Apple Event. 14 Setembro 2021.

Já agora, como já referi no tópico no passado…no dia a dia também não noto nada quando transito entre o iPad Pro, portátil e telemóvel (só o iPad tem os 120hz).

Talvez por estar sempre a transitar entre eles não sei. Mas quando o meu monitor de trabalho ficou a 30hz devido a um bug notei imediatamente.
 
O teu problema ou melhor do planeta não é o e-waste nem o outro tipo de lixo. O maior problema é o saber lidar, converter, moldá-lo de uma forma eficaz. E ainda estamos a anos luz de saber como ser eficientes com esse problema.

Quando a Apple mostra a percentagem que pode reciclar é muito grande. A questão que não sei responder é, quanta energia é que é gasta para a reciclagem? É que se esse valor for muito elevado não fica assim tão bonito quanto parece à primeira vista. Eu digo muitas vezes que a palavra de ordem não é reciclagem e as pessoas abrem os olhos. A seguir digo... A palavra certa é reutilizar e aí relaxam. Mas como é fácil perceber aqui não se aplica e portanto há um longo caminho a percorrer.

Pessoalmente derivo alguma satisfação em conseguir usar o que tenho ao máximo de acordo com as minhas habilidades. Poderia eventualmente vender e trocar todos os anos, mas não me sentiria tão bem comigo mesmo com isso.

Subscrevo acrescentando que também não sou um miserabilista, ou seja, não sou uma Greta, mas também não sou um consumista puro. Estou na linha do Trance. Vivo com o microsegundo do iPhone X e não tiro tantas fotos que justifiquem ir para um novo todos os anos.

Não é de todo a minha intenção de criticar quem troca todos os anos. Quem o faz não se deve sentir minimamente culpado por isso, de todo. Nem considero aquilo que faço é o que se deve fazer … não faço a minima ideia do que se deve fazer. É apenas o fazer o que nos faz sentir melhor connosco em relação ao espaço que ocupamos. Apenas um alerta que em matéria de tech … há vida para lá dos upgrades … é uma questão de se juntar o útil ao agradável.

Também não me preocupo em estar a criticar quem muda todos os anos. Cada um faz o que quer. Só faltava mandar nas decisões dos outros.

fiz upgrade quando o 5 saiu por causa disso, mas agora não vejo razão para mudar para o 7.

Eu uso o Apple Watch em primeiro lugar como relógio. Como tal conseguir ver as horas sempre era imprecindível. Para muitas pessoas isto é de doidos :D

Aliás, basta ter em conta a história dos carregadores. O argumento seria válido se estivéssemos a falar de carregadores USB tradicionais (que efectivamente existem em abundância nas nossas casas), mas o cabo que acompanha o iPhone é Lightning - USB-C. Este C no USB muda logo toda a argumentação, mas ainda assim o argumento continua a ser usado.

O cabo vai acabar por ser standard. Não trazer qualquer cabo seria demasiado extremo. O carregador parece-me uma boa opção apesar de ter preferido que tivessem retirado X€ ao preço a dizer que era de não trazer o carregador.

A longevidade ímpar da Apple é de assinalar, mas também não é o Santo Grall das longevidades. Tenho em casa um HP DV7 com 12 anos

Estás a comparar com o equipamento errado. Um portátil não faz muito sentido. Temos que comparar smartphones e tablets para sermos justos.

também existem outros caminhos

Esses caminhos são verificados e seguros... Estamos conversados.

Li algures no outro dia que isto dos Smartphones já representa 11% do lixo

Com a adoção de smartphones pela população não admira. Com uma percentagem cada vez maior a ter no smartphone o dispositivo único.

Claro que as marcas querem é apresentar resultados aos accionistas
Não sei se querem ou se têm. Todas competem entre elas e não há empresas boazinhas e outras assim-assim. As últimas morrem depressa. Bem-vindos ao capitalismo mas isso daria uma discussão infinita.
 
Eu uso o Apple Watch em primeiro lugar como relógio. Como tal conseguir ver as horas sempre era imprecindível. Para muitas pessoas isto é de doidos :D
Eu tenho o AW 4 há mais de 2 anos e a única coisa que sinto mesmo falta é o AOD, apesar de dizerem que é só rodar o pulso para ver as horas, não é a mesma coisa.
Dito isto estou na duvida se compre o 7, o 6 mais barato num escoamento de stock ou aguentar até ao ano que vem.
Quanto ao iPhone, tenho um X e vai-se manter para já.
 
Eu tenho o AW 4 há mais de 2 anos e a única coisa que sinto mesmo falta é o AOD, apesar de dizerem que é só rodar o pulso para ver as horas, não é a mesma coisa.
Dito isto estou na duvida se compre o 7, o 6 mais barato num escoamento de stock ou aguentar até ao ano que vem.
Quanto ao iPhone, tenho um X e vai-se manter para já.
Na minha opinião, aguenta mais um ano.
Este ano o update parece me curto, fora o ecrã maior.

e um Watch fixe para quem não tem um ou vem de um S3 ou anterior. Agora quem tem um S4 pra cima mais vale esperar.

eu tenho um S5 e talvez para o ano se realmente a bateria for melhor e o design novo eu mude. Senão nem aí…
 
Para mim só com design novo. O de este ano é fixe mas não chega, o iPhone já está num design language diferente.

Os leakers é que foram bem enganados este ano nesse tema.
 
O cabo vai acabar por ser standard. Não trazer qualquer cabo seria demasiado extremo. O carregador parece-me uma boa opção apesar de ter preferido que tivessem retirado X€ ao preço a dizer que era de não trazer o carregador.

A história dos carregadores só faria sentido se o cabo tivesse uma terminação USB-A. Sendo USB-C a argumentação usada na altura não faz qualquer sentido. Tenho vários carregadores com entradas USB em casa (provenientes de vários Gadgets e afins) e sabes quantos têm entrada USB-C? Zero. Este cenário é comum à esmagadora maioria.

Eu sou a favor da remoção do carregador, mas o tipo de cabo que fornecem rebenta com toda a argumentação. Ao menos tinham colocado um daqueles adaptadores de 2cm na caixa.

Esses caminhos são verificados e seguros... Estamos conversados.

Pode ser psicológico e posso estar redondamente errado, mas confio mais numa ROM de um XDA (vindo de Devs com anos disto e mais que comprovados) que no MIUI que é oficial. Actualmente tenho um Xiaomi (temporário para depois ir para um iPhone) e a primeira coisa que fiz foi precisamente correr com a ROM oficial. Ainda tentei conviver com a MIUI, mas depois de aceder à lista de Bloatware que vem com aquilo e a quantidade de alguns deles cujo único propósito é recolha de informação nem quis saber de mais nada.
 
BTW parece que a Apple não fez comparações do A15 com o A14 porque basicamente o A15 é uma refinação do A14 e pouco ou nada ganha em performance (talvez ganhe em eficiência energética).

Portanto... Por performance, também não há uma evolução no iPhone 13. Devemos estar perante um A7 vs A8, basicamente.

Trocado por miúdos, enquanto o iPhone do ano passado valia pelo design novo e pelo muito melhor ecrã na variante não-Pro, este ano o elemento mais relevante é os 120Hz no Pro. O iPhone 13 é muito desinteressante, embora claro, tal como o 12, seja um upgrade porreiro para quem vem de um 11 ou de um XR, se ligarem muito ao ecrã.
 
Os aumentos de performance tem sido reduzidos. Este ano penso que nem fizeram comparação com o modelo antigo.
A ver se o sucessor do M1 não sofre do mesmo mal.
Ao que parece Apple tem perdido alguns Eng que trabalhavam no CPU

No que toca a bateria, para quem vai fazer upgrade entre o 12 e o 13 base tb houve uma evolução que pode ser um factor importante de escolha.

Essa evolução acaba por ser tão insignificativa.
A Apple também devia de rever o termo " All day battery"
 
A longevidade ímpar da Apple é de assinalar, mas também não é o Santo Grall das longevidades. Tenho em casa um HP DV7 com 12 anos (lançado com o Windows 7) e actualmente está a correr o Windows 11 sem qualquer problema (mais fluido que o Windows 10). As únicas mudanças que lhe fiz foi um SSD da Samsung há 6/7 anos atrás e uma bateria (que a original já tinha morrido há muito). O meu MacBook Pro Late 2013 neste ou no próximo ano já não irá receber o novo macOS ficando oficialmente descontinuado (e a nível de Hardware é superior ao HP).

Concordo que é de facto de assinalar apesar de também de poder haver problemas. A experiência que tenho com os portáteis Windows, sendo que há 7 anos que não uso um ativamente é que existe muita variabilidade nesta matéria. Depende até de modelo para modelo dentro da mesma marca. Comprar caro também não assegura coisa alguma. Em suma é um bocado de “sorte”.

Quanto ao teu MBP 2013 não ter o novo macOS não me preocuparia de todo com isso a não ser que precises ter sempre o último grito SO. A pessoa quem dei o meu de 2009 diz que ainda bomba muito bem e não quer outra coisa para já .. já tem 12 anos. Tomara muita máquinas de lavar roupa ou loiça :)

Se me perguntarem se preciso mesmo de actualizar de telemóvel … iPhone X … digo que não, não de todo. E que este daria perfeitamente mais 2 anos sem qualquer sacrifício da minha parte, … 3 nas mãos do meu filhote. Mas se der o berro, que duvido muito, não quero ir a correr a comprar coisas a meio ou a fim de época. Ora 7 anos dá uma renda de 7.5 euros por mês …

Fica bem.
 
Última edição:
Eu diria que isso se explica com a evolução e refinamento atual dos smartphones. É difícil vermos saltos enormes de geração em geração.
Mas gostava de ter visto 120Hz em toda a linha, mudança para USB-C, touch ID no botão de power que fosse para complementar o FaceID.

Exacto, estados de evolução galopantes são característicos na implementação de arquitecturas de raiz e novos form factors, a tendência é eventualmente atingir um ponto de manutenção e upgrades marginais, nem que seja pelos limites que a litografia impõe neste momento (5-3nm). Claro que no caso da Apple temos a "máquina bem oleada" a analisar constantemente o mercado, onde o objectivo a cada geração não é necessariamente disponibilizar tudo o que a tecnologia do momento tem para oferecer, mas sim o que mantém o produto competitivo e isto dentro dos custos de produção adequados.

O foco que vejo todos os anos na câmara é porque é isso que hoje em dia faz as pessoas fazerem upgrade. Como já aqui foi referido é difícil arranjar argumentos para o upgrade de uma geração para a outra a não ser na câmara. Quem justifica pela autonomia, não está a ver bem o preço que custa a troca da bateria em comparação com um novo iPhone. Faz-me lembrar uma conversa recente com um amigo que vai trocar para um carro elétrico porque o carro atual precisa de uma revisão. Eu atirei que essa revisão ia custar uns 2000€, o que seria um pouco diferente de uns 45 mil do elétrico.

Sinceramente a questão de upgrades regulares poderá também estar relacionada com o retorno no mercado de usados. Naturalmente que nesta altura um iPhone X terá um valor bastante baixo no mercado de usados, mas tal não era assim à dois ou três anos atrás. Claro que upgrades anuais de hardware objectivamente não são necessários para o consumidor comum, essa necessidade é meramente artificial seja por eventos como este que dão carvão ao hype-train seja por simples pressão social/flex (incrivelmente muita gente vive assim).

No entanto neste iPhone 13 até fiquei surpreendido. Outrora não era normal observar mexidas num ano S que tocassem no design (notch), sensores (pixel sizes maiores em toda a linha bem como sensor-shift para OIS [ambos factores em hardware que aumentam drasticamente a qualidade da imagem final]), 120Hz no OLED + mais nits (naturalmente como forma de up-sell para os Pro, não me surpreende), baterias maiores (?), etc. Noutros tempos faziam a festa toda à volta de um upgrade no SoC, uma qualquer mexida nas câmaras e features de software/optimização.

Os aumentos de performance tem sido reduzidos. Este ano penso que nem fizeram comparação com o modelo antigo.
A ver se o sucessor do M1 não sofre do mesmo mal.
Ao que parece Apple tem perdido alguns Eng que trabalhavam no CPU.

Algum dia teria que plateau, não é sensato imaginar uma progressão exponencial eternamente. Claro que a concorrência algo lenient também serve a carapuça à retorica de "XX% faster than SoCs in other platforms". Houve realmente uma fuga de talento na equipa responsável pelos SoCs, sinceramente não creio que vá ter um impacto significativo, veremos o que vai dar.

youtube.com/watch?v=OpotUvPcvuo
 
Eu tenho o AW 4 há mais de 2 anos e a única coisa que sinto mesmo falta é o AOD, apesar de dizerem que é só rodar o pulso para ver as horas, não é a mesma coisa.
Dito isto estou na duvida se compre o 7, o 6 mais barato num escoamento de stock ou aguentar até ao ano que vem.
Quanto ao iPhone, tenho um X e vai-se manter para já.

Eu também tenho o Apple Watch Series 4 e, apesar de sentir falta do AOD, acho que seria um erro comprar o Apple Watch Series 7. Não acho que traga nada de diferente no dia a dia que justifique. Acho que justifica muito mais fazer o upgrade do iPhone X.

Os aumentos de performance tem sido reduzidos. Este ano penso que nem fizeram comparação com o modelo antigo.
A ver se o sucessor do M1 não sofre do mesmo mal.
Ao que parece Apple tem perdido alguns Eng que trabalhavam no CPU



Essa evolução acaba por ser tão insignificativa.
A Apple também devia de rever o termo " All day battery"

O sucessor do M1 teria de ser baseado no A15, tal como o M1 é baseado no A14. Acredito mais num M1X, e que o M2 seja lançado apenas baseado no A16.

As stats da Apple quanto à autonomia do iPhone 13 Pro aparentam indicar uma melhoria significativa da bateria (por exemplo na reprodução de vídeo).
 
têm ali uma ranhura abaixo do power button... touch id?
Essa ranhura é um corte no chassis para inserir a antena do mmWave. Os rumores diziam que isto ia ser expandido para outros mercados mas parece que continua exclusivo para os Estados Unidos.

Já agora, os novos iPhones só trazem Wi-Fi 6, não 6E.
Como é que filmam tantos vídeos de promoção em Portugal (incluindo na aula magna da ULisboa para o vídeo do iPad mini) e não temos Siri PT-PT nem lojas? [emoji2962]
É uma questão de mercado. Tens muitos mais falantes de português do que de Francês ou Alemão, mas estes têm muito mais poder de compra que nós... Se algum dia houver Siri em PT vai ser brasileiro. Nós somos um país com 10 milhões de pessoas.
É oficial, o iPhone continua a ser Lightning. São teimosos.
Ao mudarem para USB-C iria haver um backlash enorme devido a quem tinha um monte de acessórios que se tornaram inuteis (ou inconvenientes) com os novos iPhones. Isso aconteceu quando eles abandonaram a ficha de 30 pinos.

Já agora, não indo pesquisar o pinout da porta e companhia, não é possível manter o formato físico e tornar o Lightning USB 3?


Comprar um Series 7 é mandar dinheiro ao lixo, especialmente porque isto provavelmente quer dizer que os rumores de um redesign do Watch estavam certos e algo correu mal e tiveram que tirar algo da cartola à última da hora… sim porque não lançar um Watch todos os anos seria o fim do mundo…
Acho que existiram algumas optimizações no SoC. Mesmo assim, o carregamento ser mais rápido é muito bom para um relógio que é suporto um gajo usar quando está a dormir.

@Rexobias pesquisa por Open Core Patcher. É uma maneira de aumentares a longevidade num Mac. Estou a escrever num de 2009 com o Big Sur :P
 
Back
Topo