Apple Event. 14 Setembro 2021.

Já agora , os de 128gb tem a mesma ram que os restantes ? Não será que os os outros modelos tenham mais ram ?

Mas a sério, ninguém vai comprar um iPhone ao pelo o Prores
 
Pronto estou esclarecido, é o ProRes o culpado, eu bem sabia que iPhone era desenvolvido por engenheiros de Marte.
Bem não vale a pena argumentar assim, adiante

Estamos a falar de formatos de vídeo e o seu impacto na performance de leitura e escrita de um SSD. Fizerem uma pergunta, eu respondi.

Se querem conversas da treta sobre quem é o mauzinho da fita, não sou para aí virado.
 
Não concordo nada com a ideia de se assemelhar a uma release S. Vejamos:
  • notch finalmente menor desde a sua introdução em 2017 (!);
  • sensor shift em toda a linha, bem como significativamente maior pixel sizes face aos sensores precedentes (foi na minha opinião acima do expectável incremental salto - 1.7 para 1.9 µm);
  • finalmente 120Hz adaptativos;
  • A15 com en/decoder renovado muito provavelmente com suporte ao novo codec AV1 (muito importante em termos de future-proofness e qualidade/performance em streaming);
  • entre outros...
Bolas só aqui há mais do que nos saltos das releases anteriores.

Do 4 para o 4S tiveste a Siri, iCloud, iMessage (Siri não funciona nos modelos anteriores)
do 5 para o 5S tiveste 64bits, TouchID, …

Coisas lendárias ….

Comparado não passam de melhorias … Epa se calhar enganei-me … Isto nem S é ;) .. Notch menor … nada de nota para mim. 120hz .. ok nice …

A coisa mais interessante são mesmo as câmeras e o vídeo. Acho que isso é um salto bastante interessante … para quem gosta de fotografia e vídeo: HDR video recording with Dolby Vision up to 4K at 60 fps …. e o Cinematic Mode a 1080p (pena não ser 4K). Para quem não é … e vem do 11 ou 12 passa ao lado.

Eu venho do X e gosto de fotografia por isso parece-me um salto acumulado que se “justifica” ;). Se tivesse o 12 ou 11 não fazia o salto.
 
Última edição:
Eu sei disso tudo..., apenas só te faço uma única questão:

Ambos os telemoveis não se chamam Iphone 13 Pro Max? :)

EDIT:

E tambem deixo aqui um desafio, para quem quiser participar:

Digam-me uma empresa/telemovel, que alguma vez fez essa limitação por armazenamento, no mesmo modelo, até hoje :)
https://www.samsung.com/us/support/troubleshooting/TSG01001538/

Portanto... lanço te um desafio...
que vantagem existe em comprar maior armazenamento se tas limitado ao mesmo tempo de gravação independentemente do espaço?
O chamado pau de dois bicos...
PS: se percebesses realmente, ou se ja saberias de antemão o que o Lucien te explicou e bem, nem levantarias tais questões
 
Já agora , os de 128gb tem a mesma ram que os restantes ? Não será que os os outros modelos tenham mais ram ?

Mas a sério, ninguém vai comprar um iPhone ao pelo o Prores
Pois não vão, a questão não foi esse

As pessoas vão comprar um iphone 13 pro max.
Porque é que um iphone 13 pro max meu não pode ser igual ao teu iphone 13 pro max teu, se têm exatamente o mesmo nome?
Estamos a falar de formatos de vídeo e o seu impacto na performance de leitura e escrita de um SSD. Fizerem uma pergunta, eu respondi.

Se querem conversas da treta sobre quem é o mauzinho da fita, não sou para aí virado.
Certo.. vamos ver então contas:

A single minute of ProRes UHD file (3840 x 2160) is around 5.3 GB (880 Mbits/s). You would need to expand your storage definitely if you are shooting at such high data rates. A single hour of 4K footage is a whopping 318 GB

Isto significa que 128 gb, levam cerca de 24 mins de video ProRes.
Portanto a pergunta continua no ar, simples :)
 
https://www.samsung.com/us/support/troubleshooting/TSG01001538/

Portanto... lanço te um desafio...
que vantagem existe em comprar maior armazenamento se tas limitado ao mesmo tempo de gravação independentemente do espaço?
O chamado pau de dois bicos...
Sim chama-se escolha. Repara que quando tiveste confinado não tinhas escolha. Tiraram-te essa liberdade
Eu adoro liberdade e escolha. A opção está e uso-a como e bem entender. Até fiz as contas à pouco:


A single minute of ProRes UHD file (3840 x 2160) is around 5.3 GB (880 Mbits/s). You would need to expand your storage definitely if you are shooting at such high data rates. A single hour of 4K footage is a whopping 318 GB

Isto significa que 128 gb, levam cerca de 24 mins de video ProRes.

Escolha, a melhor coisa que um ser humano têm :)
Ah espera a Apple dá me escolha, escolher um ProRes 4k, acrescentando a módica quantia de +120€. Nice
 
Não me recordo de um equipamento igual que não tivesse determinada feature devido ao armazenamento.

O 13 e o 13 mini têm 3 patamares de GB/preço.

O 13 Pro e o 13 Pro Max têm 4 patamares. Se são Pros, eliminava-se o patamar dos 128GB dos "pobres" e já não havia limitação para ninguém. Assim nem havia tema.
 
Portanto, só vais escolher o iPhone com 128GB se quiseres.

Ainda pensei que fossem embirrar por não trazer o Always On Display, afinal foi por isto...

Bem, eu falo por mim. Eu certamente não vou usar essa feature, não sou profissional na área do vídeo e até acho 128 GB pouco para o uso que dou ao iPhone.

Já há vários anos compro o modelo 256 GB. Contudo, critiquei a Apple no passado por esticarem os 64 GB durante anos a mais, o que força muita gente a ir para o patamar acima (256).

Quem for e realmente precisa dessa feature, compra 256 ou acima. Isto porque 128 GB não dá para quase nada de útil se estiveres a filmar cenas para um filme curto, onde tens múltiplos takes (apesar de não ser esta a limitação do 4K).
 
Sim chama-se escolha. Repara que quando tiveste confinado não tinhas escolha. Tiraram-te essa liberdade
Eu adoro liberdade e escolha. A opção está e uso-a como e bem entender. Até fiz as contas à pouco:


A single minute of ProRes UHD file (3840 x 2160) is around 5.3 GB (880 Mbits/s). You would need to expand your storage definitely if you are shooting at such high data rates. A single hour of 4K footage is a whopping 318 GB

Isto significa que 128 gb, levam cerca de 24 mins de video ProRes.

Escolha, a melhor coisa que um ser humano têm :)
Ah espera a Apple dá me escolha, escolher um ProRes 4k, acrescentando a módica quantia de +120€. Nice
🤣 já li de tudo, falar em liberdade de escolha que um humano tem por causa disto
 
Do 4 para o 4S tiveste a Siri, iCloud, iMessage (Siri não funciona nos modelos anteriores)
do 5 para o 5S tiveste 64bits, TouchID, …

Coisas lendárias ….
Curiosamente deste exemplos já de algumas gerações onde o salto, na minha opinião, era ainda algo galopante. Nas gerações mais recentes feature-wise tem sido muito mais ponderado e estrategicamente faseado. Pessoalmente fiquei com a impressão de que deram um salto bastante notório em toda a linha. Talvez seja hype do momento, mas foi a ideia com que fiquei.
Eu venho do X e gosto de fotografia por isso parece-me um salto acumulado que se “justifica” ;). Se tivesse o 12 ou 11 não fazia o salto.
No teu caso é mais do que justificado, só posso imaginar as enormes diferenças entre um modelo pré-lowlight mode como o iPhone X e o 13 Pro só em termos de fotografia. No futuro, talvez o Pixel 6 faça a pressãozinha necessária para que o 14 Pro passe a incluir uma telephoto com periscópio, zoom óptico progressivo seria ouro sobre azul.
 
Última edição:
Os smartphones, de todas as marcas, há muito que deixaram de justificar o upgrade anual, e quiçá até o upgrade a cada 2. Não é só na Apple. Lançamentos como o iPhone original, o iPhone 4, o iPhone X não vão acontecer sempre. Talvez a cada 5 anos.

para quem tem o iPhone 12 claro que nunca irá compensar a mudança. Talvez para quem tenha um XS ou anterior. Para quem tem um X deve ser um upgrade brutal (que é o meu caso). Sinceramente eu podia trocar de telefone todos os anos, tenho facilidade em adquiri-los via empresa de forma muito suave, mas nem me dou ao trabalho. Vejo sinceramente pouquíssimas razões para alguém trocar de telefone anualmente e quanto mais depressa as pessoas interiorizarem isso melhor. É impossível manter um nível de inovação constante, ano após ano.
 
Pois não vão, a questão não foi esse

As pessoas vão comprar um iphone 13 pro max.
Porque é que um iphone 13 pro max meu não pode ser igual ao teu iphone 13 pro max teu, se têm exatamente o mesmo nome?

Certo.. vamos ver então contas:

A single minute of ProRes UHD file (3840 x 2160) is around 5.3 GB (880 Mbits/s). You would need to expand your storage definitely if you are shooting at such high data rates. A single hour of 4K footage is a whopping 318 GB

Isto significa que 128 gb, levam cerca de 24 mins de video ProRes.
Portanto a pergunta continua no ar, simples :)
Estás a assumir que um maior SSD apenas traz mais espaço de armazenamento, o que é compreensível, mas incorreto.
Mas tão importante quanto isso, é que um SSD maior, tem mais IOPS. E pode ser essa a razão pela qual um armazenamento mais reduzido, é insuficiente para suportar essa feature.
 
Curiosamente deste exemplos já de algumas gerações onde o salto, na minha opinião, era ainda algo galopante. Nas gerações mais recentes feature-wise tem sido muito mais ponderado e estrategicamente faseado. Pessoalmente fiquei com a impressão de que deram um salto bastante notório em toda a linha. Talvez seja hype do momento, mas foi a ideia com que fiquei.

Eu diria que isso se explica com a evolução e refinamento atual dos smartphones. É difícil vermos saltos enormes de geração em geração.
Mas gostava de ter visto 120Hz em toda a linha, mudança para USB-C, touch ID no botão de power que fosse para complementar o FaceID.

No teu caso é mais do que justificado, só posso imaginar as enormes diferenças entre um modelo pré-lowlight mode como o iPhone X e o 13 Pro só em termos de fotografia. No futuro, talvez o Pixel 6 faça a pressãozinha necessária para que o 14 Pro passe a incluir uma telephoto com periscópio, zoom óptico progressivo seria ouro sobre azul.

O foco que vejo todos os anos na câmara é porque é isso que hoje em dia faz as pessoas fazerem upgrade. Como já aqui foi referido é difícil arranjar argumentos para o upgrade de uma geração para a outra a não ser na câmara. Quem justifica pela autonomia, não está a ver bem o preço que custa a troca da bateria em comparação com um novo iPhone. Faz-me lembrar uma conversa recente com um amigo que vai trocar para um carro elétrico porque o carro atual precisa de uma revisão. Eu atirei que essa revisão ia custar uns 2000€, o que seria um pouco diferente de uns 45 mil do elétrico.

Comprar um Series 7 é mandar dinheiro ao lixo, especialmente porque isto provavelmente quer dizer que os rumores de um redesign do Watch estavam certos e algo correu mal e tiveram que tirar algo da cartola à última da hora… sim porque não lançar um Watch todos os anos seria o fim do mundo…
Eu não alinho com essa justificação. Um design não é algo que se altere em pouco tempo e já está. Por pouco diferente que pareça o Apple Watch 7 dos anteriores ele é diferente. Tem 41mm e 45mm. Portanto ele é mesmo diferente. Ter o mesmo SoC ou não é irrelevante para um redesign. Quem andou com os rumores tem é que dizer, erramos em toda a linha e é esse o problema de andarmos a querer adivinhar o que não sabemos.
 
Bem, eu falo por mim. Eu certamente não vou usar essa feature, não sou profissional na área do vídeo e até acho 128 GB pouco para o uso que dou ao iPhone.
Eu tenho um 11 Pro Max de 256GB e apenas tenho ocupado cerca de 70GB. O resto, está na iCloud (maior parte é fotografias. Pago o Apple One para ter os 200GB (partilho com a minha namorada) e claro Apple TV+, Apple Music e agora o Apple Fitness+).

Se alguém for mesmo dar uso à feature, sem dúvida que tem de comprar obrigatoriamente o de 256GB mas se efetivamente quiser estar mais à vontade, convém mesmo ser o de 512GB/1TB devido aos enormes ficheiros ProRes que vai criar...

O foco que vejo todos os anos na câmara é porque é isso que hoje em dia faz as pessoas fazerem upgrade. Como já aqui foi referido é difícil arranjar argumentos para o upgrade de uma geração para a outra a não ser na câmara.
Tal e qual. Eu tenho um 11 Pro Max de 256GB.
- Ecrã? Sem ser os 120Hz estou satisfeito. Mais depressa trocava pelas câmeras.
- Bateria? Mais que OK, aguenta o dia todo. E devido ao meu trabalho, consigo carregar quando quero.
- Espaço? Comprei o de 256GB e tenho iCloud como mencionei em cima. Não é perfeita mas deixa tudo harmonioso e nem me tenho de chatear com nada.
- MagSafe? Não sinto falta. Carrego por Lightning - USB-C e é rápido o suficiente para mim. Acessórios? Só se fosse a Wallet mas já deixei de usar carteira (MBWay, Apple Pay e ID GOV).
- Câmera? A mudança do 11 Pro Max para a versão 12 (a minha namorada tem) já é notória para mim e acredito que para este 13 mais notória será. No entanto, o que faço actualmente com a câmera não justifica a venda do 11 Pro Max e a compra do 13 Pro (quando mudar, vou buscar o modelo mais pequeno da versão Pro, fartei-me deste tijolo no bolso. Ainda bem que a diferença entre eles é só o tamanho do ecrã e bateria). Gosto bastante de fotografia e vídeo mas neste fase da vida, não consigo tirar proveito de todas essas features e o que tenho no 11 Pro Max é mais do que suficiente.
 
Back
Topo