualmente vender e trocar todos os anos, mas não me sentiria tão bem comigo mesmo com isso.

Só troco mais vezes porque gosto conseguir ainda passar aquilo que tenho para outros nesta matéria.

Os meus filhos são os maiores beneficiados. Mas já dei por exemplo o Surface Pro 3 á minha empregada de limpeza, dei um MBP a um tech guy que se viu desempregado com idade avançada, dei outro já não me recordo a razão, vendi o iPad Pro 10.5” a preço da chuva a um Pai sem posses queria dar um tablet ao filho, de a XBOX 360 na altura do lançamento da X dei um lar para crianças abandonadas … enfim … e assim sucessivamente. A info exclusão existe, assim vou beneficiando o ambiente optimizando recursos e combatendo a info-exclusão.

Por outro lado é óptimo ver o sorriso das pessoas e levar as coisas mais além do nosso umbigo, é mesmo óptimo. Um sorriso tão grande ou maior como nós temos ao comprar estas coisas acabadas de sair. Um mundo muito diferente do ecossistema da Apple.

Abraço.

EDIT: Não é de todo a minha intenção de criticar quem troca todos os anos. Quem o faz não se deve sentir minimamente culpado por isso, de todo. Nem considero aquilo que faço é o que se deve fazer … não faço a minima ideia do que se deve fazer. É apenas o fazer o que nos faz sentir melhor connosco em relação ao espaço que ocupamos. Apenas um alerta que em matéria de tech … há vida para lá dos upgrades … é uma questão de se juntar o útil ao agradável.
 
Última edição:
Os 120Hz alguém nota diferença em iOS? Pessoalmente não consigo ver qualquer diferença, a fluidez é a mesma.

Eu noto. Há pessoas menos sensíveis mas eu sou daqueles que puxa para o lado oposto, bastante sensível a mudanças no refresh rate.

Para mim é como jogar a 60 Hz e passar para 144 Hz. 144 Hz para 240 Hz já se nota menos. Para jogos e scrolling vai fazer diferença.

A partir de que Apple Watch acham que compensa a mudança? Confesso que fiquei um pouco "desiludido" por causa dos leaks, no entanto tenho um 3 neste momento e as funcionalidades novas que já não tem, o pouco espaço para updates (que leva a ter de formatar o relógio quase sempre) fazem-me querer mudar, será que, por este modelo antigo, compensa mudar? será que compensa mais o 6?

Series 4. O 5 e acima têm always-on display, isso para mim num Watch é obrigatório. (Num iPhone dispenso.)

Eu tinha o 4 e fiz upgrade quando o 5 saiu por causa disso, mas agora não vejo razão para mudar para o 7.
 
Efeitos Secundários

Remover o carregador do iPhone, reduzir o tamanho da caixa = Apple Poupa em carregadores, consegue aumentar o numero de unidades por transporte.


Efeito Secundário: Poupa-se nos componentes, emissões CO2 etc, mais importante, Dinheiro gasto na produção como transporte

Muitas vezes estas medidas a pensar no ambiente, acabam por ter mais interesses financeiros que outra coisa.
É bom ter uma imagem publica bonita, mas os acionistas querem é ver dinheiro, não querem saber do ambiente.

Óbvio, daí eu ter dito para as pessoas não serem ingénuas.

Aliás, basta ter em conta a história dos carregadores. O argumento seria válido se estivéssemos a falar de carregadores USB tradicionais (que efectivamente existem em abundância nas nossas casas), mas o cabo que acompanha o iPhone é Lightning - USB-C. Este C no USB muda logo toda a argumentação, mas ainda assim o argumento continua a ser usado.

A demora em trocar a entrada Lightning por USB-C é outra. Nem ficaria escandalizado que com essa mudança removessem também o cabo da caixa.

@Rexobias

A Apple até lança poucos equipamentos, poucas vezes e recicla que se farta nos chips e usa alumínio em tudo. O que dizer de uma Xiaomi que não se consegue seguir o número de lançamentos e updates é para o teto só para citar uma marca?

E depois há outra questão. Lá por lançarem novos equipamentos eu não tenho números mas a longevidade na Apple é ímpar e isso vê-se no preço em segunda mão dos equipamentos deles. Eu vivo no ecossistema deles mas não compro muita coisa.
Agora há a parte da empresa e dos acionistas e não vamos ser ingénuos. Nenhuma empresa destas faz caridade. Agora que os consumidores devem pensar nisso? Também.

A Apple lança dispositivos 1 vez por ano, mas o que dizer de uma Samsung, que lança várias gamas de smartphones durante o ano inteiro? Veja-se quantos smartphones da Samsung estão disponíveis para venda.

Eu levantei este tema neste tópico, mas referi que isto é um mal (a meu ver) da industria toda, de todas as marcas.

A longevidade ímpar da Apple é de assinalar, mas também não é o Santo Grall das longevidades. Tenho em casa um HP DV7 com 12 anos (lançado com o Windows 7) e actualmente está a correr o Windows 11 sem qualquer problema (mais fluido que o Windows 10). As únicas mudanças que lhe fiz foi um SSD da Samsung há 6/7 anos atrás e uma bateria (que a original já tinha morrido há muito). O meu MacBook Pro Late 2013 neste ou no próximo ano já não irá receber o novo macOS ficando oficialmente descontinuado (e a nível de Hardware é superior ao HP).

Sim, mercados diferentes, mas mesmo em Smartphones também há alguns casos de boa longevidade. E quando não há suporte oficial, também existem outros caminhos que permitem evitar que um equipamento perfeitamente capaz se torne num tijolo de forma intencional - mas aqui já é outra conversa e não quero desviar-me.

E quanto aos modelos, sim a Xiaomi e Samsung são absurdas, e não são as únicas. Um número de modelos como a Apple faz (que já começou a exagerar há alguns anos) chega e sobra, além de não criar confusão no momento da escolha (como acontece no mundo Android).

O teu problema ou melhor do planeta não é o e-waste nem o outro tipo de lixo. O maior problema é o saber lidar, converter, moldá-lo de uma forma eficaz. E ainda estamos a anos luz de saber como ser eficientes com esse problema.

Que seja, e a Apple até tem investido na reciclagem dos seus produtos. Não deixo de achar positivo isso, apenas vou mais além (e talvez me foque na Apple pois está visto que neste mercado, toda a gente copia a Apple em imensa coisa - isso além da Apple procurar ficar bem vista).

Li algures no outro dia que isto dos Smartphones já representa 11% do lixo (ou seria do e-Waste). Cruzamos esta informação com o tempo de vida desta industria (ainda me lembro de quando os telemóveis começaram a ficar democratizados) e acredito que temos aqui um problema sério a longo prazo.

Claro que as marcas querem é apresentar resultados aos accionistas (e a Apple é profissional nisto pois estes iterações anuais vendem que nem pão quente), mas os lançamentos anuais há muito que deixaram de fazer sentido e paralelamente estão a contribuir para um problema maior. Não estou a dizer que passar para lançamentos a cada 2 anos fosse ser a única solução, mas acredito verdadeiramente que uma redução de 50% na produção destes produtos teria um impacto importante. Medidas adicionais como maior modularidade (a possibilidade de trocar facilmente a bateria) também seriam boas decisões.
 
Back
Topo